SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número183Dinâmicas e regimes migratórios: o caso das migrações internacionais em PortugalDemografia africana: o caso da fecundidade em Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Resumo

OLIVEIRA, Isabel Tiago de. A transição da fecundidade e o sistema de respostas múltiplas em Portugal. Anál. Social [online]. 2007, n.183, pp.471-484. ISSN 0003-2573.

O declínio da fecundidade dos casais entre 1920 e 1960 é analisado em articulação com as saídas populacionais e as restrições à nupcialidade. Verificou-se que se encontra mais emigração antes do início do declínio da fecundidade e que a diluição das restrições à nupcialidade só acontece depois. Através de modelos econométricos, confirmou-se a importância da nupcialidade e das migrações, bem como a importância da mortalidade e das transformações sócio- -económicas na explicação da diversidade regional do declínio da fecundidade.

Palavras-chave : declínio da fecundidade; transição da fecundidade; sistema de respostas múltiplas; nupcialidade; migrações.

        · resumo em Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons