Scielo RSS <![CDATA[Revista de Gestão Costeira Integrada]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-887220130002&lang=pt vol. 13 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Educação, Capacitação e Sensibilização Ambiental na Inclusão dos Serviços Ecossistémicos na Gestão Costeira</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Perceção ambiental de estudantes na conservação das tartarugas marinhas em Aveiro, Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Devido à exploração dos recursos naturais pelo homem, espécies de animais e plantas sofrem a ameaça de extinção. O impacto humano sobre os habitats das tartarugas marinhas é reconhecido há décadas, estando todas as espécies catalogadas como “vulneráveis” ou “em perigo”. Uma das formas de sensibilizar a sociedade sobre a importância destas espécies e os riscos ambientais é através de informações sobre essas questões, através da Educação Ambiental (EA), que surgiu na década de 60 e que na Conferência de Estocolmo foi apontada como uma das estratégias para a solução dos problemas ambientais e para a educação dos indivíduos. Em ambiente escolar, para que a educação seja efetiva, é necessário que o professor relacione os conteúdos aprendidos com o cotidiano dos alunos, para que os mesmos reflitam sobre as suas atitudes em relação aos problemas ambientais. Este trabalho tem por objetivo identificar e caraterizar, através da utilização de inquéritos, a percepção dos alunos de duas escolas em Aveiro, quanto aos conceitos ambientais, focando a conservação das tartarugas marinhas. Com base no levantamento da perceção dos alunos, foi possível identificar a necessidade de sensibilizá-los para as questões ambientais, principalmente para a conservação de animais marinhos, pois a maioria não possui conhecimentos quanto à importância da sua preservação.<hr/>Due to the exploitation of natural resources by man, animal and plant species face the threat of extinction. The human impact on habitats of sea turtles has been recognized for decades, and all species are listed as “vulnerable” or “endangered.” One way to make society aware of its importance and environmental risks is through information on these issues through the Environmental Education (EE), which emerged in the 60s and was pointed by the Stockholm Conference as one of the strategies for solving environmental issues and improve the education of individuals. In the school environment, for education to be effective, it is necessary that the teacher relates the content learned from the daily lives of students so that they think with their attitudes to environmental issues. This work aims to identify and characterize by the use of surveys, the perception of students from two schools in Aveiro, about the environmental concepts focusing on the Conservation of Sea Turtles. Based on the survey of the perceptions of students, it was possible to identify the need to sensitize them on environmental issues, especially in the conservation of marine animals, as the majority has no knowledge of the importance of its preservation. <![CDATA[<b>Impacto da apanha humana nas populações de Mexilhão no período da Páscoa</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The current macroeconomic scenario has subjected Portuguese coastal areas to greater human pressure caused by the ever-increasing shellfish harvest. Every year on Holy Friday, hundreds of people make their way to coastal areas and frantically capture hundreds of bags worth of mussels in a short amount of time. It causes not just inevitable and profound changes to the intertidal zone, but also slows down its recovery. In 2010 Cascais Municipality (CM) was made aware of this problem and in 2011 and 2012 released a general awareness campaign entitled “In Easter who pays is the mussel”. More than just providing a legal perspective, the goal was to test the impact of said campaign in Meixilhoeiro’s mussel beds. Biological data sampling in “Mexilhoeiro” was conducted over a three-year period, from 2010 to 2012. In 2010 there was no awareness campaign but sampling was done after Holy Friday. In 2011 and 2012 it was done both after and before Holy Friday. The average length and coverage percentage of individuals in rocks were recorded. The subsequent graphical analysis indicated that the average coverage percentage of mussels had been decreasing over the years. However a positive sign was recorded in after the 2012 awareness campaign, when the average length of individuals showed an increase. This could mean a reduction in harvesting during Holy Friday. Results suggest that awareness campaigns are effective measures in the immediate protection of marine resources, when supported by reinforcement in surveillance from fisheries protection authorities. For such improvements to persist, so must those efforts. Beachgoers in the summertime can have a detrimental impact on mussel bed size. Prohibiting recreational fishing will not suffice.<hr/>Actualmente, devido à conjuntura macro-económica, as zonas costeiras do país estão cada vez mais sujeitas à pressão antropogénica provocada pela apanha de organismos bivalves e marisco no geral. Desde 2010 que a Câmara Municipal de Cascais (CMC) tomou conhecimento da apanha desregrada destes recursos, principalmente no feriado de sexta-feira santa. Neste dia verifica-se a captura de vários quilos de mexilhão (Mytilus galloprovincialis) por centenas de pessoas, o que provoca invariavelmente profundas perturbações na zona Intertidal e torna a sua recuperação muito morosa. A CMC desenvolveu durante o ano de 2011 e 2012 a campanha de sensibilização “Na Páscoa quem paga é o Mexilhão!”, que pretende alertar a população para esta problemática e informar acerca dos limites legais para a sua captura. O objectivo deste trabalho foi analisar o impacto da supracitada campanha de sensibilização nos bancos de mexilhão da zona do Mexilhoeiro (local preferencial de apanha). Realizaram-se amostragens no local durante três anos (2010 a 2012). Em 2010 não se realizou campanha de sensibilização e apenas foi realizada amostragem após a sexta-feira santa, no entanto realizaram-se amostragens em 2011 e 2012 antes e depois da sexta-feira santa. Além da percentagem de cobertura dos indivíduos sobre a rocha, foi medido o comprimento médio dos indivíduos. A análise gráfica subsequente indicou que a percentagem de cobertura de mexilhão tem vindo a diminuir ao longo dos anos. No entanto, um sinal positivo foi registado em 2012, verificando-se um aumento do comprimento médio dos indivíduos, o que poderá indicar uma diminuição da apanha aquando o dia de sexta-feira santa. Os resultados apresentados sugerem que campanhas de sensibilização para informação do público em geral, acompanhadas por um reforço na fiscalização das actividates piscatórias, são efectivas na protecção imediata dos recursos marinhos. Porém, é necessário um esforço contínuo para a manutenção dos resultados alcançados, uma vez que, a simples visitação massiva da zona no Verão pode ter impactos indesejados, que leva invariavelmente à diminuição da extenção dos bancos de mexilhão. Nestes casos a simples proibição da atividade piscatória não é suficiente. <![CDATA[<b>Sustentabilidade da apanha de isco para pesca nos ecossistemas estuarinos</b>: <b>Caso de estudo na Reserva Natural Local do Estuário do Douro, Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A narrow relationship between marine resources and local populations always existed in fishing communities of coastal areas. In the Portuguese estuaries bait fishing is a common practice in which gatherers collect intertidal species such as seaworms, shrimps, crabs or clams. In recent Local Natural Reserve of Douro Estuary (RNLED) this activity is fairly entrenched due to the proximity of a great fishing zone, the Afurada, and the abundance of recreational fishermen operating in the area. This study aimed to quantify the impact of bait fishing gathering on the ecology of this estuary benthic community, in order to propose management measures for this activity, ensuring its sustainability, and to verify the influence this activity may have on the conservation of intertidal resources in a protected area. Between June 2010 and May 2011 monthly samples were collected in the intertidal zone, in order to quantify the density of populations of Hediste diversicolor and Scrobicularia plana at two locations in the estuary. During the same time period, weekly interviews were performed to bait fishing gatherers operating in RNLED area. In this area of Douro estuary, (239.7ind/m2) was the most abundant species compared to the clam S. plana (0.3ind/m2). In the area of RNLED the species most collected by bait fishing gatherers was the polychaete , and it is estimated that each year 9.9tons are captured, representing an annual mean catch per bait fishing gatherer of 0.3tons. However, the total annual biomass collected was substantially less than the productivity estimated for the entire intertidal area of RNLED (78.7 to 141.3tons). The number of bait fishing gatherers varied between 0 on December 2010 and 12 in July 2010, showing a decrease in activity in the RNLED, especially during the times when surveillance occurs. The area prospected by each gatherer was estimated to be 10m2/day. Considering both tides and all the effort done by an average of 8 men/day, the prospected area was 80m2/day, corresponding to 0.3% of the intertidal area. This effort was mainly concentrated in about 1/3 of the available intertidal area. Results indicated the sustainable management of bait fishing activity in the referred protected area is possible. However, other aspects must be taken into account, such as the possible conflict of this activity with biodiversity conservation in the reserve. Therefore, we suggest some possible solutions for the sustainability of this activity, along with less disturbance to birds that may feed in the reserve, such as: delimitation of a marginal area within the reserve, smaller than the current one, where the collection of organisms is allowed, as well as the oversight and control of licenses and educational procedures. Moreover, these measures would have a positive impact in the integrated management of the reserve, while enabling an activity with positive economic consequences in an underprivileged population. Also, they will contribute to lower the impact of human presence on the avifauna and on the structure of the sediments.<hr/>Nas comunidades piscatórias das zonas costeiras sempre existiu uma estreita ligação entre os recursos marinhos e as populações locais. Nos estuários portugueses é comum a presença de mariscadores na apanha de algumas espécies intertidais como as minhocas, os camarões, os caranguejos ou as ameijoas. Na recente criada Reserva Natural Local do Estuário do Douro (RNLED) esta actividade está bastante enraizada pela proximidade de uma forte zona piscatória, a Afurada, e pela abundância de pescadores lúdicos que actuam na zona. Os objectivos deste estudo são quantificar o impacto que esta actividade tem na ecologia desta comunidade bentónica estuarina, propor medidas de gestão para assegurar a sua sustentabilidade, e verificar a influência que esta actividade poderá ter na conservação dos recursos intertidais numa área protegida. Entre Junho de 2010 e Maio de 2011 foram efectuadas amostragens mensais na zona intertidal para quantificação da densidade das populações de Hediste diversicolor e Scrobicularia plana em dois locais do estuário. Durante o mesmo período de tempo foram realizados inquéritos semanais aos apanhadores que efectuavam esta actividade na área da RNLED. Nesta zona do estuário do Douro, a espécie é mais abundante (239.7ind/m2) em relação à ameijoa S. plana (0.3ind/m2). Na área da RNLED a espécie apanhada em maior abundância pelos mariscadores é o poliqueta e estima-se que por ano sejam capturadas 9.9 toneladas, o que representa uma média anual de captura por mariscador de 0.3 toneladas. No entanto a biomassa anual total colectada é bastante inferior à produtividade anual estimada para a totalidade da área intertidal da RNLED (78.7 a 141.3 toneladas). O número de mariscadores por dia variou entre 0 em Dezembro 2010 e 12 em Julho 2010, tendo-se verificando uma diminuição da actividade dentro da RNLED, especialmente nas horas em que existe vigilância. A área revolvida por cada apanhador estima-se em 10m2/dia. Considerando as duas marés por dia e todo o esforço feito por uma média de oito apanhadores/dia, a área prospectada foi de 80m2/dia, correspondendo a 0,3% da área intertidal. Este esforço foi concentrado principalmente em aproximadamente 1/3 da área disponível intertidal. Os resultados indicam que é possível a gestão sustentável da apanha da minhoca na área protegida. No entanto, outros aspectos devem ser tidos em conta para que esta actividade não provoque conflitos com os objectivos de conservação da biodiversidade na reserva. Assim, sugerimos algumas possíveis soluções para a sustentabilidade da actividade, juntamente com menor perturbação para as aves que se alimentam na reserva tais como: delimitação de uma área marginal dentro da reserva, menor que a actual, onde a apanhar é permitida, bem como a fiscalização no controle das licenças e acções de educação ambiental. Por outro lado estas medidas teriam um impacto positivo na gestão integrada da reserva, permitindo simultaneamente uma actividade com reflexos económicos positivos numa população desfavorecida. Também vão contribuir para diminuir o impacte da presença humana na avifauna e sobre a estrutura dos sedimentos. <![CDATA[<b>Levantamento de lixo marinho local</b>: <b>Um caso de estudo no município de Alcobaça, Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Beach clean-ups campaigns organized by Coastwatch, Geota, are a common annually practice in the Portuguese coastal area. Bearing in mind the goals and objectives of the Marine Strategy Framework Directive (2008/56/EC) (MSFD), the Institute of Marine Research (IMAR FCT-UNL), in Faculty of Sciences and Technology of Universidade Nova de Lisboa participated for the first time in this project with the aim of collecting data about the state of coastal marine plastic pollution. A close collaboration with Alcobaça municipality and with local teachers and students was set up, in order to gather information about marine plastic debris in this region. Three beaches were surveyed - Paredes de Vitória, Légua and Gralha - for number and mass (g) of plastic debris; and for concentrations of persistent organic pollutants (POP in ng g-1) adsorbed to plastic pellets. Paredes de Vitória beach had highest number of items (5200) and mass (886 g). No concerning concentrations of POP were found for Alcobaça municipality beaches, when compared with other beaches in Portugal and worldwide. White, aged and coloured pellets showed higher values of tDDT when compared to the data from 2009 and 2012, confirming the high persistence of this pesticide in the environment. Studies such as these are important, not only to gather information about stranded marine litter on the Portuguese coast, as a contribution to the goals Marine Strategy Framework Directive (MSFD), but also to promote environmentall awareness in society from young ages, on the issues of marine litter.<hr/>As campanhas de limpeza de praia organizadas pelo Coastwatch - Geota, são prática comum anual na zona costeira portuguesa. Tendo presentes os objectivos da Directiva Quadro Estratégia Marinha (2008/56/EC) (DQEM), o Instituto do Mar, pólo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (IMAR FCT-UNL) participou pela primeira vez neste projecto com o intuito de recolher informação acerca do estado da poluição marinha costeira por plásticos. Uma colaboração através da Câmara Municipal de Alcobaça foi estabelecida com escolas do município, com o intuito de recolher informação acerca dos detritos plásticos marinhos nesta região. Foram investigadas três praias - Paredes de Vitória, Légua e Gralha quanto ao número e massa (g) de detritos; e quanto à concentração de poluentes orgânicos persistentes (POP em ng g-1) adsorvidos às pastilhas de plástico (pellets). A praia de Paredes de Vitória foi aquela que apresentou um maior número de itens recolhidos (5200) e maior massa (886 g) das três praias amostradas. Não foram encontrados valores preocupantes de POP nas praias do município de Alcobaça, quando comparados com outras praias em Portugal e no mundo. Pellets brancos, envelhecidos e coloridos apresentam maiores valores de tDDT quando comparados com literatura de 2009 e 2012, confirmando a elevada persistência deste pesticida no ambiente. Estudos como este são importantes não apenas pela recolha de informação do estado de costa que reflecte a realidade do país, mas também pela possibilidade de fomentar uma consciencialização ambiental na sociedade desde as camadas mais jovens, ao mesmo tempo que contribuem para a Directiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM). <![CDATA[<b>Metodologia de Ensino de Educação Ambiental em Escola Situada na Área Costeira da Baía de Guanabara</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa contribuir para o debate acerca do papel da educação ambiental ministrada em ambientes costeiros, e para tanto analisa as atividades pedagógicas realizadas numa escola pública do município de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Apresenta-se a metodologia que se aplicou ao ensino de educação socioambiental no projeto Cartografia da Ação e a Juventude em São Gonçalo, projeto esse que, metodologicamente atrelado à cartografia da ação, pôs dois campos científicos (a Geografia e a Sociologia) a interagirem com o fazer pedagógico (beneficiado pelos avanços a que o encaminharam as notáveis contribuições de Paulo Freire). É necessário problematizar a educação ambiental, inserindo este debate na análise dos aspectos sociais das questões de que ela trata, ou seja, na análise das formas de exclusão social presentes nas relações entre a sociedade e a natureza. Cumpre também que se discutam os causadores da poluição, e se envidem esforços para construir percepções e sensibilidades não somente quanto à educação das novas gerações, mas ainda quanto às formas que a poluição assume e aos efeitos territoriais que exerce sobre o cotidiano dos moradores, especialmente nas áreas metropolitanas com acirrada competição pelo uso do solo. Buscou-se, com esta metodologia de ensino, aplicada à escola básica, alterar hábitos, construir percepções e estimular o trabalho coletivo. Um dos resultados do trabalho pedagógico foi que este promoveu a interação entre os saberes dos alunos, os da ciência e os dos pescadores artesanais, concorrendo para revelar problemas, atores e soluções. Outro resultado consistiu em os exercícios de educação socioambiental reforçarem a autoestima dos alunos, notadamente dos muitos que, aparentados com pescadores, viram quanto o trabalho desses parentes seus releva não só para o sustento de famílias, como ainda para a identidade cultural do lugar. Por fim, as atividades pedagógicas também frutificaram pelo trabalho, sugerido aos alunos, de pesquisar, entrevistar e escrever acerca do espaço onde vivem, movendo-os tudo isto a gerar representações em que traziam à tona e exercitavam a sua identidade cultural e os vínculos sociais que eles têm com o seu espaço vivido e concebido: a cidade de São Gonçalo e a Baía de Guanabara.<hr/>With the aim of contributing to the debate on how important it is to make sense of the environmental education which is delivered in coastal areas, this article examines the activities conducted at a public school in the city of São Gonçalo, in the Rio de Janeiro Metropolitan Region. The methodology for teaching social-environmental education is presented such as applied by a research project entitled ‘Action Cartography and São Gonçalo Youth’, which, methodologically related to action cartography, puts two scientific disciplines (Geography and Sociology) in interaction with pedagogical practice (as favoured by the advancements that Paulo Freire’s notable contributions have led to). Environmental education needs to be problematised by bringing this debate into the analysis of social aspects of the issues which the discipline approaches, that is, into the analysis of the forms of social exclusion in the relationships between society and nature. There is also a need to discuss the causers of pollution, as well as endeavouring to help to build perceptions and sensitivities as to how new generations should be educated, the different forms that pollution assumes and the territorial consequences that it has on the everyday lives of residents, especially in metropolitan areas undergoing high land-use pressures. The teaching methodology which was applied to primary school sought to change habits, build perceptions, and encourage collective work. One of the results of the pedagogic activities was that they brought about an interaction between such types of knowledge as pupils, science and fishers bear, and that this helped to reveal problems, agents and solutions. Another result was the fact that the exercises in socio-environmental education reinforced the self-steam of pupils, especially of the many who, being related to artisanal fishers, saw how important the work of those relatives of theirs is not only for the maintenance of families but also for local cultural identity. Lastly, the pedagogic work proved fruitful also in activities, proposed to pupils, of making researches, interviews and texts about the space that they live in, all this causing them to produce representations in which they brought out and exercised their cultural identity and the social links that they have with their lived and conceived space: the city of São Gonçalo and the Bay of Guanabara. <![CDATA[<b>Pescadores artesanais e a implementação de áreas marinhas protegidas</b>: <b>Estudo de caso no nordeste do Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na última década, a criação de áreas marinhas protegidas nas zonas costeiras aumentou consideravelmente. No entanto, é comum em diversos países a inexistência ou pouca eficácia no processo de planejamento participativo na criação destas unidades de conservação, o que pode ocasionar diversos conflitos sócio-ambientais, sobretudo com as comunidades tradicionais. Este estudo tem por objetivo analisar como a percepção ambiental de pescadores artesanais pode contribuir para análise e criação de uma área marinha protegida (AMP) no Nordeste do Brasil (Icapuí, Ceará), em uma região de reconhecido conflito entre os modos de pesca. Esta região é conhecida principalmente pela pesca da lagosta (Panulirus spp.), recurso que apresentou significativo declínio nos últimos 50 anos devido à capturas ilegais. A criação de uma AMP foi analisada sob a ótica dos pescadores artesanais, enfocando um diagnóstico ambiental participativo e as possibilidades de uso sustentável da área. Para atingir o objetivo proposto, o perfil sócio-econômico e os principais recursos pesqueiros foram analisados segundo questionários semi-estruturados aplicados, e entrevistas. Foram também analisadas a percepção ambiental referente à área marinha protegida proposta e a categoria de uso mais adequada, segundo os partícipes. Os resultados da pesquisa comprovaram que a população depende diretamente da atividade pesqueira, e que os pescadores possuem ampla percepção sobre as relações ecossistêmicas na região. Além disso, todos os moradores da área estudada reconheceram a importância e necessidade da implantação de uma Área Marinha Protegida visando, principalmente, o ordenamento pesqueiro. Essa necessidade não se aplica somente à área em questão e sim a uma abrangência de praias maior, cujos territórios marinhos se estendem além dos limites correspondentes em terra. Pretende-se que o diagnóstico participativo apresentado, baseado na percepção ambiental de pescadores artesanais residentes, sirva de base para discussão dos problemas relacionados ao gerenciamento das áreas marinhas protegidas, os quais devem compatibilizar a exploração dos recursos pesqueiros com a conservação dos bens/serviços ambientais.<hr/>Over the past decade, the establishment of Marine Protected Areas (MPAs) in coastal zones has increased considerably. However, it is common in many countries the absence or ineffectiveness of the process of participatory planning in the creation of these protected areas, which can cause several socio-environmental conflicts, especially with traditional communities. This paper aims to examine the use of environmental perception for analysis and creation of an MPA in northeastern Brazil (Icapuí, Ceará), a region recognized by the conflict between modes of its coastal fisheries. This region is known mainly for its lobster (Panulirus spp.) fishery, which has had a significant decline in the last 50 years due to illegal and excessive fishing. It is relevant to mention that the lobster, more than a fishing resource of high economic value, is a symbol of artisanal fisheries of the region. The creation of an MPA was analyzed from the perspective of the local fishermen, focusing on a participatory environmental diagnosis and possibilities for sustainable use of the area. To achieve this purpose, the socio-economic profile and the main fishing resources were analyzed using semi-structured questionnaires and interviews. We also analyzed the environmental perception regarding the proposed marine protected area and the most appropriate category of use, according to participants. The results showed that the population of this marine area depends directly on fishing activity, and that fishermen have a good perception of the ecosystem relations and resources in the region. In addition, all residents recognize the importance and need for the establishment of a Marine Protected Area, like community-based bottom-up MPA. An MPA would be a way to protect natural resources and encourage the adoption of conservation measures around the coast of Ceará. It is intended that the model of environmental perception and participatory diagnosis with traditional fishermen serve as an example for discussion of problems related to management of marine protected areas, which must reconcile the exploitation of fishing resources and the conservation of the property / environmental services. <![CDATA[<b>Avaliação da capacidade de carga turística para gestão de praias em Moçambique</b>: <b>o caso da Praia do Tofo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os recursos costeiros constituem componente principal para o desenvolvimento de atividades recreativas. Entretanto, com o incremento destas atividades, as praias se vão transformando em espaços de congestão humana que resulta na degradação dos ecossistemas locais e da capacidade de absorção dos impactos da comunidade circunvizinha, exigindo, deste modo, a introdução de práticas de gestão mais apropriadas e direcionadas à gestão dos recursos. Considerando que a gestão de visitantes em espaços costeiros deve ser rigorosamente planeada para se alcançarem os objetivos de conservação e gestão dos recursos e ao mesmo assegurar que os turistas alcançam uma experiência positiva e satisfazem as suas expectativas em relação ao destino turístico, a determinação do número apropriado de pessoas que cada praia pode suportar é considerada uma tarefa primordial. Neste sentido, este artigo apresenta os resultados de avaliação da capacidade de carga turística da Praia do Tofo (aplicada para dois cenários) através da aplicação do Modelo de Avaliação da Capacidade de Carga idealizado por Cifuentes (1992), fundamentado em trabalho de campo, contagem de turistas e questionários, os resultados sugerindo que a praia do Tofo tem capacidade para acolher entre 896 e 447 turistas por dia sem deturpar as condições naturais e ecológicas prevalecentes.