SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número177Eleições de segunda ordem em Portugal: o caso das europeias de 2004Sistemas eleitorais locais na Europa ocidental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Análise Social

versión impresa ISSN 0003-2573

Resumen

FREIRE, André. Eleições de segunda ordem e ciclos eleitorais no Portugal democrático, 1975-2004. Anál. Social [online]. 2005, n.177, pp.815-846. ISSN 0003-2573.

Esta investigação explora as relações entre o comportamento eleitoral dos portugueses nas eleições legislativas, locais e europeias no período de 1975-2004. Examina-se a evolução do sistema partidário e dos níveis agregados de volatilidade em diferentes tipos de eleições. A nível individual, comparam-se as determinantes sociais e políticas das opções partidárias em diferentes tipos de eleições. Testamos as teorias sobre ciclos eleitorais comparando os resultados eleitorais agregados de diferentes tipos de eleições em períodos diversos do ciclo eleitoral e utilizando como ponto de partida os vencedores de cada uma das eleições legislativas precedentes. A principal conclusão é que as relações entre as eleições de segunda ordem e de primeira ordem reflectem não só os efeitos a curto prazo, mas também os efeitos a longo prazo.

Palabras clave : Eleições legislativas Portugal - 1975-2004; Sistema político; Portugal; Sistemas eleitorais; Sistemas partidários.

        · resumen en Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons