SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Unidades Cuidados Continuados Longa Duração e Manutenção do Algarve: perspetivas dos profissionaisAdaptação à gravidez das mulheres primíparas de idade avançada e seus companheiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GARCES, Soraia; POCINHO, Margarida  e  JESUS, Saul Neves de. Predição da criatividade e saúde mental. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.272-279. ISSN 1645-0086.

A criatividade tem sido mencionada desde há muito tempo pela literatura. A forma de a conceptualizar tem dependido em muito dos investigadores e da sua visão sobre o que é criatividade, porém as suas potencialidades têm tomado cada vez mais interesse pela comunidade científica. Os seus benefícios estendem-se a diversas áreas da vida humana, como sentimentos de satisfação, bem-estar e saúde mental. A investigação aqui apresentada procura encontrar modelos preditivos de comportamentos criativos, pressupondo que estes poderão ser de grande auxílio para o desenvolvimento de um melhor bem-estar psicológico. Assim a investigação comportou o uso de quatro variáveis: a pessoa, o processo, o produto e o ambiente criativo. A amostra contou com 215 estudantes universitários e os resultados revelaram o encontro de quatro modelos preditivos de comportamentos criativos, com uma maior ênfase nas artes visuais e manuais. Conclui-se com a ideia de que a predição de produtos criativos é possível e que tal poderá ser preponderante para um bom desenvolvimento da saúde mental.

Palavras-chave : Comportamentos criativos; criatividade; predição; produto criativo; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )