SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número233O caminho de ferro da Beira em Moçambique (1890-1914): entre antagonismo tecnodiplomático e simbiose económicaE pudesse eu pagar de outra forma: o uso de uma moeda local como instrumento mobilizador de práticas de reciclagem e de dinamização do comércio local em Campolide índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

RIBEIRO, Raquel  e  SANTOS, Ana C.. Financeirização da habitação e desigualdades socioterritoriais: um estudo comparado das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto. Anál. Social [online]. 2019, n.233, pp.726-758. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/AS00032573.2019233.03.

O crédito hipotecário marca a provisão da habitação em Portugal a partir do início da década de 1990, constituindo um importante mecanismo de reprodução de desigualdades sociais e territoriais. Com base nos dados dos Censos de 2011, este artigo analisa a relação entre formas de provisão da habitação e heterogeneidade socioterritorial nas Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP). Conclui que a financeirização da habitação é um fenómeno mais significativo na AML, tendo-se verificado nesta área metropolitana uma relação mais intensa entre finança e habitação, associando nova construção e dispersão populacional a crédito hipotecário.

Palavras-chave : financeirização; habitação; desigualdades socioterritoriais; Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons