SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Quantificação das catequinas e proantocianidinas em algumas variedades de videira e vinhos tintos portugueses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CARVALHO, Nuno Siqueira; MARTINS, Victor M.C.  e  ZACARIAS, Teresa V.. Rendibilidade E Capacidade Concorrencial De Sistemas De Produção Vitícola Em Portugal. Ciência Téc. Vitiv. [online]. 2001, vol.16, n.1, pp.1-21. ISSN 0254-0223.

Com o presente estudo, pretende-se dar a conhecer alguns resultados respeitantes à situação económica e capacidade concorrencial de sistemas de produção de viticultura localizados nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Beira Litoral e do Ribatejo e Oeste. No estudo dos sistemas de produção representativos daquelas regiões recorreu-se aos dados técnico-económicos médios das empresas agrícolas integradas na Rede de Informação de Contabilidades Agrícolas (RICA) portuguesa, obtidos a partir de amostras constantes no período de 1990 a 1996. Na identificação e caracterização de tais sistemas foram tidas em conta as diferentes classes de área de vinha e a importância mínima do produto vitícola (30% do Produto Bruto Agrícola), sendo então elaborados diversos modelos de programação matemática adaptado às características estruturais e técnico-económicas (médias) observadas. Os resultados obtidos a partir das soluções óptimas dos modelos apontam, em geral, para a boa capacidade concorrencial destes sistemas, evidenciando o interesse das políticas de apoio ao investimento e à comercialização, promotoras de uma competitividade futura acrescida para o sector.

Palavras-chave : Viticultura; Sistemas de produção; Programação linear; Regiões de Portugal.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )