SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número224Entre Bismarck e Beveridge: Sociedade Civil e Estado-Providência em Portugal (1960-2011)O indigo da América central: globalização e efeitos socioeconómicos (séculos XVI e XVII) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

QUARESMA, Maria Luísa  e  TORRES, Leonor Lima. Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português. Anál. Social [online]. 2017, n.224, pp.560-582. ISSN 0003-2573.

Performatividade e distinções escolares no contexto da escola pública: tendências internacionais e especificidades do contexto português.Partindo de uma análise multidimensional da excelência académica, discute-se o papel dos rituais de distinção dos melhores alunos na escola pública. Com base numa metodologia multiescalar, procede-se ao levantamento de práticas de premiação adotadas em países mais próximos da ideologia neoliberal (EUA, Reino Unido, França e Chile) e também ao mapeamento dos mecanismos de distinção implementados nas escolas secundárias portuguesas. Os resultados apontam para a expansão global da ritualização das distinções, embora se evidenciem diferentes apropriações nacionais e locais, decorrentes das especificidades das escolas e do meio envolvente

Palavras-chave : excelência; distinção; premiação; escola pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons