Scielo RSS <![CDATA[Media & Jornalismo]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2183-546220160001&lang=pt vol. 16 num. 28 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>A Dimensão Laboratorial do Ensino do Jornalismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Aliança Estratégica entre Academia e Jornalismo uma discussão em marcha no <i>Labform</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte do debate vivo que se aloja no espaço virtual, acondicionado num blog dedicado à formação académica em jornalismo. A partir dessa discussão levantamos as grandes questões associadas ao percurso ideal para se chegar a uma das mais complexas profissões da humanidade, trespassada, por um lado, pela crise de sustentabilidade do jornalismo, ampliada pelos efeitos da tecnologia digital, por outro, pela indefinição da própria academia. A comunicação adquiriu o estatuto de disciplina académica há quase quatro décadas, mas o jornalismo, uma das áreas nobres do campo, ainda tarda em encontrar um lugar de acolhimento.<hr/>This article derives from the vivid debate on a blog about journalism education. That discussion has raised several key questions about the ideal path to enter the journalism career, one of the most challenging crafts. Journalism is suffering a sustainability crises, amplified by digital technology, and concurrently the academia's uncertainty. Communication science has been granted academic status for almost four decades now, but journalism, one of its most noble fields, still struggles to find its place <![CDATA[<b>Percursos da formação superior do jornalismo radiofónico em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A rádio, e em particular o jornalismo radiofónico, atravessa um período de mudanças decorrentes da emergência de um paradigma comunicacional dominado pela tecnologia e, em especial, pela Internet. Os jornalistas da rádio confrontam-se, por essa via, com novas práticas, rotinas e modos de produção gerando desafios também ao nível da sua própria formação. Nesse contexto, qual o papel reservado à formação superior em jornalismo e, em particular, qual o espaço para o jornalismo radiofónico nessa formação? O presente artigo pretende dar um contributo para uma reflexão sobre o percurso que está a ser percorrido em Portugal em relação à formação superior de jornalismo radiofónico.<hr/>Radio, and in particular the radio journalism, is going through a period of changes resulting from the emergence of a communication paradigm dominated by technology and Internet. Radio journalists are facing new practices, routines and modes of production, generating challenges also in terms of their own training. In this context, what role is reserved for a degree in journalism and in particular, what is the space for radio journalism in this training? This article aims to contribute to a reflection about the path that is being followed in Portugal in relation to higher education in radio journalism. <![CDATA[<b>Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro</b>: <b>as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico<hr/>The digital context leads Journalism to reconfigurations not only in media context, but also in classrooms, where teachers develop actions dedicated to promoting the adherence of teaching to reality. The existence of these initiatives motivated this study that analyses the inclusion of the convergence phenomenon in Radio Journalism education in Portugal and Brazil. The methodological model of case studies is used involving the disciplines “Atelier de Jornalismo Radiofónico”, from Journalism branch of the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), and “Radiojornalismo e Projetos em Rádio”, from Journalism course of the Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA / USP). It was noted in the study the adoption of activities that highlight the technological convergence, in the Portuguese case, and the content convergence, in the Brazilian case, showing approximation of pedagogical actions to the practice of Radio Journalism <![CDATA[<b>iNOVA Media Lab</b>: <b>do “choque de futuro” a um ecossistema de inovação digital</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo de sinais que evidenciam um “choque de futuro” no ensino superior dos media e do jornalismo em Portugal, este artigo identifica o problema de uma intermediação quebrada entre a sala de aula, as unidades de investigação, as comunidades locais e a indústria. Assume-se o lugar e a cultura experimental do laboratório, aqui representado pelo iNOVA Media Lab, como uma zona de troca que opera objectos de fronteira. Propõe-se que este tipo organizacional híbrido está, assim, vocacionado para práticas de “translação” e atribui-se à Universidade um renovado papel social: o de corporizar uma intermediação de confiança.<hr/>Following signs of a "future shock" in media and journalism higher education in Portugal, this article identifies the problem of a “broken middle” between the classroom, research units, local communities and the industry. As a place and as a culture, the experimental laboratory, here represented by iNOVA Media Lab, is portrayed as a “trading zone” operating “boundary objects”. It is proposed that this hybrid organizational type is thus geared to translation practices. A renewed social role is assigned to the University: to embody a trusted intermediary. <![CDATA[<b>Um Contributo para o Ensino da Edição de Imagem de Conteúdos Noticiosos Televisivos para Jornalistas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na era da convergência digital, são exigidas novas competências aos profissionais da informação. No caso do jornalismo televisivo, presentemente, os jornalistas desempenham funções/tarefas que, ainda há pouco tempo, eram apenas realizadas por profissionais altamente especializados, como seja a edição de imagem de conteúdos informativos. Perante esta realidade, os estabelecimentos do ensino superior, Universidades e Politécnicos, que preparam os futuros jornalistas, devem responder às novas necessidades formativas. Neste sentido, através do presente artigo, pretendemos propor algumas recomendações, no campo do ensino da edição de imagem de conteúdos informativos televisivos, que possam conduzir a uma melhoria do desempenho dos futuros jornalistas de televisão no exercício desta função/ tarefa.<hr/>In the digital convergence era, professionals are required to have new information competences. Today, as far as television journalism is concerned, journalists perform functions/ tasks, such as news video editing, that not long ago were only carried out by highly qualified professionals. Faced with this reality, higher education institutions, universities and polytechnics, which prepare future journalists, must respond to new educational needs Thus, through this article, we intend to put forward some recommendations in the teaching field of news video editing that can lead to an improvement in the performance of future television journalists carrying out this function/task.. <![CDATA[<b>O lugar da proximidade nos planos de formação em jornalismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A associação do jornalismo à Internet abre novo espaço à ação comunicativa e, como tal, torna, uma vez mais, possível a reconstrução do espaço público a partir da nova interação entre públicos, permitida pelas plataformas digitais. As comunidades de proximidade estão especialmente vocacionadas para aproveitarem esta dinâmica, recriando-se a partir da base tecnológica que deve ser usada pelos meios de comunicação social locais. Neste contexto, torna-se decisivo que a academia gere alianças estratégicas com as comunidades de acolhimento, participando na formação de jornalistas que ultrapassem o paroquialismo que caracteriza os universos de proximidade.<hr/>The association between journalism and the Internet generates a new communication process which once again enables the public sphere reconfiguration, using digital public interaction as its pattern. Due to their identity, local communities could facilitate digital communication process promoted by their own media. Nevertheless, it's crucial that a strategic alliance should be carried out by the Academy, involving its host communities, developing journalism education plans that overtake parochialism, which usually distinguishes local geographies. <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:04:32 25-04-2024-->