SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Enrelvamento do Solo em Vinha na Região dos Vinhos Verdes. Três Anos de Estudo na Casta ‘Alvarinho’Efeito do tipo do vinho e da tecnologia de vinificação no teor de resveratrol dos vinhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CATARINO, Sofia; PINTO, Daniela  e  CURVELO-GARCIA, A.S.. Validação e Comparação de Métodos de Análise em Espectrofotometria de Absorção Atómica com Chama Para Doseamento de Cobre e Ferro em Vinhos e Aguardentes. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2003, vol.18, n.2, pp.65-76. ISSN 0254-0223.

O conhecimento dos teores de cobre (Cu) e de ferro (Fe) em vinhos e aguardentes assume especial importância pelas implicações na sua estabilidade físico-química. No presente trabalho, para cada um dos elementos referidos, foi validado intralaboratorialmente o método de análise descrito na Norma Portuguesa, com recurso à técnica de espectrofotometria de absorção atómica com chama. A aplicação destes métodos para doseamento de Cu em vinhos e de Fe em aguardentes apresenta algumas dificuldades, dados os baixos teores em que normalmente surgem. Nestes casos, é vulgar o recurso ao método das adições de padrão, cuja precisão foi avaliada, concluindo- se que este é menos preciso que o método que recorre à comparação com uma curva de referência. Apresentam-se ainda os resultados da participação num ensaio interlaboratorial.

Palavras-chave : cobre; ferro; vinho; aguardente; métodos de análise; espectrofotometria de absorção atómica com chama.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )