Scielo RSS <![CDATA[Revista :Estúdio]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-615820180003&lang=pt vol. 9 num. 23 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A Arte e as palavras escondidas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Às vezes as palavras podem ser escondidas antes de ser ditas, cabendo ao artista, ou ao poeta, a capacidade de as revelar. São coisas difíceis, pois tratam-se de coisas de difícil acesso, apenas franqueadas pelos poetas e artistas. E estes artistas, convocados por outros artistas, se anunciam vivos pelo olhar da afinidade, pela convergência para lá do visível, pela cumplicidade assinalada. Assim se reunem os artigos deste número da revista Estúdio 23.<hr/>Sometimes words can be hidden before they are spoken, and the artist or poet has the ability to reveal them. They are difficult things, because they are difficult to access, only they are franked by poets and artists. Thus these artists, summoned by other artists, announce themselves alive by the look of affinity, by the convergence beyond the visible, by the close complicity. This is how the articles in this issue of Estudio 23 come together. <![CDATA[<b>Natureza e Linguagem, Grafia e Organicidade</b>: <b>um estudo crítico sobre a Série Plantas de Sylvia Furegatti</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Série Plantas, iniciada em 2006 pela artista brasileira Sylvia Furegatti, vem reconhecendo desdobramentos através de instigante produção de objetos, instalações, intervenções e livros de artista que expandem a razão criativa original - derivada em novas demandas artísticas. Prioritariamente: a relações contemporâneas entre natureza e linguagem e os trânsitos entre grafia e organicidade. Assim, a artista conecta-se com a tradição da ilustração científica e a inovação da bioarte.<hr/>The Plants Series, begun in 2006 by the Brazilian artist Sylvia Furegatti, has been acknowledging unfolding through the instigating production of objects, installations, interventions and artist's books that expand the original creative reason - derived from new artistic demands. Priority: the relations contemporary between nature and language and the transits between spelling and organicity. Therefore, the artist connects herself with the tradition of scientific illustration and the innovation of bioart. <![CDATA[<b>Jonathas de Andrade</b>: <b>a tensão crítica entre a palavra e a imagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A arte, de forma intencional ou não, tem uma dimensão social. Os projetos de Jonathas de Andrade o colocam em contato direto com zonas de desconforto cotidiano e ao ser confrontado, se vê em xeque, tendo que rever a sua própria perspectiva. O objetivo deste texto é dar a conhecer o diálogo que Andrade estabelece - através do contato com mulheres analbafetas -, com o método de alfabetização para adultos desenvolvido por Paulo Freire; recriando novos cartazes, o artista relaciona novas palavras e imagens, estabelecendo uma simbiose temporal.<hr/>Art, intentional or otherwise, has a social dimension. The projects of Jonathan de Andrade put you in direct contact with areas of daily discomfort and when being confronted, you see in check, having to revise your own perspective. The purpose of this text is to make known the dialogue that Andrade establishes - through contact with women without studies -, With the adult literacy method developed by Paulo Freire; recreating new posters, the artist relates new words and images, establishing a temporal symbiosis. <![CDATA[<b>Ana Riaño</b>: <b>Social Media and Post-Internet Art</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo deja constancia del impacto de las redes sociales en el arte, como objeto de interés y análisis, teniendo en cuenta el contexto de hiperconexión global en el que se encuentra la sociedad actual. Paralelamente, dicho tema de estudio se presenta a través de la obra pictórica -en soportes tradicionalesde la artista española Ana Riaño, que recrea perfiles reales o imaginados de diferentes agentes del arte contemporáneo internacional en estas plataformas. De este modo, se subraya -una vez másel papel del artista como retratista del espíritu de su época.<hr/>This article puts on record the impact of social media on art, as an object of interest and analysis, taking into account the context of global hyperconnection in which today's society is located. In parallel, this subject of study is presented through the pictorial work - in traditional media- by the Spanish artist Ana Riaño, who recreates real or imagined profiles of different international contemporary art players on these network platforms. In this way, the role of the artist as a portraitist of the spirit of his/her time is emphasised once again. <![CDATA[<b>João Paulo Queiroz</b>: <b>a imagem de uma imagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo debruça-se sobre o projecto de trabalho de João Paulo Queiroz onde a observação directa, o seu registo pelo desenho e a fotografia como documento desse desenho feito no contexto e lado a lado com o modelo que o originou, permite pensar a imagem e a sua vocação no âmbito das representações.<hr/>This article is about the work in progress by the artist João Paulo Queiroz and concerns the direct observation of a particular place, its registration throughout painted drawings which are photographed side by side with the observed model, the nature, in context, thus allowed us to think about the images generated by artistic representation. <![CDATA[<b>The lonely spectator</b>: <b>the metaphysical object of Begoña García-Alén</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este artículo es acercarse a la obra gráfica de Begoña GarcíaAlén explorándola desde una perspectiva formal y poética. Para ello se hará una reflexión sobre su último libro publicado "Nuevas Estructuras", un cómic que opera enlos límites del propio medio poetizando sobre el proceso creativo. Los recursos de la autora se estudiarán desde un punto de vista comparado con otras materias como pintura, cine y escultura. Así será posible un estudio desde un punto de vista académico un medio que siempre ha estado al margen: el cómic.<hr/>The objective of this article is approach the graphic work of Begoña García-Alén exploring it from a formal and poetic perspective. For that, we'll make areflection about his latest book published "Nuevas Estructuras", a comic that explores the limits of the medium itself speaking about the creative process. The author's mothods will be analyze in a discourse compared to other subjects as painting, cinema and sculpture. So it will be possible to do an study from an academic point of view of a medium that has always been on the sidelines: the comic. <![CDATA[<b>'O espectador fotógrafo</b>: <b>Zénon Piéters' e o livro como espaço para as imagens de Patricia Franca-Huchet</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt "O espectador fotógrafo: Zénon Piéters" (2011) é imagem, livro e obra de Patricia Franca-Huchet, artista e pesquisadora brasileira, cujo trabalho com as imagens da fotografia e da literatura envolvem escrita, montagem e ficção. Este espaço para as imagens se porta como um dispositivo de subjetivação visual, tátil e intelectual, por excelência relacional. Busca-se saber como o artista, por meio de seu trabalho poético, instiga um debate em torno da imagem e do tempo ao partilhar pensamento e imagem, conduzido por uma singular discursividade na arte.<hr/>"The viewer photographer: Zénon Piéters" (2011) is abook of the artist and researcher Patricia Franca-Huchet, whose work with the photography and literature images involve writing, editing and fiction of ordination fragments. This editing it behaves like a subjectivation device for excellence visual and tactile, relational and intellectual. In this space for images, it is important to know how the artist, through his poetic work, instigates a debate around the image and discursiveness in art, sharing thought and image. <![CDATA[<b>Construções imagéticas em Odires Mlászho</b>: <b>um percurso gráfico de formalizações diante da fotografia construída</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Odires Mlászho (José Odires Micoski), artista plástico brasileiro tem construído seu percurso poético sobre uma série de procedimentos relacionados com imagens fotográficas e colagens, desenvolvendo um interessante percurso expressivo. Seu percurso poético utiliza apropriações de imagens fotográficas de livros, periódicos e álbuns utilizando-as no seu repertório. Produz um trabalho substancial no âmbito visual, sendo um artista reconhecido e premiado no Brasil.<hr/>Odires Mlászho (José Odires Micoski), Brazilian artist has built his poetic course on a series of procedures related to photographic images and collages, developing an interesting expressive course. His poetic journey uses appropriations of photographic images of books, periodicals and albums using them in his repertoire. He produces substantial work in the visual field being an artist recognized and awarded in Brazil. <![CDATA[<b>Gesture, light and ecological pedagogy in Martínez-Tormo work</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El artista español Hugo MartínezTormo desarrolla una obra comprometida, empleando técnicas propias del Arte Electrónico y fundamentadas en la luz. En su propuesta dialogan la ecología y la tecnología, haciéndonos repensar relaciones que superan términos disociados. Objetos artificiales, hallados en medios naturales, nos replantean la dicotomía entre lo artefactual y el ecologismo que defienda un proyecto social sostenible. En la luz y la vibración reúne su alegoría sobre lo aniquilado o contaminado. En su contribución pedagógica integra un lenguaje estético que se valida en el potencial de la materia física empleada.<hr/>The Spanish artist Hugo MartínezTormo develops an awkward work, using own technologies of the Art Electronic and which based on the light. In his offer they compose in a dialogue the ecology and the technology, making us rethink relations that overcome separated terms. Artificial objects found in natural means, us restate the dichotomy between the appliance and the environmentalism that defends a social sustainable project. In the light and the vibration, he assembles his allegory on the annihilated or contaminated. In his pedagogic contribution it integrates an aesthetic language that is validated in the potential of the physical used matter. <![CDATA[<b>Apropriação e simulacro como estratégia de legitimação artística, um caso de estudo</b>: <b>Sandra Gamarra</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta o modo como dois processos moralmente questionáveis, a apropriação e o simulacro, têm sido utilizado por artistas como base para os seus projetos autorais e, sobretudo, como estratégia de legitimação artística. Além de fazer um enquadramento dos temas no contexto artístico, procura por em evidência o seu recurso em autores recentes, destacando um caso de estudo sobre a autora peruana Sandra Gamarra (1972). Procura-se fazer uma reflexão sobre como o recurso a estes processos é validado e legitimado, no âmbito da difusão artística, e de que modo definições como autor, autoria, criação e originalidade se sustentam.<hr/>The article presents the way in which two morally questionable processes, the appropriation and the simulacrum, have been used by artists as abasis for their projects and, above all, as a strategy for artistic legitimation. In addition to making a framework of the themes in the artistic context, seeks to highlight its increasing use in recent authors, emphasizing a case study on the Peruvian author Sandra Gamarra(1972). It seeks to reflect on how the use of these processes is validated and legitimized in the context of artistic diffusion, and how definitions such as author, authorship, creation and originality are sustained. <![CDATA[<b>Relations Between Body And Space</b>: <b>building Dwelling Thinking From the perspective of Estela Miguel</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este artículo mostraremos la obra de la artista Estela Miguel, para ir creando una relación entre su trabajo y las ideas desarrolladas por Heidegger y Bollnow respecto al habitar. Las personas son definidas por el espacio que habitan, y el espacio habitado está definido por la persona que lo ocupa, hablamos de esta relación recíproca en la que el espacio nos condiciona y a la vez es una prolongación de nuestro ser, de nuestro yo. Con Heidegger trataremos el construir como parte ya del habitar; el espacio va cambiando con nosotros y va evolucionando a medida que estamos en él. Existe así una importancia en el proceso y en el tiempo que dedicamos a habitar este espacio que se ve reflejado en la obra de la artista en estudio.<hr/>In this entry we will show the work of the artist Estela Miguel, to create a link between her work and the ideas developed by Heidegger and Bollnow, which treats the fact of dwell. People are defined by the space in which they live in, and the space is defined by the person who occupies it. We talk about this reciprocal relation where the space makes acondition for us and, at the same time, this space is an extension of our own being. With Heidegger we will consider, to construct already as a part of the fact of dwell, the space is mutating among us and is evolving as we are in it. It exists relevance in the process and in the time that we dedicate to dwell that space, what can be seen reflected in the work of the artist at issue. <![CDATA[<b>Del LaGrace Volcano</b>: <b>'Terrorismo de género em part-time</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Del LaGrace Volcano, artista visual e produtora cultural actua a partir de questões sociológicas derivadas do comportamento meta-normativo que regula definições como 'género', 'transgénero' ou 'intersexual', permitindo um discurso interpretativo que ultrapassa a polaridade bio-social para o masculino e feminino. O seu trabalho interfere eficazmente nas leituras heteronormativas e de registo queer, permitindo diversas acepções neste domínio.<hr/>Del LaGrace Volcano, a visual artist and cultural producer, acts on sociological issues derived from meta-normative behavior that regulates definitions such as 'gender', 'transgender' or 'intersexual', allowing an interpretative discourse that goes beyond the bio-social polarity to the male and female. Volcano's work interfere effectively with heteronormative and queer readings, allowing different meanings in this domain. <![CDATA[<b>Maria Lino</b>: <b>a escultura como modo de vida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nada nasce de um vazio. A partir de processos mais racionais ou mais intuitivos, as esculturas que produzimos referenciam uma realidade objectiva que apreendemos à medida que tomamos consciência daquilo que nos rodeia, sejam modelos reais sejam modelos teóricos nascidos da confrontação com uma determinada realidade. A Escultura de Maria Lino é um trabalho que se desenvolve de dentro para fora e de fora para dentro. De uma relação intrínseca com as suas formas, a sua poética pessoal, e com a forma e resistência que a matéria lhe concede. A relação entre forma e conteúdo, estrutura mental e estrutura física. O acordo entre Tema, Ideia ou Conceito, e linguagem plástica. O desenvolvimento de uma linguagem tridimensional com base num pressuposto mental.<hr/>Nothing is born of emptiness. From more rational or more intuitive processes, the sculptures we produce refer to an objective reality that we learn as we become aware of what is around us, whether real models whether theoretical models born from the confrontation with a given reality. The sculpture of Maria Lino is a work that is developed from the inside to the outside and from the outside to the inside. Of an intrinsic relation with its forms, its personal poetics, and with the form and resistance that the matter grants to it. The relation between form and content, mental structure and physical structure. The agreement between Theme, Idea or Concept, and plastic language. The development of a three-dimensional language based on a mental assumption. <![CDATA[<b>Encobrimentos e (des) rostificações nos autorretratos de Nino Cais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto versa sobre fotografias de Nino Cais (São Paulo-BR, 1969), nas quais se autorretrata encoberto de objetos banais do cotidiano doméstico, ocultando o rosto. Esses autorretratos são analisados com base no conceito de (des)rostificação: ação de desrostificar e voltar a rostificar a imagem, tendo como base Deleuze & Guatarri (2012). A partir da tentativa de desrostificar o autorretrato, Cais alcança outros sentidos no trabalho, mediante união de componentes díspares, que desassossegam o nosso olhar.<hr/>This text is about Nino Cais photographs (São Paulo-BR, 1969), in which he photographs himself covered with everyday household objects, hiding the face. These self-portraits are analyzed based on the concept of (de)facializations: action of to defacialize and re-facialize the images, based on Deleuze & Guatarri (2012). From the attempt to defacialize the self-portrait, Cais achieve other senses in his work, through a union of disparate components, that restless our eyes. <![CDATA[<b>Art and surplus values</b>: <b>Reflections on the economic and emotional fictions Daniel Silvo's 'Cómo doblar tu dinero,' 2008-10 generates</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analizamos el proyecto Cómo doblar tu dinero, 2008-10 de Daniel Silvo en relación al término plusvalía o incremento del valor de un bien por causas extrínsecas al mismo. De este análisis se despende una doble ficción; la económica - en relación al valor monetario de esta obra del artista en cuestión en el mercado del arte - y la emocional - basada en las relaciones interpersonales que se establecen mediante el intercambio de la obra.<hr/>We analyze Daniel Silvo's project Cómo doblar tu dinero, 2008-10 with regardto the term surplus value or the increase in the value ofagood for extrinsic causes. From this analysis it follows adouble fiction; an economic one - related to the monetary value of this artist's workwithin the art market - and anemotional one- based on the interpersonal relationships established by the means of the exchanges of the artwork. <![CDATA[<b>Éder Oliveira, a Amazônia não é para os fracos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo concentra-se na produção do artista paraense Éder Oliveira (1983), nascido na antiga Timboteua, pequeno vilarejo junto da atual Nova Timboteua, município da zona bragantina no nordeste do Pará (Amazônia); filho de um professor e de uma dona de casa, o artista se criou entre a natureza, a escola e seus desenhos. Suas obras atingem o olhar de curadores e público, fazendo parte de acervos públicos e privados, como Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, Centro de Arte Dos de Mayo - Madrid, dentre outros, bem como de exposições no país e exterior, como por exemplo: Pororoca - A Amazônia no MAR, Museu de Arte do Rio de Janeiro, 2014; 31ª Bienal de Artes SP, 2014 e Fundação Serralves, Porto, 2015; Malerei - oder die Fotogafie als Gewaltakt, Kunsthalle Lingen, Alemanha, 2016.<hr/>This article concentrates on the production of the artist Éder Oliveira (1983), born in the northeast of Pará(Amazônia), in avillage near the small town of Nova Timboteua, son of a teacher and ahousewife, the artist was created in the Bragantine zone, between nature, school and drawings. His works reach the look of curators and public, being part of public and private collections, such as the Amazonian Collection of Art of the Federal University of Pará; Dos de Mayo Art Center - Madrid, among others, as well as exhibitions in the country and abroad, like for example: Pororoca - The Amazon in the MAR, Museum of Art of Rio de Janeiro, 2014; 31st SP Biennial of Arts, 2014 and Serralves Foundation, Porto, 2015; Malerei - oder die Fotogafie als Gewaltakt, Kunsthalle Lingen, Germany, 2016. <![CDATA[<b>O inconsciente em Fercho Marquéz</b>: <b>reflexões sobre o estado nascente da escultura</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa o trabalho do artista brasileiro Fercho Marquéz (1982), mais especificamente as instalações e esculturas onde ele trata de questões relativas à instauração da escultura, como contenção, molde e resistência. Pretende-se fazer uma metáfora de sua poética com questões políticas: a imposição à sujeição, o manuseio e a morte simbólica. O objetivo é enaltecer aquilo que escapa, se rebela, se subleva e se insurge neste processo de contenções da obra em se fazendo.<hr/>This article analyzes the work of the Brazilian artist Fercho Marquéz (1982), more specifically the installations and sculptures where he deals with questions related to the instauration of sculpture, such as containment, mold and resistance. It is intended to make a metaphor of his poetics with political issues: the imposition of subjection, manipulation and symbolic death. The objective is to exalt what escapes, rebels, revolts and insists in this process of contention of the work in doing. <![CDATA[<b>Histórias fora da ordem</b>: <b>agenciamentos entre Livia Flores e Clóvis Aparecido dos Santos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do conceito de agenciamento formulado por Deleuze e Guattari, e conceitos de Foucault explicitados no contexto da arqueologia do saber, este texto analisa os sentidos gerados pelas obras de Clóvis Aparecido dos Santos (artista que trabalha no atelier do Museu Bispo do Rosário) quando foram instalados por Livia Flores (artista-pesquisadora e professora da UFRJ) na Galeria do Espaço Cultural Sergio Porto, na 26a Bienal de São Paulo e no Museu Histórico Nacional.<hr/>From the concept of agency drawn by Deleuze and Guattari, and concepts from Foucault's archeology of knowledge, this text analyzes the meanings from the works of Clóvis Aparecido dos Santos (artist working at Museu Bispo do Rosário atelier) when installed by Livia Flores (artist-researcher and professor of UFRJ) at Espaço Cultural Sergio Porto, the 26th Bienal de São Paulo and at the National Historical Museum.