Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820180004&lang=pt vol. 14 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Um modelo baseado nos sentidos para turismo experiencial</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582018000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt An experience can be defined as the triggered stimulation of the senses, the heart, and the mind. Senses play a central role in our perception of the surrounding world. Therefore, the study of the sensory dimension of tourist experiences is pivotal to visitor management in the tourism industry. In particular, recent studies showed that a successful tourism destination should attract tourists through a systematic approach based on stimuli for all the senses. In this article, we refer to the case of a multisensory criteria model applied in a tourism destination in Fiesole, Italy, a town located on one of the hills surrounding Florence. Our aim is to provide a critical illustration of the various steps and outcomes of a tourism experience design. Findings show that not only the gathering of tourism-senses experiential concepts, but also the logical order expressed by the experience process is critical. Therefore, we have provided a theoretical framework for the foundation of a sensory-based model, which in addition to being an innovative subject of tourism research can result in an easy-to-use tool for operators to plan, monitor and evaluate tourist experiences.<hr/>Uma experiência pode ser definida como o estímulo desencadeado pela faculdade de sentir do coração e da mente. Os sentidos desempenham um papel central na nossa percepção do mundo circundante. Portanto, o estudo da dimensão sensorial das experiências turísticas é fundamental para a gestão de visitantes na indústria do turismo. Em particular, estudos recentes mostraram que um destino turístico de sucesso deve atrair turistas através de uma abordagem sistemática baseada em estímulos para todos os sentidos. Neste artigo, fazemos referência à um modelo de critérios multissensoriais aplicado ao destino turístico de Fiesole, Itália, uma cidade localizada em uma das colinas na região de Florença. O nosso objetivo é fornecer uma visão crítica das várias etapas e resultados de um projeto de experiência em turismo. Os resultados mostram que não apenas a coleta de conceitos experienciais dos sentidos do turismo, mas também a ordem lógica expressa pelo processo de experiência são fundamentais. Portanto fornecemos um enquadramento teórico para a origem de um modelo baseado em sentidos, que além de ser um assunto inovador de pesquisa em turismo, pode resultar em uma ferramenta ágil para operadores planejarem, monitorarem, e avaliarem as experiências turísticas. <![CDATA[<b>Experiência Turística Memorável</b>: <b>proposição e teste de escala</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582018000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper aims to propose and test a scale to assess Memorable Tourism Experiences (MTE). It presents an instrument initially containing 49 tested items, organised into 12 dimensions: Environment, Culture, Relationship with Companions, Relationship with Tourists, Relationship with Local Agents (residents and service providers), Novelty, Emotions, Dream, Meaningfulness, Refreshment, Hedonism and Involvement. Data collection included a survey of 1,193 Brazilians with regular travel habits, aged from 18 years old. Data were analysed quantitatively via Structural Equation Modelling. Statistical tests of Exploratory Factor Analysis (EFA) followed the Confirmatory Factor Analysis (CFA). The results indicate that the scale is reliable and valid for the study of MTEs, at least for the studied sample. It attests to the multidimensionality of MTE construct, but Hedonism and Involvement are not appropriate dimensions. Thus, it confirmed the validity of the new MTE scale consisting of 35 items and ten dimensions of the second- order construct.<hr/>O objetivo desse artigo foi propor e testar uma escala destinada a avaliar Experiências Turísticas Memoráveis (MTE). Elaborou-se um instrumento inicialmente contendo 49 itens testados, organizados em 12 dimensões: Ambiente, Cultura, Relacionamento com Acompanhante, Relacionamento com Turistas, Relacionamento com pessoas Locais, Novidade, Emoções, Sonho, Significância, Renovação, Hedonismo e Envolvimento. A coleta de dados incluiu um survey com 1193 brasileiros com hábito de viagem e idade superior a 18 anos. Os dados foram analisados quantitativamente via Modelagem de Equações Estruturais. A Análise Fatorial Exploratória foi seguida de testes estatísticos da Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados indicam que a escala demonstra-se confiável e válida para o estudo de MTEs para a amostra estudada. Comprovou-se a multidimensionalidade da MTE, mas Hedonismo e Envolvimento não são dimensões apropriadas, ao menos no estudo proposto. Logo, confirmou-se a validade de uma nova escala de MTE composta por 35 itens e 10 dimensões que são relativas ao construto de segunda ordem. <![CDATA[<b>Atividades e empresas de animação turística num destino sustentável de turismo de aventura</b>: <b>os Açores</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582018000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The Azores is one of the most sustainable nature-based island destinations in the world. Local tourism activities companies are vital for adventure experiences. Using several editions of the official Tourism Activities Guide, their portfolios were analysed. The analysis focuses on the companies’ products and type of activities, geographic coverage, and brands. The general profile indicates that they operate on only one island, have a small portfolio, and are prone to specialise in sea or land activities. “Snorkelling” and “motorboat rides” are the most commonly available sea activities, while “nature hikes and walks,” “van tours,” and “cultural tours” are the most widespread land activities. Explicit or indirect references to the Azores and adventure often appear in the companies’ brands, in line with international trends in the adventure tourism. Nevertheless, company profiles are changing due to the impact caused by a new air transport model.<hr/>Os Açores são um dos destinos insulares de natureza mais sustentáveis do mundo. As empresas de animação turística locais são vitais para experiências de aventura. Utilizando várias edições do Guia de Atividades de Animação Turística, analisaram-se os seus portfolios. A análise foca-se nos produtos e tipos de atividades oferecidas pelas empresas, na cobertura geográfica, e nas marcas. O perfil geral indica que operam em apenas uma ilha, dispõem de pequenos portfolios, e são propensas à especialização em atividades terrestres ou marítimas. “Snorkelling” e “passeios de barco a motor” são as atividades marítimas mais comuns, enquanto “passeios na natureza”, “passeios de carrinha”, e “tours culturais” são as atividades terrestres mais disseminadas. Referências explícitas ou indiretas aos Açores ou aventura surgem frequentemente nas marcas, em linha com as tendências internacionais no turismo de aventura. Porém, o perfil das empresas está a alterar-se devido ao impacto causado pelo novo modelo de transporte aéreo. <![CDATA[<b>Marketing e responsabilidade social</b>: <b>um estudo exploratório do turismo local</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582018000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper proposes a management model for business organisations to help stimulate innovation in social responsibility and strengthen tourism in the city of Três Corações (Brazil). The purpose of this study is to present beliefs and values that work together to induce greater engagement and social performance in companies in their field, mainly through innovation to strengthen tourism in the region studied. The research method used was based on the grounded theory that is a form of qualitative research that seeks to generate new theories through concepts, categories and properties. The proposed model, besides reflecting on the role of social responsibility in the analysed companies, helps to map the diverse socioeconomic sectors of the surveyed companies and tourism. The study provided evidence that marketing and social responsibility concerns are increasingly present as a strategic factor in organisations.<hr/>Este artigo propõe um modelo de gestão para organizações empresariais para ajudar a estimular a inovação em responsabilidade social e fortalecer o turismo na cidade de Três Corações (Brasil). O objetivo deste estudo é apresentar crenças e valores que trabalhem em conjunto para induzir maior engajamento e desempenho social nas empresas em seu campo, particularmente através da inovação para fortalecer o turismo na região estudada. O método de pesquisa utilizado baseou-se na grounded theory que é uma forma de pesquisa qualitativa que busca gerar novas teorias por meio de conceitos, categorias e propriedades. O modelo proposto, além de refletir sobre o papel da responsabilidade social nas empresas analisadas, ajuda a mapear os diversos setores socioeconômicos das empresas pesquisadas e do turismo. O estudo forneceu evidências de que as preocupações com marketing e responsabilidade social estão cada vez mais presentes como um fator estratégico nas organizações. <![CDATA[<b>Cooperação em turismo e desenvolvimento regional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582018000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The contribution of tourism to the economy in general and, i n particular, to the local economies, seems to be already unquestionable. This evidence is presented in several studies in the literature and reinforced by some official organisations. However, given both the increasing competitiveness and competition between destinations and the increasing complexity of the management of tourism destinations, the formation and development of cooperative relations between stakeholders has been pointed out as a requirement for its success and sustainability. This study aims to understand business cooperation from the perspective of the complementarity of different territorial singularities, aimed at the tourist development of the sub-region Peninsula of Setúbal. The qualitative research was supported by a case study methodology. Documentary sources were used as collection instruments, which allowed the characterisation of the Setúbal Peninsula as well as interviews applied within a focus group, supported by a semi-structured script. The results of the study indicate that stakeholders understand the importance of cooperation to obtain synergies that ensure the development of tourism and territory; they recognize and identify a set of benefits associated with cooperation and have a collective awareness of some of the difficulties associated with it, but which do not necessarily prevent their willingness to cooperate.<hr/>O contributo do turismo para a economia em geral e, em particular, para as economias locais, parece ser já inquestionável. Esta evidência é apresentada em vários estudos presentes na literatura e reforçada por um conjunto de organismos oficiais. Porém, atendendo quer ao facto de ser cada vez maior a competitividade e a concorrência entre destinos, quer ao aumento da complexidade da gestão dos espaços dos destinos turísticos, a formação e o desenvolvimento de relações de cooperação entre os stakeholders tem sido apontada como um requisito para o seu sucesso e sustentabilidade. Este estudo tem como objetivo geral compreender a cooperação empresarial na perspetiva da complementaridade entre as diferentes singularidades territoriais, visando o desenvolvimento turístico da sub- região da Península Setúbal. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi suportada na metodologia de estudo de caso. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a análise de fontes documentais, que permitiu a caracterização da Península de Setúbal e entrevistas aplicadas no âmbito de focus group, apoiadas por um guião semi-estruturado. Os resultados do estudo indiciam que os stakeholders compreendem a importância da cooperação para a obtenção de sinergias que assegurem o desenvolvimento do turismo e do território; reconhecem e identificam um conjunto de benefícios associados à cooperação e possuem, igualmente, uma consciência coletiva sobre algumas dificuldades a ela associadas, mas que não obstam, necessariamente, à sua disponibilidade para cooperar. <![CDATA[<b>Razão e sensibilidade</b>: <b>consumidores e experiência de marcas tecnológicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582018000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In the brand management field, studies on brand experience - considering cognitive and behavioral dimensions - analyse consumer relations with brands. The current paper analyses consumer brand experiences aiming at identifying whether the consumption of technological brands was different from that of non-technological brands. A quantitative analysis was conducted, and data were analysed by Confirmatory Factor Analysis and Variance Analysis (ANOVA). Four dimensions of brand experience were tested: sensorial, affective, behavioral, and intellectual. Ten selected brands were analysed, among technological and non-technological ones. The population for this study was composed of 230 university students from the business area of a Brazilian university. Results indicate that consumers perceive a difference in their experience with technological and non-technological brands, which is primarily based on the performance of the sensorial dimensions, regarding feelings, and that of intellectual ones, regarding cognitive capacity, creativity, and problem-solving performance, which are stronger in the experience with technological brands.<hr/>No campo da gestão da marca, estudos sobre a experiência da marca - considerando as dimensões cognitivas e comportamentais - analisam as relações do consumidor com as marcas. O presente artigo analisa experiências de marca visando identificar se o consumo de marcas tecnológicas é diferente do de marcas não tecnológicas. Uma análise quantitativa foi realizada, e os dados foram analisados pela Análise de Fator de Confirmação e Análise de Variância (ANOVA). Foram testadas quatro dimensões da experiência da marca: sensorial, afetivo, comportamental e intelectual. Foram analisadas dez marcas selecionadas, entre tecnológicas e não tecnológicas. A população desse estudo foi composta por 230 universitários da área de negócios de uma universidade brasileira. Os resultados indicam que os consumidores percebem diferenças na sua experiência com marcas tecnológicas e não tecnológicas, que se baseiam principalmente nas dimensões sensorial, que se refere aos sentimentos, e intelectual, em relação à capacidade cognitiva, criatividade e desempenho de resolução de problemas, que são mais fortes na experiência com marcas tecnológicas. <![CDATA[<b>Burnout e atitudes retaliatórias</b>: <b>um estudo com jovens trabalhadores brasileiros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582018000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study aimed to analyse how burnout variables and retaliatory attitudes are related in young workers. A descriptive case study was conducted with a quantitative approach, focusing on young people in two Brazilian capitals (Curitiba/PR and Porto Alegre/RS). A three-part questionnaire was applied, and the sample contained 526 valid answers. For the analysis of the data, exploratory factorial analysis and structural equation modelling were conducted. Emotional exhaustion is related to the feeling of indignation at perceived injustices and the perception of justice. Low personal accomplishment is negatively related to the judgment of retaliation. This article contributed to the literature, as there are still not many articles that link the two constructs. In addition, organisations can use the results to better deal with younger workers and their peculiarities regarding burnout and retaliatory attitudes, improving the quality of life at work for their workers in general, and young people in particular.<hr/>Este estudo teve como objetivo analisar como variáveis de burnout e atitudes retaliatórias estão relacionadas em jovens trabalhadores. Trata- se de um estudo de caso descritivo, com abordagem quantitativa, com foco em jovens de duas capitais brasileiras (Curitiba / PR e Porto Alegre / RS). Um questionário de três partes foi aplicado, e a amostra continha 526 respostas válidas. Para a análise dos dados, foram realizadas análises fatoriais exploratórias e modelagem de equações estruturais. O esgotamento emocional está relacionado ao sentimento de indignação diante das injustiças percebidas e da perceção de justiça. A baixa realização pessoal está negativamente relacionada ao julgamento de retaliação. Este artigo contribuiu para a literatura, pois ainda não existem muitos artigos que liguem os dois construtos. Além disso, as organizações podem usar os resultados para lidar melhor com os trabalhadores mais jovens e suas peculiaridades em relação às atitudes de burnout e retaliação, melhorando a qualidade de vida no trabalho para seus trabalhadores em geral e para os jovens em particular.