SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O doseamento do ácido D(+)-málico em vinhos com baixos teores, empregando o método enzimático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência e Técnica Vitivinícola

versão impressa ISSN 0254-0223

Resumo

CLIMACO, P.; TRALHAO, Guida  e  CASTRO, R.. A relação rendimento-qualidade na casta "Fernão Pires" . Ciência Téc. Vitiv. [online]. 1999, vol.14, n.1, pp.5-13. ISSN 0254-0223.

Com base num ensaio de sistemas de condução em monoplano ascendente, estabelecido em Dois Portos em 1992, estudou-se a relação rendimento-qualidade na casta Fernão Pires (B). Para este estudo, implantado em Fluvissolo Calcáreo (FLc), escolheu-se somente modalidades em poda curta, isto é, o cordão unilateral com espaçamentos sobre a linha de 0,8 e de 1 m (respectivamente, 5.000 e 4.000 cepas/ha) e o cordão bilateral a 1,2 m de espaçamento ( 3.333 cepas/ha). Apesar da grande diferença de rendimentos obtidos em 1998, nesta casta, os resultados mostram que o aumento da produção de uva não exerce efeitos negativos sobre o teor em açúcar e sobre o teor em acidez total dos mostos. Uma explicação para estes resultados pode ser baseada nas características próprias da casta, principalmente, sobre a sua precocidade de maturação e o seu alto potencial em açúcar.

Palavras-chave : Rendimento; qualidade; compasso; tipo de poda.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )