SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Caracterização e eficiência técnica de explorações vitícolas da região alentejoComparação de sistemas alternativos para o envelhecimento de aguardente vínica: Efeito da forma e da espécie botânica da madeira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

ROMAO, M. V. San. A diversidade biológica um desafio do presente: papel da colonização microbiológica da Cortiça. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2009, vol.24, n.2, pp.81-90. ISSN 0254-0223.

Os microrganismos são fontes importantes de conhecimento sendo críticos para a manutenção da sustentabilidade da vida na Terra. A preservação da biodiversidade de plantas, animais ou microrganismos e o uso de tecnologias alternativas de exploração do seu potencial de forma equilibrada implica um conhecimento profundo e investigação em diferentes áreas contemplando os necessários aspectos específicos. Alterar a percepção da responsabilidade e obrigação de preservar a biodiversidade, incluindo a diverdade microbiana, tanto a nível governamental como local implica a demonstração de que o uso sustentado da biodiversidade se traduz num efectivo valor económico. A revisão dos conhecimentos sobre a colonização microbiana da cortiça apresentada neste trabalho pretende ilustrar um exemplo de relações entre microrganismos, respectivos efeitos no ecosistema, implicações tecnológicas em actividades da sociedade e subsequente impacto económico. É realçada a necessidade de ser reforçado o investimento na preservação do montado, um exemplo de floresta sustentada, com particular impacto na retencão de CO2. Também é realçada a necessidade de investimento acrecido em investigação por forma a aprofundar o estudo do papel da colonização fúngica da cortiça e definição de estratégias adequadas a adoptar por forma a preservar o uso da rolha de cortiça como vedante previligiado de vinhos de qualidade. De realçar o facto de o aumento no uso de rolhas alternativas às de cortiça, se reflectirá inevitavelmente no decréscimo do valor económico da cortiça e a médio prazo na destruição de um dos sistemas naturais mais sustentados.

Palavras-chave : Ecologia microbiana; diversidade microbiana; sustentatibilidade da Terra; microbiota da cortiça; rolha de cortiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )