SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue230Exposed and doubly watched: the case of Facebook author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Social

Print version ISSN 0003-2573

Abstract

MIRANDA, João  and  GAMA, Rui. Os jornalistas portugueses sob o efeito das transformações dos media. Traços de uma profissão estratificada. Anál. Social [online]. 2019, n.230, pp.154-177. ISSN 0003-2573.  http://dx.doi.org/10.31447/AS00032573.2019230.07.

O presente estudo procura contribuir para uma atualização da investigação focada na realidade socioprofissional do jornalismo português, em face do contexto de reconfiguração do mercado dos media. Com base num inquérito por questionário realizado em 2015 entre os jornalistas portugueses, que contou com 806 respostas válidas, constata-se um aprofundamento das tendências de recomposição social e de corrosão das condições laborais, identificadas em análises precedentes. Através da aplicação do método de Análise Fatorial de Correspondências Múltiplas foi possível segmentar a amostra em cinco conjuntos distintos, corroborando a noção de uma profissão estratificada segundo aspetos de poder, estatuto e segurança económica e laboral.

Keywords : comunicação social; jornalistas; cultura profissional; AFCM.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License