Scielo RSS <![CDATA[Revista Crítica de Ciências Sociais]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-743520170001&lang=pt vol. num. 112 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Redução de riscos, direitos humanos e usos de drogas em contextos de lazer</b>: <b>tensões, potencialidades e aprendizagens a partir do Kosmicare Project (Portugal)</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper is organized into four parts of discussion. Firstly, we present the Portuguese decriminalization law and the central role of harm reduction within this framework. The second section discusses the mainstream meanings ascribed to the ‘HR double' mainly anchored in problematic drug uses. The third section highlights the need to take into account the specificities of recreational drug uses, users and environments. Thus, the paper highlights the experience of the Kosmicare Project at the Boom Festival, which combines principles of harm reduction, crisis intervention and Grof's approach. The fourth section draws upon the project's experience itself and in the idea of the normalization of drug uses to acknowledge and to discuss the potentialities, tensions and limitations of these contributions when it comes to analyzing and constructing a strong version of the ‘HR double'.<hr/>O presente texto está organizado em quatro secções de discussão. Em primeiro lugar, discute-se a lei portuguesa de descriminalização do uso de drogas e a sua função na abordagem da redução de riscos. A segunda parte discute os significados tipicamente atribuídos ao ‘HR double', geralmente ancorados em usos de drogas problemáticos. A terceira parte enfatiza a necessidade de tomar em linha de conta as especificidades dos usos de drogas em contextos de lazer, seus consumidores e ambientes. Assim, este trabalho privilegia a experiência do Projeto Kosmicare no Boom Festival, que combina princípios de redução de riscos, de intervenção em crise e da abordagem de Grof. A quarta secção é desenvolvida a partir do projeto em si e da ideia de normalização de usos de drogas, de modo a reconhecer e a discutir as potencialidades, tensões e limitações destas contribuições quando se trata de analisar e construir uma versão forte do ‘HR double'.<hr/>Le présent article est organisé en quatre sections de discussion. La première présente la loi portugaise de décriminalisation d'usage de drogues et son rôle central de réduction des risques dans ce cadre. La deuxième examine le sens généralement attribué à “double HR”, principalement ancré dans les usages de drogues problématiques. La troisième met l'accent sur la nécessité d'examiner les spécificités des drogues récréatives, ses utilisateurs et environnements. Ainsi, cet article se concentre sur l'expérience du “Kosmicare Project” au Boom Festival, qui combine les principes de réduction de risques, d'intervention de crises et de l'approche de Grof. La quatrième section s'appuie sur l'expérience du projet lui-même et sur l'idée de la normalisation de l'usage de drogues pour reconnaître et discuter les potentialités, tensions et limitations de ces contributions en matière d'analyse et de construction d'une version forte de “double HR”. <![CDATA[<b>A antropomorfização de animais não humanos na publicidade portuguesa</b>: <b>O caso de ‘A vaca que ri'</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na contemporaneidade, o contacto entre consumidores/as e animais não humanos explorados para consumo é essencialmente mediado por representações culturais, em particular a publicidade. Uma das fórmulas de representação publicitária de animais não humanos consiste na sua antropomorfização - estes surgem como personagens fictícias que, por princípio, têm como função alcançar uma boa continuidade promocional. Mediante a seleção de um estudo do caso publicitário ‘A vaca que ri', bem como uma definição e contextualização histórica do termo, este estudo tem como objetivo compreender os corolários da antropomorfização - quer para os animais não humanos explorados para consumo, quer para os/as consumidores/as.<hr/>In modern times, contact between consumers and non-human animals appearing on consumer products has essentially been mediated by cultural representations, namely advertising. One of the formulas for representing non-human animals consists of anthropomorphization - creating fictitious characters whose principal function is to achieve a desired level of continuity in advertising. Having selected the advertising case study of “The Laughing Cow” as well as a definition and historical contextualization of the term, this study will endeavor to understand the corollaries of anthropomorphization for both non-human animals appearing on consumer products and the consumers themselves.<hr/>Dans la contemporanéité, le contact entre consommateurs/trices et animaux non-humains exploités à des fins de consommation est essentiellement proposé par des représentations culturelles, en particulier la publicité. L'une des formules de représentation publicitaire d'animaux non-humains consiste en leur anthropomorphisation - ceux-ci apparaissent comme des personnages fictifs qui, par principe, ont pour fonction d'atteindre une bonne continuité promotionnelle. Par le truchement d'une étude du cas publicitaire ‘La vache qui rit', tout autant qu'à travers d'une définition et d'une contextualisation historique du terme, cette étude se propose de comprendre les corollaires de l'anthropomorphisation - que ce soit pour les animaux non-humains exploités ou les consommateurs/trices. <![CDATA[<b>Interseções entre o direito, a cultura e as humanidades</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ever more often, researchers and scholars endeavor to situate law in its social, political, historical and cultural contexts. At the same time, there is a need to invest law and the social sciences with new roles and resources. We thus propose to look for the many intersections of law, culture and the humanities by presenting four topical preoccupations: (1) interlegality in everyday life; (2) the synesthesia of law; (3) material socio-legal studies; and (4) interactive ecologies of knowledges and methodologies. This will constitute part one of the paper. Parts two and three will look at two particular and very recent interdisciplinary relationships: those between law and music and between law and food. We thus propose it would be appropriate to expose students, learners and practitioners of all kinds to the difference that an understanding of the links between law, culture and the humanities makes.<hr/>É cada vez mais frequente o esforço desenvolvido por investigadores e estudiosos no sentido de situar o direito nos respetivos contextos social, político, histórico e cultural. Verifica-se, simultaneamente, a necessidade de conferir ao direito e às ciências sociais novos papéis e recursos. Assim, propomos-nos ir em busca das muitas interseções entre o direito, a cultura e as humanidades, apresentando para tanto quatro grandes linhas de indagação: (1) a interlegalidade no quotidiano; (2) a sinestesia do direito; (3) os estudos sociojurídicos de natureza material; e (4) as ecologias interativas de saberes e metodologias. É essa a primeira parte do artigo. A segunda e a terceira partes debruçam-se sobre duas relações interdisciplinares concretas e bastante recentes: entre direito e música, e entre direito e comida. Nessa conformidade, avançamos a ideia de que será oportuno expor os alunos, formandos e os profissionais da área em geral à vantagem decorrente de uma compreensão das ligações existentes entre o direito, a cultura e as humanidades.<hr/>L'effort fourni par les chercheurs et les érudits dans le but de situer le droit dans leurs respectifs contextes social, politique, historique et culturel est de plus en plus notoire. Simultanément, il est donné de constater un besoin de conférer au droit et aux sciences sociales de nouveaux rôles et ressources. Dès lors, nous nous proposons de partir en quête des nombreuses intersections existant entre le droit, la culture et les sciences humaines, en présentant, pour ce faire, quatre grandes lignes de recherche: (1) l'interlégalité au quotidien; (2) la synesthésie du droit; (3) les études sociojuridiques de nature matérielle et (4) les écologies interactives de savoirs et de méthodologies. Il s'agit là de la première partie de l'article. La seconde et la troisième se penchent sur deux relations interdisciplinaires concrètes et assez récentes: entre droit et musique et entre droit et alimentation. C'est en vertu de ce qui précède que nous avançons l'idée qu'il serait opportun d'exposer les étudiants, les apprenants et les professionnels de ce domaine en général à l'avantage qui découle d'une bonne compréhension des liens existant entre le droit, la culture et les sciences humaines. <![CDATA[<b>Direito e argumento por um mundo culturalmente diversificado</b>: <b>como não comunicar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This paper reviews the role of discourse in law and public life and identifies threats to the polity from malicious forms of communication. In addition to its role in legal argument, communication is fundamental to public debate in the formation of laws and policies, and it constitutes the social and political fabric through the use of forms of address and recognition of others. This argument builds on aspects of discourse theory and feminist and other critiques of it that suggest that it applies to a narrow community of discourse, and so excludes other cultures. It takes a broad view of participants in public debate, which necessarily crosses national and cultural borders. Responsible communication demands that we argue in good faith, truthfully and coherently, and that we recognize our partners in discussion, both for who they are and for their place in a shared community. The paper argues that public discourse has sunk to dangerous levels in the present century, citing examples of bad faith, provocation and insult from Australian prime ministers (2002, 2015) and presidential candidates in France (2005) and the United States (2016). It concludes that lying, incoherence, self-contradiction, insult and injury fall outside the bounds of public discourse. Rapid communicative intervention is needed to identify each of these malicious forms of communication as a betrayal of the civic public, before it provokes the next vicious response.<hr/>O presente artigo faz uma revisão do papel do discurso no direito e na vida pública e identifica ameaças que surgem na política, resultantes de formas de comunicação maliciosas. Para além do papel que assume na argumentação legal, a comunicação é fundamental para o debate público na criação de leis e políticas, constituindo ainda o tecido social e político através da utilização de formas de tratamento e de reconhecimento dos outros. Este argumento baseia-se em aspetos da teoria do discurso, da teoria feminista e de outras críticas que sugerem que se aplica a uma comunidade restrita de discurso, excluindo outras culturas. Assume uma perspetiva alargada de participantes no debate público, que necessariamente ultrapassa fronteiras nacionais e culturais. Uma comunicação responsável exige que se argumente de boa-fé, com verdade e coerência, e que se reconheçam os intervenientes na discussão, tanto por aquilo que são, como pelo papel que detêm numa comunidade partilhada. O artigo argumenta que o discurso público desceu a níveis perigosos neste século, citando exemplos de má-fé, provocação e insulto por parte de primeiros-ministros australianos (2002, 2015) e candidatos presidenciais na França (2005) e nos Estados Unidos (2016). Conclui defendendo que a mentira, a incoerência, a contradição, o insulto e a injúria se situam fora dos limites do discurso público. É necessária uma intervenção rápida ao nível da comunicação, que identifique cada uma destas formas de comunicação maliciosa como uma traição do público cívico, antes que se desencadeie a próxima reação maliciosa.<hr/>Cet article passe en revue le rôle du discours dans le droit et dans la vie publique et identifie des menaces qui apparaissent en politique à partir de formes de communication malveillantes. En plus de son rôle dans l'argument juridique, la communication est fondamentale pour le débat public dans la formation des lois et des politiques, et elle constitue le tissu social et politique à travers l'utilisation de formes d'adresse et de reconnaissance d'autrui. Cet argument s'appuie sur des aspects de la théorie du discours, de la théorie féministe et d'autres critiques suggérant qu'il s'applique à une étroite communauté de discours, ce qui exclut d'autres cultures. Il assume une vision élargie des participants au débat public, qui traverse nécessairement les frontières nationales et culturelles. La communication responsable exige de nous une discussion de bonne foi, véridique et cohérente, et que nous reconnaissions nos partenaires en discussion, tant pour ce qu'ils sont, que pour leur place dans une communauté partagée. L'article fait valoir que le discours public a atteint des niveaux dangereux au cours du siècle présent, en citant des exemples de mauvaise foi, de provocation et d'insulte de la part de premiers ministres australiens (2002, 2015) et de candidats présidentiels en France (2005) et aux États-Unis (2016). Il conclut que le mensonge, l'incohérence, l'auto-contradiction, l'insulte et la blessure sont hors limites du discours public. Une intervention communicative rapide est nécessaire pour identifier chacune de ces formes de communication malveillante comme une trahison du public civique, avant qu'elle ne provoque la prochaine réponse vicieuse. <![CDATA[<b>A importância do direito romano</b>: <b>um olhar sobre o seu papel e as suas ideologias</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The paper examines legal historians' discourses concerning the interpretation of Roman legal sources. It does so by analysing two examples of scholarly debates: one on the use of Roman law as an atemporal legal doctrine, and one in which Roman law appears as a historical manifestation of natural law. The focus is on the different uses of the concept of ‘ideology' and the possible roles of Roman law in legal education. It is argued that the concept of identity can meaningfully contribute to our understanding of these debates as well as to the study of Roman law in general.<hr/>O artigo examina o discurso de historiadores do direito sobre as fontes jurídicas romanas. Para tal, analisa dois exemplos de debates académicos: um relativo ao uso do direito romano enquanto doutrina jurídica intemporal e outro no qual o direito romano surge como uma manifestação histórica do direito natural. O texto concentra-se nos diferentes usos do conceito de ‘ideologia' e nos papéis possíveis do direito romano para o ensino do direito. Defende que o conceito de identidade pode contribuir de forma significativa para o entendimento que temos sobre estes debates, bem como para o estudo do direito romano em geral.<hr/>L'article examine les discours des historiens juridiques concernant l'interprétation des sources juridiques romaines. Il le fait en analysant deux exemples de débats académiques: l'un sur l'utilisation du droit romain comme une doctrine juridique atemporelle, et un autre dans lequel le droit romain apparaît comme une manifestation historique du droit naturel. L'accent est mis sur les différentes utilisations du concept d'idéologie et les rôles possibles du droit romain dans l'éducation juridique. On prétend que la notion d'identité peut contribuer de façon significative à la compréhension de ces débats ainsi qu'à l'étude du droit romain en général. <![CDATA[<b>Compreender a ténue ligação entre a filmagem e a transmissão numa sala de audiências</b>: <b>Considerações sobre o caso francês</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Filming and transmitting hearings on the one hand, and conducting them by videoconferencing on the other, are generally addressed through different issues and analytical lenses. In this paper we have used the French experience to show that, in fact, the two activities have some features in common. We have tried to highlight the real but discreet empirical connections between them in France and to underscore a few convergent issues with regard to the concept of a trial and the various conceptions of both presence at and participation in a hearing, as well as of publicness.<hr/>A filmagem e transmissão de audiências, por um lado, e por outro lado a realização destas por videoconferência são fenómenos que, de um modo geral, têm vindo a ser abordados com base em perspetivas analíticas distintas. O presente artigo visa servir-se da experiência francesa para demonstrar que, em verdade, ambos apresentam caraterísticas comuns. Procuramos, assim, pôr em evidência as ligações empíricas efetivas, ainda que discretas, verificadas no caso francês, bem como sublinhar algumas problemáticas suscitadas, quer pela própria ideia de audiência, quer pelas diferentes conceções daquilo que é estar presente e participar numa audiência e conferir-lhe caráter público.<hr/>Filmer et retransmettre des audiences d'une part et les réaliser par visioconférence d'autre part sont, en général, abordés à travers des prismes analytiques séparés. À partir du cas français, cet article s'attache à démontrer que les deux activités présentent des caractéristique communes. Nous prétendons ainsi mettre en lumière les liens, réels bien que discrets, que ces deux activités entretiennent empiriquement en France. Nous mettons aussi en évidence quelques problématiques convergentes, autour de la notion d'audience d'abord, et des différentes conceptions de la présence, de la participation à l'audience et de la publicité de celle-ci, ensuite. <![CDATA[<b><i>Diritto d'amore</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-74352017000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Filming and transmitting hearings on the one hand, and conducting them by videoconferencing on the other, are generally addressed through different issues and analytical lenses. In this paper we have used the French experience to show that, in fact, the two activities have some features in common. We have tried to highlight the real but discreet empirical connections between them in France and to underscore a few convergent issues with regard to the concept of a trial and the various conceptions of both presence at and participation in a hearing, as well as of publicness.<hr/>A filmagem e transmissão de audiências, por um lado, e por outro lado a realização destas por videoconferência são fenómenos que, de um modo geral, têm vindo a ser abordados com base em perspetivas analíticas distintas. O presente artigo visa servir-se da experiência francesa para demonstrar que, em verdade, ambos apresentam caraterísticas comuns. Procuramos, assim, pôr em evidência as ligações empíricas efetivas, ainda que discretas, verificadas no caso francês, bem como sublinhar algumas problemáticas suscitadas, quer pela própria ideia de audiência, quer pelas diferentes conceções daquilo que é estar presente e participar numa audiência e conferir-lhe caráter público.<hr/>Filmer et retransmettre des audiences d'une part et les réaliser par visioconférence d'autre part sont, en général, abordés à travers des prismes analytiques séparés. À partir du cas français, cet article s'attache à démontrer que les deux activités présentent des caractéristique communes. Nous prétendons ainsi mettre en lumière les liens, réels bien que discrets, que ces deux activités entretiennent empiriquement en France. Nous mettons aussi en évidence quelques problématiques convergentes, autour de la notion d'audience d'abord, et des différentes conceptions de la présence, de la participation à l'audience et de la publicité de celle-ci, ensuite.