SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número227Liberdade de escolha e concorrência na educação: uma controvérsia sem fim à vista?A cor da mestiçagem: o pardo e a produção de subjetividades negras no Brasil contemporâneo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

FERREIRA, Manuela; DIOGO, Ana Matias  e  MELO, Benedita Portugal e. Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. Anál. Social [online]. 2018, n.227, pp.280-307. ISSN 0003-2573.  https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.02.

Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV. No quadro de um modo de regulação do sistema educativo assente na ideologia da performatividade mediante um trabalho escolar intensificado, este texto centra-se na recente experiência de reintrodução dos exames no 4.º ano em Portugal. Analisam-se as vozes de crianças, pais e professores difundidas em peças noticiosas televisivas (2012-2015), procurando perceber como se posicionam e como lidam com os exames. Os discursos revelam que os exames contaminam totalmente a vida escolar e familiar e implicam um trabalho cognitivo e emocional, por parte destes atores, visando a fabricação de alunos capazes de lidar eficazmente com a performatividade em idades cada vez mais precoces.

Palavras-chave : exames; crianças; 1.º ciclo; dinâmicas familiares e escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons