Scielo RSS <![CDATA[Tourism & Management Studies]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-845820140003&lang=pt vol. 10 num. ESPECIAL lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Creating a holistic excellence model adapted for technology-based companies</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The objective of this study is the preparation of a management model that brings together the advantages of models from different disciplines: Balanced Scorecard (BSC), European Foundation for Quality Management (EFQM) and Holistic Marketing (HM). HM proposes an overview of organisations - taking into account all value streams which companies generate - while the business excellence criteria of the EFQM define the structure platforms of Kotler et al. (2001), and the BSC guarantees implementation, monitoring and enforcement. Once developed, this model was adapted for the specific characteristics of technology-based companies (TBC), based on interviews with managers of these businesses.<hr/>El objetivo de este estudio es la confección de un modelo de gestión que aglutine las ventajas de modelos de distintas disciplinas: Balanced Scored Card (BSC), Modelo Europeo de Gestión de la Calidad (EFQM) y Marketing Holístico (MH). El MH aporta al modelo propuesto una visión global de la organización teniendo en cuenta los flujos de valor que la empresa genera, mientras que los criterios de excelencia empresarial del EFQM permiten definir la estructura de las plataformas que define el modelo de Kotler, y el BSC garantiza su aplicación, seguimiento y cumplimiento. Una vez desarrollado este modelo se adaptó a las características particulares de las empresas de base tecnológica (ETBs), basándonos en dieciocho entrevistas realizadas a gerentes de este tipo de empresas. <![CDATA[<b>Empreendedorismo na perspectiva das empresas de fomento às pequenas empresas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In this paper we discuss the entrepreneurship phenomena from the perspective of five supporting entrepreneurial organisations in the city of Itabuna - Bahia, Brazil. The entrepreneurial environment, strategies and challenges encountered in the opening, continuity and succession of business formed the theoretical scope. We examined the modus operandi of entrepreneurs in the management of micro and small firms. The research used a qualitative approach, both exploratory and bibliographic. The fieldwork was based on interviews and content analysis systematised the information collected. The interview results revealed strengths and weaknesses in the local business environment. The results show a business setting with contradictory situations: on the one hand, full of opportunities while on the other hand there are many uncertainties to overcome. Most entrepreneurs develop actions/strategies empirically, and experience is the most common factor in business administration.<hr/>Este paper discute o fenômeno do empreendedorismo sob a ótica de cinco entidades de apoio ao tecido empresarial da cidade de Itabuna - Bahia, Brasil. O ambiente empreendedor, as estratégias, os desafios encontrados na abertura e continuidade dos negócios e a sucessão foram os temas desenvolvidos neste estudo. O referencial teórico aborda o empreendedorismo na dimensão econômica e na dimensão comportamental. Objetivou-se expor o modus operandi dos empresários no gerenciamento das micro e pequenas empresas sob a ótica dos responsáveis das agências de fomento ao empreendedorismo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e bibliográfica e foi realizada por meio de entrevistas e análise de conteúdo, que por sua vez sistematizou as informações coletadas. O atual panorama empreendedor expõe situações favoráveis e desfavoráveis dos empreendedores. Os resultados mostram um ambiente empresarial em situações contraditórias: de um lado, repleto de oportunidades; do outro, muitas incertezas a serem ultrapassadas. A maioria dos empresários desenvolve ações/estratégias de forma empírica e a vivência é o fator mais utilizado na administração. <![CDATA[<b>Abordagem top-down (de cima para baixo) e bottom-up (de baixo para cima) para a implementação de gestão de competências</b>: <b>O caso de dois bancos centrais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The primary aim of this paper is to evaluate the contribution that competence based approaches to staff management can and ought to make to the overall effectiveness of organisations. The importance of competencies and their proper management is broadly acknowledged in the literature, and the first part of the paper is a literature review. This is followed with a comparison of the design and implementation of two competence management projects that were introduced in two central banks, one of a western European nation, and the other of a central European nation. There is a brief presentation of two fundamental approaches to competence management implementation in organization (top-down (directive) and bottom-up (participative)), and this is juxtaposed with the actual implementation of competence management model that took place in two central banks. What ensues from the comparison is the identification of potential threats to the implementation of competence management models in organizations, accompanied by suggestions on how to counteract them.<hr/>O objetivo principal deste trabalho é avaliar o contributo que as abordagens baseadas nas competências na gestão do pessoal pode e deve dar para a eficácia global das organizações. A primeira parte do artigo faz uma revisão da literatura, na qual a importância das competências e da sua correta gestão é amplamente reconhecida. Segue-se uma comparação entre o desenho e implementação de dois projetos de gestão de competências que foram introduzidas em dois bancos centrais, um de um país da Europa Ocidental e outro de um país da Europa Central. Há uma breve apresentação de duas abordagens fundamentais para a implementação da gestão de competências numa organização (top-down (diretiva) e bottom-up (participativa)), sendo isto justaposto com a implementação do modelo de gestão de competências que ocorreu em dois bancos centrais. O que resulta da comparação é a identificação de ameaças potenciais à implementação de modelos de gestão de competências nas organizações, acompanhada de sugestões sobre a forma de neutralizá-las. <![CDATA[<b>Um modelo de análise das relações inter-organizacionais em ambiente de projeto</b>: <b>uma perspectiva de rede social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt To fulfill a project, there are varieties of organizations cooperating as a supply chain. Being in large numbers and diversity, the supply chain may result in complexity and uncertainty in managing the projects; although it provides the required resources to achieve project objectives. The more a project faces complexity, the higher attention is required to effective management of its inter-organizational relationship model. In the following study, the structure of relations between organizations in two Iranian petrochemical projects is studied and compared. Modeling methods and analysis are based on Social Network Analysis (SNA). After modeling the network structure of each project, the inter-organizational relationships model are analyzed and compared to the ideal model of Iranian National Petrochemical Company (NPC) and the results are presented. Finally some areas for further research are also discussed.<hr/>Para cumprir um projeto, existe uma variedade de organismos de cooperação como uma cadeia de abastecimento. Sendo em grande número e diversidade, a cadeia de abastecimento pode resultar em complexidade e incerteza na gestão dos projetos, embora ela forneça os recursos necessários para atingir os objetivos do projeto. Quanto mais o projeto enfrenta a complexidade, maior atenção é necessária para uma gestão eficaz do seu modelo de relacionamento inter-organizacional. No presente estudo, a estrutura das relações entre as organizações em dois projetos petroquímicos iranianos é estudada e comparada. Os métodos de modelagem e análise são baseados na Análise de Redes Sociais (SNA). Após a modelagem da estrutura de rede de cada projeto, o modelo de relações inter-organizacionais é analisado ??e comparado com o modelo ideal da Iranian National Petrochemical Company (NPC) e os resultados são apresentados. Finalmente, também são discutidas algumas novas áreas de investigação. <![CDATA[<b>Análise do fenômeno do empreendedorismo público em um estado membro do Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study examined the role of public entrepreneurs established in a state of Brazil. As our research showed, public entrepreneurs can be considered an innovation in people management in public service. An additional benefit that has improved this state’s public image and is a reference point for the rest of Brazil is how more objective criteria has been established in recruitment for positions of trust. However, the management model of public entrepreneurs presents significant challenges. It should be emphasised that competition with private companies is unequal because wages in the private sector are generally much higher than that of the public sector. The literature points to critical challenges in the promotion of entrepreneurship in the public sphere, revealing that there is the possibility that public entrepreneurship threatens democratic governance, promoting the self-interest of entrepreneurs.<hr/>Este estudo analisou o cargo de empreendedor público, criado em um estado membro do Brasil. Como contribuições, percebe-se que esse empreendedor pode ser considerado uma inovação no que tange à gestão de pessoas no serviço público. Outro importante benefício é a maximização do valor da imagem pública do Estado-Membro que passa a ser uma das referências para o País no estabelecimento de critérios mais objetivos para recrutamento de cargos de confiança. No entanto, o modelo de gestão dos empreendedores públicos apresenta desafios importantes. Deve-se ressaltar que a concorrência com as empresas privadas é desleal, porque, na maioria das vezes, os salários no setor privado são bem maiores no setor público. A literatura especializada aponta como ponto crítico para o fomento do empreendedorismo na esfera pública, pois existe a possibilidade do empreendedorismo público acarretar ameaças à governança democrática, fomentando a promoção de autointeresse de empreendedores. <![CDATA[<b>Gestão estratégica de recursos humanos</b>: <b>identificando o processo de alinhamento estratégico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo relata os resultados de um estudo realizado para verificar como ocorre o processo de alinhamento estratégico na área de recursos humanos em uma empresa da indústria automobilística em cada um dos níveis: estratégia corporativa, estratégia de negócios e estratégia das unidades de apoio; avaliando de que forma os gestores disseminam os objetivos estratégicos às suas equipes e como utilizam sistemas de controle para direcionar os empregados. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante e a pesquisa documental. Os resultados da pesquisa apontam para uma visão estratégica disseminada em todos os níveis, desdobrada em objetivos e metas estabelecidos contendo métricas de acompanhamento e controle definidos.<hr/>This paper presents the results of a study focused on identifying how the strategic alignment process happens in an automobile company’s human resources area, how the managers disseminate strategic objectives to their teams and how they use systems control to guide their employees. This study used descriptive research through the data collection methods of observation and documentary research. The research’s results show a clear strategic vision at all levels and objectives and clearly defined measurement systems. <![CDATA[<b>Aderência entre a estrutura funcional de empresas de contabilidade e o ciclo de vida organizacional e longevidade na perspectiva de Miller e Friesen</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo teve como objetivo identificar o nível de aderência entre a estrutura funcional das empresas prestadoras de serviços contábeis e o estágio do Ciclo de Vida Organizacional (CVO), segundo a abordagem de Miller e Friesen (1984). Foi verificada uma significativa e forte correlação entre os fatores da estrutura funcional e do CVO dessas empresas, evidenciando que: quanto mais avançadas em termos de CVO, maior é o investimento nas estruturas funcionais; e quanto maior a maturidade de cada variável do CVO, maior é a maturidade das empresas em relação à sua estrutura. Assim, a fase do CVO que as empresas de contabilidade investigadas encontram-se ajuda a melhor compreender a configuração da estrutura funcional que possuem, e que os fatores que mais contribuem para esse entendimento são suas características estruturais e o estilo de tomada de decisão adotado pelos seus gestores e/ou proprietários, além de suas estratégias.<hr/>This article aims to identify the level of adherence between the functional structure of financial services companies and the stage of the Organisational Life Cycle (OLC), according to the approach of Miller and Friesen (1984). We found a significant and strong correlation between certain factors and the functional structure of the OLC of these companies, showing that the more advanced the OLC, the greater the investment in structures and functionality, and the greater the maturity of each variable in the OLC, the greater the maturity of the companies in relation to their structure. Thus, the phase of the OLC of accounting firms needs to be studied to help understand better the configuration of the functional structure they have. The factors contributing to this understanding are structural characteristics and style of decision-making adopted by managers and/or owners, as well as their strategies. <![CDATA[<b>Ciclo de vida das organizações e longevidade</b>: <b>análise de indústrias da região metropolitana de Belo Horizonte/MG a partir da abordagem de Greiner</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo identificar em que fase do Ciclo de Vida Organizacional (CVO) se encontram as indústrias pertencentes à região metropolitana de Belo Horizonte/MG, a partir da abordagem de Greiner (1998). Os dados foram reunidos através de questionário estruturado, composto por questões fechadas em escala Likert. Aplicou-se o método de fuzzificação dos dados para categorizá-los, permitindo analisar o CVO. Na comparação de características entre as fases, utilizou-se o teste de Kruskall Wallis. Dentre as 33 empresas respondentes, verificou-se que a maior parte delas está em operação há mais de 20 anos, possui mais de 100 funcionários e são de média dimensão, sendo, especialmente, do setor automobilístico. E, situam-se na fase de Colaboração, demonstrando maturidade no CVO, e certa longevidade. Quando se comparou se a presença de características como idade, dimensão e tamanho das empresas nos estágios foram aspetos determinantes de classificação, como enunciado por Greiner, isso foi refutado.<hr/>We aim to identify the Organisational Life Cycle (OLC) phase of industries belonging to the metropolitan region of Belo Horizonte, MG, using Greiner’s (1998) approach. Data were collected through a structured survey composed of closed questions on a Likert scale of five points. Further, we applied the method of fuzzification of data to categorise them, allowing an analysis of the OLC. Among the 33 respondent companies, it was found that most of them have been in operation for over 20 years, have over 100 employees and are medium sized, especially in the automotive sector. These companies are at the stage of collaboration, signalling maturity in their OLC and certainly longevity. When comparing the presence of characteristics such as age, the size of firms was an important determinant in the early stages of classification, according to Greiner. This, however, was refuted by the results. <![CDATA[<b>Contabilidade de gestão no terceiro setor</b>: <b>estudo empírico em instituições particulares de solidariedade social</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Atualmente, o apoio estatal e filantrópico é extremamente seletivo, não conseguindo responder a todas as solicitações das instituições sociais. As Instituições Particulares de Segurança Social são também afetadas por esta restrição e, nesse sentido, espera-se que apliquem os recursos atribuídos de forma eficaz e eficiente de modo a justificar essa atribuição. Visando estudar em que medida estas organizações têm informação para a tomada de decisão, esta investigação relaciona o grau de desenvolvimento dos sistemas de contabilidade de gestão com os elementos influenciadores da capacidade organizacional, recursos humanos e financeiros, e com os stakeholders. Com base num inquérito a 61 IPSS, constatou-se que, mesmo sendo possível obter informação que identifique situações deficitárias, os sistemas de contabilidade de gestão implementados não garantem o suporte à tomada de decisão. Como justificação, as instituições indicam possuir informação suficiente, o que pode revelar a não perceção de sistemas obsoletos, evidenciando necessidades de formação nesta área.<hr/>In today’s economy, state and philanthropic support is extremely selective, failing to address all requests of social sector institutions. Private non-profit charity institutions (IPSS) - social institutions par excellence - are also affected by the reality of this constraint and, as such, are expected to apply the allocated resources effectively and efficiently in order to justify receiving awards. In order to understand to what extent the management of these organisations have information to support their decision-making, this research sought to relate the level of maturity of the management accounting systems with elements influencing organisational capacity: stakeholders and human and financial resources. Through a survey of 61 IPSS, it was found that, even when it was possible to obtain management information to identify deficit situations, the accounting systems in use do not guarantee support for decision-making. As justification, institutions indicate possessing sufficient information, which can reveal a non-perception of obsolete systems, highlighting the need for training in third sector organisations. <![CDATA[<b>Automotive industry</b>: <b>Concentration analysis by segments</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo del presente documento es obtener una medición del grado de concentración observado en la industria del automóvil en España por segmentos, para obtener una valoración en términos de competencia interna. Se consideran las ventas de automóviles nuevos en los años 2008, 2009 y 2010 en España, distinguiendo modelo de vehículo y segmento al que pertenece. Con tales datos, se realiza una aproximación a los índices de entropía y de Herfindahl. Tras el análisis de resultados obtenidos, se concluye que los segmentos de vehículos SUV (Sport Utility Vehicle) y Todoterreno muestran las situaciones más extremas, en cuanto a mayor y menor concentración respectivamente, acogiendo éste último la mayor competencia interna. Por otro lado, no se manifiesta una tendencia uniforme en la totalidad de los segmentos en el trienio observado, lo que indica un comportamiento heterogéneo.<hr/>The aim of this paper is to measure the degree of concentration observed in the automotive industry in Spain by market segments, to obtain an assessment in terms of internal competition. New car sales in Spain were examined for 2008, 2009 and 2010, distinguishing these by model and category of vehicles. This data allowed an approach to entropy and Herfindahl indexes. The results obtained supported the conclusion that SUV (Sport Utility Vehicle) and off-road vehicles show the most extreme situations, with major and minor concentrations respectively. The latter category experienced greater internal competition. On the other hand, a uniform tendency is not manifested by all market segments for the three years studied, indicating a heterogeneous behaviour. <![CDATA[<b>Segmento sénior feminino</b>: <b>um estudo sobre estilos de vida e comportamento de consumo de produtos de cosmética</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É conhecida a tendência de envelhecimento das sociedades modernas. O crescimento deste grupo populacional torna crucial perceber como vivem e consomem estes indivíduos. Utilizando como enquadramento o consumo de cosméticos, o objectivo deste estudo passa por perceber o que caracteriza a população sénior feminina, nomeadamente ao nível dos estilos de vida e, seguidamente, perceber qual o seu comportamento de consumo face aos produtos de cosmética. Para concretizar este duplo objectivo, foi feita uma recolha de dados primários junto de 300 mulheres com idades superiores a 55 anos. Os questionários eram constituídos por questões relacionadas com os estilos de vida, comportamento de consumo face aos produtos de cosmética e questões de cariz demográfico. A metodologia de análise assentou em técnicas de redução de dados, nomeadamente a análise factorial e análise de clusters. Com esta investigação espera-se contribuir para a compreensão do segmento sénior em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de produtos de cosmética.<hr/>The tendency towards an aging society is well known currently. The growth of this population group makes it crucial to understand how these individuals live and consume. Using the consumption of cosmetic products as a framework, the goal of this study is to understand what characterises the senior female population, specifically regarding their lifestyles, and to understand their behaviour towards cosmetic products. To achieve this double goal, primary data collection was conducted with 300 women 55 years of age or older. The questionnaires included questions related to lifestyles, consumer behaviour with cosmetic products and demographic questions. The methodology of analysis was based on data reduction techniques, namely factor and cluster analysis. With this research, we expect to contribute to the understanding of the senior population segment in Portugal, especially their consumer behaviour with cosmetic products. <![CDATA[<b>O efeito da norma subjetiva, percepção de controlo, atitude e experiência passada na intenção de compra de marcas de roupa de luxo no Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo principal deste estudo é estender a teoria do comportamento planeado, introduzindo a experiência passada como antecedentes das intenções comportamentais, a fim de testar o modelo no contexto de consumo de luxo. Nesse sentido, o mercado de luxo brasileiro, mais especificamente São Paulo, foi a área selecionada devido ao seu crescimento no cenário mundial do luxo. Assim, o questionário on-line foi construído, com base em revisão de literatura e os dados foram coletados. Os resultados sugerem que a atitude e o controlo comportamental percebido são mais importante para explicar o passa-palavra, ao passo que, a experiência passada, o controlo comportamental e a norma subjetiva, influenciam significativamente a disposição de pagar mais. Os consumidores dispostos a pagar mais, para uma marca de luxo, estão também dispostos para continuar a comprar produtos de marca num futuro próximo.<hr/>The main goal of this study is to extend the theory of planned behaviour by introducing past experiences as antecedents of behavioural intentions and to test this model in the context of luxury consumption. In this vein, the Brazilian luxury market, more specifically in the São Paulo area, was selected due to its growing presence on the world stage of luxury products. Therefore, an online questionnaire was constructed based on a literature review, and data were collected. The findings suggest that attitude and perceived behaviour control are more important to explain word-of-mouth, whereas past experience, perceived behavioural control and subjective norms significantly impact willingness to pay more. The consumers most willing to pay more for a luxury brand are also more willing to continue to buy such brands in the near future. <![CDATA[<b>A responsabilidade social das empresas no Algarve</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Responsabilidade Social das Empresas é um tema em destaque nos nossos dias devido ao crescente interesse da sociedade relativamente a este tema e a uma expectativa cada vez maior em relação ao contributo das empresas para a sociedade onde estão inseridas. O mundo está em constantes mudanças e, se as empresas não acompanham a evolução decorrente destas mudanças, correm o risco de ser excluídas pelos consumidores, pois estes, cada vez mais, exigem parâmetros de qualidade, aos quais adicionam parâmetros de sustentabilidade. A responsabilidade social de uma empresa avalia-se pelas suas práticas para a sustentabilidade, quer a nível socioeconómico, quer cultural e ambiental. O conceito de lucro a todo o custo tem vindo progressivamente a ser substituído pelo de lucro responsável. O presente estudo tem como principal objectivo conhecer a percepção dos gestores das empresas algarvias relativamente às práticas de RSE nas empresas onde exercem a sua actividade. Num primeiro momento apresenta-se uma síntese dos conceitos mais importantes relacionados com a temática da responsabilidade social empresarial, seguindo-se os principais resultados de um estudo empírico que consistiu na implementação de um inquérito por questionário a alguns gestores de empresas algarvias. Para o tratamento dos dados recorreu-se a técnicas de análise univariada e multivariada. Os resultados obtidos permitem concluir que os gestores inquiridos têm a percepção de que as empresas algarvias estão cada vez mais sensibilizadas para a adopção de práticas de responsabilidade social, sobretudo ao nível da dimensão interna ou seja práticas de responsabilidade social dirigidas fundamentalmente aos seus colaboradores.<hr/>Corporate social responsibility is a major topic of our days, because there is a growing interest in society in this issue and a growing expectation that companies contribute to the society where they are located. The world is constantly changing and if a company does not keep up with the developments arising from these changes, it runs the risk of being excluded by consumers as they increasingly seek quality parameters, to which they have added sustainability. Corporate social responsibility can be checked by business practices for sustainability, from a socio-economic point of view, as well as culturally and environmentally. The concept of profit at all cost is gradually being replaced by the concept of responsible profit. This study's main objective is to research the perception of managers about the practice of corporate social responsibility in the Algarve companies where they work. The study began with a literature review that allowed the study of the most important concepts related to the subject of corporate social responsibility. This was followed by an empirical study that involved the administration of a survey to some company managers based in the Algarve region. For data statistical analysis, we used univariate and multivariate techniques. The results showed that managers who participated in the study have the perception that companies in the Algarve are increasingly aware of the need to adopt internal corporate social responsibility practices, that is, socially responsible practices primarily directed at their employees. <![CDATA[<b>Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração</b>: <b>um estudo em uma instituição brasileira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.<hr/>The aim of this study was to describe and analyse how competencies - ideal and real - are being taught in distance education (DE), as perceived by students and teachers in an undergraduate management degree programme of a Brazilian private university. The theoretical discussion focuses on professional and teaching competence and specific characteristics of DE. This exploratory and descriptive case study included quantitative and qualitative approaches (triangulation). Data were collected with 107 questionnaires completed by students and 10 interviews conducted with five students and five teachers. The results show a gap between what is expected of teachers and what they actually have been doing with their students. This is alarming for all concerned. Given the findings and limitations of this study, suggestions for future research are outlined. <![CDATA[<b>Conhecimento financeiro de estudantes universitários na vertente do crédito</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os mercados financeiros, cada vez mais complexos e sofisticados, desenvolvem-se a uma velocidade estonteante. É necessário ter um bom nível de conhecimento financeiro para estar preparado para estas constantes mudanças. É essencial também saber utilizar este conhecimento. Assim, os consumidores com uma maior literacia financeira, ou seja, os que possuem mais conhecimento financeiro, mas também maior capacidade para o gerir, são os menos vulneráveis. Neste contexto, este estudo avalia o nível de conhecimento financeiro, percecionado e real, de estudantes universitários no que respeita ao crédito, assim como as possíveis condicionantes deste conhecimento. Através de um inquérito por questionário a 396 alunos de licenciatura do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), conclui-se que os estudantes possuem baixos níveis de conhecimento financeiro, no que respeita ao crédito. Além disso, existe uma tendência para os alunos sobreavaliarem os seus conhecimentos, ou seja, os estudantes pensam saber mais do que o que realmente acontece. Os conhecimentos são explicados pelo perfil sociodemográfico do estudante, pelo seu background familiar e pela sua cultura e inclusão financeiras. Os conhecimentos mais elevados são de estudantes com agregados familiares com elevado rendimento, que frequentam um curso das áreas empresariais e estão no 3º ano, que consultam algumas fontes de informação regularmente e que já possuem conta bancária.<hr/>Financial markets are becoming increasingly complex and sophisticated and being developed at an impressive speed. It's necessary to have a good level of financial knowledge to be ready for these constant changes. The consumers with larger financial literacy, that is, those with more financial knowledge, but also greater ability to manage it, are the least vulnerable. In this context, this study evaluates the level of credit knowledge among college students, as well as possible limitations of this knowledge. Through a questionnaire survey to 396 undergraduate students from ISCTE-IUL, the results show that the level of financial knowledge, about credit, is low. Furthermore, the students overestimate their knowledge, i.e., the students think they know more than what actually happens. Knowledge is explained by the demographic profile of the student, family background and the student culture and financial inclusion. The knowledge is greater on students attending a course in the business area, especiaslly those who are in the 3rd year and consult some information sources regularly. Students who already have bank accounts also have higher average knowledge. <![CDATA[<b>Spain vs Portugal</b>: <b>The image of both countries and its evolution in times of crisis</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este trabajo se aborda la cuestión de hasta qué punto la prolongada crisis actual está dañando la imagen de Portugal y España, siendo este factor de indudable importancia dentro de una economía global en la que se compite por atraer inversiones, turistas,…, vender en definitiva. Así, los datos disponibles revelan el deterioro que, en general, la imagen de ambos países ha sufrido en los últimos años. Es claro que la imagen que un país proyecta al exterior afecta a la hora de hacer negocios a escala internacional, por los valores y reputación que transmite. Así, en términos metodológicos, hemos extraído las principales conclusiones de estudios que han sido realizados al respecto, con base en datos secundarios; si bien algunos de ellos no son estrictamente indicadores de imagen, sí que tienen una influencia sobre la misma. Finalmente, se reflexiona sobre su posible repercusión en las relaciones comerciales entre ambos países.<hr/>This paper addresses the issue of how far the prolonged current crisis is damaging the image of Portugal and Spain, being this factor of undoubtedly importance in a global economy, that is, in a global competition to attract investment, tourists ... to sell, in short. Thus, the available data reveal, in general, the deterioration of the image that both countries have suffered in recent years. It is clear that the image projected outside by a country affects when doing business internationally, to the extent that it transmits certain values ??and reputation. Accordingly, in terms of methodology, the main findings of a number of studies that have been made ??in this regard have been extracted, based on secondary data; although some of them are not strictly indicators of image, they do have an influence on it. Finally, we reflect on the potential impact on trade relations between the two countries. <![CDATA[<b>Empirical analysis of the constituent factors of internal marketing orientation at Spanish hotels</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study, which draws upon specialized literature and empirical evidence, aims to characterize the underlying structure of the construct ‘Internal Marketing Orientation’ (IMO). As a consequence six underlying factors are identified: exchange of values, segmentation of the internal market, internal communication, management concern, implementation of management concern and training. It also evaluates the degree of Spanish hotels’ IMO, classifying them into three different groups according to their level of IMO. Findings indicate that a higher degree of IMO is found when the company belongs to a hotel chain, while no other variables such as hotel size or category have proven to be significant.<hr/>Este trabajo apoyándose en la literatura y desde la evidencia empírica trata de recoger y caracterizar la estructura que subyace en el constructo de Orientación al Mercado Interno (OMI). Se concluye identificando seis factores subyacentes: intercambio de valores, segmentación interna, comunicación interna, interés de la dirección, implementación del interés a través de la conciliación entre la vida familiar y profesional y la formación. Asimismo se procede a evaluar el grado de OMI de los hoteles españoles resultando una clasificación en la que se encuentran tres grupos bien diferenciados según su nivel de OMI. Además, los resultados indican que se encuentran niveles de implementación más altos de OMI cuando la empresa pertenece a una cadena hotelera, no resultando significativas variables como la categoría o el tamaño del hotel. <![CDATA[<b>The effect of user-generated content on tourist behavior</b>: <b>the mediating role of destination image</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The importance of the Internet on the image formation process has been widely recognised by both academic and practitioners. Despite the increasing use of user-generated electronic content as an information source for tourists, its influence on destination image formation is not yet fully understood. In order to bridge this knowledge gap in tourism management, we conducted an empirical study to identify the impact of online user generated reviews on the two dimensions of destination image: affective and cognitive. The results of this study extend previous works by demonstrating how user-generated content affects the image of a tourist destination. This study also analyses the mediating effects of the cognitive and affective dimensions of destination image on behavioural intentions.<hr/>La importancia de internet en el proceso de formación de la imagen ha sido ampliamente reconocida por académicos y profesionales. A pesar del uso cada vez mayor de los contenidos generados para otros usuarios en la web (en inglés, User-Generated Content) como una fuente de información para los turistas, su influencia en la formación de la imagen del destino aun no se ha analizado con claridad. Con el fin de llenar este vacío en la literatura de gestión turística, llevamos a cabo un estudio empírico para identificar el impacto que los contenidos generados por otros usuarios tienen sobre las dos dimensiones de la imagen de un destino turístico, la afectiva y la cognitiva. Los resultados de este estudio extienden los de trabajos previos en el contexto online, al demostrar que el contenido generado por otros usuarios afecta a la imagen de un destino turístico. Este estudio también analiza los efectos mediadores de las dimensiones cognitivas y afectivas de la imagen de un destino sobre las intenciones de comportamiento. <![CDATA[<b>Fatores de sucesso na utilização de sistemas ERP para a competitividade da indústria hoteleira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ERP (Enterprise Resource Planning) systems emerged as a tool to automate and add efficiency to repetitive business processes, providing managers with a global vision and timely responses to the ongoing business operations, and at the same time solving information fragmentation and disintegration problems. These problems are felt in the hospitality industry just as much as in any other industry. Implementing an ERP system may imply deep modifications in structure, business processes and even the culture of an organization. Despite some drawbacks, the benefit of these kind of IT (Information Technology) systems are numerous and may bring important contributes to increase business competitiveness. In order to achieve the expected benefits there are some critical success factors that have to be closely looked at. The purpose of this paper (supported by a case study of a Portuguese group of companies) is to identify the major success factors when using this kind of systems in the hospitality industry, as well as factors that may obstruct organizations from being competitive. Another goal is to provide some recommendations for organizations of the same type.<hr/>Os Sistemas ERP surgiram como forma de automatizar e dar eficiência a processos organizacionais repetitivos, proporcionando aos gestores uma visão global e em tempo útil do estado das operações, resolvendo os problemas da desintegração e fragmentação da informação. O problema da fragmentação da informação é sentido nas organizações da indústria hoteleira, à semelhança do que acontece noutros sectores de atividade. A implementação de um Sistema ERP pode implicar profundas alterações nos processos, na estrutura e até na cultura de uma organização. Apesar de acarretar algumas dificuldades, os benefícios deste tipo de sistemas são numerosos e contribuem, por vezes de forma significativa, para a melhoria da competitividade do negócio. Para que se possam retirar os benefícios esperados na implementação de um Sistema ERP, existe um conjunto de fatores críticos que devem ser tidos em atenção. O objetivo deste artigo é, através de um estudo de caso aplicado a um grupo Português da indústria hoteleira, identificar os principais fatores de sucesso da utilização destes sistemas na referida indústria e, ao mesmo tempo, identificar os fatores inibidores da competitividade nas organizações desta indústria. Pretende-se ainda, desta forma, contribuir com algumas recomendações para entidades do tipo da do grupo hoteleiro estudado. <![CDATA[<b>Internacionalização de empresas de serviços</b>: <b>Um estudo de caso aplicado a um grupo hoteleiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The service sector has grown in importance in recent years mainly because it contributes towards economic growth and job creation in many countries. As yet, the services sector has been the subject of little research and few empirical studies, especially within the field of innovation. Moreover, the specific features of services make it difficult to study their internationalization, notably in tourism companies. The purpose of this study is twofold. Firstly, to present a literature review of internationalization in services and hospitality companies in particular. Secondly, to discuss a case study focusing on the largest Portuguese hospitality group (Pestana Group). This allows us to formulate hypotheses that support empirical study and make some important observations regarding service-oriented companies.<hr/>O setor dos serviços ganhou um peso significativo nos últimos anos e contribuiu para o crescimento económico e criação de emprego em muitos países. Contudo, ainda que nos últimos anos os estudos sobre o setor serviços tenham vindo a aumentar, este setor carece ainda de investigação, principalmente de estudos empíricos aplicados ao estudo da inovação e da internacionalização. Para além disso as características dos serviços, em particular no caso da hotelaria dificultam o estudo da internacionalização. Este artigo tem dois objetivos. Por um lado, apresenta uma revisão de literatura sobre internacionalização de serviços, com ênfase no caso da hotelaria. E, por outro lado, pretende discutir um estudo de caso aplicado ao maior grupo hoteleiro português (Grupo Pestana). Esta investigação permitiu a formulação de hipóteses que suportam o estudo empírico e apontou um conjunto de pistas relevantes sobre este assunto no caso das empresas hoteleiras. <![CDATA[<b>Indústria turística</b>: <b>a importância da taxa de câmbio efetiva real</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper aims to evaluate an econometric model of equilibrium for the Bulgarian foreign tourism industry. The main microeconomic assumptions of the model are the existence of identical consumers, identical composite tourism industry product and perfect market conditions. The real effective exchange rate (REER) is used as a proxy for the composite product price and other proxies are introduced for foreign income and domestic tourism industry capacity. The data is deseasonalised with a geometric mean and the Hodrick-Prescott filter. The TSLS method of estimation is applied to take into account the over-identified model. The estimation results are consistent with core microeconomic theory. The estimated model allows for price equilibrium convergence. Dropping the initial constraints allows for additional conclusions. The tourism industry can substantially gain from advertising, product diversification and diminished reliance on summer bookings. Given the important macroeconomic role of the tourism industry under the Currency Board regime and the potential for tourism industry vulnerability, the government could play an important role in promoting sustainable development in the tourism sector.<hr/>Este trabalho tem como objetivo avaliar um modelo econométrico de equilíbrio para a indústria do turismo estrangeiro búlgaro. As principais premissas microeconómicas do modelo são a existência de consumidores idênticos, idêntico produto turismo compósito e condições de mercado perfeitas. A taxa de câmbio efetiva real (TCER) é usada como uma proxy para produto composto preço e outras proxies são introduzidas para a rendimento externo e capacidade doméstica da indústria do turismo. Os dados são corregidos da sazonalidade, com uma média geométrica e o filtro de Hodrick - Prescott. O método TSLS de estimação é aplicado a ter em conta o modelo identificado. Os resultados da estimação são consistentes com a teoria microeconómica. O modelo estimado permite a convergência de equilíbrio de preços. Sem considerar as restrições iniciais, permite tirar conclusões adicionais. A indústria do turismo pode ganhar substancialmente através da promoção, da diversificação de produtos e da diminuição da dependência das reservas de verão. Dado o papel macroeconómico importante da indústria do turismo sob o regime do Gabinete de Câmbio e do potencial de vulnerabilidade da indústria do turismo, o governo poderia desempenhar um papel importante na promoção do desenvolvimento sustentável no sector do turismo. <![CDATA[<b>Desafios futuros para a competitividade da Bulgária como destino de turismo de montanha</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A re-examination of the concept of tourism reveals new dimensions and draws specialists’ attention to its multi-directional social influences. Tourism is one of the fastest growing industries in the global economy, fostering economic development worldwide. It is recognised that tourism must be developed and managed in a controlled, integrated and sustainable manner. With a joint effort, an attempt could be made to realise objectives like improvement of quality, competiveness and sustainability of tourism products offered regardless of the particular scale - national, regional, or international - by “pursuing” tourists’ needs. However, this paper is focused on the priority given to the tourism industry in the economic development of the Republic of Bulgaria in bid to position the country well on the international level of competitiveness. This necessitates research on the opportunities of tourism and the economy of Bulgaria to help attain the competitiveness within the context of sustainable development.<hr/>A reavaliação do conceito de turismo revela novas dimensões e chama a atenção de especialistas para as suas influências sociais multidirecionais. O turismo é uma das indústrias de mais rápido crescimento na economia global, promovendo o desenvolvimento económico mundial. Reconhece-se que o turismo deve ser desenvolvido e gerido de uma maneira integrada e sustentável controlada. Com um esforço conjunto, poderia ser feita uma tentativa para atingir objetivos como a melhoria da qualidade, da competitividade e da sustentabilidade dos produtos turísticos oferecidos, independentemente da escala - nacionais, regionais ou internacionais - de acordo com as necessidades dos turistas. No entanto, este trabalho está focado na prioridade dada à indústria do turismo no desenvolvimento económico da República da Bulgária na tentativa de posicionar bem o país a nível internacional em termos de competitividade. Isto exige pesquisa sobre as oportunidades do turismo e da economia da Bulgária de modo a conseguir competitividade no contexto do desenvolvimento sustentável. <![CDATA[<b>An aproach to the key success factors for heritage sites management</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El turismo cultural está basado en la gestión y explotación, entre otros, de los bienes catalogados como patrimonio cultural. La necesidad de obtener resultados positivos ha generado una preocupación creciente por identificar los factores clave de éxito. El principal objetivo de este trabajo ha sido la identificación de los mismos, para lo que se ha realizado una revisión bibliográfica. Entendemos que la gestión de estos bienes se debe abordar de la lógica de la mejora continua y una perspectiva empresarial, interdisciplinar y estratégica, teniendo en cuenta tanto los diferentes stakeholders -con especial atención al turista- como los condicionantes derivados de las restricciones presupuestarias, la innovación y la afluencia de público. Como principales resultados, hemos identificado los siguientes factores: (1) gestión integral de la calidad, (2) control económico-financiero, (3) segmentación de los visitantes, (4) naturaleza pública de los órganos gestores, (5) competencia, (6) situación económica global.<hr/>Cultural tourism is based on the management and operation of goods as cultural heritage. The need for positive outcomes has generated a growing emphasis on identifying key success factors. The main objective of this study was to identify these factors through a literature review. We understand that the management of cultural heritage assets should address the need for continuous improvement and an interdisciplinary and strategic business perspective, taking into account different stakeholders -with special attention given to tourists - as well as conditions resulting from budgetary constraints, innovation and volume of public visits. As important factors, we have identified the following: (1) integrated quality management, (2) financial-economic control, (3) visitor segmentation, (4) the public nature of management bodies, (5) competition, and (6) the global economic situation. <![CDATA[<b>(Des)Centralização da gestão pública do turismo brasileiro</b>: <b>análise da participação dos atores privados no Conselho Nacional de Turismo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a participação dos atores privados no processo de elaboração das políticas de turismo, a partir das intervenções realizadas no decorrer das reuniões do Conselho Nacional de Turismo, de 2003 a 2008. O estudo teve um corte seccional com perspectiva longitudinal e adotou o estudo de caso, permitindo aplicar a teoria de redes e o modelo de análise de redes sociais numa abordagem qualitativa. Através da pesquisa realizada, constatou-se que a participação dos conselheiros na formação da agenda governamental e na formulação da política nacional de turismo se dá simultaneamente, mas não simetricamente, pela atuação/intervenção destes nas reuniões e pela posse de recursos econômicos e organizacionais; e que embora o processo de elaboração dos Planos Nacionais de Turismo tenham sido resultado de uma complexa rede de atores públicos e privados, o Conselho Nacional do Turismo se caracteriza eminentemente como um conselho formado por maioria ativa de atores privados.<hr/>This study analyses the participation of private actors in the process of establishing tourism policy, through the discussions conducted during the National Tourism Council meetings from 2003 to 2008. The study was performed based on a cross sectional and longitudinal perspective, together with case study methodology, allowing the application of network theory and the social network analysis model in a qualitative approach. Throughout this research, it was found that the involvement of councillors in setting government agenda and in developing a National Tourism Policy takes place simultaneously, but not symmetrically. Councillors participate through their initiatives/discussions in meetings, as well as their possession of economic and organisational resources. In addition, although the process of establishing the National Tourism Plans has been the result of a complex network of public and private actors, the National Tourism Council is mostly functioning through the active participation of private actors. <![CDATA[<b>Bastidores da hotelaria</b>: <b>qualidade de vida no trabalho no setor de governança - camareiras dos hotéis de Foz do Iguaçu - PR - Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84582014000300026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os estudos da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) buscam verificar o bem-estar dos trabalhadores em seus postos de trabalho no decorrer diário de suas atividades laborais. De acordo com Walton (1973), a meta da QVT é propor uma organização mais humanizada, na qual o trabalho envolva, simultaneamente, relativo grau de responsabilidade, autonomia e nível do cargo, recebimento de recursos de Feedback sobre o desempenho, com tarefas adequadas, variedade, enriquecimento do trabalho e ênfase no desenvolvimento pessoal do indivíduo. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi avaliar a QVT dos colaboradores do setor de governança - camareiras - dos hotéis executivos filiados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH-PR no município de Foz do Iguaçu - PR. O método de pesquisa é exploratório e deu-se por meio da aplicação do instrumento de coletas de informações TQWL - 42 - Questionário e entrevistas em 6 hotéis do tipo executivo numa população de 51 camareiras. A análise estatística multivariada possibilitou uma leitura ora qualitativa, ora quantitativa do local de trabalho sob a óptica daqueles que o evidenciam diariamente. De modo geral, os trabalhadores estão razoavelmente satisfeitos com o ambiente de trabalho, porém essa característica pode ser também compreendida como necessidade de melhoria no ambiente e no convívio do trabalho. Na visão das camareiras o entendimento de que a qualidade na prestação de serviços dá-se pela condição humana em sua quase totalidade.<hr/>This study assesses the Quality of Life at Work (QLW) of employees of the housekeeping sector - chambermaids - in executive hotels that are members of the Brazilian Hotel Industry Association (ABIH-PR) in the municipality of Foz do Iguaçu, PR. The method used was exploratory research, through the use of the TQWL - 42 questionnaire and interviews conducted in six executive type hotels with a population of 51 maids. Multivariate statistical analysis enabled a qualitative and quantitative reading of the workplace from the point of view of those who experience it on a daily basis. In general, the workers are reasonably satisfied with their working environment, but these results could also be seen as a need for improvement in the working environment and relationships. In view of the maids’ understanding that quality of services is linked to the quality of life of workers, we found that the maids provide their organisations with a more human face.