SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Composição fenólica e cor dos vinhos de Vitis vinifera L. cv Merlot de diferentes vindimas e tempos de estágio em garrafa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CUNHA, J. et al. Carpometria da grainha na identificação de ancestraissel vagens de Vitis vinifera L.. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2007, vol.22, n.2, pp.29-34. ISSN 0254-0223.

No presente trabalho, são estudadas as medidas da grainha como método para descriminar variedades cultivadas de Vitis vinifera ssp vinifera e plantas de Vitis vinifera ssp sylvestris.Caracterizaram-se ao nível da grainha 10 plantas femininas produtoras de bagos das populações selvagens, 61 variedades de videiratradicionalmente utilizadas em Portugal e 10 variedades internacionalmente conhecidas.O presente trabalho permite concluir que a razão largura/comprimento é o parâmetro que melhor descrimina as plantas em estudo. O métododesenvolvido pode vir a ser útil em estudos de achados de jazidas arqueológicas dado ser um método não destrutivo.Observou-se que as variedades Ferral (50104), Olho de Lebre (51109) e Uva Rei (50713) apresentam um quociente entre 0,65=QC=0,75, oque adverte para a hipótese de parentesco entre estas e as sylvestris.Estes aspectos justificam o parâmetro largura da grainha, um dado passaporte, para aplicação do quociente, no código de caracteresdescritivos de variedades e espécies de Vitis do OIV.

Palavras-chave : Grainhas; largura/comprimento; Vitis vinifera ssp vinifera; Vitis vinifera ssp sylvestris.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )