SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Determinação do Zinco em Vinhos por Espectrofotometria de Absorção Atómica com Chama índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

MOREIRA, J. L.; MARCOS, A. M.  e  BARROS, P.. Análise de vinhos portugueses por espectrometria de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) . Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2002, vol.17, n.1, pp.27-33. ISSN 0254-0223.

O objectivo deste trabalho é apresentar os resultados da optimização das condições de ensaio em FTIR, suportada em calibrações analíticas baseadas nos métodos aplicados em rotina. O uso de FTIR em Enologia - uma metodologia emergente e muito promissora - deve ser baseado em calibrações analíticas específicas estabelecidas através da quantificação dos parâmetros a analisar, por métodos físico-químicos usuais. A calibração global desenvolvida para a análise de vinhos permite bons resultados para todos os parâmetros o que torna a metodologia FTIR de bastante confiança. A calibração específica desenvolvida para a análise de açúcares totais conduz a resultados mais ajustados aos obtidos por métodos analíticos de rotina, sendo para os restantes parâmetros indiferente o uso de uma calibração global ou específica.

Palavras-chave : vinho; espectrometria; FTIR; análise; equipamento.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )