SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Efeito do sulfato de adenina e de 6-benzillaminopurina no crescimento in vitro de porta-enxertos de videira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

FERREIRA, M. L. et al. Controlo de qualidade em análises de vinhos por FTIR: Aceitação de resultados analíticos. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2009, vol.24, n.1, pp.43-57. ISSN 0254-0223.

A espectrofotometria por infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) está, presentemente, na linha da frente da análise em rotina de vinho. Com esta metodologia emergente é possível obter-se uma elevada produção de informação num curto período de tempo. Entretanto, é geralmente aceite que, para se progredir com sucesso, deve ser executado e meticulosamente seguido um sistema rigoroso de controlo da qualidade de resultados analíticos, sendo hoje em dia uma preocupação para a comunidade científica internacional enológica (OIV 2009). Neste trabalho, os autores vêm propor uma nova aproximação estratégica para o controlo da qualidade dos resultados obtidos pela análise do vinho por FTIR que tem vindo a ser seguida em rotina no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). São apresentados exemplos para a massa volúmica (g/mL), titulo alcoométrico volúmico (% v/v), valor de pH , acidez volátil (g/L) e acidez total (g/L).

Palavras-chave : análise de vinho; espectrofotometria de infra-vermelho com transformada de Fourier; controlo da qualidade; limites; calibração analítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )