SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Eenrelvamento em vinha de encosta não regada: I - efeito na composição edinâmica das infestantesMarcadores químicos da madeira em aguardentes vínicas envelhecidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

LOPES, C.M. et al. Enrelvamento em vinha de encosta não regada: II - efeitos no crescimento vegetativo, produção e qualidade do mosto e vinho, casta "cabernet sauvignon". Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2008, vol.23, n.1, pp.37-43. ISSN 0254-0223.

Numa vinha da casta ‘Cabernet Sauvignon’ instalada na região da Estremadura - Alenquer - estudou-se o efeito do enrelvamento da entrelinha no crescimento vegetativo, rendimento e qualidade da uva e do vinho. Durante três anos compararam-se três tratamentos alternativos: mobilização da entrelinha (testemunha), relvado natural e relvado semeado. Comparativamente à modalidade mobilizada as videiras das modalidades relvadas apresentaram um potencial de base mais baixo durante o período floração-meia maturação. Estas diferenças no estado hídrico da videira não afectaram o rendimento nem a acumulação de açúcar nos bagos no entanto, no terceiro ano de ensaios, provocaram uma redução significativa no crescimento vegetativo das videiras das modalidades relvadas, comparativamente à modalidade mobilizada. Esta redução do crescimento vegetativo induziu um efeito positivo na composição da uva através da redução da acidez total e do aumento da concentração de antocianas e fenóis nas películas do bago. Estas diferenças foram também detectadas na análise sensorial do vinho, na qual os provadores atribuíram uma melhor classificação aos vinhos das modalidades relvadas. Os nossos resultados indicam que, neste “terroir”, o enrelvamento da vinha é uma técnica cultural recomendável pois permite controlar o vigor e, indirectamente, melhorar a qualidade da uva.

Palavras-chave : videira; enrelvamento; crescimento; rendimento; qualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )