SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Teste de desempenho em análise de vinhos por FTIRQuantificação dos Cloroanisóis por Micro Extracção em Fase Sólida (Spme) e Cromatografia Gasosa (Gc) com Detecção por Espectrometria de Massa (Ms) em Macerados de Lotes de Rolhas de Cortiça ou em Vinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

BELCHIOR, A. Pedro; MATEUS, Ana M.  e  CALDEIRA, Ilda M.J.. Efeitos das Lotagens em Aguardentes Velhas de "Lourinhã". Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2002, vol.17, n.2, pp.53-59. ISSN 0254-0223.

Estudou-se a influência da lotagem nas características organolépticas de aguardentes envelhecidas em madeiras diferentes e de idades diferentes. Os lotes foram executados com base em: aguardentes que foram amostradas anualmente (1999, 2000 e 2001) e mantidas desde então em garrafas de vidro, identificadas como EVN; e aguardentes envelhecidas em madeira durante seis anos (2002), sendo os respectivos lotes mantidos nas quartolas durante um mês, identificados como ACL. Constatou-se que os lotes são benéficos para a qualidade, sendo significativamente mais bem pontuados quando obtidos a partir de aguardentes com um mínimo de qualidade. Verificou-se ainda que os descritores da prova são significativamente mais ou menos pontuados, se forem respectivamente os de características de qualidade, ou de depreciação.

Palavras-chave : aguardentes envelhecidas; lotagens; qualidade.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )