SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Efeitos das Lotagens em Aguardentes Velhas de "Lourinhã" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

MOREIRA, J. L.; MARCOS, A. M.  e  BARROS, P.. Teste de desempenho em análise de vinhos por FTIR . Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2002, vol.17, n.2, pp.41-51. ISSN 0254-0223.

A Espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) tornou-se recentemente uma das maiores inovações na análise de rotina de um laboratório de enologia. Em Portugal foi criado um grupo de laboratórios com equipamentos analisadores de vinho por FTIR, com o objectivo de optimizar esta metodologia. Uma das mais importantes tarefas deste grupo foi levar a cabo um teste de desempenho para analisadores FTIR. Este teste consistiu na análise, por todos os participantes, da mesma amostra, usando um analisador de vinho por FTIR equipado com a mesma calibração analítica e usando o mesmo procedimento. Os resultados obtidos apresentam boa reprodutibilidade para os parâmetros mais relevantes. Este teste de desempenho possibilita um controlo de qualidade mais eficiente dos resultados dos equipamentos FTIR de cada laboratório e tornou-se uma importante ferramenta na detecção de diversas situações de funcionamento deficiente dos equipamentos.

Palavras-chave : vinho; espetrometria; FTIR; teste de desempenho; análise.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )