SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Repercussão da agitação da aguardente nas cinéticas de extracção/oxidação e de difusão de compostos extraíveis da madeira em modelo experimentalAlterações ao longo da maturação nos taninos condensados da grainha, película e polpa: influência da monda de cachos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

SILVA, Sandra et al. Identificação de glicósidos de flavonóis em subprodutos da vinificação por HPLC com diferentes detectores e hifenado com espectrometria de massa. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2005, vol.20, n.1, pp.17-33. ISSN 0254-0223.

Uvas, vinho e subprodutos da vinificação contêm diversos compostos fenólicos pertencentes ao grupo dos flavonóides, em elevadas concentrações. Os glicósidos de flavonóis estão entre os compostos fenólicos presentes nas uvas. A sua actividade biológica é de grande interesse para as indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar, não só pela actividade antioxidante, mas também pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. O objectivo deste estudo foi identificar glicósidos de flavonóis maioritários em subprodutos da vinificação em branco das variedades ‘Arinto’ e ‘Moscatel’. Foram utilizadas metodologias analíticas que incluiram a cromatografia líquida acoplada a detectores de díodos e electroquímico. Cromatografia líquida com espectrometria de massa foi ainda utilizada com duas fontes de ionização à pressão atmosférica: electrospray (ESI) e ionização química (APCI), nas polaridades positiva e negativa no sentido de comparar resultados. Foram também efectuados ensaios MS2e MS3 para caracterizar as estruturas químicas dos glicósidos de flavonóis detectados. Nas amostras analisadas foi identificada a quercetina-3-glucósido e a quercetina-3-glucuronido e também o quempferol-3-glucósido. Os subprodutos da variedade ‘Arinto’ mostraram, proporcionalmente, maior teor de glicósidos de quercetina que quempferol-3-glucósido, quando comparados com os resíduos da variedade ‘Moscatel’.

Palavras-chave : glicósidos de flavonóis; subprodutos da vinificação; HPLC - DAD/ED; HPLC - MS; MSn.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )