Scielo RSS <![CDATA[RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-989520110001&lang=es vol. num. 7 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952011000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>VRINMOTION</b>: <b>Utilização de Realidade Aumentada no sector mobiliário</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952011000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O VRINMOTION é uma plataforma modular configurável que utiliza como elemento principal a tecnologia de Realidade Aumentada para a visualização de objectos não existentes (modelos virtuais em 3D) em ambientes reais, sendo capaz de operar com uma aproximação com ou sem as habituais marcas. É um sistema portátil, composto por hardware e software integrados, para a utilização quer em ambiente doméstico quer em ambiente comercial/industrial. O VRINMOTION pretende proporcionar à indústria do mobiliário uma ferramenta de marketing eficaz, que permita a disponibilização de um catálogo em formato 3D, de forma a simular e visualizar, com recurso à Realidade Aumentada a aplicação de uma determinada peça de mobiliário “in loco”.<hr/>The VRINMOTION is a configurable and modular platform that uses the augmented reality technology to visualize the objects (virtual 3D models) in real world environments, with or without marks. It is a portable system, composed by integrated pieces of software and hardware, to be used in a domestic, industrial or/and commercial context. The VRINMOTION aims to create a marketing tool that will allow the traditional furniture industry to show in 3D their products to the final client, simulating, positioning and visualizing them in loco via an augmented reality based approach. <![CDATA[<b>A aplicação do <i>E-marketing</i> em empresas de uma região Ultraperiférica</b>: <b>Região Autónoma da Madeira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952011000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es As regiões ultraperiféricas, caracterizadas pelo seu afastamento, insularidade, pequena superfície, relevo e clima difíceis e dependência económica em certos sectores, procuram cada vez mais investir em novas tecnologias. A aplicação do e-marketing, que surgiu como uma variante do marketing convencional, tem demonstrado ao longo dos últimos anos cada vez mais o seu potencial. Com a crescente evolução das tecnologias, as possibilidades de promoção das empresas aumentaram, verificando-se uma aposta no e-marketing. Através do e-marketing surgiram novas técnicas de negócio suportadas na Internet que permitiram melhorar a relação com o cliente, a distribuição e promoção de produtos e serviços e aumentar o rendimento das empresas. As amplas possibilidades do e-marketing, associadas aos seus reduzidos custos e facilidades de implementação são factores determinantes para essa escolha. Através deste estudo foi possível verificar de que forma foi aplicado o e-marketing nesta região ultraperiférica, como foi efectuado o seu planeamento e os resultados obtidos.<hr/>The outermost regions, characterized by their remoteness, insularity, small size, difficult topography and climate, and economic dependence on certain sectors, are increasingly looking to invest in new technologies. The application of e-marketing, which arose as a variant of conventional marketing, has demonstrated over recent years more and more it’s potential. With new developments in technology, the companies’ promotion possibilities have increased, so as their e-marketing actions. The e-marketing new techniques supported in the Internet allowed to improve customer relations, distribution, promotion of products and services and increase firms income. The wide possibilities of e-marketing, associated with their low cost and ease of implementation, are key factors in this choice. Through this study it was possible to verify how e-marketing was applied in this outermost region, how was done it's planning and the results achieved. <![CDATA[<b>Q-Model</b>: <b>um modelo bidimensional de maturidade para o e-government</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952011000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo apresenta-se e discute-se o Q-Model - um modelo bidimensional de maturidade para o e-government. Apesar de o modelo proposto resultar de um esforço de síntese de modelos de maturidade existentes, ele diferencia-se por prever duas dimensões de análise: interacção na prestação de serviços; e integração dos serviços do ponto de vista dos clientes. Esta abordagem permite a classificação de um espectro mais amplo de iniciativas de e-government e permite a representação de múltiplos caminhos de maturidade entre o atendimento presencial não integrado e o atendimento multicanal integrado. Permite, ainda, deslocar o foco de desenvolvimento do e-government de uma abordagem que privilegia a interacção para uma abordagem que equilibra objectivos de interacção com objectivos de integração. Isto é especialmente relevante dado que os governos tendem a adiar os objectivos de integração pelo facto de estes serem mais difíceis de alcançar e terem uma visibilidade menos imediata.<hr/>In this article we present and discuss the Q-Model - a two-dimensional maturity model for e-government. Although it is the result of a synthesis effort on previously proposed maturity models, it innovates by using two dimensions of analysis: interaction in service delivery; and integration of the service delivery from the client’s perspective. This approach allows the classification of a broader spectrum of e-government initiatives and suggests that multiple maturity paths can be followed from traditional face-to-face non-integrated government environments to fully multi-channel and transversally integrated e-government scenarios. We argue that the Q-Model contributes to shift the focus from interaction driven e-government development to a development approach that balances interaction with integration concerns. This is especially relevant since governments tend to postpone integration objectives because they are harder to achieve and have less immediate visibility. <![CDATA[<b>Modelado Basado en Ontologías del Perfil Psicográfico del Usuario en Publicidad Dirigida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952011000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es En este trabajo describimos como el uso de ontologías y razonadores semánticos pueden ayudar en la definición de estrategias de marketing en un contexto de servicios multimedia. Diseñamos una arquitectura de recomendación publicitaria donde las ontologías son usadas para modelar las características y el comportamiento del usuario (y su carácter evolutivo), así como para inferir información relevante. Nuestra hipótesis indica que la combinación de ontologías y un sistema basado en conocimiento puede proporcionar una mejor calidad de segmentación de los usuarios, utilizando el conocimiento del dominio específico de una manera que otras técnicas de recomendación no son capaces de aprovechar.<hr/>In this paper we discuss how the use of ontologies and semantic reasoners can help in the definition of marketing strategies in the context of on-demand multimedia services. We design a recommendation architecture in which ontologies are used to model the features and user behavior, as well to infer relevant information. The combination of ontologies and Knowledge-based systems can provide a better user segmentation quality by using specific domain knowledge in a way that other recommendation techniques are not able to exploit. Information regarding the social or lifestyle behavior of customers (and its evolutionary character) can be better managed using the capabilities of ontology languages. <![CDATA[<b>Análisis y procedimiento de mejora de la accesibilidad web</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952011000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uno de los principales problemas en la comunicación telemática es el conjunto de barreras que se presentan para las personas que poseen algún tipo de discapacidad. El incremento del volumen de comercio electrónico hace que la eliminación de dichas barreras se convierta en estratégico a nivel económico. Sin embargo, muchas páginas web no respetan las normas básicas de diseño para permitir la accesibilidad. En este artículo se presenta un proyecto de mejora de la accesibilidad a través de un aplicativo que identifica los puntos de control críticos con una propuesta de corrección del código HTML.<hr/>One of the problems in the computer mediated communications is the access barriers for disabled people. The removal of access barriers become a change for e-commerce. However, many web pages do not respect the basic design rules that allow web accessibility. This article presents a project to improve web accessibility through a software that identifies critical control points and generates accessible HTML code from a non-accessible one.