SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Identificação de glicósidos de flavonóis em subprodutos da vinificação por HPLC com diferentes detectores e hifenado com espectrometria de massa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

O-MARQUES, João do; REGUINGA, Rui; LAUREANO, Olga  e  RICARDO-DA-SILVA, Jorge M.. Alterações ao longo da maturação nos taninos condensados da grainha, película e polpa: influência da monda de cachos . Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2005, vol.20, n.1, pp.35-52. ISSN 0254-0223.

O presente trabalho teve por objectivo estudar a evolução ao longo da maturação dos taninos condensados segundo o seu grau de polimerização na grainha, polpa e película, nas uvas das castas Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz (Vitis vinifera L.). Para este estudo comparou-se uma testemunha não mondada com uma modalidade onde foi realizada uma monda de 50 % de cachos e uma outra modalidade com 75 % de monda. A quantificação dos taninos condensados segundo o seu grau de polimerização foi realizada por fraccionamento em cartuchos C18Sep-Pak, seguida da reacção com a vanilina e também por HPLC. Observou-se uma tendência ao longo da maturação para o decréscimo dos taninos condensados qualquer que seja o seu grau de polimerização para todos os constituintes do bago (polpa, grainha e película), para as duas castas e respectivas variedades. Não foram registadas na amostragem de vindima diferenças significativas nos parâmetros analíticos estudados nas castas Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz e respectivas modalidades. No que concerne aos taninos condensados o resultado mais relevante foi a diferença significativa entre a testemunha e as outras duas modalidades de monda, nomeadamente ao nível da fracção polimérica que apresentou na grainha, película e polpa da testemunha, uma concentração mais baixa.

Palavras-chave : Monda; taninos; polimerização; Cabernet Sauvignon e Tinta Roriz.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )