SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Validação e Comparação de Métodos de Análise em Espectrofotometria de Absorção Atómica com Chama Para Doseamento de Cobre e Ferro em Vinhos e Aguardentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

AFONSO, J.M.; MONTEIRO, A.M.; LOPES, C.M.  e  LOURENCO, J.. Enrelvamento do Solo em Vinha na Região dos Vinhos Verdes. Três Anos de Estudo na Casta ‘Alvarinho’. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2003, vol.18, n.2, pp.47-63. ISSN 0254-0223.

Num ensaio instalado na Região dos Vinhos Verdes, sub-região de Monção, com a casta ‘Alvarinho’, compararam-se, durante 3 anos consecutivos, 4 sistemas de manutenção do solo: enrelvamento permanente natural, herbicida foliar a toda a área, mobilização do solo e enrelvamento permanente natural alternado com mobilização do solo. A densidade da flora natural foi influenciada significativamente pelas técnicas de manutenção do solo tendo-se também verificado uma selecção de espécies por modalidade, com incremento de espécies de gramíneas e leguminosas no enrelvamento. Comparativamente às modalidades herbicida foliar a toda a área e mobilização do solo, o enrelvamento a toda a área por espécies residentes induziu uma redução significativa da produção e vigor da videira em resultado de um menor peso unitário do cacho e do sarmento, sem afectar a qualidade do mosto à vindima. A modalidade de enrelvamento permanente natural alternado com mobilização apresentou valores intermédios que não diferiram significativamente das restantes modalidades. Os resultados evidenciam a possibilidade de utilização dos relvados como técnicas passíveis de manipulação do vigor da videira. Todavia, a redução de vigor observada nas modalidades relvadas, caso persista nos próximos anos, poderá comprometer a perenidade da videira, pelo que será de considerar a possibilidade de utilização de modalidades menos competitivas.

Palavras-chave : enrelvamento; não mobilização; herbicida folhear; podução; vigor.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )