Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-216020160004&lang=pt vol. num. SPE4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Tecnologias do cuidar destinadas a diminuir as disparidades em saúde mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Educação permanente</b>: <b>Práticas e processos da enfermagem em saúde mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Com a Reforma Psiquiátrica brasileira, o processo de trabalho da equipe de enfermagem se deparou com novas convocações no sentido de valorizar o relacionamento terapêutico, aumentando a capacidade de escuta e de diálogo com os usuários. OBJETIVO: Analisar o processo de Educação Permanente (EP) em um hospital psiquiátrico, a partir da dinâmica do trabalho da equipe de enfermagem. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo intervenção, em que foram empregadas a observação, diário de campo e acompanhamento do grupo. Participaram deste estudo 27 pessoas, sendo a maioria enfermeiros e técnicos de enfermagem que frequentavam o grupo de EP, entre o período de outubro de 2012 a abril de 2013, totalizando oito encontros. Os critérios de inclusão dos participantes foram: possuir vínculo empregatício com o hospital; atuar na profissão de enfermagem há mais de um ano; frequentar regularmente o espaço do grupo de discussão. Os critérios de exclusão foram: profissionais sem experiência no campo da saúde mental e profissionais externos ao hospital. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, tendo sido aprovado sob n°125.286. RESULTADOS: Após a análise do material foram elencadas as seguintes categorias: (i) Ser ouvido; (ii) A dinâmica processual do trabalho em saúde. CONCLUSÕES: Há dificuldades para a equipe de enfermagem se fazer presente no espaço de EP, tanto pela própria resistência em se permitir ocupar outros lugares, quanto pelos demais membros da equipe.<hr/>BACKGROUND: New summons were presented to the work process of the nursing team by the Brazilian Psychiatric Reform aiming at the enhancement of the therapeutic relationship, increasing listening skills and dialogue with users. AIM: To analyze the process of Permanent Education (PE) in a psychiatric hospital, from the dynamics of the nursing team work. METHODS: This is a descriptive and qualitative research, of the intervention type, in which observation, field diary, and group monitoring were employed. The study included 27 people, mostly nurses and nursing technicians who attended the PE group, in the period from October 2012 to April 2013, totalling eight meetings. The inclusion criteria of the participants were: to be legally employed in the hospital; work in the nursing profession for more than one year; regularly attend the space of the discussion group. Exclusion criteria were: professionals with no experience in the field of mental health and external professionals to the hospital. The data were submitted to thematic content analysis. This study was approved by the Research Ethics Committee of the University Hospital Antônio Pedro, Fluminense Federal University, and was approved under No. 125,286. RESULTS: After analyzing the material were listed the following categories: (i) being heard; (ii) The dynamic process of health work. CONCLUSIONS: There are difficulties for the nursing staff to be present within the space of PE; both by the resistance to allow the occupation of other places, as for the other team members.<hr/>CONTEXTO: Con la Reforma Psiquiátrica brasileña, el proceso de trabajo del equipo de enfermería se deparó con nuevas convocaciones que buscan valorizar el relacionamiento terapéutico, aumentando la capacidad de escucha y de diálogo con los usuarios. OBJETIVO: Analizar el proceso de Educación Permanente en un hospital psiquiátrico. METODOLOGIA: Investigación descriptiva, cualitativa, donde se utilizaron la observación, el diario de campo y el acompañamiento del grupo. Participaron de este estudio 27 personas, siendo la mayoría enfermeros y técnicos de enfermería que frecuentaban el grupo, entre el período de octubre de 2012 a abril de 2013, totalizando ocho encuentros. Los criterios de inclusión de los participantes fueron: tener vínculo laboral con el hospital; actuar más de un año en la profesión de enfermería; frecuentar regularmente el espacio del grupo de discusión. Los criterios de exclusión fueron: profesionales sin experiencia en el campo de la salud mental y profesionales externos al hospital. Los datos se sometieron al análisis de contenido temático. Esta investigación fue aprobada con el n°125.286, por el Comité de Ética y Pesquisas del Hospital Universitario Antonio Pedro, de la Universidad Federal Fluminense. RESULTADOS: Tras el análisis del material se interrelacionaron las siguientes categorías (i) Ser escuchado; (ii) La dinámica procesual del trabajo en la salud. CONCLUSIONES: Para hacerse presente en el espacio de EP, el equipo de enfermería pasa por dificultades, tanto por la propia resistencia en permitirse ocupar otros lugares, como por los otros miembros del equipo. <![CDATA[<b>Saúde mental no atendimento pré-hospitalar móvel</b>: <b>Concepções de profissionais</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Muitos profissionais da área da saúde ainda preservam resquícios do pensamento manicomial, interferindo diretamente na produção do cuidado e na compreensão das Redes de Atenção à Saúde e de Atenção Psicossocial. OBJETIVO: Apreender as concepções dos profissionais envolvidos no atendimento pré-hospitalar acerca da atenção à saúde mental. METODOLOGIA: Estudo descritivo e exploratório, a partir de fragmentos de falas de 28 profissionais do SAMU do município de Itabuna-BA, que atuam diretamente na assistência ao usuário. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo por categorização temática. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética de Pesquisas com Seres Humanos da EERP/USP, com base no Parecer Consubstanciado de nº. 543.516, em 27/02/2014. RESULTADOS: Observou-se concepções negativas em relação à saúde mental, que reproduzem um modelo de atenção fragmentado, que segrega o “louco” para outros espaços, não permitindo a dimensão do cuidado ampliada, com acesso equânime, por entender esse sujeito como diferente, ameaçador, levando à exclusão e ideia de que a única opção, é o encaminhamento/internamento em hospital psiquiátrico. CONCLUSÕES: Os conceitos fragmentados sobre a saúde diminuem o acesso aos serviços e oportunidades de emancipação do portador de transtorno mental. A reorientação dessa lógica é necessária para qualificar o atendimento e promover nesses profissionais o comprometimento com uma atenção à saúde ampliada e integral, com a perspectiva de melhoria do acesso aos serviços dispostos na rede, independente do usuário que utilizará o SAMU.<hr/>BACKGROUND: Many health professionals still preserve remnants of asylum thought, which interferes directly in the production of care and understanding of Care Networks Health and Psychosocial Care. AIM: To grasp the concepts of the professionals involved in prehospital care about mental health care. METHODS: descriptive and exploratory study from fragments of speeches of 28 professionals SAMU in the city of Itabuna-BA, which act directly on the user assistance. Content analysis technique for thematic categorization was used. The research was submitted to the Research Ethics Committee in Human Beings of EERP/USP, based on the opinion of Embodied No. 543 516 on 02/27/2014. RESULTS: There were negative conceptions regarding mental health, which reproduce a fragmented care model that segregates the "crazy" to other areas, not allowing equality in access to extended care, understanding this subject as different, threatening, leading to exclusion and the idea that the only option is referral/hospitalization in a psychiatric hospital. CONCLUSIONS: Fragmented concepts on health decrease access to services and empowerment opportunities of mental patients. The reorientation of this thought is needed to improve service and promote this professional commitment with a focus on expanded and full health with the prospect of improved access to ready the network services, regardless of the user who will use the SAMU.<hr/>CONTEXTO: Muchos profesionales de la salud aún conservan restos de pensamiento de asilo, lo que interfiere directamente en la producción de la atención y la comprensión de las Redes de Atención de la Salud y de Atención Psicosocial. OBJETIVO: Comprender los conceptos de los profesionales implicados en la atención prehospitalaria sobre el cuidado de la salud mental. METODOLOGÍA: Estudio descriptivo y exploratorio, de fragmentos de discursos de 28 profesionales del SAMU en Itabuna-BA, que actúan directamente sobre la asistencia a los usuarios. Se utilizó la técnica de análisis de contenido por clasificación temática. Estudio fue presentado al Comité de Ética para la Investigación con Seres Humanos de la EEERP/USP, en base a la autorización 543.516 de 27/02/2014. RESULTADOS: Se observaron concepciones negativas con respecto a la salud mental, que reproducen un modelo de atención fragmentada que segrega el "loco" a otras áreas, no permitiendo la atención prolongada con acceso ecuánime, por entender este usuario como si fuera diferente, amenazante, que conduce a la exclusión y la idea de que la única opción es la remisión/hospitalización en un hospital psiquiátrico. CONCLUSIONES: La fragmentación de conceptos sobre la salud disminuir el acceso a los servicios y las oportunidades de empoderamiento de los pacientes mentales. Es necesaria la reorientación de esta lógica para mejorar el servicio y promover el compromiso profesional con un enfoque en la salud expandida e integral, con la perspectiva de un mejor acceso a los servicios dispuestos en red, independientemente del usuario que va a utilizar el SAMU. <![CDATA[<b>Competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas no ensino de graduação em enfermagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O docente de enfermagem psiquiátrica e saúde mental, ao organizar e desenvolver seu planejamento para o ensino acredita que está formando enfermeiros competentes para a prática assistencial em saúde mental, conforme os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira. No Brasil, não há consenso e nem regulamentação acerca das competências específicas do enfermeiro especialista em saúde mental. OBJETIVOS: Descrever o perfil sociodemográfico dos docentes da área de enfermagem de saúde mental das instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro; Discutir as competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas pelos docentes no curso de graduação em enfermagem. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido por meio de entrevista dirigida a 14 docentes que atuam em instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro. Adotou-se a técnica de análise temática de conteúdo. RESULTADOS: Os docentes descrevem como competências específicas do enfermeiro de saúde mental: clínica do sujeito; escuta sensível; comunicação terapêutica; trabalho em equipe; autoconhecimento; reforma psiquiátrica; atenção à família; sistematização da assistência de enfermagem; inovação; saber lidar com a diferença e estigmas; desenvolver a própria personalidade. Contudo, indicam que o ensino não está orientado por competências. CONCLUSÃO: O ensino de saúde mental nas instituições de ensino investigadas não está orientado por competências. Há consensos parciais relacionados à formação na perspetiva da clínica do sujeito e da Reforma Psiquiátrica.<hr/>BACKGROUND: In the organisation and development of his/her teaching syllabus, the psychiatry and mental health nursing teacher believes hat he is training competent nurses for care provision in the mental health area in accordance with the principles of the Brazilian psychiatric reform. No consensus was reached and no regulations are to be found in Brazil about the mental health nurse specialist skills. AIM: To describe the sociodemographic profile of teachers in the area of mental health nursing in ​​public higher education institutions in Rio de Janeiro; to discuss the specific skills of the mental health nurse emphasized by teachers in undergraduate courses in nursing. METHODS: This was a qualitative, descriptive, and exploratory study developed by means of direct interviews with 14 teachers who work in public higher education institutions in the State of Rio de Janeiro. We adopted the thematic content analysis technique to analyse and interpret the results. RESULTS: The teachers referred the following specific skills in the mental health nurse: subject’s clinic; active listening; therapeutic communication; team work; self-knowledge; psychiatric reform; family attention; systematization of nursing care; innovation; capacity of managing difference and stigmas and development of own personality. However, teachers make clear that education is not skill-oriented. CONCLUSION: Mental health education in the educational institutions where the research took place is not skill oriented. There is partial consensus regarding training in behalf of the subject clinic and the psychiatric reform.<hr/>CONTEXTO: En la organización y desarrollo de la planificación de enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental los docentes creen que se está formando enfermeras competentes para la práctica de los cuidados de salud mental, de acuerdo con los principios de la Reforma Psiquiátrica Brasileña. En Brasil no hay ni consensoni y reglamientos len lo que concierene las habilidades específicas de la enfermera en la salud mental. OBJETIVO: Describir el perfil sociodemográfico de los profesores de área de enfermería de salud mental de las instituciones públicas de educación superior en Río de Janeiro; Discutir las habilidades específicas de enfermera de salud mental enfatizados por los profesores de la licenciatura en enfermería. METODOLOGÍA: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, desarrollado mediante entrevista directa a 14 maestros que trabajan en las instituciones públicas de educación superior del Estado de Río de Janeiro. Se adoptó la técnica de análisis de contenido temático. RESULTADOS: Los maestros describen las funciones específicas de la enfermera de salud mental: la clínica del sujeto; escucha sensible; la comunicación terapéutica; trabajo en equipo; conocimiento de sí mismo; La reforma psiquiátrica; atención a la familia; sistematización de la asistencia de enfermería; la innovación; cómo hacer frente a la diferencia y el estigma; desarrollar su propia personalidad. Sin embargo, indican que la educación no está orientado habilidades. CONCLUSIÓN: La educación para la salud mental en las instituciones educativas investigados no están orientados habilidades. Existe un consenso parcial afecta a la formación en vista de la clínica del sujeto y la reforma psiquiátrica. <![CDATA[<b>Buscando informações em saúde online</b>: <b>Estratégia de enfrentamento dos adolescentes com doenças crônicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Com a internet e as redes virtuais, é possível encontrar informações a respeito de diversos assuntos, de acordo com o interesse do público, e ainda criar grupos para discussões sobre os temas. OBJETIVO: Conhecer os aspetos positivos e negativos relacionados à busca de informações em saúde na internet por adolescentes com doença crônica. METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com adolescentes que se tratam no ambulatório de um hospital universitário no Rio de Janeiro. RESULTADOS: Foram apontados aspetos positivos como a compreensão da doença crônica e a influência da mídia no tratamento e no autocuidado. Além disso, aspetos negativos como a ausência de conteúdos inteligíveis e a dificuldade para identificar a segurança do site e veracidade das informações foram apresentadas. CONCLUSÕES: Isso nos mostra que a presença do enfermeiro no ambiente virtual deve ser valorizada como marco orientador e produtor de informações idôneas sobre saúde e cuidado.<hr/>BACKGROUND: The Internet and the virtual network allow us to locate information regarding several different matters according to the public interest, and also to create groups for discussions about these. AIM: To understand the positive and negative aspects related to the pursuit of health information on the internet by adolescents with chronic disease. METHODS: Qualitative research, held from semi-structured interviews with adolescents undergoing treatment in the outpatient unit of a university hospital in Rio de Janeiro. RESULTS: Positive aspects such as the understanding of the chronic disease and the influence of media both in the treatment and the self-care procedures have been pinpointed. Furthermore, negative aspects such as the lack of intelligible contents and the difficulty in identifying the safety of the websites as well as the veracity of the information were presented. CONCLUSIONS: This proves to us that the presence of the nursing professional in the virtual environment should be valued as a benchmark that guides and produces trustworthy information about health and care.<hr/>CONTEXTO: Con el internet y las redes virtuales, es posible encontrar información acerca de diversos temas, de acuerdo con el interés del público, y también crear grupos para discusiones sobre los tópicos. OBJETIVO: Conocer los aspectos positivos y negativos relacionados con la búsqueda de información en salud en el internet por parte de los adolescentes con enfermedad crónica. METODOLOGÍA: Investigación cualitativa, efectuada a partir de entrevistas semiestructuradas con adolescentes tratados en la unidad ambulatoria de un hospital universitario de Rio de Janeiro. RESULTADOS: Se han indicado aspectos positivos como la comprensión de la enfermedad crónica y la influencia de los medios de comunicación en el tratamiento y el autocuidado. Además, se presentaron aspectos negativos como la falta de contenidos inteligibles y la dificultad para identificar la seguridad del sitio web y la veracidad de la información. CONCLUSIONES: Esto nos pone de manifesto que la presencia del enfermero en el entorno virtual debe ser valorada como un marco orientador y productor de información idónea sobre la salud y los cuidados de salud. <![CDATA[<b>Inovações na formação em saúde</b>: <b>O programa de educação pelo trabalho - saúde mental</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A qualificação dos profissionais de saúde ainda se constitui em um grande desafio para o fortalecimento da atenção psicossocial e do Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso formar profissionais com habilidades e competências para a implementação de um cuidado em rede, cujo foco seja o usuário. OBJETIVOS: Avaliar se o Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) na saúde mental tem se constituído em uma estratégia de educação permanente para os profissionais. METODOLOGIA: Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado nos serviços de saúde mental que sediam a experiência do PET no município de Niterói, Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa foram preceptores do PET-Saúde Mental. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas. O tratamento das informações foi ancorado na análise temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP sob n° 209.321. RESULTADOS: Foram entrevistados nove preceptores. A partir da análise do material foram identificadas três categorias analíticas: O PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente; Ações de educação permanente presentes no PET-Saúde Mental na perspectiva dos preceptores; Potencialidades do PET-Saúde Mental como dispositivo de educação permanente. CONCLUSÕES: O PET-Saúde Mental tem se constituído em um disposto potente de novas modalidades de educação permanente em saúde. Este impele para um novo posicionamento dos profissionais diante de seus processos de formação em e nos serviços, convocando-os a ocuparem a centralidade nos processos de educação no cotidiano dos serviços.<hr/>BACKGROUND: The qualification of health professionals still remains a major challenge for the reinforcement of psychosocial care and the Sistema Único de Saúde (SUS) (Unified Health System). It is necessary to train students in order to provide them the skills and competences for the implementation of a user-focused care network. AIM: To confirm if the Program of Education through Work (PET-Health) on mental health has resulted in a permanent education strategy for practitioners. METHODS: This is a descriptive study performed by means of a qualitative approach, carried out in mental health service units that host the PET experience in Niterói, Rio de Janeiro. The participants were trainers of PET-Mental Health. Data collection was performed by means of semi-structured interviews. Information processing was based in the thematic analysis. This study was approved by the CEP under No. 209,321. RESULTS: Nine preceptors were interviewed. From the analysis of the material, three analytical categories were identified: PET-Mental Health as a continuing education device; permanent education actions present in the PET-Mental Health from the perspective of preceptors; potentialities of PET-Mental Health as a continuing education device. CONCLUSION: PET-Mental Health has proven to be a powerful tool for the provision of improved types of permanent health education. It boosts the positioning of professionals in the training processes and service provision, summoning them to occupy a key role in education processes that happen in daily services.<hr/>CONTEXTO: La calificación de los profesionales de salud es todavía un gran reto para el fortalecimiento del cuidado psicosocial y del Sistema Único de Salud (SUS). Es necesario formar profesionales con habilidades y competencias para implementar un cuidado en red enfocado en el usuario. OBJETIVO: Evaluar si el Programa de Educación por el Trabajo (PET-Salud) en la salud mental es presentemente una estrategia de educación permanente para los profesionales. METODOLOGÍA: Estudio descriptivo con abordaje cualitativo, realizado en los servicios de salud mental sedes de la experiencia del PET en el municipio de Niterói, Rio de Janeiro. Los preceptores del PET-Salud Mental fueron los participantes de la investigación. Para recolectar los datos se realizaron entrevistas semiestructuradas. El tratamiento de las informaciones se basó en el análisis temático. Esta investigación fue aprobada por el CEP con el n° 209.321. RESULTADOS: Se entrevistaron a nueve preceptores. A partir del análisis del material fueron identificadas tres categorías analíticas: El PET-Salud Mental como dispositivo de educación permanente; Acciones de educación permanente presentes en el PET-Salud Mental en la perspectiva de los preceptores; Potencialidades del PET-Salud Mental como dispositivo de educación permanente. CONCLUSIÓN: El PET-Salud Mental se ha convertido en un dispositivo potente de nuevas modalidades de educación permanente en salud. Este impele hacia un nuevo posicionamiento de los profesionales frente a sus procesos de formación en los servicios, convocándolos para que ocupen la centralidad en los procesos de educación en el cotidiano de estos. <![CDATA[<b>Ensaios para um ensino estético</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Os processos de ensino-aprendizagem trazem marcas disciplinares e capitalísticas que o cerceiam. Isso implica na necessidade de restabelecer-se um debate crítico comprometido com um regime estético que busque enfrentar a disciplinarização e docilização dos corpos presentes nas práticas de ensino na saúde, nas quais as nuances da diferença continuam sendo vistas sob o ponto de vista de algo a ser corrigido e governado. OBJETIVO(S): O presente estudo teve como objetivo realizar uma reflexão teórico-crítica a respeito dos espaços de formação que se têm configurado no âmbito do ensino em saúde. METODOLOGIA: Utilizou-se como método a reflexão com base no referencial teórico-metodológico ético-estético. RESULTADOS: Apesar da “tradição do novo” evocada pelos discursos atuais, vimos sustentando um modelo de ensino pragmático em saúde que ainda isola corpo sensível do estudante do corpo pensamento do estudante, bem como o corpo pensamento do professor do seu corpo sensível. É necessária a busca de pluralidade de afecções nas relações de ensino para que se promova a realização sensível de uma humanidade na formação em saúde. CONCLUSÕES: Neste sentido, conclui-se que é necessário o investimento em dispositivos para a produção de um ensino em saúde comprometido com modos de vida livres, em seu sentido ético-estético.<hr/>BACKGROUND: The teaching-learning processes bear disciplinary and capitalistic marks that surround them. This entails the need to re-establish a critical debate committed to an aesthetic regime that seeks to deal with the disciplinarization and docilization of the bodies that feature health teaching practices, since the nuances of diversity are still viewed from the standpoint of something to be amended and governed. AIM: This study was intended to accomplish a theoretical-critical reflection about the training fields that are being shaped in the scope of the health teaching. METHODS: The reflection based on the ethical-esthetic and theoretical-critical framework was used as a method. RESULTS: Despite the “tradition of the new” evoked by the current speeches, we have perceived the sustainment of a pragmatic health teaching model that still insulates the sensitive body of the student from his/her thinking body, as well as the thinking body of the teacher from his/her sensitive body. There is a need to seek plurality of affections in the teaching-related relationships in order to promote the sensitive achievement of humanity in the health training. CONCLUSIONS: We have thus concluded that the investment in devices is necessary to produce a type of health teaching committed to free lifestyles, with regard to their ethical-esthetic meaning.<hr/>CONTEXTO: Los procesos de enseñanza-aprendizaje traen marcas disciplinarias y capitalistas capaces de limitar su alcance. Esto implica la necesidad de reestablecer un debate crítico comprometido con un régimen estético que busque afrontar la disciplinarización y docilización de los cuerpos presentes en las prácticas de enseñanza en salud, dónde los matices de diferencia siguen siendo percibidos como un detalle que debe ser corregido y gobernado. OBJETIVO(S): El presente estudio tuvo como objetivo realizar una reflexión teórico-crítica acerca de los espacios de formación que han sido configurados en el ámbito de la enseñanza en salud. METODOLOGÍA: Se utilizó como método la reflexión basada en el referencial teórico-crítico y ético-estético. RESULTADOS: A pesar de la “tradición del nuevo” esgrimida por los discursos actuales, observamos el sostenimiento de un modelo de enseñanza en salud pragmático que aún aísla el cuerpo sensible del estudiante del cuerpo pensamiento del estudiante, así como el cuerpo pensamiento del enseñante de su cuerpo sensible. Se hace necesaria la búsqueda de la pluralidad de las afecciones en las relaciones de enseñanza para fomentar la realización sensible de una humanidad en la formación en salud. CONCLUSIONES: En este sentido, se concluye que se hace necesaria la inversión en dispositivos para la producción de una enseñanza en salud comprometida con estilos de vida libres, en su sentido ético y estético. <![CDATA[<b>Apoio emocional realizado por enfermeiro ao paciente ostomizado</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A existência de ostomia altera a imagem corporal do paciente, despertando vergonha e medo da rejeição social. O indivíduo passa a viver uma nova realidade, passando a mobililizar sentimentos e emoções negativas, interferindo em sua saúde mental. OBJETIVO: O estudo objetiva identificar reações causadas pela ostomia, medidas adotadas a partir do desconforto percebido pelo paciente ostomizado e a importância do apoio emocional proporcionado pela enfermagem. METODOLOGIA: Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 33 pacientes ostomizados, atendidos em uma Associação na cidade de Mendes - RJ. Os dados obtidos por meio de preenchimento de formulário foram submetidos à análise de conteúdo. Com aprovação do CEP, atendendo aos requisitos da Resolução 466/12 do CNS/MS. RESULTADOS: As principias alterações constatadas na vida dos pacientes ostomizados estão relacionadas à vida social, imagem corporal, perda do controle sobre o corpo e sobre as emoções. Dentre as principais reações e sentimentos causados pela ostomia, destacam-se: vergonha, constrangimento, medo diante da nova situação, mal estar com odor, limitação e discriminação. CONCLUSÕES: Ações de enfermagem necessitam ser sistematizadas para melhor atender as necessidades do paciente ostomizado. Para que ocorra amenização dos incômodos identificados, ressalta-se a importância de sistematização das intervenções de enfermagem e a adoção de medidas de apoio emocional por parte dos enfermeiros.<hr/>BACKGROUND: The presence of ostomy alters the patient’s body image arousing shame and fear of social rejection. The individual begins to live a new reality through negative feelings and emotions, which could affect their mental health. AIM: The study aims to identify reactions caused by ostomy, measures taken based on the discomfort perceived by the ostomized patient, and the importance of emotional support provided by the nursing staff. METHODS: This was a qualitative research conducted with 33 ostomized patients treated at an Association in the city of Mendes - RJ. The data obtained through forms were subjected to content analysis. The study was approved by the CEP in compliance with requirements of the CNS/MS 466/12 Resolution. RESULTS: The major alterations observed in the life of ostomized patients are related to social life, body image, and loss of control over body and emotions. The main reactions and feelings caused by ostomy are: shame, embarrassment, fear in the face of a new situation, malaise with odor, and limitation or discrimination. CONCLUSIONS: Nursing actions need to be systematized to better meet the needs of ostomized patients. The importance of systematization in nursing interventions and adoption of emotional support measures is emphasized to ameliorate identified discomforts.<hr/>CONTEXTO: La existencia de estomía altera la imagen corporal del paciente, despertando la vergüenza y el miedo al rechazo social. El individuo comienza a vivir una nueva realidad comenzó a influir en los sentimientos y las emociones negativas, lo que afecta su salud mental. OBJETIVO: El estudio tiene como objetivo identificar las reacciones causadas por la estomía, medidas tomadas desde el malestar percibido por el paciente de estomía y la importancia del apoyo emocional proporcionado por el personal de enfermería. METODOLOGÍA: La investigación cualitativa realizada con 33 pacientes con estomía, se reunieron en una asociación en la ciudad de Mendes - RJ. Los datos obtenidos a través de la forma de llenado se sometieron a análisis de contenido. Aprobado por el CEP, el cumplimiento de los requisitos de la CNS / MS Resolución 466/12. RESULTADOS: Los principales cambios observados en las vidas de los pacientes con estomía están relacionados con la vida social, la imagen corporal, la pérdida de control sobre el cuerpo y las emociones. Las principales reacciones y sentimientos causados por la estomía en especial: la vergüenza, la vergüenza, el miedo ante la nueva situación, malestar con olor, limitación o discriminación. CONCLUSIONES: Acciones de enfermería deben ser sistematizados para satisfacer mejor las necesidades del paciente con estomía. Para disminuir la problemática identificada, se hace hincapié en la importancia de la sistematización de las intervenciones de enfermería y la adopción de medidas de apoyo emocional por las enfermeras. <![CDATA[<b>Avaliação da saúde mental positiva de discentes de enfermagem</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A importância da saúde mental é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na sua própria definição de saúde, como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. OBJETIVO(S): O objetivo geral foi avaliar a saúde mental positiva dos discentes de enfermagem por meio do Questionário de Saúde Mental Positiva (QSM+) de Lluch (2003) traduzido e adaptado para o português (Carvalho & Sequeira, 2009) que visa avaliar a capacidade do aluno em termos de gestão das variáveis positivas que integram a saúde mental. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa quantitativa exploratória, que teve como sujeitos 269 acadêmicos de enfermagem. Foi traçado inicialmente o perfil dos sujeitos da pesquisa com finalidade de agrupar e conhecer a população. RESULTADOS: Com base nos objetivos foi evidenciado que os acadêmicos de enfermagem, em sua maioria, estão satisfeitos com sua vida pessoal, são bons ouvintes, tem dificuldade para lidar com o stress, pouco confiantes em si mesmos, menos da metade se diz disposta a ajudar o próximo, possuem facilidade para estabelecer relações interpessoais. CONCLUSÕES: Há necessidade de se investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do acadêmico de enfermagem, durante sua formação, para que na vida profissional tenham melhor equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente de trabalho, bem como a necessidade de conscientização da importância do cuidado.<hr/>BACKGROUND: The importance of mental health is recognized by the World Health Organization (WHO) in its own definition of health as a state of complete physical, mental and social well-being. AIM: The overall objective was to evaluate the positive mental health of nursing students through the Positive Mental Health Questionnaire (QSM +) of Lluch (2003), already translated and adapted to Portuguese (Carvalho & Sequeira, 2009) that aims to assess the student's ability in terms of management of positive variables that integrate mental health. METHODS: This is a quantitative exploratory research, which took as subjects 269 nursing students. It was initially traced the profile of the research subjects with a purpose of grouping and understand the population involved in the research. RESULTS: Based on the quantitative targets we showed that nursing students mostly are satisfied with their personal life, are good listeners, have trouble dealing with stress, lack of self confidence, unwilling to help others, and have facility to establish interpersonal relationships. CONCLUSIONS: Thus, we conclude that it’s necessary to invest in strategies to promote nursing student health during training allowing them to have better balance against situations imposed by the work, as well as the consciousness regarding the importance of care.<hr/>CONTEXTO: La importancia de la salud mental es reconocida por la Organización Mundial de la Salud(OMS), en su propia definición de la salud como un estado de bienestar físico, mental y social. OBJETIVO(S): El objetivo general fue evaluar la salud mental positiva de los estudiantes de enfermería a través del Cuestionario de Salud Mental Positiva (QSM+) de Lluch (2003) ha sido traducido y adaptado para el portugués (Carvalho y Sequeira, 2009) diseñado para evaluar la capacidad del alumno en cuanto a la gestión de las variables positivas que integran la salud mental. METODOLOGÍA: Se trata de una investigación exploratoria y cuantitativa que tuvo como el tema 269 estudiantes de enfermería. Se trazó inicialmente el perfil de los sujetos de investigación con el fin de agrupar y conocer a la gente. RESULTADOS: Sobre la base de los objetivos se evidenció que los estudiantes de enfermería, en su mayoría, están satisfechos con su vida personal, son buenos oyentes, tienen dificultades para hacer frente al estrés, la falta de confianza en sí mismos, menos de la mitad se dice dispuesto a ayudar a continuación, tienen facilidad para establecer relaciones interpersonales. CONCLUSIONES: Hay necesidad de invertir en estrategias que permitan promover la salud de los estudiantes de enfermería durante su formación, por lo que la vida profesional tiene un mejor equilibrio en la cara de situaciones impuestas por el ambiente de trabajo y la necesidad de tomar conciencia de la importancia de la atención. <![CDATA[<b>Suporte emocional às gestantes que convivem com doenças crônicas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A mulher que convive com a doença crônica se tornará uma grávida de alto risco e poderá encontrar dificuldades para as adaptações emocionais impostas pela nova realidade. OBJETIVO: Discutir a demanda de acolhimento emocional das gestantes que convivem com doença crônica e o trabalho dos enfermeiros no pré-natal de alto risco. METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa de abordagem sociopoética, realizada no Ambulatório de Pré-Natal do Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói/RJ. Participaram do estudo, 06 gestantes em acompanhamento pré-natal que convivem com doenças crônicas. A produção de dados se deu por meio de técnica criativa através da “linha da vida gestacional” e do dispositivo grupo-pesquisador. A análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo temático-categorial. RESULTADOS: Em decorrência da formação - o foco da atenção do enfermeiro se mantém ligado à doença ou as suas formas de expressão - sinais e sintomas, o que torna o estado emocional da mulher, assim como, os fatores sociais esquecidos no seguimento de sua gestação. CONCLUSÃO: Há necessidade de escutaativa aos anseios em todo o seguimento da gestação de alto risco, pois as mulheres se encontram fragilizadas e instáveis, e não encontram espaço para exporem seus medos, angústias e expectativas, acolhimento emocional que deve ser realizado por enfermeiros.<hr/>BACKGROUND: Women who live with chronic disease will become high-risk pregnant and may encounter difficulties in the emotional adjustments imposed by the new reality. AIM: To discuss the demand of emotional assistance of pregnant women living with chronic illness and the work of nurses in high-risk prenatal care. METHODS: Qualitative research of the social poetic approach held in Prenatal Clinic of Antonio Pedro University Hospital, Niterói / RJ. 06 pregnant women in prenatal care living with chronic diseases participated in the study,. Data was collected through creative technique by "line of gestational life" and group-researcher device. Data analysis was used to analyze categorical-themed content. RESULTS: As a result of training - the focus of the nurse's attention remains attached to the disease or its forms of expression - signs and symptoms, which produces the emotional state of women, as well as forgotten social factors following her pregnancy. CONCLUSION: There is the need of active listening the concerns throughout the follow-up of high-risk pregnancies due to women’s fragility and instability, and the lack of room to expose their fears, anxieties and expectations, emotional care that should be performed by nurses.<hr/>CONTEXTO: La mujer que vive con la enfermedad crónica se convertirá en una embarazada de alto riesgo y puede encontrarse con dificultades en los ajustes emocionales impuestos por la nueva realidad. OBJETIVO: Analizar la demanda de apoyo emocional de las mujeres embarazadas que viven con una enfermedad crónica y el trabajo de las enfermeras en la atención prenatal de alto riesgo. METODOLOGÍA: La investigación cualitativa del enfoque poética llevada a cabo en la clínica prenatal del Hospital de la Universidad Antonio Pedro, Niterói / RJ. 06 mujeres embarazadas que viven con enfermedades crónicas participaron en control prenatal. Los datos se produjeron a través de la técnica creativa por "línea de vida gestacional" y el dispositivo grupo-investigador. El análisis de datos fue el medio de análisis del contenido de temática categórica. RESULTADOS: Como resultado de la formación - el foco de atención de la enfermera sigue siendo la enfermedad o sus formas de expresión - signos y síntomas, lo que hace que el estado emocional de la mujer, así como los factores sociales sean olvidados tras su embarazo. CONCLUSIÓN: Existe la necesidad de una escucha activa de las preocupaciones a lo largo de los embarazos de alto riesgo, porque las mujeres se encuentran frágiles e inestables, y no hallan un lugar para exponer sus miedos, ansiedades y expectativas, cuidado emocional que debe ser realizada por personal de enfermería. <![CDATA[<b>Situações difíceis e seu manejo na entrevista para doação de órgãos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A formação em Comunicação de Notícias Difíceis pelos coordenadores avançados em transplantes, não os isenta de lidarem com as situações mais diversas. OBJETIVO: Identificar os fatores e/ou situações representativas de situações difíceis vivenciadas pelos coordenadores avançados em transplantes; e descrever como manejam tais fatores e/ou situações na condução da entrevista familiar. MÉTODO: Abordagem qualitativa, estudo hermenêutico. Dados obtidos por entrevista semi-estruturada contendo oito questões abertas dirigidas à 24 coordenadores avançados em transplantes, no período de janeiro a maio de 2012. Utilizada análise do discurso dos sujeitos com base na interpretação proposta na hermenêutica filosófica de Gadamer para organização e compreensão dos dados relatados que foram gravados e, em seguida, transcritos na íntegra. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética UFF/HUAP. RESULTADOS: Identificados como fatores e/ou situações difíceis no momento da entrevista: ambiente; profissionais que falham na comunicação com os familiares; e assistência prestada. Manejos descritos: modo de conduta do entrevistador no trabalho; aspectos emocionais; que envolvem os familiares do potencial doador; lançar mão dos próprios instrumentos de enfrentamento das dificuldades; e ainda o “eu não sei, nunca parei para pensar nisso”. CONCLUSÃO: O afastamento da situação e o tratar sobre o assunto em outro momento lhes permitiu se conhecer melhor, no sentido de saber como agem em sua prática cotidiana laboral.<hr/>BACKGROUND: The training in Communication of Difficult News by advanced coordinators in transplantation does not exempt them from dealing with the most varied situations. OBJECTIVE: To identify the factors and/or situations representative of difficult situations experienced by advanced coordinators in transplantations; and to describe the coping methods and/or situations while conducting family interviews. METHODS: Qualitative approach, hermeneutic study. Data were obtained from semi-structured interview containing eight open questions directed to 24 advanced coordinators in transplantations, from January to May 2012. We used subject discourse analysis based on the interpretation proposed in the philosophical hermeneutics of Gadamer for organization and understanding of the reported data, which were recorded and, subsequently, fully transcribed. This study was approved by the Ethics Committee of HUAP/UFF. RESULTS: We have identified the following as difficult factors and/or situations at the time of the interview: environment; professionals who fail to communicate with family members; and assistance provided. Managements described: mode of conduct of the interviewer at work; emotional aspects, which involve the family members of potential donors; to make use of their own instruments to confront the difficulties; and also the “I do not know because I have never thought about that”. CONCLUSION: The estrangement from the situation and dealing with the matter at another time allowed a better understanding of each other, regarding the coping actions in their daily work practice.<hr/>CONTEXTO: La formación en Comunicación de Noticias Difíciles por los coordinadores avanzados en trasplantes no les exime de hacer frente a las situaciones más diversas. OBJETIVO: Identificar los factores y/o situaciones representativas de situaciones difíciles experimentadas por los coordinadores avanzados en trasplantes; y describir cómo manejan estos factores y/o situaciones en la conducción de la entrevista familiar. MÉTODO: Enfoque cualitativo, estudio hermenéutico. Los datos furon obtenidos mediante una entrevista semiestructurada conteniendo ocho cuestiones abiertas dirigidas a 24 coordinadores avanzados en trasplantes, durante el período de enero a mayo de 2012. Se utilizó el análisis del discurso de los sujetos basándose en la interpretación propuesta en la hermenéutica filosófica de Gadamer para la organización y la comprensión de los datos reportados, que fueron grabados y, seguidamente, transcritos en su totalidad. Este estudio fue aprobado por el Comité de Ética de la HUAP/UFF. RESULTADOS: Fueron identificados como factores y/o situaciones difíciles en el momento de la entrevista: entorno; profesionales que fallan en la comunicación con los familiares; y asistencia prestada. Manejos descritos: modo de conducta del entrevistador en el trabajo; aspectos emocionales, que involucran la participación de los familiares del potencial donante; uso de sus propios instrumentos de afrontamiento de las dificultades; y aún el “yo no sé, jamás me detuve a pensar en ello”. CONCLUSIÓN: El alejamiento de la situación y el tratamiento del tema en otro momento les permitió un mejor conocimiento mutuo, en el sentido de saber cómo actúan en su práctica cotidiana laboral. <![CDATA[<b>Perfil motivacional e demográfico dos alunos do mestrado acadêmico e profissional</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O curso de mestrado em enfermagem tem contribuido para o avanço da profissão ao longo dos seus 40 anos, devido à alta produção científica. OBJETIVO: Conhecer o perfil dos alunos de mestrado acadêmico e profissional do estado do Rio de Janeiro, e suas motivações para realizar o mestrado. METODOLOGIA: Pesquisa quantitativa, baseada em dados primários obtidos através da aplicação de questionário sociodemográfico aos alunos regulares matriculados nos programas de mestrado em enfermagem das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. RESULTADOS: Verificou-se que os alunos mais jovens de idade e de profissão optam pelo mestrado acadêmico, enquanto que o oposto opta pelo mestrado profissional. A motivação dos alunos esta ligada a busca de novos conhecimentos e qualificação para melhorar a atuação tanto na prática assistêncial, quanto na docência em saúde. Foi constatado que o incentivo precoce às atividades acadêmicas durante a graduação contribui positivamente na motivação do aluno para ingressar no mestrado. CONCLUSÕES: O perfil e as motivações que levam os alunos a ingressarem nas duas modalidades de mestrado - acadêmico e profissional, são bem características e encontram correspondência com a proposta de cada curso.<hr/>BACKGROUND: The Master's degree in nursing has contributed to the advancement of the profession throughout its 40 years, due to the high amount of scientific production. OBJECTIVE: Getting to know the profile of academic and professional master's students in the state of Rio de Janeiro, and their motivations for taking the Master. METHODS: Quantitative research, based on primary data obtained through the application of sociodemographic questionnaire to regular students enrolled in master's programs in nursing of public universities in the state of Rio de Janeiro. RESULTS: It was found that younger students and with less professional experience choose the academic master, while the opposite opt for a professional master. The students' motivation is linked to the quest for knowledge and skills to improve performance both in the care practice, and in the health teaching. It has been found that early encouragement of academic activities during graduation contributes positively to the student's motivation to enrol for the Masters. CONCLUSIONS: The profile and the motivations that lead students to join the two types of master - academic and professional, are very characteristic and match with the proposal of each course.<hr/>CONTEXTO: El Máster en enfermería ha contribuido al avance de la profesión a lo largo de sus 40 años, debido a la intensa producción científica. OBJETIVO: Conocer el perfil de los estudiantes de máster académico y profesional en el estado de Río de Janeiro, y sus motivaciones para ingresar en dichos másters. METODOLOGÍA: La investigación cuantitativa, basada en datos primarios obtenidos mediante la aplicación del cuestionario socio demográfico de los estudiantes regulares inscritos en programas de máster en enfermería en las universidades públicas en el estado de Río de Janeiro. RESULTADOS: Se concluyó que los estudiantes más jóvenes y con menor experiencia profesional eligen el máster académico, mientras que lo contrario opta por el máster profesional. La motivación de los estudiantes está vinculada a la búsqueda de nuevos conocimientos y habilidades para mejorar el rendimiento tanto en la práctica de atención, como la enseñanza de la salud. Se ha encontrado que los principios de fomento de las actividades académicas durante la graduación contribuyen positivamente a la motivación del estudiante para participar en los másteres. CONCLUSIONES: El perfil y los motivos que llevan a los estudiantes a frecuentar los dos tipos de maestro - académico y profesional, son muy característicos y se hacen coincidir con la propuesta de cada curso. <![CDATA[<b>Processos formativos da docência em saúde mental nas graduações de enfermagem e medicina</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: Este estudo surgiu de inquietações sobre processos formativos na docência dos cursos de Medicina e de Enfermagem com a temática saúde mental, convergentes com os princípios da reforma psiquiátrica, haja vista serem as profissões de frente do cuidado na Atenção Psicossocial. Busca contribuir com o debate sobre a formação comprometida com a produção de práticas pedagógicas profícuas no contexto da saúde mental, e de perspectivas mais críticas em relação às práticas desenvolvidas nos cursos. OBJETIVO: Conhecer processos formativos da docência em saúde mental nas graduações de Enfermagem e Medicina de instituições de ensino superior públicas no estado da Bahia, Brasil. METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa, realizada com nove docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina de cinco universidades públicas do estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados mediante entrevista semi-estruturada, no período de março a julho de 2008, e analisados a partir do discurso do sujeito coletivo, seguido de análise temática. RESULTADOS E CONCLUSÕES: Dos conteúdos emergentes das entrevistas foram formuladas ideias centrais representadas pelos seguintes temas: percepções sobre a reforma psiquiátrica; trajetórias de preconceitos; formação a partir de atividades práticas; metodologia problematizadora como eixo de formação em saúde mental; interdisciplinaridade como estratégia de ensino e dispositivo de inter-relacionamento. Os discursos produzidos mostraram que a formação de enfermeiros e de médicos em saúde mental requer investimento e compreensão aprofundada da reforma psiquiátrica, tornando-se inevitável para sua eficiência a articulação de vários saberes e a integração ensino, pesquisa, extensão e serviços.<hr/>BACKGROUND: This study emerged from concerns over teaching practices in mental health education within the psychiatric reform framework. We investigate the vision of nursing and medicine professors in public universities on mental health, since these are important professions in what psychosocial care is concerned. We aim to enrich the debate about engaged education in the production of useful practices in the context of mental health as well as stronger critical perspectives over the practices developed in the courses. OBJECTIVE: To understand the mental health teaching training processes in the undergraduate Nursing and Medicine courses of public higher education institutions in the state of Bahia, Brazil. METHODS: Qualitative research performed with nine nursing and medicine professors from five public universities from the state of Bahia in Brazil. Data were collected by means of semi-structured interviews between March and July 2008, and analysed through the discourse of the collective subject, followed by theme analysis. RESULTS AND CONCLUSIONS: Some main ideas were outlined from the contents and are represented by the following topics: perceptions about psychiatric reform; evolution of prejudices; activity-based education; problem-based methodology as an axis in mental health education; interdisciplinarity as a teaching strategy and inter-relationship tool. The discourses produced pinpoint that the education of nurses and medical practitioners in mental health demands investment and deep knowledge of the psychiatric reform. The connection of different types of knowledge and the fusion of teaching, research, extended learning and services are paramount to its efficiency.<hr/>CONTEXTO: Este trabajo cuestionó sobre cómo los docentes de los cursos de enfermería y medicina de universidades públicas perciben la salud mental, ya que se tratan de profesiones relevantes para el cuidado psicosocial. Se busca contribuir con el debate sobre la formación comprometida con la producción de prácticas pedagógicas y de cuidado innovadoras en salud mental. OBJECTIVO: Conocer los procesos formativos de la enseñanza en materia de salud mental en la Facultad de Enfermería y Medicina de las instituciones públicas de educación superior en el estado de Bahia, Brasil. METODOLOGÍA: Estudio cualitativo realizado con nueve docentes de los cursos de enfermería y medicina de cinco universidades del estado de Bahia en Brasil. Los datos fueron recogidos mediante entrevista semi-estructurada, entre marzo y julio de 2008 y analizados a partir del discurso del sujeto colectivo, seguido de análisis temática. RESULTADOS Y CONCLUSIONES: A partir de los contenidos obtenidos en las entrevistas, se formularon ideas centrales representadas por los siguientes temas: percepciones sobre la reforma psiquiátrica; trayectorias de los prejuicios; formación a partir de actividades prácticas; método basado en problemas, como eje en la formación en salud mental; interdisciplinaridad como estrategia de enseñanza y dispositivo de inter-relacionamiento. Los discursos producidos demuestran que la educación de enfermeros y médicos en salud mental requiere inversiones y profunda comprensión de la reforma psiquiátrica, se hace inevitable para su eficiencia la articulación de varios saberes y la integración de enseñanza, investigación, extensión y servicios. <![CDATA[<b>As dificuldades emocionais experenciadas por acadêmicos de enfermagem na abordagem ao paciente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt de maneira fragmentada, mas sim, como uma prática social situada historicamente, que envolve diversos aspectos, principalmente emocionais, que permeiam todo o processo de formação do enfermeiro. OBJETIVO: Discutir junto aos estudantes de enfermagem as dificuldades emocionais experenciadas na abordagem ao paciente. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com alunos do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, Niterói, Brasil. A coleta de dados se deu através da entrevista em grupo focal. A análise dos resultados foi feita a partir da análise temática de conteúdo. RESULTADOS: Conhecer as histórias dos alunos e fazê-los rememorar as situações que julgaram mais marcantes, lhes possibilitou reconhecer as próprias emoções, passo para a construção da Inteligência Emocional, que é capacidade de gerenciar as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos. Em diversas ocasiões os alunos reagem de forma diferente diante dos mesmos acontecimentos. Isto é de grande importância, pois quer dizer que boa parte de nossas ações não estão nos estímulos externos, e sim em condições pessoais, que podem ser conscientes ou inconscientes. CONCLUSÃO: Foi possível dar visibilidade às experiências de dificuldade emocionais vivenciadas pelos estudantes de enfermagem e, assim, propor mudanças e abertura de novos espaços de discussão no ambiente universitário.<hr/>BACKGROUND: The expression or inhibition of emotions depends on the cognitive development of the cultural context in which we operate. Therefore, the educational phenomenon cannot be understood as fragmented, but like a social practice which involves various aspects, especially emotions, which are a vital part of the entire nursing training process. OBJECTIVE: To discuss with students the emotional difficulties experienced when approaching patients. METHODS: Qualitative, descriptive study, conducted with graduation students of Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa from Universidade Federal Fluminense, on Rio de Janeiro state, Brazil. Data collection was carried out through focus group interview. The analysis was made from the thematic content investigation. RESULTS: To know stories of these students and make them recall situations they deemed most outstanding and that will enable them to recognize their own emotions, a step in the construction of Emotional Intelligence, which is the ability to manage emotions within ourselves and in our relationships. On several occasions, students react differently to the same events. This is of great importance, since it means that most of our actions are not triggered by external stimuli, but by personal conditions, which may be conscious or unconscious. CONCLUSION: It was possible to make difficult emotional experiences of nursing students visible, and thus propose changes and the opening of new spaces for discussion in the university environment.<hr/>CONTEXTO: La expresión o inhibición de las emociones depende del desarrollo cognitivo y del contexto cultural en el que vivimos. Así, el fenómeno educativo no puede entenderse de manera fragmentada, sino como una práctica social, históricamente situado, lo que tiene muchas implicaciones, sobre todo emocionales, que impregnan todo el proceso de formación en enfermería. OBJETIVO: Discutir junto a los estudiantes de enfermería dificultades emocionales experimentadas en el abordaje del paciente. METODOLOGÍA: Estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio realizado con estudiantes de grado en Enfermería de la Escuela de Enfermería de la Universidad Federal Fluminense Afonso Costa Aurora en el estado de Río de Janeiro, Niterói, Brasil. La recogida de datos se llevó a cabo a través de grupo de entrevista. El análisis se realizó a partir del análisis de contenido temático. RESULTADOS: Conocer las historias de los estudiantes y inducirlos a recordar las situaciones que consideren más destacadas, les permitirá reconocer sus emociones, paso a la construcción de la inteligencia emocional, que es la capacidad de manejar las emociones en nosotros y en nuestras relaciones. En varias ocasiones, los estudiantes reaccionan de manera diferente a los mismos hechos. Esto es de gran importancia, porque significa que la mayoría de nuestras acciones no son espoleadas por estímulos externos, pero en las condiciones personales, que pueden ser conscientes o inconscientes. CONCLUSIÓN: Es posible hacer visible la dificultad emocional experiencias de los estudiantes de enfermería y así proponer cambios y la apertura de nuevos espacios para la discusión en el ámbito universitario. <![CDATA[<b>A qualidade de vida para motoristas de ônibus</b>: <b>Entre a saúde e o trabalho</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: O trabalho do motorista de ônibus exige habilidade técnica e controle emocional. É importante a equalização das necessidades de deslocamento da população e a saúde mental do motorista, que está submetido ao humor dos passageiros. OBJETIVO: Descrever, sob a luz do referencial fenomenológico de Maurice Merleau Ponty, o significado de qualidade de vida para os motoristas de ônibus e sua contribuição para a saúde mental destes trabalhadores. METODOLOGIA: Estudo do tipo descritivo. Participaram 16 motoristas de ônibus. Dados coletados por entrevista fenomenológica com um roteiro semiestruturado com três perguntas abertas, no período de abril a novembro de 2014. A pergunta explorada foi:“para você o que é qualidade de vida?”. Os motoristas de ônibus responderam as questões no próprio roteiro de entrevistas e a análise dos dados obedeceu ao método fenomenológico, considerando quatro passos: suspender, intuir, analisar e descrever. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética UFF/HUAP n° 506/339. RESULTADOS: Para os motoristas de ônibus, a qualidade de vida foi ameaçada pela insatisfação quanto à condição ergonômica dos ônibus em que trabalham e é influenciada pela percepção de valorização profissional mediante melhores salários. CONCLUSÕES: A qualidade de vida depende de fatores internos e externos. Questões familiares estão diretamente ligadas ao bem-estar do profissional no trabalho. A melhoria apontada é o início de um diálogo entre o trabalhador e a organização, pois a relação de trabalho não é de rivalidade, mas de parceria.<hr/>BACKGROUND: The bus driving job requires technical skills and emotional control. It is important to equalise the displacement needs of the population and the mental health of drivers, who are subject to the emotional condition of passengers. OBJECTIVE: To describe, under the light of the phenomenological referential of Maurice Merleau Ponty, the meaning of life quality for bus drivers and its contribution to the mental health of these workers. METHODS: A descriptive study, with the participation of sixteen (16) bus drivers was performed. Data was collected by means of a phenomenological interview with a semi-structured script that included three open questions in the period from April to November 2014. The explored question was: what means life quality for you? The bus drivers answered the questions in their own interview scripts and the data analysis followed the phenomenological method, considering four steps: suspend, intuit, analyze, and describe. The study was approved by the Ethics Committee of UFF/HUAP no. 506/339. RESULTS: The quality of life of the bus drivers was threatened by dissatisfaction in terms of the ergonomic condition of the bus in which they work and the professional development by means of better wages. CONCLUSIONS: Life quality depends on internal and external factors. Family issues are directly linked to professional well-being at work. The improvements identified are the beginning of a dialogue between the employee and the organization, since work relationship does not mean rivalry, but partnership.<hr/>CONTEXTO: El trabajo del conductor de autobús requiere habilidad técnica y control emocional. Es importante igualar las necesidades de desplazamiento de la población y la salud mental del conductor que está sometido al estado de ánimo de los pasajeros. OBJETIVO: Describir a la luz de fenomenológica referencial de Maurice Merleau Ponty el significado de calidad de vida para los conductores de autobús y su contribución a la salud mental de estos trabajadores. METODOLOGÍA: Estudio descriptivo, con la participación de 16 conductores de autobús. Datos recogidos por medio de la entrevista fenomenológica y un guión con tres preguntas abiertas semi-estructuradas entre abril y noviembre de 2014. La pregunta explorada fue: ¿Qué significa calidad de vida para usted? Los conductores de autobús respondieron a las preguntas directamente en su propio guión de entrevistas y el análisis de datos siguió el método fenomenológico considerando cuatro pasos: suspender, intuir, analizar y describir. Estudio aprobado por el Comité de ética de FFU/Huapi n° 506/339. RESULTADOS: La calidad de vida de los conductores de autobuses fue amenazada por el descontento respecto a la condición ergonómica del autobús que trabajan y fue influenciada por la percepción de valoración profesional a través de salarios más elevados. CONCLUSIONES: La calidad de vida depende de factores internos y externos. Cuestiones familiares están directamente relacionadas al bien estar del profesional en el trabajo. Las mejorías identificadas son el inicio de un diálogo entre el empleado y la organización, ya que la relación de trabajo no implica rivalidad, sino de asociación. <![CDATA[<b>Os limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação do profissional de saúde</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt CONTEXTO: A efetivação do ensino da atenção psicossocial no curso de Medicina em uma Universidade do Estado do Rio de Janeiro envolve a articulação de mudanças em várias dimensões simultâneas e inter-relacionadas nos âmbitos político-ideológico e teórico-prático. OBJETIVO: Buscou-se analisar os limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação do profissional de saúde e destacar a utilização da metodologia da socioclínica institucional na realização de pesquisas ligadas ao ensino e à saúde. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa intervenção, com abordagem qualitativa, realizada em um município do Rio de Janeiro de 2013 a 2014, utilizando o método socioclínico institucional em sua modalidade de análise institucional das práticas. Os dados foram coletados em um diário de pesquisa, nos relatórios dos alunos e em entrevista coletiva realizada com os mesmos. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Fundação Educacional Serra dos Órgãos com CAEE 22980513.8.0000.5247, em 21/10/2013. RESULTADOS: Apontam para limites do ensino teórico-prático da saúde mental na formação profissional; os efeitos do tempo para apreensão do aporte teórico-prático da saúde mental; a percepção da rede de atenção à saúde mental, e a valorização excessiva do especialista no cuidado em saúde mental. CONCLUSÕES: Considera-se que, apesar das limitações, nos debates entre alunos, professor e profissionais da saúde foram elaboradas algumas propostas instituintes indicando a construção de um embrião de uma nova prática na atenção psicossocial.<hr/>BACKGROUND: The effectiveness of psychosocial care education in the medical school of a Public University of Rio de Janeiro involves the simultaneous articulation of changes in several dimensions and interrelated in political-ideological and theoretical-practical fields. OBJECTIVES: Was sought to examine the limits of theoretical-practical teaching of mental health in the training of health professionals and highlight the use of institutional socio-clinical methodology to carry out research linked to education and health. METHODS: Intervention research with a qualitative approach, carried out in a municipality of Rio de Janeiro from 2013 to 2014, using the institutional socio-clinical method in its form of institutional analysis of practices. Data were collected through a daily research, the student’s reports and collective interview performed with them. The research was approved by the Research Ethics Committee of the Educational Foundation Serra dos Órgãos with CAEE 22980513.8.0000.5247 on 21/10/2013. RESULTS: Limits of theoretical-practical teaching of mental health in vocational training are highlighted; the effects of time to grasp the theoretical-practical contribution of mental health; the perception of the mental health system, and the excessive appreciation of expert in mental health care. CONCLUSIONS: It is felt that, despite the limitations, the discussions between students, teachers and health professionals allowed the elaboration of some instituting proposals indicating the construction of an embryonary new practice in psychosocial care.<hr/>CONTEXTO: La educación en atención psicosocial en la escuela de medicina de una Universidad del Estado de Río de Janeiro, implica la articulación de los cambios en varias dimensiones simultáneamente y están interrelacionadas en el ámbito politico-ideológico y teórico-práctico. OBJETIVOS Analizar los límites de la enseñanza teórica y práctica de la salud mental en la formación de los profesionales de la salud y poner de relieve el uso de la metodología socio clínica institucional en la investigación en salud y educación. METODOLOGÍA: Intervención con un enfoque cualitativo, realizado en 2013 y 2014, utilizando el método socio clínico institucional en su forma de análisis institucional de las prácticas. Los datos fueron recogidos en diario de pesquisa, en los informes finales de los alumnos del cuarto período y en una conferencia de prensa con estos estudiantes en el Segundo semestre de 2014, cuando éstos ya cursaban el quinto período. Aprobación CEP CAEE 22980513.8.0000.5247, en el 21/10/2013. RESULTADOS: Han apuntado hacia los límites de la enseñanza teórica y práctica de la salud mental en la formación del profesional de la salud; los efectos del tiempo de comprender la teoría y práctica de la salud mental de los estudiantes; la percepción de la atención a la red de atención a la salud mental y la sobrevaloración del experto en atención a la salud. CONCLUSIONES: A pesar de las limitaciones, se pudieron observar propuestas instituyentes con que los profesores, estudiantes y profesionales de la salud han podido construir un embrión de una nueva práctica en la atención psicosocial. <![CDATA[<b>Supervisão de estudantes em ensino clínico</b>: <b>Correlação entre desenvolvimento de competências emocionais e função de suporte</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os estudantes de enfermagem têm que lidar com situações emocionalmente intensas nas interações de cuidados. Estas experiências comportam um trabalho emocional de dupla centralidade (aprendizagens ao nível da gestão das emoções dos clientes e ao nível do seu mundo emocional interno). Esta problemática conduz a um estudo com a finalidade de analisar o efeito da função de suporte do enfermeiro supervisor no desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem em ensino clínico, para o desempenho do trabalho emocional. É um estudo exploratório, descritivo e correlacional, de abordagem mista. A amostra é intencional e tem como participantes 168 estudantes do 4.º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem e 25 enfermeiros supervisores que realizaram o Curso de Supervisão em Ensino Clínico de uma Escola Superior de Enfermagem portuguesa. Recorreu-se a um questionário aplicado aos estudantes e a jornais de aprendizagem elaborados pelos enfermeiros, como instrumentos de recolha de dados. Os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística descritiva do tipo não-paramétrico e os dados qualitativos foram sujeitos a análise de conteúdo convencional, procedendo-se ao respetivo cruzamento. Os resultados revelam que as necessidades formativas e as expetativas dos estudantes face à supervisão são consonantes com as estratégias de suporte de gestão emocional mobilizadas pelos enfermeiros supervisores. Tendo em conta a hipótese de estudo, corrobora-se que a função de suporte do enfermeiro supervisor é potenciadora do desenvolvimento de competências para o desempenho do trabalho emocional no estudante de enfermagem em ensino clínico.<hr/>Nursing students deal with emotionally intense experiences in care interactions. Those experiences require a double-centred emotional labour (managing clients’ emotions and their own internal emotional world). This constitutes the research problem that leads to a study aiming at analysing the support role of the clinical instructors and its correlation with the development of nursing students’ emotional skills in clinical practice, required to effectively engaging in emotional labour. It is an exploratory study, with a mixed method research design, involving descriptive and correlational analysis. The sample is intentional, comprising 168 final-year students and 25 clinical instructors who attended a clinical supervision programme at a Portuguese nursing school. Data collection instruments were a questionnaire applied to the students and reflexive journals of clinical instructors. Quantitative data were submitted to descriptive, non-parametric statistical analysis whereas qualitative data were submitted to conventional content analysis; quantitative and qualitative data were crossed. Findings reveal that students' educational needs and expectations related to clinical supervision are consonant with support and emotional management strategies provided by clinical instructors. The support role of clinical instructors contributes to the development of nursing students' skills for engaging in effective emotional labour; thereby, the research hypothesis is confirmed.<hr/>Los estudiantes de enfermería se enfrentan a situaciones emocionalmente intensas en las interacciones de cuidado. Estas experiencias implican una doble centralidad del trabajo emocional (aprendizaje en relación a la gestión de las emociones del cliente y su mundo emocional interior). Este problema lleva a un estudio con el fin de analizar el efecto de la función de apoyo de los enfermeros supervisores en el desarrollo de habilidades de los estudiantes de enfermería en la formación clínica para el desempeño del trabajo emocional. Es un estudio exploratorio, descriptivo y correlacional, de diseño mixto. La muestra es intencional siendo sus participantes 168 estudiantes del cuarto año del curso de Grado en Enfermería y 25 enfermeros supervisores con curso de supervisión en la formación clínica realizado en una escuela de enfermería portuguesa. Para la colección de dados se usaron los diarios reflexivos de los enfermeros supervisores, así como un cuestionario a los estudiantes. Los datos cuantitativos fueron sometidos a análisis estadístico descriptivo y no paramétrico; y los datos cualitativos fueron sometidos a análisis de contenido convencional, procediendo a la posterior intersección. Los resultados indican que las necesidades y expectativas de formación de los estudiantes de enfermería son consistentes con las estrategias de apoyo de gestión emocional movilizados por los enfermeros supervisores. Considerando la hipótesis de investigación, este estudio confirma que la función de apoyo del enfermero supervisor potencia el desarrollo de habilidades para el desempeño del trabajo emocional en el estudiante de enfermería en formación clínica.