Scielo RSS <![CDATA[Revista :Estúdio]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-615820150001&lang=pt vol. 6 num. 11 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Luminaris</b>: <b>sob a Luz do Cinema de Atrações </b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objeto deste artigo é apresentar como um meio audiovisual carrega em sua imagem, movimentos e estética de outro meio audiovisual. O recorte é a animação em Pixilation, Luminaris (2011), de Juan Pablo Zaramella premiada internacionalmente, que mesmo com a criação artificial dos movimentos, apresenta similaridade visual com as primeiras produções do Cinema, como Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès.<hr/>The object of this paper is to present how a medium carries in his image, movements and aesthetics of other audiovisual medium. The focus is on the animation in Pixilation, Luminaris (2011), by Juan Pablo Zaramella internationally awarded, which even with the artificial creation of movements, presents visual similarity with the early productions of Cinema, as Trip to the Moon (1902), by Georges Méliès. <![CDATA[<b>Entre arte e documento</b>: <b>as fotografias da Mídia Ninja e a cultura da convergência</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta parte da produção fotográfica recente da Mídia Ninja, uma rede de produtores de conteúdo documental e jornalístico, que teve algumas imagens incorporadas ao acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2014. Procuro refletir a assimilação destas fotografias no campo das artes plásticas sob a ótica da cultura da convergência.<hr/>In this article I look to portrait Mídia Ninja’s recent photographic production, a communication network that produces documental and jornalistic content, whose images were incorporated to the collection of the São Paulo Museum of Modern Art, and to show the perception of such images in the field of visual arts thought the lens of the convergence culture. <![CDATA[<b>A Vida em Fluxo na Obra de Orlando Maneschy</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a série ‘Desaparições’ do artista paraense Orlando Maneschy constituída por vídeos de performance realizados na Alemanha, Suíça, Brasil e em que vem refletir sobre invisibilidade-visibilidade a partir da região que habita, a Amazônia<hr/>This article discusses the art series ‘Desaparições’ of Orlando Maneschy, which are vídeos of performances held in Germany, Switzerland, and Brazil reflecting on invisibility-visibility departing from the region that inhabits, the Amazon. <![CDATA[<b>O que falta a uma escultura para ser um filme?</b>: <b>O que falta a um filme para ser uma escultura?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo investiga uma zona de contacto (hibridizada) que resulta das relações entre o filme e a escultura (no seio de um projecto específico) e a possibilidade da constituição de um palco comum, extensivo e movente.<hr/>This paper investigates a contact zone (hybridized) resulting from the relationship between the film and sculpture (within a specific project) and the possibility of setting up a common, extensive and moving stage. <![CDATA[<b>Fernando Bayona, the photographic construction of the barbaric taste</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este trabajo se analiza la resultante visual y conceptual de una fotografía que, recurriendo a estrategias y recursos formales propios de la fotografía comercial, trabaja problemáticas artísticas de la subjetividad. Primero se estudia desde un enfoque deductivo el trabajo de Fernando Bayona (Jaén, 1980). Segundo, su serie Circus Christi sirve para destacar desde un método inductivo-correlacional los procesos de construcción de sus imágenes y la influencia de las facturas iconográficas de éstas.<hr/>In this paper it is analyzed the visual and conceptual resultant of a photography that, resorting to strategies and formal resources proper of commercial photography, works with artistic problematic of subjectivity. First, it is studied from a deductive approach Fernando Bayona’s work (Jaen, 1980). Second, his Circus Christi serie serves to highlight from an inductive and correlaciona method the processes of construction of his images and the influence of their iconographic dimensions. <![CDATA[<b>Ruth Sousa e as lembranças inventadas</b>: <b>a arte como promessa de algo melhor?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da poética de Ruth Sousa (Brasil, 1968) que através da criação de uma empresa fictícia propõe-se a atender desejos. Trataremos da relação entre arte e desejo, da fotografia como ficção e da inserção de práticas artísticas no quotidiano. Como possível conclusão, faremos uma relação do trabalho de Sousa com a questão proposta por Jeff Wall que, relendo Stendhal, vê a arte como promessa de algo melhor.<hr/>This article surveys the work of Ruth Sousa (Brazil, 1968) that, through the creation of a fictitious company aims to attempt desires. The text speaks about a link between art and desire, of photography and fiction and the insertion of other art practices in the real world. As a possible conclusion, we establish a relation of Sousa goals and a matter proposed by Jeff Wall that, reading Stendhal, face he art as a promise of something better. <![CDATA[<b>Rocío Garriga</b>: <b>near the border line</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Recorrido visual y descriptivo por la obra más reciente de Rocío Garriga (esculturas entre 2010-2014). Planteamos algunas claves de su creación.<hr/>Visual and descriptive path by the latest work of Rocío Garriga (sculptures between 20102014). We propose some keys of her creation. <![CDATA[<b>Artificiality</b>: <b>deepening into Cristobal Tabares’ work</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo analiza la obra del artista Cristóbal Tabares centrándose en dos aspectos claves de su trabajo: Lo artificial y la expansión asiática.<hr/>This article constitutes an approach to Cristóbal Tabares`s work. This study will focus on the two main conceptual aspects of his work: the artificiality and the Asiatic expansion. <![CDATA[<b>Juan Rivas</b>: <b>a painting in a place</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La pintura de Juan Rivas aborda el tema del territorio gallego, fijándose en ciertas construcciones que de manera no planificada y poco estética la pueblan. Su técnica ha estado basada en la toma de fotografías que son usadas como referentes de la pintura. Pero recientemente ha realizado una serie de trabajos en la que el motivo es pintado directamente de la observación, en el lugar. El artículo analiza las implicaciones de este cambio y la viabilidad de la pintura del natural como método artístico contemporáneo.<hr/>Juan Rivas painting approaches the subject of the Galician territory, focusing on some buildings that can be found there, made with no planification nor taste. His technique has been based on taking photographs that are used as references for the painting. But recently he has made a series of work whose motive is painted straight on site from observation. This article analyzes the implications of this change and the viability of life painting as a method for contemporary art. <![CDATA[<b>Antonio López García</b>: <b>a new spatial conception of realism</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Siguiendo la cronología pictórica de la obra de Antonio López, observamos que comienza con el sistema ortodoxo que aprendió en Bellas Artes, continua desarrollando el de cuadro inclinado y finalmente lleva a la practica la perspectiva esférica. Estos cambios formales se deben a las transcripciones longitudinales de los elementos reales, unidas a una gran intuición, pues el artista carecía de conocimientos teóricos de los sistemas espaciales.<hr/>Following the pictorial chronology of the work of Antonio López, it is clear that he begins with the orthodox system he learnt in Fine Arts, he then goes on to develop the leaning picture and finally implements the spherical perspective. These formal changes are due to the longitudinal transcriptions of the real elements, together with great intuition, since the artists lacked theoretical knowledge of spatial systems. <![CDATA[<b>E Pluribus Unum</b>: <b>as poéticas viso-conceituais de Peter de Brito, um artista da contemporaneidade</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda o artista plástico Peter de Brito em três momentos: O fotógrafo experimental, o performer que faz uma auto-abordagem fotográfica, e o pintor de gente anônima cujas imagens eróticas foram encontradas na Internet. Considera-o, além do mais, um digno representante da Contemporaneidade.<hr/>This article focuses on artist Peter de Brito in three moments: The experimental photographer, the performer who makes a photographic self-approach, and the painter of anonymous people whose erotic images were found on the Internet. It considers him, moreover, a worthy representative of the Contemporaneity. <![CDATA[<b>Diana Torres Pornoterrorist</b>: <b>sex, transfeminisms and postpornography</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A análise das prácticas artísticas da Pornoterrorista Diana J. Torres e os aportes diferenciais da súa obra dentro do movemento postpornográfico sinalan unha vía de exploración que recorre ao terrorismo, a violencia das imaxes, a transgresión das prácticas sexuais e a unha linguaxe subversiva.<hr/>The analysis of the artistic practices of Pornoterrorist Diana J. Torres and the differential contributions of his work within the movement postpornographic indicate a scanning path that runs through terrorism, violence of the images, the transgression of sexual practices and subversive language. <![CDATA[<b>Revolução das Flores</b>: <b>uma introdução ao Grupo do Ano 24 na vanguarda do <i>shōjo manga</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Grupo do Ano 24 é um conjunto histórico de autoras que revolucionaram o shōjo manga (BD japonesa para raparigas) na década de 70. Partindo de quatro obras representativas - “Coração de Tomás”, “Poema do Vento e das Árvores”, “Rosa de Versailles” e “De Eroica Com Amor” -, introduzem-se algumas questões temáticas e visuais que marcaram a sua agenda ética e estética, dominada pela política identitária.<hr/>The Year 24 Group is a historic set of authors who revolutionized shōjo manga (Japanese girls’ comics) in the 70s. By delving into four representative works -”Heart of Thomas,” “Poem of the Wind and the Trees,” “Rose of Versailles” and “From Eroica With Love” -, this paper introduces some thematic and visual cues that marked their ethical and aesthetic agenda, one dominated by identity and gender politics. <![CDATA[<b>Alma e identidade na obra de David Nebreda</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo estabelece uma relação entre os conceitos de alma e identidade com a obra do fotógrafo espanhol David Nebreda para evidenciar a singularidade e importância desta produção artística dentro da estética fotográfica contemporânea como um dos mais pungentes, realistas e impressionantes registros da condição existencial contemporânea pela busca do sentido da vida apoiada apenas no corpo.<hr/>The paper establishes a relationship between the concepts of soul and identity with the work of Spanish photographer David Nebreda to highlight the uniqueness and importance of this artistic production in to contemporary photographic aesthetic as one of the most poignant, realistic and impressive records of contemporary existential condition for the search the meaning of life supported only in the body. <![CDATA[<b>Os Nelsinhos de Flávio Abuhab</b>: <b>arte contemporânea multidimensional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma reflexão acerca de uma instalação muito peculiar produzida pelo artista brasileiro Flávio Abuhab: Clássicos, de 2013. Nela, para homenagear o emblemático agitador cultural Nelson Leirner, o artista se apropria da figura e dos métodos criativos de Leirner - para oferecer ao público um encontro multidimensional com a arte contemporânea.<hr/>This paper presents a reflection about the very peculiar installation produced by the Brazilian artist Flavio Abuhab: Classics, 2013. In that, to honor the iconic cultural disturber Nelson Leirner, the artist appropriates of the figure and creative methods of Leirner - to offer to the public a multidimensional meeting with contemporary art. <![CDATA[<b>Tiago Baptista</b>: <b>as falhas que nos prendem ao chão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo pretende dar a conhecer o trabalho do pintor Tiago Baptista e a sua relação com o universo das falhas humanas, objecto das suas pinturas inquietantes. Partindo de textos reflexivos do autor sobre a sua própria praxis, importará compreender o universo temático que ocupa o imaginário de Baptista, interessando particularmente compreender de que modo o seu processo criativo se relaciona com o fracasso.<hr/>This article seeks to present the work of the painter Tiago Baptista and how it relates to the universe of the human flaws, object of his disturbing paintings. Starting from Baptista’s reflective texts of his own praxis, is will be important to understand the thematic universe that occupies the author’s imaginary, particularly how his creative process relates to the failure <![CDATA[<b>Ensaio</b>: <b>Fotografia e Pintura nos trabalhos de Marilice Corona</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a obra “Ensaio” da artista brasileira Marilice Corona. A pintora utiliza-se da fotografia de diversas formas em seu trabalho artístico, mas em particular nestas telas veremos como as questões técnicas pertinentes à fotografia são transpostas para seu trabalho em pintura. Estas questões fotográficas influenciam a cor e dimensão de suas pinturas.<hr/>This article analyzes the work “Essay” by Brazilian artist Marilice Corona. The painter uses photography in various forms in her artistical work. We see in those canvases how the technical matters pertinent to photography are transferred to her work in painting. These photographic issues influence the color and size of her paintings. <![CDATA[<b>Maria Keil</b>: <b>traços discretos para um espaço público</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A obra diversificada de Maria Keil (Silves, 1914-2012) revela expressivas tensões criativas ao longo de quase um século. Nela destaca-se, pelo seu sentido universal de modernidade, a produção em azulejo para o Metropolitano de Lisboa. Alguns estudos inéditos, criados pela artista quando da reformulação mais recente da estação de S. Sebastião, exemplificam os seus discretos modus operandi e pesquisa, essencialmente baseados em lógicas visuais e processuais.<hr/>Along nearly a century, the diversified work of Maria Keil (Silves, 1914-2012) reveals significant creative tensions. Her production in tiles (azulejos) to the Lisbon underground stands out for its universal sense of modernity. Some unpublished studies, created by the artist for the recent overhaul of S. Sebastião station, exemplify her discrete modus operandi and research, mainly based on visual and processual logics. <![CDATA[<b>António Delgado</b>: <b>an artist of the earth. Design, Sculpture, identity and memory for awareness</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo principal del texto propuesto radica en indagar y escrutar lecturas concordantes con aspectos conceptuales específicos dentro del corpus de la obra del artista-creador portugués António Delgado. Se observa la manera en que su trayectoria delata, quizás como entorno más íntimo; menos mostrado o ‘visible’, su aprecio y cercanía a la técnica del Dibujo como valor en sí mismo y anticipo proyectual de la técnica de la Escultura.<hr/>The main objective of the proposed text lies in investigating and scrutinizing readings consistent with specific conceptual aspects within the corpus of the work of the Portuguese artist-creator António Delgado. There is the way in which his career reveals, perhaps as a more intimate environment; less shown or ‘ visible’, their appreciation and closeness to the technique of Drawing as a value in itself and advance the technique of Sculpture project. <![CDATA[<b>Eloísa Cartonera</b>: <b>aproximações entre arte, cultura e processos de criação colaborativos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta reflexões sobre a produção artística da Cooperativa Cultural Eloísa Cartonera - Buenos Aires/Argentina. Eloísa Cartonera é um projeto que articula um forte cunho social, sendo realizado de forma colaborativa com catadores de papelão e seus filhos na cidade de Buenos Aires. Ao produzir arte nesta dimensão, a cooperativa evidencia questões caras à arte contemporânea, tais como a noção de centro e margem do circuito artístico, o hibridismo, a autoria compartilhada e a produção artística em contexto.<hr/>This article presents approaches on the artistic production of Eloísa Cartonera Cultural Cooperative - Buenos Aires/Argentina. Eloísa Cartonera is a project that articulates a strong social emphasis, being accomplished collaboratively with card board collectors and their children in Buenos Aires. By producing art in this dimension, this cooperative makes evident some aspects that are important to contemporary art, such as the notion of centre and margin of the artistic, hybridism, shared authorship and in context artistic production. <![CDATA[<b>Nanocriogênio</b>: <b>as realidades atemporais de Anna Barros e Alberto Blumenschein</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nanocriogênio é uma instalação interativa de Anna Barros e Alberto Blumenschein, que evoca a visão, o tato, a experiência auditiva e imersiva. A heterogeneidade de seus elementos completa-se por uma série de oposições, que paradoxalmente operam a unicidade da obra. Esta reflexão se constitui em torno dessa problematica tendo como foco o uso de ideias cientificas no campo da arte.<hr/>Nanocriogênio is an interactive installation signed by Anna Barros and Alberto Blumenschein, which evokes vision, touch, listening and immersive experience. The heterogeneity of its elements is completed by a series of oppositions, which paradoxically operate the uniqueness of the work. This reflection describes that kind of problematic, focusing on the use of scientific ideas in the field of art. <![CDATA[<b>A ‘Revista Classificada’ de Paulo Bruscky</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Será analisado o trabalho do artista brasileiro Paulo Bruscky, focalizando sua Revista Classificada, que faz parte de um projeto desenvolvido pela dupla formada por Bruscky e Daniel Santiago, de publicação de anúncios classificados em jornais de grande circulação. Bruscky, através de seu trabalho, enfrentou a ditadura militar no Brasil (19641985), defendendo a liberdade de expressão.<hr/>The work of Brazilian artist Paulo Bruscky will be analyzed, focusing his Classified Magazine, which is part of a project developed by the duo Bruscky and Daniel Santiago, envolving publishing classified in major newspapers. Bruscky, through his work, faced the military dictatorship in Brazil (1964-1985), defending freedom of expression. <![CDATA[<b>Paisajeando</b>: <b>order of experience vs. Landscape disorder in the work of Christian Garcia Bello and Roman Corbato</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582015000100024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Realizamos un análisis comparativo del trabajo de dos artistas jóvenes, Christian García Bello y Román Corbato, que trabajan la temática y problemática del paisaje desde la noción de territorio y lugar; utilizando el andar y la deriva como metodología de pensamiento que articula y acota las estrategias elegidas. La localización, el horizonte, el orden o los materiales recogidos en sus desplazamientos son algunas de las cuestiones claves que tratan.<hr/>A comparative analysis of the work of two young artists, Christian Garcia Bello and Roman Corbato, working the themes and issues of the landscape from the notion of territory and place; using the walk and drift as thinking methodology that articulates and limits the chosen strategies. The location, the horizon, the order or the materials collected on their travels are some of the key issues discussed.