SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Licores de Uva. Optimização da Sua Formulação Caracterização Físico-Química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

MOUTINHO-PEREIRAS, J.M.; MAGALHAES, N.  e  TORRES-PEREIRA, J.M.. Comportamento Fisiológico e Vitícola da Cv. Touriga Nacional numa Parcela de Vinha “Ao Alto” na Região Demarcada do Douro. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2001, vol.16, n.2, pp.49-63. ISSN 0254-0223.

Neste estudo procedeu-se à caracterização do comportamento fisiológico e vitícola de videiras implantadas numa cota mais elevada versus mais baixa duma parcela de vinha “ao alto” da Região Demarcada do Douro. As condições edáficas da cota mais baixa dessa parcela permitiram que as videiras aí implantadas beneficiassem, durante o período estival, de melhores condições hídricas. Esta situação teve reflexos positivos na capacidade fotossintética das folhas e minimizou a senescência foliar no período da maturação. Do ponto de vista agronómico, nas videiras da cota superior da parcela o índice de maturação das uvas foi mais elevado mas, quer a produção de uvas quer o índice de Ravaz, foram mais baixos.

Palavras-chave : fertilidade do solo; fisiologia da videira; vigor; rendimento; qualidade.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )