SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Modelos empíricos para estimativa da área foliar da videira na casta Jaen índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CUNHA, J.; CUNHA, J. P.; LOUSA, M.  e  EIRAS-DIAS, J.E.. Os bosques ribeirinhos, fonte de diversidade genética de Vitis vinifera L.. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2004, vol.19, n.2, pp.1-12. ISSN 0254-0223.

A elevada biodiversidade da fauna e da flora que integram os bosques ripícolas, bem como o seu contributo para a regulação física do meio, estabilização da geomorfologia, controlo das características hidrológicas dos sistemas fluviais e descontaminação das águas, conferem-lhes um importante papel no equilíbrio ecológico dos ecossistemas necessários à vida humana. Apesar disso, assiste-se a um quase total desconhecimento de algumas espécies aí presentes e de factores com interesse agronómico a elas associadas, como a rusticidade proveniente de gerações muito longínquas. Este trabalho constitui o primeiro contributo científico e técnico dos bosques ripícolas como suporte de diversidade biológica da espécie Vitis vinifera L., nomeadamente da subespécie espontânea (sylvestris).

Palavras-chave : biodiversidade; bosques ripícolas; Vitis vinifera L.; silvestre.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )