SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Estudo da humidade e actividade de água de pranchas de cortiça durante o processo de fabrico de rolhas de cortiça: resultados preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

BOTELHO, G.; PAULINO, C.; MENDES-FAIA, A.  e  CLIMACO, M. C.. Um método para dosear os componentes ligados do aroma em sumos de uvas tintas não aromáticas. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2007, vol.22, n.1, pp.21-26. ISSN 0254-0223.

Desenvolveu-se um método para estudar as fracções ligadas glicosidicamente em sumos de uva tintas. As fracções ligadas foram fraccionadas por cromatografia sólido-líquido utilizando resina RP-18. A libertação das aglíconas foi realizada por hidrólise ácida. Numa abordagem preliminar a hidrólise ácida foi efectuada a pH 1.0 e pH 3.0. Seleccionou-se o pH 3.0, principalmente, devido à sua similaridade com os valores de pH que ocorrem naturalmente nos sumos e nas uvas. No estudo da repetibilidade do método com hidrólise a pH 3.0 realizaram-se nove extracções de uma amostra de sumo. Todos os extractos foram analisados por GC-MS e GC-FID. A repetibilidade, expressa pelo coeficiente de variação, encontrada nos diversos compostos quantificados, em todos os extractos da fracção ligada do sumo, variou entre 11.5% e 24.7%. Após hidrólise a pH 3.0, foram quantificadas quatro aglíconas: trans-óxido furânico de linalol, cis-óxido furânico de linalol, vitispirano e ß-damascenona.

Palavras-chave : compostos ligados glicosidicamente; LiChroprep RP-18; hidrólise ácida; sumo de uva tinta.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )