Scielo RSS <![CDATA[Media & Jornalismo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-546220180001&lang=pt vol. 18 num. 32 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Reconstructing Journalism Ethics</b>: <b>Disrupt, Invent, Collaborate</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Novas responsabilidades do jornalismo face à liquidificação da profissão</b>: <b>Fundamentos normativos, valores, formação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O impacte das tecnologias no ecossistema mediático alterou alguns axiomas sobre o papel do jornalismo nas democracias contemporâneas e está a promover a diluição e a banalização da profissão. Essas alterações colocam o jornalismo perante a responsabilidade ética de se refundar, reforçando os seus laços com a democracia num mundo crescentemente global, definindo o núcleo de saberes mínimos e dos percursos formativos exigíveis e adotando modelos organizativos e de representação profissional consonantes com as suas novas responsabilidades sociais.<hr/>The impact of new technologies observed in the media ecosystem have altered some axioms about the role of journalism in contemporary democracies and are promoting the dilution and banalization of the profession. These changes place journalism under the ethical responsibility of re-founding itself in order to continue playing its social role in an increasingly global world. This task comprises strengthening its ties with democracy, defining a core of minimum knowledge and corresponding training paths, as well as adopting organizational and professional representation models in line with its new social responsibilities.<hr/>El impacto de las tecnologías en el ecosistema mediático alteró algunos axiomas sobre el papel del periodismo en las democracias contemporáneas y está promoviendo la dilución y la banalización de la profesión. Estos cambios colocan al periodismo ante la responsabilidad ética de refundarse, reforzando sus lazos con la democracia en un mundo crecientemente global, definiendo el núcleo de saberes mínimos, los itinerarios formativos exigibles y adoptando modelos organizativos y de representación profesional en consonancia con sus nuevas responsabilidades sociales. <![CDATA[<b>Regulação participada e regulação em parceria como resposta aos desafios da profissão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como referência o processo inacabado e indefinido de consolidação da identidade profissional dos jornalistas, e o complexo enquadramento do sistema de regulação do jornalismo português, este artigo procura propor dois novos conceitos. “Regulação participada” pretende compreender concetualmente todos os espaços normativos que contam com a participação formal de jornalistas. “Regulação em parceria” descreve soluções partilhadas entre o meio profissional e os restantes agentes do sistema mediático.<hr/>Grounded on the undeveloped and unfulfilled process of journalists' professional identity and the complex framework of Portuguese journalism regulation system, this article seeks to propose two new concepts. “Participated regulation” conceptually comprises all normative spaces that count on the formal participation of journalists. “Regulatory partnership” describes shared solutions between the professional domain and the remaining actors of the media system.<hr/>Teniendo en cuenta el proceso inacabado e indefinido de la consolidación de la identidad profesional de los periodistas, y el complejo marco del sistema de regulación del periodismo portugués, este artículo plantea dos nuevos conceptos. "Regulación participada" intenta comprender conceptualmente todos los espacios normativos que cuentan con la participación formal de periodistas. "Regulación en colaboración" describe soluciones compartidas entre el medio profesional y los demás agentes del sistema mediático. <![CDATA[<b>Direito e proteção à privacidade em códigos deontológicos de jornalismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A privacidade já não é mais o que era antes. As transformações culturais decorrentes dos avanços tecnológicos mais recentes têm ajudado a redefinir os contornos do mundo reservado da intimidade. Câmeras espalhadas por toda parte, dispositivos móveis cada vez mais populares e capazes de captar qualquer movimento, e sistemas de monitoramento, rastreamento e vigilância massiva fazem com que “estar só” seja quase impossível nos dias atuais. Ao mesmo tempo, bilhões de pessoas exibem-se nas redes sociais e a mídia aperta o cerco para satisfazer o direito à informação. Neste contexto de erosão da vida íntima, avaliamos como o tema da privacidade é tensionado em vinte códigos deontológicos do jornalismo. Analisamos como o assunto é tratado, com que profundidade e que recomendações são dadas aos profissionais para atender a esse direito. Os resultados apontam para superficialidade, desatualização e insuficiência dos códigos para tratar da questão.<hr/>Privacy is no longer what it used to be. The cultural transformations arising from the latest technological advances has helped to redefine the contours of the intimacy. Cameras everywhere, increasingly popular mobile devices capable of capturing any movement, and systems for monitoring, tracking and mass surveillance make "to be alone" almost impossible these days. At the same time, billions of people expose themselves on social networks and the media tightens the noose to satisfy the right to information. In this context of dissolution of the intimate life, we evaluate how privacy is stressed in twenty deontological codes of journalism. We analyze how the subject is managed, what depth and what recommendations are given to professionals to attend this right. The results point to superficiality, outdatedness and insufficiency of the codes to deal with the issue.<hr/>La privacidad ya no es la misma de antes. Las transformaciones culturales después de los avances tecnológicos más recientes han ayudado a redefinir los contornos de la intimidad. Cámaras en todas partes, dispositivos móviles cada vez más populares y capaces de captar cualquier movimiento, y sistemas de monitoreo, rastreo y vigilancia masiva hacen que "estar solo" sea casi imposible en los días actuales. Al mismo tiempo, miles de millones de personas se exhiben en las redes sociales y los medios hacen cerco para satisfacer el derecho a la información. En este contexto de erosión de la vida íntima, evaluamos cómo el tema de la privacidad es tensado en veinte códigos deontológicos del periodismo. Analizamos cómo se trata el asunto, con qué profundidad y qué recomendaciones se dan a los profesionales para atender a ese derecho. Los resultados apuntan a la superficialidad, desactualización e insuficiencia de los códigos para tratar la privacidad. <![CDATA[<b>A liberdade de consciência do jornalista precisa de proteção especifica a bem da independência no seu trabalho, do pluralismo e da democracia?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Poucos conhecem a real profundidade da garantia de independência e da cláusula de consciência (Artigo 12.º do Estatuto do Jornalista). São raros os que as invocam e outros, perante a precariedade laboral, preferem, tornear os atropelos de quem os tenta submeter. Nesta nova era de apropriação cidadã das novas tecnologias que potenciam a liberdade de expressão e exigem maior credibilidade ao modus de fazer jornalismo, começa a desenhar-se a necessidade de novas práticas, direitos e deveres num desempenho mais interativo, enquadrado numa ética cada vez mais global. Nesse sentido é importante refletir a pertinência da reavaliação da “cláusula de consciência” enquanto direito do jornalismo e da sã democracia, princípio irredutível da dignidade e que assume para os jornalistas uma acentuada especificidade pela “imaterialidade “ do seu trabalho, ou, ainda da criação de um mecanismo complementar que garanta a independência do trabalho jornalístico de acordo com as regras éticas e deontológicas reconhecidas e que responsabilize o jornalista, mas também os media para quem trabalham.<hr/>Few know the real depth of the guarantee of independence and the conscience clause (Article 12 of the Journalist Statute). It is rare that those who invoke it, and others, in the face of precarious work, prefer to turn the wrongs of those who try to submit. In this new age of citizen appropriation of new technologies that foster freedom of expression and demand greater credibility for the modus of journalism, the need for new practices, rights and duties in a more interactive performance, framed in an increasingly global ethic. In this sense, it is important to reflect the relevance of the reevaluation of the "conscience clause" as a right to journalism and healthy democracy, an irreducible principle of dignity and that assumes for journalists a marked specificity for the "immateriality" of their work or, of a complementary mechanism that guarantees the independence of the journalistic work according to the recognized ethical and ethical rules and that, makes the journalist responsible, but also the media to whom they work.<hr/>Pocos conocen la real profundidad de la garantía de independencia y de la cláusula de conciencia (artículo 12 del Estatuto del Periodista). Son raros los que las invocan y otros, ante la precariedad laboral, prefieren, tornear los atropellos de quienes los intentan someter. En esta nueva era de apropiación ciudadana de las nuevas tecnologías que potencian la libertad de expresión y exigen mayor credibilidad al modus de hacer periodismo, comienza a dibujarse la necesidad de nuevas prácticas, derechos y deberes en un desempeño más interactivo, encuadrado en una ética cada vez más global. En ese sentido es importante reflejar la pertinencia de la "cláusula de conciencia" como derecho del periodismo y de la sana democracia, principio irreductible de la dignidad y que asume para los periodistas una acentuada especificidad por la "inmaterialidad" de su trabajo, o, aún de la creación de un mecanismo complementario que garantice la independencia del trabajo periodístico de acuerdo con las normas éticas y deontológicas reconocidas y que responsabilice al periodista, pero también a los medios para quienes trabajan. <![CDATA[<b>O lucro social e financeiro do jornalismo de investigação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo discutir soluções para o jornalismo, colocando em particular relevo o lucro social e financeiro do seu género mais nobre, o jornalismo de investigação. Tomando como ponto de partida uma avaliação da dimensão da crise de sustentabilidade que o jornalismo atualmente enfrenta, abordamos a especificidade, os riscos, as exigências e os encargos do jornalismo de investigação. Esta forma superior de jornalismo comporta, porém, lucros sociais tangíveis, além da possibilidade de gerar receitas para os media, quando a qualidade se constitui como motor também para o sucesso comercial. Advogamos que o futuro do jornalismo passa necessariamente por aqui - e talvez, como propõe Julia Cagé, por um modelo de financiamento reconstruído, que consiga resgatar o jornalismo através do controlo do mercado.<hr/>This article aims to discuss solutions for journalism, placing particular emphasis on the social and financial profit of its noblest genre, investigative journalism. Starting from an evaluation of the dimension of the sustainability crisis that journalism currently faces, we address the specificity, risks, requirements and burdens of investigative journalism. This superior form of journalism, however, entails tangible social gains, as well as the possibility of generating revenues for the media, when quality is also an engine for commercial success. We argue that the future of journalism necessarily passes through here - and perhaps, as Julia Cagé proposes, using a reconstructed financing model that can rescue journalism through market control.<hr/>Este artículo tiene como objetivo discutir soluciones para el periodismo, poniendo en particular relieve el lucro social y financiero de su género más noble, el periodismo de investigación. Tomando como punto de partida una evaluación de la dimensión de la crisis de sostenibilidad que el periodismo actualmente enfrenta, abordamos la especificidad, los riesgos, las exigencias y las cargas del periodismo de investigación. Esta forma superior de periodismo comporta, sin embargo, beneficios sociales tangibles, además de la posibilidad de generar ingresos para los medios, cuando la calidad se constituye como motor también para el éxito comercial. Abogamos que el futuro del periodismo pasa necesariamente por aquí -y tal vez, como propone Julia Cagé, por un modelo de financiamiento reconstruido, que consiga rescatar el periodismo a través del control del mercado. <![CDATA[<b>Tendências do jornalismo de investigação televisivo a partir do estudo de caso da reportagem da TVI “Segredo dos Deuses”</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa algumas das tendências do jornalismo de investigação televisivo a partir da análise de uma reportagem transmitida pela TVI: “Segredos dos Deuses”. Designada como a “primeira série informativa” daquela estação privada, foram exibidos 10 episódios, o que a transforma na reportagem mais longa alguma vez transmitida pela televisão portuguesa. A serialização da história corresponde a uma opção típica dos géneros de ficção, implicando níveis de redundância e efeitos expressivos habitualmente ausentes dos géneros informativos. Esta reportagem acompanha a tendência para a hibridez de géneros e formatos, colocando novos desafios interpretativos e éticos na receção e leitura destes conteúdos jornalísticos.<hr/>This article analyzes some trends of television investigative journalism from the analysis of a reportage transmitted by TVI: “Secrets of the Gods”. Designated as the "first information series" of that private channel, 10 episodes were shown, making it the longest news story ever broadcast on Portuguese television. The serialization corresponds to an option typical of fiction genres, implying levels of redundancy and style effects that are usually absent from the information genres. We conclude that this reportage follows the trend towards the hybridization of genres and formats, posing new interpretive and ethical challenges in the reception and reading of these journalistic contents.<hr/>Este artículo analiza algunas de las tendencias del periodismo de investigación televisiva a partir del análisis de un reportaje transmitido por TVI: "Secretos de los Dioses". Designada como la "primera serie informativa" de esa estación privada, se mostraron 10 episodios, lo que hace que sea la reportaje más larga jamás transmitido por la televisión portuguesa. La serialización de la historia corresponde a una opción típica de los géneros de ficción, implicando niveles de redundancia y efectos expresivos habitualmente ausentes de los géneros informativos. Este reportaje acompaña la tendencia hacia la hibridez de géneros y formatos, planteando nuevos desafíos interpretativos y éticos en la recepción y lectura de estos contenidos periodísticos. <![CDATA[<b>Debates da história</b>: <b>a evolução do conceito de objetividade em Umberto Eco</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho tem como objetivo abordar a evolução do conceito de objetividade em Umberto Eco, no contexto de um debate espoletado pela revista italiana L'Espresso em 1969. Pretende, também, refletir sobre as diferenças culturais subjacentes à interpretação do conceito que subsistem em regiões onde a objetividade jornalística é assumida como prática orientadora do sector de informação. No contexto de um mundo cada vez mais mediado pelo meio técnico, esta pesquisa defende a ideia de que a objetividade deve estar cada vez mais associada à necessidade de os cidadãos recorrerem a fontes identificáveis orientadas para a verificação da informação.<hr/>This paper aims to address the evolution of the concept of journalistic objectivity in Umberto Eco, within the context of a debate triggered by the Italian magazine L'Espresso in 1969. It also intends to ponder on the cultural differences underlying the interpretation of the concept which persist in regions where journalistic objectivity is assumed as guiding practice in the information sector. In the context of a world increasingly mediated by technical environment, this research supports the idea that objectivity should be progressively associated with citizens' need to make use of identifiable sources for the verification of information.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo abordar la evolución del concepto de objetividad en Umberto Eco, en el marco de un debate animado por la revista italiana L'Espresso en 1969. Asimismo, se pretende reflexionar sobre las diferencias culturales subyacentes a la interpretación del concepto, que persisten en regiones en las que la objetividad periodística se asume como práctica orientadora del sector de la información. Inserida en el contexto de un mundo cada vez más mediado por el medio técnico, esta investigación defiende la idea de que la objetividad debe estar cada vez más vinculada a la necesidad por parte de los ciudadanos de acudir a fuentes identificables orientadas hacia la comprobación de la información. <![CDATA[<b>Jornalistas brasileiros no banco dos réus</b>: <b>enquadramentos de sentenças judiciais em ações de dano moral</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta resultados de pesquisa em andamento sobre sentenças de ações judiciais de dano moral contra jornalistas e empresas jornalísticas em Santa Catarina entre 2009 e 2017. Foram analisadas 102 sentenças de segundo grau recolhidas a partir das notícias publicadas pela Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Destas, 55,9% foram favoráveis aos réus (veículos e jornalistas), alicerçadas especialmente nos direitos de liberdade de expressão e informação. Em contrapartida, nas ações em que os réus foram condenados (44,1%), são acionados de forma recorrente os direitos à privacidade, honra e imagem.<hr/>This article presents preliminary results of an ongoing investigation into sentences of moral damages lawsuits against journalists and newspaper companies in Santa Catarina between 2009 and 2017. A total of 102 sentences were analyzed based on the news published by the Press Office of the Court of Justice of Santa Catarina. Of these, 55.9% were favorable to defendants (vehicles and journalists), especially grounded in freedom of expression and information. In contrast, those in which the defendants were convicted (44.1%), triggered recurrently rights to privacy, honor and image.<hr/>El artículo presenta resultados de investigación en marcha sobre sentencias de acciones judiciales de daño moral contra periodistas y empresas periodísticas en Santa Catarina entre 2009 y 2017. Se analizaron 102 sentencias de segundo grado recogidas a partir de las noticias publicadas por la Asesoría de Prensa del Tribunal de Justicia de Santa Catarina. De ellas, el 55,9% fue favorable a los demandados (vehículos y periodistas), basadas especialmente en los derechos de libertad de expresión e información. En contrapartida, en las acciones en que los demandados fueron condenados (44,1%), se accionan de forma recurrente los derechos a la privacidad, el honor y la imagen. <![CDATA[<b>O <i>ethos</i> do jornal O Globo e a campanha contra as <i>fake news</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo avalia o ethos discursivo do jornal O Globo (Brasil) em sua campanha que tem como foco o combate às notícias falsas (fake news). Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica e a análise de discurso, que orientam o mapeamento de sentidos, a identificação dos sujeitos e das vozes dos enunciados, bem como o atravessamento de discursos de conteúdos jornalísticos e publicitários vinculados à campanha. Observou-se que o periódico busca reforçar a crença no papel do jornalismo a partir da imagem de autoridade para verificar informações. Dessa maneira, utiliza o fenômeno das fake news para alinhar o seu ethos ao novo ambiente de circulação de informações da sociedade midiatizada e legitimar-se junto a seus públicos.<hr/>This article aims to enlighten the meanings attributed to journalism and the discursive ethos of the brazilian newspaper O Globo in its campaign that fights against fake news. The research is based on bibliographic research and discourse analysis, which guide the mapping of meanings, the identification of the subjects and the voices of the utterances, as well as the crossing of discourses of journalistic and advertising content linked to the campaign. As a result, it was observed that the O Globo newspaper seeks to reinforce the belief in the role of journalism through the image of authority to verify information. In this way, the fake news phenomenon is used to align the newspaper's ethos to the new environment of mediatized society and to self legitimize with its audiences.<hr/>El presente artículo evalúa el ethos discursivo del periódico brasileño O Globo en su campaña en contra las noticias falsas (fake news). Los procedimientos metodológicos adoptados son la investigación bibliográfica y el análisis del discurso, los cuales orientan el mapeo de los sentidos, la identificación de los sujetos y de las voces de los enunciados, además del atravesamiento de los contenidos periodísticos y publicitarios vinculados a la campaña. Como resultado, se ha observado que el periódico busca fortalecer la creencia en el rol del periodismo desde un imagen de autoridad para verificar informaciones. Así, se utiliza del fenómeno de las fake news para adaptar su ethos al nuevo ambiente de circulación de informaciones de la sociedad midiatizada y obtener legitimación junto a sus públicos. <![CDATA[<b><i>Fake news</i></b><b> nas redes sociais online</b>: <b>propagação e reações à desinformação em busca de cliques</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Notícias falsas, histórias fabricadas, boatos, manchetes que são isco de cliques (as chamadas clickbaits) não são novidade. A diferença do atual contexto é o potencial de circulação das chamadas fake news no ambiente online, sobretudo em virtude do uso das redes sociais digitais. O presente artigo tem o objetivo de destacar as características do mundo online que facilitam a disseminação das notícias falsas, elencar exemplos recentes de fake news que ganharam grandes proporções graças à propagação nas redes sociais, com destaque para o período pré-eleitoral nos Estados Unidos em 2016, e mapear algumas das principais reações ao que chamamos de “problema das notícias falsas”, divididas segundo a natureza institucional de seus autores em quatro grandes grupos: (1) Plataformas digitais; (2) Organizações de pesquisa e da sociedade civil e os media; (3) Governos e órgãos estatais; e (4) Organismos Internacionais.<hr/>Fake news, created stories, hoaxes and headlines that are clickbaits. There is nothing new about it. The difference, at the present time, is the potential of fake news circulation in the online environment, mainly due to the use of online social networks. This article aims to highlight the characteristics of the online world that facilitate the dissemination of fake news, to list recent examples of fake news that have gained great proportions thanks to the spread in social networks - especially in the pre-election period in the United States in 2016-, and map some of the main reactions to what we call the "fake news problem", organized according to the nature of its authors in four large groups: (1) Digital platforms; (2) Research organizations and civil society and the Media; (3) Governments and state bodies; and (4) International organizations.<hr/>Noticias falsas, historias fabricadas, rumores, titulares que son cebos de clics (las llamadas clickbaits) no son novedad. La diferencia del actual contexto es el potencial de circulación de las llamadas fake news en el ambiente online, sobre todo en virtud del uso de las redes sociales. El presente artículo tiene el objetivo de destacar las características del mundo online que facilitan la diseminación de las noticias falsas, mostrar ejemplos recientes de fake news que ganaron grandes proporciones por la propagación en las redes sociales - con destaque para el período preelectoral en los Estados Unidos en 2016-, y presentar algunas de las reacciones principales a lo que llamamos "problema de las noticias falsas", divididas según la naturaleza de sus autores en cuatro grupos: (1) Plataformas digitales; (2) Organizaciones de investigación y de la sociedad civil y los medios de comunicación; (3) Gobiernos y organismos estatales; (4) Organismos Internacionales. <![CDATA[<b>O Jornalismo na encruzilhada do ‘algorithmic turn'</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt At the beginning of the digital age new and complex problems for media system, in particular for journalism, are setting up. Online platforms - the new digital intermediaries - are introducing automated systems for distributing content and information through technologies that control access to online news via search engines, news aggregators and social networks. These are new algorithmic systems of information and news management that become authentic "gatekeepers" of the news. This "algorithmic turn" is a great challenge for the future of journalism whose problems and consequences we address in more detail in this paper.<hr/>Neste início da era digital estão a emergir novos e complexos problemas para o sistema de media, e muito em particular para o jornalismo. As plataformas on-line - os novos intermediários digitais - estão a introduzir sistemas automatizados para distribuição de conteúdo e informação através de tecnologias que controlam o acesso às notícias on-line, através de motores de busca, agregadores de notícias e redes sociais. Estes são novos sistemas algorítmicos de gestão de informação que se tornam também autênticos "gatekeepers" de notícias. Este "algorithmic turn" é assim um grande desafio para o futuro do jornalismo cujos problemas e consequências abordamos mais detalhadamente neste artigo. <![CDATA[<b>O Jornalismo no contexto da Web Semântica</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A emergência da web, enquanto plataforma de criação de conteúdo, veio a alterar a forma de se produzir e consumir notícias. Atualmente, as novas práticas jornalísticas influem não só na forma e conteúdo, mas também na relação dos jornalistas com o público. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, conceitos como algoritmos, aplicações, base de dados, bolhas e filtros passaram a fazer parte das reflexões sobre os caminhos do jornalismo. Por meio de uma revisão de literatura sobre o tema, a intenção deste artigo é de refletir sobre as mudanças observadas no jornalismo, especificamente no que concerne às práticas profissionais, a partir do uso e desenvolvimento das novas tecnologias no âmbito da Web 3.0, a Web Semântica. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica.<hr/>The emergence of the web as a platform for production and content creation has changed the way we produce and consume news. Today, new journalistic practices influence not only the form and content, but also the relationship between journalists and the public. With the development of new technologies, concepts such as algorithms, applications, databases, bubbles and filters have become part of the reflections on the paths of journalism. Through a literature review on the subject, the intention of this article is to reflect on the changes observed in journalism, specifically regarding professional practices, from the use and development of new technologies in the scope of Web 3.0, the Semantic Web. The methodology used is that of bibliographic research.<hr/>La emergencia de la web, como plataforma de producción y creación de contenido, ha cambiado la forma de producir y consumir noticias. Actualmente, las nuevas prácticas periodísticas influyen no sólo en la forma y contenido, sino también en la relación de los periodistas con el público. Con el desarrollo de nuevas tecnologías, conceptos como algoritmos, aplicaciones, base de datos, burbujas y filtros pasaron a formar parte de las reflexiones sobre los caminos del periodismo. A través de una revisión de literatura sobre el tema, la intención de este artículo es reflexionar sobre los cambios observados en el periodismo, específicamente en lo que concierne a las prácticas profesionales, a partir del uso y desarrollo de las nuevas tecnologías en el marco de la Web 3.0, Web Semántica. La metodología utilizada es la de la investigación bibliográfica. <![CDATA[<b>Dissimulacro-Ressimulação</b>: <b>ensejos da cultura do ódio na era do Brasil pós-verdade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho objetiva realizar uma reflexão apurada sobre o fenômeno cultural da pós-verdade, sob o viés de interlocutores brasileiros. Os neologismos dissimulacro e ressimulação são uma tentativa autoral de dar outra conotação simbólica a esse fenômeno, que poderia ser nomeado e significado por outras designações históricas ou contemporâneas, que concebam seus elementos como algo que sempre existiu no campo da manipulação política e ideológica, desde que o homem disputa o poder, a partir de artimanhas, conchavos, alianças, que sinalizam modos de manter ou verter a autoridade sobre o exercício do poder. No âmbito dessa discussão, são levantados alguns aspectos conceituais contraditórios da pós-verdade, alguns pressupostos do que é dissimulacro e ressimulação, a pós-verdade como fabricação aurática de signos, a fenomenologia das notícias falsas com seus objetivos maquiavélicos, o alcance da cultura do ódio nas redes sociais, o mito da dissolução e insolvência do outro no campo de tensão entre o reconhecimento e não reconhecimento da alteridade radical, a pós-verdade como ideologia da razão apática no contexto das redes sociais, e a reconstrução simbólica do signo das relações humanas na contemporaneidade. Para o aprofundamento de questões, são empregados como referencial teórico os seguintes autores: Cremilda Medina, Maria Teresa Cruz, Luiz Carlos Restrepo, Gabriel Priollo, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Carlos Skliar, Peter Sloterdijk, entre outros. O objetivo da escolha de tais autores é inventariar ideias, valores, conceitos e visões que ao mesmo tempo ajudem a compreender o fenômeno comunicacional de propagação das “falsas verdades”, assim como sinalizem atitudes de enfrentamento a essa questão profundamente preocupante.<hr/>This work aims to carry out an accurate reflection on the post-truth cultural phenomenon, under the bias of Brazilian interlocutors. The neologisms of dissimulacrum and resimulation are an authorial attempt to give another symbolic connotation to this phenomenon, which could be named and signified by other historical or contemporary designations, which conceive its elements as something that has always existed in the field of political and ideological manipulation, since man contests power, through several tricks, conchavos, alliances, whose goals indicate several ways of maintaining or shedding authority over the exercise of power. In the context of this discussion, some contradictory conceptual aspects of post-truth are raised, some presuppositions of what is dissimulacrum and ressimulation, post-truth as an auratic manufacture of signs, the phenomenology of false news with its Machiavellian goals, hatred in social networks, the myth of dissolution and insolvency of the other in the field of tension between the recognition and non-recognition of radical alterity, post-truth as the ideology of apathetic reason in the context of social networks, and the symbolic reconstruction of the sign of human relationship in contemporary times. For the deepening of questions, the following authors are employed as theoretical framework: Cremilda Medina, Maria Teresa Cruz, Luiz Carlos Restrepo, Gabriel Priollo, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Carlos Skliar, Peter Sloterdijk, among others. The purpose of the choice of such authors is to inventory ideas, values, concepts and visions, which at the same time helps us to understand the communicational phenomenon of propagation of “false truths”, and point out some attitudes of confrontation in relation to this deeply problematic issue.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo realizar una reflexión apurada sobre el fenómeno cultural de la posverdad, bajo el sesgo de interlocutores brasileños. Los neologismos disimulacro y la resimulación son un intento autoral de dar otra connotación simbólica a ese fenómeno, que podría ser nombrado y significado por otras designaciones históricas o contemporáneas, que conciban sus elementos como algo que siempre existió en el campo de la manipulación política e ideológica, el hombre disputa el poder, a partir de artimañas, conchavos, alianzas, que señalan modos de mantener o verter la autoridad sobre el ejercicio del poder. En el marco de esta discusión, se plantean algunos aspectos conceptuales contradictorios de la pos-verdad, algunos presupuestos de lo que es disimulacro y resimulación, la post-verdad como fabricación aurática de signos, la fenomenología de las noticias falsas con sus objetivos maquiavélicos, el alcance de la cultura del hombre, el odio en las redes sociales, el mito de la disolución e insolvencia del otro en el campo de tensión entre el reconocimiento y no reconocimiento de la alteridad radical, la postverdad como ideología de la razón apática en el contexto de las redes sociales, y la reconstrucción simbólica del signo de las relaciones humanas en la contemporaneidad. Para la profundización de cuestiones, son empleados como referencial teórico, los siguientes autores: Cremilda Medina, Maria Teresa Cruz, Luiz Carlos Restrepo, Gabriel Priollo, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Carlos Skliar, Peter Sloterdijk, entre otros. El objetivo de la elección de tales autores es inventariar ideas, valores, conceptos y visiones que al mismo tiempo ayude a comprender el fenómeno comunicacional de propagación de las “falsas verdades”, y señale actitudes de enfrentamiento a esta cuestión profundamente preocupante. <![CDATA[<b>Recensão de Ward, S. (2015)</b>: <b>Radical Media Ethics: a global approach. Chichester: Wiley-Blackwell</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622018000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho objetiva realizar uma reflexão apurada sobre o fenômeno cultural da pós-verdade, sob o viés de interlocutores brasileiros. Os neologismos dissimulacro e ressimulação são uma tentativa autoral de dar outra conotação simbólica a esse fenômeno, que poderia ser nomeado e significado por outras designações históricas ou contemporâneas, que concebam seus elementos como algo que sempre existiu no campo da manipulação política e ideológica, desde que o homem disputa o poder, a partir de artimanhas, conchavos, alianças, que sinalizam modos de manter ou verter a autoridade sobre o exercício do poder. No âmbito dessa discussão, são levantados alguns aspectos conceituais contraditórios da pós-verdade, alguns pressupostos do que é dissimulacro e ressimulação, a pós-verdade como fabricação aurática de signos, a fenomenologia das notícias falsas com seus objetivos maquiavélicos, o alcance da cultura do ódio nas redes sociais, o mito da dissolução e insolvência do outro no campo de tensão entre o reconhecimento e não reconhecimento da alteridade radical, a pós-verdade como ideologia da razão apática no contexto das redes sociais, e a reconstrução simbólica do signo das relações humanas na contemporaneidade. Para o aprofundamento de questões, são empregados como referencial teórico os seguintes autores: Cremilda Medina, Maria Teresa Cruz, Luiz Carlos Restrepo, Gabriel Priollo, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Carlos Skliar, Peter Sloterdijk, entre outros. O objetivo da escolha de tais autores é inventariar ideias, valores, conceitos e visões que ao mesmo tempo ajudem a compreender o fenômeno comunicacional de propagação das “falsas verdades”, assim como sinalizem atitudes de enfrentamento a essa questão profundamente preocupante.<hr/>This work aims to carry out an accurate reflection on the post-truth cultural phenomenon, under the bias of Brazilian interlocutors. The neologisms of dissimulacrum and resimulation are an authorial attempt to give another symbolic connotation to this phenomenon, which could be named and signified by other historical or contemporary designations, which conceive its elements as something that has always existed in the field of political and ideological manipulation, since man contests power, through several tricks, conchavos, alliances, whose goals indicate several ways of maintaining or shedding authority over the exercise of power. In the context of this discussion, some contradictory conceptual aspects of post-truth are raised, some presuppositions of what is dissimulacrum and ressimulation, post-truth as an auratic manufacture of signs, the phenomenology of false news with its Machiavellian goals, hatred in social networks, the myth of dissolution and insolvency of the other in the field of tension between the recognition and non-recognition of radical alterity, post-truth as the ideology of apathetic reason in the context of social networks, and the symbolic reconstruction of the sign of human relationship in contemporary times. For the deepening of questions, the following authors are employed as theoretical framework: Cremilda Medina, Maria Teresa Cruz, Luiz Carlos Restrepo, Gabriel Priollo, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Carlos Skliar, Peter Sloterdijk, among others. The purpose of the choice of such authors is to inventory ideas, values, concepts and visions, which at the same time helps us to understand the communicational phenomenon of propagation of “false truths”, and point out some attitudes of confrontation in relation to this deeply problematic issue.<hr/>Este trabajo tiene como objetivo realizar una reflexión apurada sobre el fenómeno cultural de la posverdad, bajo el sesgo de interlocutores brasileños. Los neologismos disimulacro y la resimulación son un intento autoral de dar otra connotación simbólica a ese fenómeno, que podría ser nombrado y significado por otras designaciones históricas o contemporáneas, que conciban sus elementos como algo que siempre existió en el campo de la manipulación política e ideológica, el hombre disputa el poder, a partir de artimañas, conchavos, alianzas, que señalan modos de mantener o verter la autoridad sobre el ejercicio del poder. En el marco de esta discusión, se plantean algunos aspectos conceptuales contradictorios de la pos-verdad, algunos presupuestos de lo que es disimulacro y resimulación, la post-verdad como fabricación aurática de signos, la fenomenología de las noticias falsas con sus objetivos maquiavélicos, el alcance de la cultura del hombre, el odio en las redes sociales, el mito de la disolución e insolvencia del otro en el campo de tensión entre el reconocimiento y no reconocimiento de la alteridad radical, la postverdad como ideología de la razón apática en el contexto de las redes sociales, y la reconstrucción simbólica del signo de las relaciones humanas en la contemporaneidad. Para la profundización de cuestiones, son empleados como referencial teórico, los siguientes autores: Cremilda Medina, Maria Teresa Cruz, Luiz Carlos Restrepo, Gabriel Priollo, Jean Baudrillard, Gilles Deleuze, Carlos Skliar, Peter Sloterdijk, entre otros. El objetivo de la elección de tales autores es inventariar ideas, valores, conceptos y visiones que al mismo tiempo ayude a comprender el fenómeno comunicacional de propagación de las “falsas verdades”, y señale actitudes de enfrentamiento a esta cuestión profundamente preocupante.