SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Base de dados de microsatélites das castas (Vitis vinifera L.) utilizadas na produção de vinho em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

LOBOS, Germán et al. Probabilidade de predição para comprar contratos de seguro na indústria de vinho Chilena: uma análise comparativa logit e probit. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2010, vol.25, n.2, pp.41-51. ISSN 0254-0223.

Nos países menos desenvolvidos o uso de instrumentos de mercado para a gestão de risco é ainda escasso. O objectivo principal desta investigação é identificar as variáveis que influenciam sobre a probabilidade de utilização de contratos de seguros na indústria de vinho chilena. Aplicaram-se modelos logit e probit usando uma amostra de 84 empresas. Os nossos resultados indicam que a probabilidade de adquirir seguros depende do acesso a mercados para o vinho (p<0,01), da superfície total plantada com vinhedos, acesso a preços do vinho, riscos sanitários e a cobertura esperada dos contratos de seguros (p<0,05). A predição global do modelo (83,33%) foi estimada usando a análise da curva Receiver Operating Characteristic (ROC). Uma importante conclusão é a de que os viticultores estão dispostos a contratar seguros se perceberem que tais contratos permitem gerir adequadamente o risco.

Palavras-chave : modelo binomial; acessos a mercados para o vinho; gestão de risco; curva ROC.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )