SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Exigências térmicas de algumas castas cultivadas na região da EstremaduraO encepamento do arquipélago dos Açores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CALDEIRA, I.; MOREIRA, S.  e  ALVES, C.. Estudos de optimização e diversificação da "Uvada". Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2006, vol.21, n.2, pp.75-98. ISSN 0254-0223.

Neste trabalho ensaiou-se a optimização da formulação da uvada, um doce elaborado com mosto concentrado e maçã. A aplicação da metodologia das superfícies de resposta permitiu optimizar a formulação com base no parâmetro sensorial equilibrio global. Assim, a uvada óptima deverá apresentar uma percentagem de maçã de 42 % e um resíduo seco solúvel final de 67%. Foi ainda avaliada a possibilidade de diversificação desta formulação utilizando-se outras castas para a produção dos mostos concentrados e outras variedades de maçã. Os resultados mostraram a possibilidade de obter produtos sensorialmente equilibrados mas com características sensoriais e fisico-químicas diferenciadas. Assim, a casta utilizada e variedade de maçã poderão constituir, no futuro, importantes factores de diversificação deste doce.

Palavras-chave : doce de uva; uvada; optimização; diversificação.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )