Scielo RSS <![CDATA[Da Investigação às Práticas]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=2182-137220160001&lang=pt vol. 6 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>O direito das crianças a participar</b>: <b>desafios nas interações do quotidiano</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretende-se ilustrar o modo como o direito das crianças à participação se evidencia em documentos legais em vigor no domínio da educação da primeira infância na Noruega. Questões relativas às opiniões das crianças, à sua compreensão dos conceitos de democracia e de jogo, que influenciam a forma como esse direito é vivido nas práticas da infância, são tomadas como ponto de partida para discutir possíveis armadilhas. Com base na análise de um estudo qualitativo em profundidade em dois jardins de infância noruegueses (crianças entre 3-6 anos), são apresentados esses dois exemplos para discutir a participação das crianças, que inclua mais do que escolhas de rotinas individualistas. O artigo remata com um olhar crítico sobre conceptualizações utilizadas nas práticas com crianças, quer em contexto de jardim de infância, quer em contexto de investigação, argumentando-se no sentido de justificar a necessidade de autorreflexão crítica entre os pesquisadores da área.<hr/>The article starts by illustrating how children’s right to participation comes to the fore in legal documents regulating the field of early childhood education in Norway. Issues regarding the views of children, understanding of democracy and of play, which influence how this right is realised in early childhood practice, are taken as a point of departure to discuss possible pitfalls. Based on analyses from an in-depth qualitative study in two Norwegian kindergartens (children aged three to six), two examples are presented to argue an understanding of children’s participation which include more than individualistic choice routines. The article is rounded off by taking a critical look at conceptualisations used in early childhood practice and research, arguing that there is a need for critical self- reflection amongst researchers in the field.<hr/>Cet article commence par une illustration de la façon dont le droit à la participation des enfants se manifeste dans les textes officiels relatifs à l’éducation de la petite enfance en Norvège. Des questions telles que les points de vue des enfants, la compréhension de la démocratie et du jeu, qui influent sur la manière dont ce droit est mis en oeuvre dans la pratique avec de jeunes enfants, constituent le point de départ d’une discussion sur les pièges possibles. Basés sur des analyses issues d’une étude qualititive appronfondie, menée dans deux jardins d’enfants norvégiens (enfants âgés de trois à six ans), deux exemples sont présentés pour argumenter une vision de la participation des enfants qui va plus loin que des routines portant sur des choix individuels. Cet article se termine par un regard critique sur les conceptualisations utilisées dans la recherche et la pratique dans le champ de la petite enfance, et la nécessité d’une auto-réflexion critique entre les chercheurs dans ce champ. <![CDATA[<b>Pedagogia da Infância</b>: <b>interlocuções disciplinares na pesquisa em Educação</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo situar interlocuções disciplinares na busca de caminhos para a delimitação de uma área específica da pesquisa em Educação no Brasil, a qual se denomina de Pedagogia da Infância ou da Educação Infantil (Rocha, 1999). Inicialmente e de forma sintética, são recuperados elementos conceituais presentes em publicações e pesquisas para, em seguida, apresentar uma revisão do percurso e das construções teóricas já realizadas, as quais afirmam a necessidade de consolidação de um diálogo disciplinar para o estudo da educação infantil, sobretudo a partir dos estudos sociais da infância. Posteriormente, o artigo apresenta alguns exercícios de possibilidades dessas interlocuções, em particular, tomando o estudo de Buss-Simão (2012) acerca das relações sociais no âmbito do contexto educativo para a pequena infância. Por fim, concluímos com a indicação de perspectivas e demandas de aprofundamentos relativas aos processos de socialização e à constituição da experiência das crianças na educação infantil.<hr/>This paper seeks to situate disciplinary dialogues on finding ways for the delineating a specific area of research in Education in Brazil, otherwise known as Pedagogy of Childhood or Pedagogy of Early Childhood Education (Rocha, 1999). Initially, conceptual elements present in publications and research are concisely recovered in order to present a review on the pathways and theoretical constructs already dealt with, which claim for the need of consolidating a disciplinary dialogue for the study of early childhood education, especially from social studies of childhood. Moreover, the paper presents some exercises on the possibilities of these dialogues, taking in particular the study of Buss-Simão (2012) as a reference, for dealing with the social relations in educational settings for early infancy. Finally, the study indicates some perspectives, and warrants the in-depth search for socialization processes and the establishment of infant experience in early childhood education.<hr/>Cet article vise à situer les dialogues disciplinaires afin de trouver des moyens pour la délimitation d´une zone spécifique dans la recherche en Éducation au Brésil, qui est appelée Pédagogie de l'Enfance ou Pédagogie de l´Éducation Infantile (Rocha, 1999). D'abord, et d'une façon assez synthétique, ce sont repérés des éléments conceptuels présents dans des publications et des recherches, afin de présenter une mise à jour de l'itinéraire et des constructions théoriques déjà réalisées, lesquelles affirment la nécessité de consolidation d'un dialogue disciplinaire pour l'étude de l'éducation infantile, surtout à partir des études sociales de l'enfance. Par la suite, l'article présente des exercices de possibilités de ces dialogues, prenant en particulier l'étude Buss-Simão (2012) sur les relations sociales dans le contexte éducatif de la petite enfance. Enfin, nous avons conclu en montrant les perspectives et les demandes d'approfondissements concernant aux processus de socialisation et à la mise en place de l'expérience des enfants dans l'éducation infantile. <![CDATA[<b>Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?</b>: <b>Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família.<hr/>The present text pretends to show how necessary it becomes to study the experience of children, their conceptions and their images, in order to understand the different social phenomena that affect them. The great social changes that have been happening again and again in the family, especially in the last decades, brought to the author the need to understand the social importance of childhood at home, analyzed from what children say. Starting from the childhood sociology assumptions, it was considered that children are competent social performers, and as such should be taken into account in the process of knowledge production of their world. This article aims to show the representations of a group of children in the kindergarten about the place they have as children, within their families.<hr/>Dans le texte qui suit, nous voulons montrer combien il est nécessaire d’approfondir la connaissance sur les expériences vécues par les enfants, leurs conceptions/représentations et leurs images, afin de mieux comprendre les phénomènes sociaux de différentes natures qui les impliquent. Les grandes transformations sociales qui se succèdent de plus en plus àl’intérieur des familles, surtout depuis les dernières décennies, ont créé chezl’auteur le besoin de comprendre la valeur actuellement attribuée à l’enfance, dans l’espace domestique, et cela à partir des voix des enfants eux-mêmes. Souscrivant les présupposés de la Sociologie de l’Enfance, nous sommes parties de la notion que les enfants sont, eux aussi, des acteurs sociaux compétents et, comme tels, doivent être aussi considérés dans le processus de production de connaissance sur leurs mondes de vie. Cet article a pour but de lever le voile sur les représentations d’un groupe d’enfants, en contexte de maternelle, plus particulièrement, sur la place qui leur est réservée, en tant que jeunes enfants, à l’intérieur de la famille. <![CDATA[<b>A Educação Infantil <i>com </i>a Participação das Crianças: algumas reflexões</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pensar a participação das crianças na educação infantil foi o mote que impulsionou essa pesquisa nos Estudos da Criança na Sociologia da Infância com o objetivo de contribuir para a consolidação da Pedagogia da Infância balizada num projeto emancipatório. Neste artigo, o recorte eleito tratará do encontro entre a Pedagogia da Infância e a Sociologia da Infância, da democracia e participação das crianças na educação infantil e, do corpo e afetos como elementos das formas de participar das crianças. Depreende-se o quanto é fulcral balizarmos uma educação a partir de uma concepção de criança como ator social e a imprescindibilidade de considerarmos seu ponto de vista expressado por diferentes canais comunicacionais, dentre eles o corpo e afetos, na organização e efetivação das práticas pedagógicas cotidianas.<hr/>Think children's participation in early childhood education was the motto that propelled this research in the Studies of Child on the Sociology of Childhood studies in order to contribute to the consolidation of Pedagogy of Childhood based on a emancipatory project. In this article, the cut-elect will address the meeting between the Pedagogy of Childhood and the Sociology of Childhood, democracy and participation of children in early childhood education, and the body and emotions as elements of the forms of participate of children. It appeared just how central based an education from a child's conception as a social actor and the indispensability to consider their point of view expressed by different communication channels, among them the body and affects, in the organization and execution of daily teaching practices.<hr/>Pensez la participation des enfants à l'éducation de la petite enfance était la devise qui a propulsé cette recherche nous Les études de l'enfant en Sociologie de l'enfance afin de contribuer à la consolidation de Pédagogie de la Enfance basé sur un projet émancipateur. Dans cet article, la coupe élu abordera la rencontre entre Pédagogie de la Enfance et de la Sociologie de I ‘enfance, de la démocratie et de la participation des enfants à l'éducation de la petite enfance, et le corps et les émotions comme des éléments des formes de participe des enfants. Il est apparu à quel basé centrale une éducation de la conception de l'enfant comme un acteur social et le caractère indispensable de considérer leur point de vue exprimé par différents canaux de communication, parmi eux le corps et affecte, dans l'organisation et l'exécution des pratiques pédagogiques quotidiennes. <![CDATA[<b>A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental</b>: <b>Implicações para a constituição da infância</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A alteração na definição da idade de ingresso no ensino fundamental de 7 para 6 anos pela Lei nº 11.114 de 2006 no Brasil tem suscitado debates nos campos da educação e do sistema de justiça sobre a data limite de ingresso. Este artigo tem como objetivo apresentar o cenário da implantação do corte etário para o ingresso no ensino fundamental, bem como problematizar a entrada precoce da criança nesta etapa da educação básica, buscando analisar as implicações do ingresso das crianças pequenas no ensino fundamental na limitação do seu direito educacional e para a constituição da infância. O acesso a cada uma das etapas da educação básica pressupõe uma faixa etária adequada e seu ingresso deve ocorrer tendo com referência a idade estabelecida e não laudos psicológicos e/ou pedagógicos que atestem a capacidade de cada criança, o que revela certa concepção de criança, infância e processos educativos.<hr/>The change on the definition of the enrollment age in elementary school from 7 to 6 years old by Law No. 11,114, 2006 has sparked debates in the fields of education and justice system around the limit date of enrollment. This article aims to present the implementation scenario of the age limit for enrollment into elementary school, as well as discuss the early entry of the child at this stage of basic education, trying to analyze the implication of small children entry into elementary school on the limitation of their educational rights and for childhood constitution. The access to each stage of basic education assumes appropriate age-groups and the children enrollment has to be done in reference to the established age and not psychological and/or pedagogical reports that attest small child’s capacities, which reveals a certain concept of child, childhood and educational processes.<hr/>La redéfinition de 7 à 6 ans de l’âge d’entrée dans l’enseignement primaire, par la Loi nº 11.114 de 2006, a provoqué de nombreux débats dans les domaines de l’éducation et du système judiciaire en ce qui concerne la date limite de l’entrée. Cet article a pour but de présenter le contexte de la mise en place du changement d’âge en vue de l’entrée dans l’enseignement primaire, mais aussi de problématiser l’entrée précoce de l’enfant dans cette étape de l’éducation de base, en cherchant à analyser l’implication de l’entrée des petits enfants dans l’enseignement primaire comme étant un mécanisme de limitation de leur droit à l’éducation, et les implications sur la constitution de l’enfance. L’accès à chacune des étapes de l’éducation de base présuppose un âge et l’entrée doit avoir lieu en gardant comme référence l’âge établi et non pas des rapports psychologiques et/ou pédagogiques qui attestent la capacité de chaque enfant, ce qui révèle une certaine conception de l’enfant, de l’enfance et des processus éducatifs. <![CDATA[<b>Os crescidos vão para o colo dos crescidos …é só os crescidos!</b>: <b>Direitos de Participação das Crianças em Centros de Acolhimento Temporário</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo parte da questão “quais as vivências e a participação das crianças pequenas e quais as representações sociais dos adultos e crianças relativamente às crianças pequenas?”, em contexto de Centro de Acolhimento Temporário (CAT). Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, nomeadamente com uma natureza etnográfica, em que se procurou colocar em diálogo duas áreas de conhecimento: a educação de infância e a sociologia da infância. As técnicas de investigação utilizadas foram as entrevistas-conversa, com as crianças mais crescidas; o questionário e o focus group, com os adultos; e a observação, com os bebés. Conclui-se que os bebés (0 aos 2 anos) que se encontram em dois CAT parecem permanecer realmente numa invisibilidade social, não lhes sendo totalmente garantido o direito à participação. Isto deve-se ao facto de não existir um modelo pedagógico (participativo) praticado neste contexto com estas crianças e permanecerem representações e imagens sobre as crianças assentes numa perspetiva de passividade, incompetência e incapacidade.<hr/>This article started from the question «What are the little children’s experiences and participation and what are the social representations of adults and children regarding little children? », in Temporary Foster Homes (TFH). This research is of a qualitative nature and, in fact, adopts an ethnographic nature. It tries to create a dialogue between two fields of knowledge: childcare and sociology of childhood. The research methodologies used were interviews for the oldest children; quizzes and focus groups for the adults; and, mainly, observation for the babies. With this research we can conclude that babies (from 0 to 2 years old) that live in two TFH located in the district of Lisbon seem to remain in their social invisibility, without being granted any right to participation. This is due to the fact that there isn’t a pedagogic (participatory) model in practice in this context with these children and that the representations and children’s image is still based on perspective declaring it as a passive, incompetent and unable being.<hr/>Cet article part de la question «Quelles sont les expériences et la participation des jeunes enfants et quelles sont les représentations sociales des jeunes enfants chez les adultes et les enfants?» dans le contexte d'établissements d’accueil temporaire. Il s’agit d’une recherche qualitative, plus précisément de nature ethnographique, où nous avons essayé de faire dialoguer deux domaines de connaissance: l'éducation de l'enfance et la sociologie de l'enfance. Nous avons utilisé les techniques de recherche suivantes : des interviews, des entretiens avec les enfants plus âgés; un questionnaire et des groupes de discussion avec les adultes et l'observation avec les bébés. Nous concluons que les nourrissons (0 à 2 ans) rencontrés dans deux établissements d’accueil semblent véritablement demeurer une invisibilité sociale et leurs droits de participation ne sont pas pleinement garantis. Ceci du fait qu'il n’existe pas de modèle pédagogique (participatif) pratiqué dans ce contexte avec ces enfants et que les représentations et les images d'enfants restent basées sur une perspective de passivité, incompétence et incapacité. <![CDATA[<b>O recreio no Jardim de Infância</b>: <b>espaço e tempo para construção de culturas da Infância</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O recreio no jardim-de-infância é um dos poucos espaços que resta para que as crianças se encontrem e façam aquilo em que verdadeiramente são especialistas: brincar! Este deve ser um espaço e um tempo valorizados, pois é aí que este grupo constrói as culturas que o identificam e o distinguem como grupo geracional, distinto dos demais. Esta construção de culturas faz-se através das interações inerentes ao ato de brincar. Nesta sociedade globalizada, a competição e o sucesso académico fazem parte cada vez mais cedo da vida das crianças. Assim, é importante devolver-lhes estes espaços e tempos que lhes permitam brincar e jogar, uma vez que estas ações se assumem como indispensáveis para o seu bem-estar e para o desenvolvimento saudável das suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.<hr/>The kindergarten playground is one of few remaining places where kids can find themselves and do what they are truly experts at: playing! This must be a valorized space and time because there is where this group creates the cultures that identify and distinguishes itself as a generational group, apart from the rest. This culture building is made through play inherent interactions. In this globalized society competition and academic success are part of kid’s lives. That’s why it’s important to understand and give them back space-time that allows them to play, once these actions are indispensable for their well-being and the healthy development of their physical, cognitive, emotional and social skills.<hr/>L'aire de jeux dans le jardin de l'enfance est ’un des rares espaces laissés pour les enfants se rencontrent et font ce qu'ils sont vraiment des experts : jouer! Cela devrait être un espace et un temps évalué parce que ce où ce groupe construit des cultures qui identifie et distingue en tant que groupe générationnel distincte de trop. Ce bâtiment cultures est à travers les interactions inhérentes à l'acte de jouer. Dans cette compétition de la société mondialisée et la réussite scolaire font partie de chaque un âge plus précoce de la vie des enfants. Ainsi, il est important de comprendre et retour leur espace et temps pour leur permettre de jouer, que ces actions sont pris comme essentielle à leur bien-être et le développement compétences en bonne santé physique, cognitif, émotionnel et social.