SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Cedência de elementos contaminantes de bentonites ao vinho: contributo para a optimização de uma solução teste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CAMPOS, Leonor; FRANCO, José Carlos; MONTEIRO, Ana  e  LOPES, Carlos. Influência do enrelvamento na abundância de artrópodes associados a uma vinha da estremadura. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2006, vol.21, n.1, pp.33-46. ISSN 0254-0223.

A utilização de enrelvamento em vinhas e noutros sistemas culturais perenes está associada à atracção de insectos benéficos e à redução da densidade de pragas. Contudo, o seu papel no contexto dos programas de protecção integrada da vinha não está, ainda, bem compreendido e a sua utilização na regulação das pragas constitui uma prática controversa. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de um estudo que teve como objectivo avaliar o efeito de três modalidades de gestão do solo da vinha, mobilização da entrelinha, enrelvamento natural na entrelinha e enrelvamento semeado na entrelinha, na abundância de pragas e auxiliares associados a uma vinha da Estremadura. Comparativamente à mobilização, as modalidades de enrelvamento apresentaram maior colonização pelos artrópodes auxiliares e níveis mais baixos de intensidade de ataque de cigarrinha-verde. O incremento observado nos inimigos naturais parece não ser suficiente para explicar as diferenças observadas no ataque da praga. A redução do vigor da videira provocado pelas modalidades relvadas, ao alterar os recursos disponíveis e a aparência da cultura, poderá também ter contribuído para a redução da intensidade de ataque da cigarrinha-verde nas modalidades enrelvadas. Em síntese, o enrelvamento ao contribuir para intensificar os mecanismos de regulação natural constitui um tipo de infra-estrutura ecológica que pode ser explorada como táctica de controlo dos inimigos da vinha.

Palavras-chave : Vitis vinifera; enrelvamento; gestão de pragas; fauna auxiliar.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )