SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Efeito da Casta e do Porta-Enxerto no Vigor e na Produtividade da VideiraEnsaio Laboratorial sobre a Cinética de Extracção de Compostos de Baixa Massa Molecular da Madeira pela Aguardente índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

MARISA, C.; ALMEIDA, R.; TERESA, M.  e  VASCONCELOS, S. D.. Composição multi-elementar e razão isotópica de estrôncio como marcadores da região de proveniência de vinhos . Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2003, vol.18, n.1, pp.15-27. ISSN 0254-0223.

Com o objectivo de investigar as potencialidades da composição multi-elementar e da razão 87Sr/ 86Sr como marcadores da região de proveniência de um vinho, seleccionaram-se duas vinhas da região vinícola do Douro e determinou-se ambos os parâmetros no solo, no mosto e nos vinhos produzidos. Seguidamente avaliou-se a influência relativa do solo de proveniência e do processo de vinificação na composição multi-elementar e na razão 87Sr/86Sr dos vinhos (um vinho de mesa e um vinho licoroso, ambos tintos). Determinou-se também a razão 87Sr/86Sr em dez vinhos provenientes de diferentes regiões. Constatou-se que apesar dos processos de vinificação alterarem (aumentando ou diminuindo) as concentrações de diversos elementos nos vinhos, existiam correlações significativas e lineares entre as composições multi-elementares do vinho e do respectivo mosto preparado no laboratório (sem contacto com o sistema de vinificação), bem como entre a composição das matrizes do vinho e do solo de proveniência. Os valores de 87Sr/86Sr foram estatisticamente idênticos nos vinhos, nos respectivos mostos e no solo de proveniência. Por outro lado, encontraram-se diferenças significativas entre os valores da razão 87Sr/86Sr em vinhos de diferentes regiões de origens. Estes resultados indicam que a composição multi-elementar conjuntamente com o valor da razão 87Sr/86Sr poderão funcionar como impressões digitais da região de proveniência de um vinho. É, portanto, de esperar, que uma base de dados com estes parâmetros para diferentes vinhos seja muito útil para discriminar vinhos por regiões de origem no sentido de detectar/prevenir fraudes vinícolas.

Palavras-chave : vinho; composição multi-elementar; 87Sr/86Sr; marcadores de proveniência.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )