Scielo RSS <![CDATA[Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1647-216020110002&lang=pt vol. num. 6 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Treino de competências sociais - uma estratégia em saúde mental</b>: <b>conceptualização e modelos teóricos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica realizada sobre a temática Treino de Competências Sociais e tem como objectivos: i) descrever conceitos basilares, nomeadamente assertividade, habilidade social e competência social; ii) apresentar alguns dos modelos teóricos que sustentam o treino de competências sociais; iii) contribuir para fundamentar as intervenções dos enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria e iv) fomentar a reflexão sobre a necessidade de se realizarem estudos no âmbito do desenvolvimento de competências sociais/promoção da saúde mental. Na tentativa de agregar o que se sabe sobre este assunto de uma forma clara e objectiva destacamos alguns conceitos relacionados com a temática como, assertividade, habilidade social e competência social. Comparamos as perspectivas de diferentes autores e apresentamos alguns dos modelos teóricos que sustentam o treino de competências sociais, nomeadamente, o Modelo de Percepção Social de Argyle, o Modelo do Condicionamento Operante de Skinner, o Modelo da Assertividade e o Modelo da Aprendizagem Social de Bandura. Relativamente à assertividade descrevemos os vários estilos comunicacionais (assertivo, agressivo, passivo e manipulativo) tendo por base o comportamento observável (verbal, não verbal e para verbal), os padrões de pensamento, os sentimentos e emoções e as consequências, para cada um dos estilos comunicacionais. Apresentamos uma breve análise reflexiva sobre os contributos teóricos para a produção do conhecimento científico na enfermagem de saúde mental.<hr/>This article presents a literature review on the subject Social Skills Training and aims: i) describe basic concepts, including assertiveness, social skills and social competence; ii) present some of the theoretical models that support the training of social skills; iii) contribute to support assistance from specialist nurses in mental health and psychiatry and iv) encourage reflection on the need for further studies in the development of social skills/mental health promotion. In an attempt to aggregate what is known about this subject in a clear and objective way, highlight some concepts related to the subject as assertiveness, social skills and social competence. We compared the perspectives of different authors and presented some of the theoretical models that support the training social skills, in particular the social Model of Perception of Argyle, the model of operant conditioning of Skinner’s Model and the Model of Assertiveness Bandura’s social Learning. With regard to assertiveness, we describe the various communication styles (assertive, aggressive, passive and manipulative) based on observable behavior (verbal, nonverbal and verbal), thought patterns, feelings and emotions and the consequences for each of the communication styles. Expose a brief reflective analysis on the theoretical contributions to the production of scientific knowledge in mental health nursing. <![CDATA[<b>A perturbação de pós-stress traumático e o sentido de coerência em mulheres com cancro da mama</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente estudo investigou-se a relação entre a perturbação de pós-stress traumático e o sentido de coerência, numa amostra de 84 mulheres a quem foi diagnosticado cancro da mama. Para tal, utilizou-se um protocolo de investigação constituído pelo Questionário de Identificação, o Questionário de Orientação para a Vida - QOV (Nunes, 1999) e a PTSD Checklist Civilian Version - PCL-C (Cordova, Andrykowski, Kenady, McGrath, Sloan & Redd, 1995). Os dados obtidos indicam que a perturbação de pós-stress traumático está associada a níveis inferiores de sentido de coerência. Podendo-se concluir que o facto de o mundo ser perspectivado como compreensível, flexível e com significado, promove a adaptação das mulheres a quem foi diagnosticado cancro da mama às contingências da doença, logo a exibição por parte destas de níveis inferiores de perturbação de pós-stress traumático.<hr/>In the present study were investigated the posttraumatic stress disorder and the sense of coherence in a sample of 84 women with breast cancer. To this end, was developed a research protocol made of a Questionnaire of identification, the Orientation to Life Questionnaire - QOV (Nunes, 1999) and the PTSD Checklist Civilian Version - PCL-C (Cordova, Andrykowski, Kenady, McGrath, Sloan & Redd, 1995). The data obtained showed that that posttraumatic stress disorder were associated with a fewer degree of sense of coherence. We conclude that the fact that the world is viewed as comprehensive, flexible and meaningful, promotes the adaptation of women who were diagnosed with breast cancer to the problems of disease, so the lower levels of disturbance post-traumatic stress disorder. <![CDATA[<b>Apoio matricial em saúde mental</b>: <b>uma análise sob ótica dos profissionais de saúde da atenção primária</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivo: Avaliar, sob a ótica dos profissionais da atenção primária, o apoio matricial como uma estratégia de cuidado em saúde mental, através da explanação das potências e limitações do apoio matricial realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I Arthur Bispo do Rosário, da cidade de Aracaju/SE, nas Unidades Básicas de Saúde referenciadas: UBS João Cardoso de Melo, UBS Walter Cardoso, UBS Carlos Hardman, UBS Edézio Vieira de Melo e UBS João Oliveira Sobral. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa realizada com profissionais da atenção primária presentes no momento da realização do apoio matricial. Utilizou-se um roteiro de entrevista semi- estruturado composto de questões abertas sobre definição da proposta do apoio matricial, a forma de organização nos serviços, os possíveis obstáculos enfrentados e sugestões para melhoria do apoio matricial. Resultados: Os profissionais configuraram de forma clara as potencialidades do apoio matricial no que diz respeito ao cuidado integral e compartilhado do usuário com transtorno mental e como a estratégia enriquece as possibilidades de composição interdisciplinar do Projeto Terapêutico Singular e desconstrói a lógica dos encaminhamentos intermináveis, melhorando o fluxo do usuário de transtorno mental na rede. Quanto aos obstáculos, foram apontados a deficiência de suporte nas unidades básicas de saúde, pouca aderência dos profissionais e a falta de capacitação permanente. Como alternativas para melhoria do apoio matricial foi sugerido pelos próprios profissionais a criação de espaços para aproximação com demais profissionais e capacitações para execução da Política de Saúde Mental. Considerações finais: Apesar de incipiente, é de grande importância a formulação e o desenvolvimento de propostas de avaliação desta experiência, já que o apoio matricial se constitui uma estratégia privilegiada para transformações políticas e assistenciais da Saúde Mental.<hr/>Objective: To evaluate, from the perspective of primary care professionals, the support matrix as a strategy for mental health care, through a discussion of the strengths and limitations of the matrix support by the Center for Psychosocial Care - CAPS I Arthur Bispo do Rosário, city Aracaju / SE, in the Basic Health Units referenced: João Cardoso de Melo, Walter Cardoso, Carlos Hardman, Edézio Vieira de Melo e João Oliveira Sobral. Methods: This is a descriptive, exploratory study conducted with a qualitative approach to primary care professionals present for the realization of the matrix support. The interview guide composed of semi-structured open questions about the proposed definition of the matrix support, the organization in the form of services, potential obstacles and suggestions for improving the support matrix. Results: The professionals clearly shaped the potential of the matrix support with regard to comprehensive shared care user with a mental disorder and how the strategy enriches the possibilities of interdisciplinary composition of the Therapeutic Project Singular and deconstructs the logic of endless referrals improving the flow user’s mental disorder on the network. The obstacles were mentioned disability support in primary health care, little adherence of professionals and lack of ongoing training. As alternatives to improve the support matrix has been suggested by professionals to create space for approach and skills with other professionals to implement the Mental Health Policy. Conclusion: Although in its new, is of great importance to the formulation and development of proposals for evaluation of this experience, since the matrix support constitutes a privileged strategy for political change and care of mental health. <![CDATA[<b>Os transtornos típicos de cultura e a enfermagem transcultural</b>: <b><i>running amok</i></b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Enquadramento: A Running Amok é um Transtorno Típico de Cultura (CBS) cujos maiores níveis de incidência e prevalência se verificam em países como a Malásia, bem como em outros países do Sudeste Asiático. A ocorrência de casos semelhantes tem, no entanto, vindo a ser verificada, igualmente, nas sociedades mais industrializadas. Nesse sentido, importa perceber a pertinência da Enfermagem Transcultural como perspectiva de actuação perante as CBS e, em particular, perante a Running Amok. Metodologia: A metodologia adoptada assentou, essencialmente, na revisão bibliográfica realizada, sobretudo, a partir da consulta de artigos científicos relativos à temática das CBS e da Psiquiatria Cultural e Etnopsiquiatria. Resultados: A Running Amok pode ser dividida em quatro fases: a primeira fase é caracterizada por um período de depressão e irritabilidade; na segunda fase a pessoa manifesta um impulso agressivo incontrolável; na terceira fase a pessoa apresenta um comportamento homicida; na quarta fase a pessoa experiencia um período de amnésia parcial, isto se, sobreviver ao estádio anterior. A Enfermagem Transcultural surgiu com o objectivo de promover a prestação de cuidados de Enfermagem adaptados aos diferentes contextos culturais das pessoas, pelo que se verifica que, na actualidade, a competência cultural é encarada como um elemento-chave na prestação de cuidados de saúde. Conclusões: Considerando a hipótese de integração de algumas CBS, como a Running Amok, no novo DSM-V, torna-se indispensável o estudo deste tipo de patologias, bem como a aquisição de competências culturais, por parte dos enfermeiros, para lidar com esse tipo de questões podendo, para tal, ser utilizadas como base as noções ligadas à Enfermagem Transcultural.<hr/>Background: Running Amok is a Culture-Bound Syndrome (CBS); its most relevant incidence and prevalence rates are identified in countries like Malaysia, as well as in other countries of Southeast Asia. However, the occurrence of similar cases has also been verified in industrial societies. Considering this evidence, it is imperative to understand Transcultural Nursing importance as an intervention strategy before CBS and, particularly, before Running Amok. Methods: The adopted methodology was literature review, having been consulted, mainly, scientific articles related to specific themes: CBS, Cultural Psychiatry and Ethnopsychiatry. Results: Running Amok can be divided into four stages: in the first stage, the patient is irritable and depressed; in the second stage, the patient is uncontrollably aggressive; in the third stage, the patient presents with homicidal behaviour; in the fourth stage, the patient experiences a partial amnesia period, if he/she survives to the previous stage. Transcultural Nursing emerged with the objective of promoting Nursing care adapted to different cultural contexts. So, nowadays, cultural competence is understood as a key element to formal caregiving. Conclusions: Considering the probable integration of some CBS, as Running Amok, in DSM-V, it is undeniable that nurses should study this kind of pathologies and acquire cultural competencies, in order to cope with this kind of situation. To do so, nurses can use, in the baseline, concepts related to Transcultural Nursing. <![CDATA[<b>O sofrimento no contexto da doença</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sendo o sofrimento um fenómeno biopsicossocial e espiritual ele está presente em todos os contextos associados à doença. Mas, o sofrimento não tem repercussões só para a pessoa/família mas também para os profissionais de saúde. Neste contexto propomo-nos elaborar uma pequena reflexão sobre o sofrimento das pessoas/famílias que perderam o seu bem-estar e os enfermeiros que pela inerência das suas funções estão integrados no âmago do sofrimento.<hr/>Suffering is a biopshycosossial and spiritual process and it is present in all the contexts related to disease. But, suffering has repercussions not only on the person/family but also on the health professionals. In this context we will develop a short reflection about the suffering of people who lost their welfare and the nurses, who by their inherence of the function, are integrated in the centre of suffering. <![CDATA[<b>O impacto causado pela doença mental na família</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602011000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após a reforma psiquiátrica o modelo de assistência ao portador de doença mental passou a incluir a família e buscou inserir o indivíduo na sociedade. Objetivo: Identificar o impacto causado pela doença mental na família e a concepção da família acerca da doença mental. Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório e descritivo desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial no Brasil, realizado com familiares de indivíduos com doença mental, utilizando entrevista semi-estruturada gravada. Resultados: A falta de conhecimento e de informação sobre a doença são elementos que dificultam o tratamento, aumentando o sentimento de incapacidade e de desamparo por parte da família. Conclusão: Cabe a enfermagem intervir com conhecimentos científicos sistematizados e orientações sobre o apoio à família.<hr/>After the reform psychiatric care model for mental patients now includes the family and tried to insert the individual in society. Objective: To identify the impact of mental illness in the family and identify what the concept of family about the disease mental. Methodology: Qualitative study, exploratory and descriptive developed a Center for Psychosocial Care (CAPS) in Brazil. The study subjects consisted of five family members of individuals with mental illness, and collecting data was through semi- structured interviews. Results: Lack of knowledge and information about the disease are elements that make treatment more difficult, increasing the feeling of powerlessness and helplessness on the part of the family. Conclusion: It is the nursing intervention with scientific and systematic guidance on family support.