Scielo RSS <![CDATA[Portuguese Journal of Public Health]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2504-314520170003&lang=es vol. 35 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Thinking Ahead</b>: <b>Portugal's Health in 2027</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Translation and Cultural Adaptation of the Safety Attitudes Questionnaire</b>: <b>Short Form 2006 for Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Introdução: A segurança do doente é um parâmetro integrante da qualidade dos cuidados e uma prioridade dos sistemas de saúde. O Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) – Short Form 2006 é o instrumento mais utilizado e rigorosamente validado para medir o clima de segurança do doente entre os prestadores de cuidados de saúde. Objetivo: O objetivo deste estudo foi traduzir e adaptar culturalmente este instrumento para Portugal originando a versão SAQ – Short Form 2006 PT. Material e métodos: Para o processo de tra­dução e adaptação cultural realizou-se um estudo meto­do­lógico baseado nas recomendações de Beaton e colaboradores (Recommendations for the Cross-Cultural Adaptation of Health Status Measures, 2002) com as etapas: tradução, síntese, retrotradução, avaliação por uma comissão de especialistas, pré-teste e submissão dos relatórios aos autores do instrumento. Resultados: O SAQ – Short Form 2006 foi traduzido linguisticamente e adaptado culturalmente ao novo contexto mantendo a congruência com a versão original. A validade de conteúdo foi garantida através de uma comissão de especialistas, que assegurou a equivalência semântica, idiomática, experimental e conceitual entre o instrumento original e a versão portuguesa. Conclusão: O SAQ – Short Form 2006 foi traduzido e adaptado para Portugal com sucesso, permitindo a sua aplicação em contexto cultural português.<hr/>Background: Patient safety is both a parameter embedded within the quality of care and a priority of health systems. The Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) – Short Form 2006 is the most widely and rigorously validated instrument used to measure the patient's safety environment among health care providers. The goal of this study was to translate and culturally adapt this instrument within the Portuguese context, thus creating the version SAQ – Short Form 2006 PT. Materials and Methods: For the translation and cultural adaptation process, a methodological study was carried out based on the recommendations of Beaton et al. (Recommendations for the Cross-Cultural Adaptation of Health Status Measures, 2002), with the following steps: translation, synthesis, back translation, assessment by a committee of experts, pre-test, and submission of reports to the instrument's authors. Results: SAQ – Short Form 2006 was translated linguistically and culturally adapted to the new environment while maintaining consistency with the original version. The validity of its content was ensured by a committee of experts which ensured the semantic, idiomatic, experimental, and conceptual equivalence between the original instrument and the created version. Conclusion: The SAQ – Short Form 2006 was successfully translated and adapted to Portugal allowing its application in the Portuguese cultural context. <![CDATA[<b>Portuguese Mental Health System</b>: <b>Critical Evaluation of the Providers' Payment Model</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Plano Nacional de Saúde Mental 2007–2016 aponta várias limitações ao sistema português de saúde mental, como a falta de acesso, os cuidados excessivamente centrados nos hospitais, a falta de recursos e a prevenção insuficiente. Uma das formas de atacar estes problemas é o desenho de um novo modelo de pagamento aos prestadores de cuidados de saúde mental, o que apenas é possível conhecendo em de­talhe o modelo atual, os seus pontos fortes e fracos e os incentivos que cria. É isso que fazemos, com especial enfoque nos cuidados de saúde primários e hospitalares, com base nos resultados da literatura teórica e empírica, e na realização de um grupo focal com peritos das áreas da saúde mental e financiamento em Portugal. Concluímos que os cuidados de saúde primários não são incentivados a envolver-se na prevenção e tratamento de perturbações mentais, por beneficiarem da realização de um grande número de consultas de curta duração e do cumprimento de objetivos que negligenciam a saúde mental. Já o pagamento dos hospitais Entidade Pública Empresarial é muito focado no nível de atividade e não na integração de cuidados. É prevista uma remuneração por dias ou episódio de internamento, ou por serviço médico prestado, o que dificulta uma visão global do estado de saúde de cada doente. No entanto, os indicadores definidos para estes prestadores e a ausência de um mecanismo de reembolso de custos privilegia a eficiência na prestação de cuidados. Os cuidados prestados na comunidade, cuja eficácia é defendida pela literatura, são incentivados por uma remuneração que lhes é específica, mas que parece ainda não ter sido atribuída na prática. Em geral, apesar de ter alguns aspetos positivos, o modelo de pagamento aos prestadores de cuidados de saúde mental beneficiará de um novo desenho, que envolva mais os cuidados de saúde primários, que incentive uma visão global do estado de saúde de cada doente e que torne mais efetivo o tratamento na comunidade.<hr/>The 2007–2016 National Plan of Mental Health points out several limitations of the mental health Portuguese system, such as bad access, a healthcare excessively concentrated on hospitals, lack of resources, and insufficient prevention. One way of dealing with such problems is to design a new model of payment to mental healthcare providers, which is only possible if we know the current model, its strengths and weaknesses, and the incentives it creates. That is what we do in this paper, with a special focus on primary and secondary care, on the basis of the theoretical and empirical literature, and the realization of a focus group with national mental health and financing experts. We conclude that primary care services have few incentives to be involved in the prevention and treatment of mental health disorders, as they benefit from conducting a large number of short-duration consultations and from reaching goals not related to mental health. The payment of “Entidade Pública Empresarial” hospitals is highly focused on the activity level and less on care integration. It includes a fee that depends on the number of days or episodes of inpatient stays, or on the number of medical acts, which makes it difficult for hospitals to have a global view of the patients' health status. However, the indicators defined for these providers and the inexistence of a cost reimbursement mechanism favor efficiency in healthcare provision. Community healthcare, which the literature defends to be effective, is incentivized by a specific fee, which, however, does not seem to be used in practice. In general, although having some interesting features, the current payment model for mental healthcare providers will benefit from a redesign which leads providers to have a global view of the patients' health status and to make an effective use of community care. <![CDATA[<b>Sodium and Potassium Content of Meals Served in University Canteens</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A high sodium intake is associated with high blood pressure, an important risk factor for noncommunicable diseases (NCDs). In contrast, the ingestion of high levels of potassium counteracts this negative effect of high sodium intake on blood pressure, thus reducing the sodium-to-potassium ratio. The aim of this work was to determine the sodium and potassium content of meals served in university canteens in Portugal. The analysis included 35 samples of soup and 35 samples of main dish collected at 5 random days from a total of 7 university canteens. The samples were analyzed for sodium and potassium by atomic emission spectrometry technique. On average, a meal (soup and main dish) had a sodium content of 1,069.4 mg (mean sodium content was 671.4 ± 374.5 mg/portion in the main dish and 398.0 ± 153.0 mg/portion in the soup) and a potassium content of 1,004 mg (mean potassium content was 731.4 ± 385.9 mg/serving in the main dish and 272.6 ± 272.6 mg/serving in the soup). Our results revealed that with a single university meal, students can reach 53% of the maximum daily value recommended for sodium and 27% of the minimum daily value recommended for potassium. An investment to decrease sodium and increase potassium in meals served is imperative in order to prevent NCDs<hr/>Uma elevada ingestão de sódio está associada à hipertensão, um importante fator de risco para doenças crónicas não transmissíveis (DCNT). Em contraste, a ingestão de níveis elevados de potássio contrabalança esse efeito negativo da elevada ingestão de sódio na pressão arterial, reduzindo, assim, a relação sódio/potássio. O objetivo deste trabalho foi determinar o teor de sódio e potássio de refeições servidas em cantinas universitárias em Portugal. A análise incluiu 35 amostras de sopa e 35 amostras de prato principal recolhidas em 5 dias aleatórios de um total de 7 cantinas universitárias. As amostras foram analisadas para sódio e potássio pela técnica de espectroscopia de emissão atómica. Uma refeição (sopa e prato principal) apresentou em média um teor de sódio de 1.069,4 mg (teor médio de sódio foi 671,4 ± 374,5 mg/porção no prato principal e 398,0 ± 153,0 mg/porção na sopa) e um teor de potássio de 1.004 mg (teor médio de potássio foi de 731,4 ± 385,9 mg/porção no prato principal e 272,6 ± 272,6 mg/porção na sopa). Os resultados mostraram que, com uma única refeição universitária, os alunos podem atingir 53% do valor máximo diário recomendado para o sódio e 27% do valor mínimo diário recomendado para o potássio. Um investimento para diminuir o sódio e aumentar o potássio nas refeições servidas é imperativo para prevenir as DCNT. <![CDATA[<b>Real-Time Intelligent Decision Support and Monitoring System of Critical Patients</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os cuidados intensivos são unidades clínicas onde os sinais vitais dos doentes são monitorizados continuamente e onde é registada uma multiplicidade de parâmetros clínicos. Este trabalho apresenta como principal objetivo estudar a possibilidade e desenvolver um sistema inteligente que promova a monitorização e a criação de novo conhecimento útil para o processo de decisão fulcral para a prestação de um melhor tratamento ao doente. Este artigo apresenta os resultados obtidos, em particular o sistema desenvolvido com o propósito de monitorizar os dados clínicos e recorrer a tecnologias de data mining, para prever eventos clínicos com grande sensibilidade (90–100%), nomeadamente a probabilidade de falência orgânica, reinternamentos e sépsis.<hr/>Intensive care units are places where patients' vital signs are continuously monitored and recorded alongside a multiplicity of clinical parameters. The main goal of this work is to study and develop an intelligent system to promote new decision-making knowledge crucial to provide better treatment to the patient. This article presents the achieved goals; in particular, the system developed for monitoring the clinical data and, using data mining technologies, for predicting clinical events with great sensitivity (90–100%), including organ failure probability, readmissions, and sepsis. <![CDATA[<b>Power to Health Reporters</b>: <b>Health Literacy as a Tool to Avoid Pressures from News Sources</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es The second biggest Legionnaires' disease outbreak worldwide occurred in Portugal in 2014. It was classified by the WHO as a “great public health emergency,” and it was subject to a unique media coverage in Portugal. The media coverage of this outbreak lasted for 2 weeks, which is not very common in similar cases, and it was characterized by the control of information by official sources. These were put together in a joint task force that disseminated all information. Nonetheless, they did not generate a hegemonic discourse which is usually characteristic of power elites. That happened mostly due to the promotion of health and risk literacy. Through infographics, descriptive maps, and questions and answers, the media were able to generate an alternative discourse to that of official sources. That was the basis of a unique media coverage.<hr/>Foi o segundo maior surto de Legionella registado a nível mundial, classificado pela Organização Mundial de Saúde como “uma grande emergência de saúde pública,” e foi alvo em Portugal de uma cobertura noticiosa ímpar. Concentrada primordialmente em duas semanas, algo atípico para casos como este, a mediatização caracterizou-se por um grande controlo das fontes oficiais que, desde o primeiro momento, se constituíram numa task force a partir da qual toda a informação era canalizada, mas soube libertar- se de uma narrativa hegemónica que as elites do poder normalmente impõem. Isso fez-se, acima de tudo, pela promoção de uma literacia da saúde ao serviço da compreensão daquilo que eram os perigos deste surto. Em infografias, mapas descritivos, em textos em forma de pergunta e resposta, os jornalistas conseguiram criar um outro discurso paralelo ao das fontes oficiais e, com isso, criaram uma cobertura única. <![CDATA[<b>The Importance of Perceived Quality Assessment in Radiology and the Impact of Sociodemographic Factors in a Portuguese Public Hospital</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Contexto: A avaliação da qualidade percebida é uma peça fundamental para a gestão da qualidade em saúde. Este estudo recorre ao SERVQUAL para avaliar a qualidade percebida pelos utentes da radiologia de um hospital público português e o impacto que os fatores sociodemográficos exercem sobre a mesma. A radiologia do hospital não possuía uma avaliação recente da qualidade, nem conhecia o impacto dos fatores sociodemográficos. Também não existem estudos com aplicação do SERVQUAL em radiologia e os resultados de estudos existentes sobre o impacto dos fatores sociodemográficos na qualidade percebida são controversos. Objetivos: Avaliar (1) a qualidade percebida pelos utentes, (2) a relação entre a qualidade percebida e os fatores sociodemográficos dos utentes, (3) a relação entre a qualidade percebida e estado de saúde subjetivo dos utentes e (4) a relação entre a qualidade percebida e a qualidade da informação recebida pelos utentes. Materiais e métodos: Estudo quantitativo e transversal tendo como instrumento de recolha de dados uma versão modificada do SERVQUAL. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que os índices da qualidade percebida dos utentes da radiologia são apenas correlacionados com o grau de escolaridade e com a qualidade da informação recebida. Conclusão: Os resultados sugerem que os utentes esperam mais da radiologia, uma vez que as suas perceções da qualidade do serviço não atingem o nível das expetativas. Os resultados sugerem também uma influência positiva significativa da qualidade da informação recebida sobre a qualidade percebida do serviço e uma influencia negativa significativa da escolaridade sobre a qualidade percebida. Os resultados sugerem ainda que monitorizar a qualidade do serviço percebido pelos utentes permitiria não só planear estratégias precisas de intervenção de alta efetividade no departamento de radiologia, como também monitorizar a resposta a essas ações, trazendo deste modo benefícios para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados.<hr/>Background and Context: Assessment of perceived quality is fundamental for quality management in health care. This study uses SERVQUAL to assess patients' perceived quality and the impact of social and demographic factors on quality perceptions in a Portuguese Public Hospital Radiology Department. This department did not have a recent quality assessment and had no knowledge of the impact of sociodemographic factors. There are no studies applying SERVQUAL to radiology, and the results of studies on the impact of sociodemographic factors on perceived quality are controversial. Purpose: To assess (1) the patients' quality perception, (2) the relationship between perceived quality and patients' sociodemographic factors, (3) the relationship between perceived quality and health status of patients, and (4) the relationship between perceived quality and the quality of the information received by patients. Materials and Methods: Cross-sectional quantitative survey with a data collection instrument based on a modified version of SERVQUAL. Results: The perceived quality of the radiology department is significantly correlated only with patients' level of education and the quality of the information received. Conclusion: Results suggest that patients expect more from this radiology department. Their expectations are not being met by the perceived level of the service. Results also suggest a significant positive influence of information received on perceived quality of the service and a significant negative influence of education level on perceived quality of the service. Results additionally suggest that monitoring the perceived quality would allow not only for the planning of accurate intervention strategies of high effectiveness in the radiology department, but also for the monitoring of the response of such actions, bringing benefits to the improvement of quality of the healthcare services offered. <![CDATA[<b>Cross-Cultural Adaptation and Validation of the Portuguese Version of the Physical Therapy Outpatient Satisfaction Survey</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2504-31452017000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es The aim of this study was to adapt and validate the Physical Therapy Outpatient Satisfaction Survey (PTOPS) for the Portuguese culture. This version was obtained by a forward/backward translation, consensus panels, and pre-test. The Portuguese PTOPS was administered to 76 physical therapy outpatients in 10 health services. The content analysis (panels of experts and lay people) and the factor analysis resulted in a reduction of the original 34 items to 28 items that validly identify 3 constructs. The reliability was acceptable for both internal consistency (Cronbach's alpha = 0.73) and reproducibility (ICC between 0.84 and 0.87), which represent acceptable levels of validity and reliability<hr/>Foi objetivo deste estudo adaptar e validar para a cultura portuguesa o Physical Therapy Outpatient Satisfaction Survey (PTOPS). Esta versão resultou do processo de tradução, retroversão, painéis de consenso e pré teste. A PTOPS foi administrada a 76 doentes ambulatórios de fisioterapia, em 10 instituições de saúde. Da análise de conteúdo (painéis de peritos e gente comum) e da análise fatorial resultou uma redução dos 34 itens da versão original para 28 itens, que identificam validamente 3 constructos. A fiabilidade foi aceitável quer na coerência interna (α de Cronbach = 0,73), quer na reprodutibilidade (ICC entre 0,84 e 0,87). Evidenciando níveis aceitáveis de validade e fiabilidade.