SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Comparação do envelhecimento de aguardente Lourinhã em vasilhas de madeiras de castanheiro e de carvalho e em dois volumes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

SUN, Baoshan  e  SPRANGER, M. Isabel. Revisão: extracção e análise quantitativa de proantocianidinas e estilbenos da uva e do vinho. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2005, vol.20, n.2, pp.59-89. ISSN 0254-0223.

Do ponto de vista de importância biológica, as proantocianidinas (taninos condensados) e os estilbenos (1,2-diarilletenos) são as duas classes de polifenóis mais importantes na uva e no vinho, o que tem chamado a muito atenção da comunidade científica internacional durante os últimos 15 anos, devido essencialmente aos potenciais efeitos benéficos destes compostos para a saúde humana, relativamente à sua acção protectiva contra a doença cardiovascular e a sua capacidade de captar radicais livres de oxigénio. Numerosos trabalhos de investigação sobre as proantocianidinas e os estilbenos foram publicados, mas a maior parte deles têm incidido na identificação estrutural e nas actividades biológicas destes compostos. Porém, pouca atenção tem sido dispensada aos aspectos quantitativos e poucos métodos analíticos têm sido validados. Este artigo apresenta uma breve introdução sobre as proantocianidinas e os estilbenos da uva e do vinho e trabalhos realizados no nosso laboratório relativamente à extracção e análise quantitativa destes compostos.

Palavras-chave : uva; vinho; proantocianidinas; estibenos; extracção; análise.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )