SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número183Demografia africana: o caso da fecundidade em MoçambiqueA demografia em Portugal: um percurso bibliográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

BANDEIRA, Mário Leston. Demografia escolar e análise longitudinal: escolarização e escolaridade de coortes de alunos dos ensinos básico e secundário. Anál. Social [online]. 2007, n.183, pp.515-538. ISSN 0003-2573.

Sendo, em aspectos essenciais, similares aos fenómenos demográficos, os fenómenos escolares podem e devem ser estudados mediante técnicas idênticas às da análise demográfica. Em particular, a análise longitudinal da escolarização e da escolaridade permite reconstituir a história de coortes escolares e, desse modo, contribuir para um conhecimento mais fundamentado do desempenho e do insucesso escolares. Este texto apresenta propostas metodológicas no âmbito da demografia escolar, as quais são exemplificadas com a reconstituição da escolarização da geração de 1981 e da escolaridade da promoção de alunos matriculados em 1993-1994 no 7.º ano de escolaridade.

Palavras-chave : tábua de escolarização; tábua de escolaridade; fluxos escolares; insucesso escolar; demografia escolar.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons