SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Identificação de glicósidos de flavonóis em subprodutos da vinificação por HPLC com diferentes detectores e hifenado com espectrometria de massa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

PATRICIO, I.; CANAS, S.  e  BELCHIOR, A. P.. Repercussão da agitação da aguardente nas cinéticas de extracção/oxidação e de difusão de compostos extraíveis da madeira em modelo experimental . Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2005, vol.20, n.1, pp.01-15. ISSN 0254-0223.

No presente trabalho é estudado, pela primeira vez, o efeito da agitação da aguardente nas cinéticas de extracção/oxidação e de difusão de compostos de massa molecular baixa da madeira, ao longo dos primeiros dois meses de envelhecimento, em vasilhas de carvalho Limousin e de castanheiro, sujeitas a queima ligeira ou forte. É observado que o gradiente de concentração dos compostos de massa molecular baixa na aguardente depende da natureza química dos mesmos, da espécie botânica (superior nas aguardentes que contactaram com a madeira de castanheiro) e do nível de queima da madeira (tendencialmente mais elevado na queima forte). Estes aspectos justificam pois a agitação da aguardente logo nos primeiros meses de envelhecimento, sobretudo em vasilhas de madeira de castanheiro e de queima forte. Independentemente da madeira e da queima, a agitação mensal revelou-se a mais eficaz, relativamente ao sistema estático e à agitação após cada amostragem, conduzindo à obtenção de aguardentes com maior extracto seco, maior índice de polifenóis totais e maiores teores de compostos de massa molecular baixa, por favorecer o equilíbrio entre os fenómenos de extracção e de difusão.

Palavras-chave : madeiras; queima; envelhecimento; agitação; composição química.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )