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Análise Social
versão impressa ISSN 0003-2573
Resumo
MAGALHAES, Pedro. Redes sociais e participação eleitoral em Portugal. Anál. Social [online]. 2008, n.188, pp.473-504. ISSN 0003-2573.
Este artigo aborda os efeitos das redes sociais dos eleitores na sua propensão para o voto. Vários modelos formais têm proposto que a decisão de votar deverá ser vista como interdependente em relação às decisões dos membros da rede social a que o indivíduo pertence. Utilizando dados recolhidos em dois inquéritos através de questionário realizados após as eleições legislativas de 2005 e as presidenciais de 2006, este artigo sugere que, à semelhança do que sucede com a opção de voto, as redes sociais exercem uma enorme influência sobre a decisão de votar. Contudo, ao contrário do que sucede com a opção de voto, essa influência é, neste caso, predominantemente normativa e não informacional.
Palavras-chave : redes sociais; influência interpessoal; discussão política.