<hr/>Coastal zones are important areas for recreational activities and are determinants of extensive tourist flows all over the World. Unfortunately these flows are a source of negative impacts in recreational settings resulting in beach overcrowding, beach erosion and degradation of coastal ecosystems. As such, beaches are being transformed into places of human congestion that results in degradation of local ecosystems and reduction of the capacity of the surrounding communities to absorb the impacts of tourism, thus requiring the introduction of more appropriate management practices directed to resources management. As coastal ecosystems have considerable impact on well-being, their sustainable management is also important. As such, ensuring human and ecosystem well-being in beaches is an important matter, especially considering that the amount of people living or using the coast is increasing year after year. With a heavy presence of humans in coastal recreational settings, the complexity of these habitats is affected and the management of visitors needs to be carefully planned in order to achieve the objectives of conservation and resource management and to ensure that tourists reach a positive experience and meet their expectations about the destination. Considering the sensitivity of coastal recreational settings, determining the appropriate number of people which can be supported at each individual beach is considered a primary task. This paper is an attempt to respond to this issue by presenting the results of a tourism carrying capacity study developed at Praia do Tofo (southern Mozambique) by means of applying a combination of the Framework for Carrying Capacity Assessment as the guiding tool and several indicators for each category of carrying capacity (physical, real and effective carrying capacity). The field work was conducted at Praia do Tofo Beach in southern Mozambique from August 08th to September 15th 2010, involving measurement of the available area for leisure, tourists counts, direct interviews to tourists and evaluation of the infrastructural quality that support recreational activities. Based on two scenarios of beach utilization for tourists/ recreationists (5m² and 10m² per user), results indicate that the physical carrying capacity (considering as indicators the amount of land in m² available for leisure, beach utilization and the rotation factor) limits the number of tourists/ recreationists to 57298 and 28649 visits/day (scenario 1 and 2 respectively) and the real carrying capacity (based on the real carrying capacity and correction factors - rainy and windy days, period of the year without sunshine and visual water quality) restrained beach utilization to 1,414 and 706 tourists/recreationists per day. Considering these parameters and the indicators of the management capacity (beach sanitation, parking facilities, beach accessibility, lifesaving facilities and the presence of domestic animals at the beach), the effective carrying capacity indicates that this beach can support a range of 896 and 447 tourists/recreationists a day (scenario 1 and 2 respectively) without distorting the prevailing natural and ecological conditions. <![CDATA[<b>Avaliação de metodologias para valoração de recursos naturais e danos ambientais em ecossistemas costeiros</b>: <b>Estudo de Caso de uma área do Banhado da Palhocinha, Garopaba, Santa catarina, Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A valoração ambiental é uma técnica utilizada para mensurar o valor monetário de um recurso natural ou de um dano ambiental, normalmente empregada com o intuito de preservar um recurso ambiental ou em processos administrativos e judiciais visando ações indenizatórias. Várias são as metodologias utilizadas, sendo que a Metodologia do Fator Ambiental, do DEPRN e do Cardoso, são objeto deste trabalho, por terem maior afinidade com o ramo da engenharia e serem propensas a valorar o dano ambiental em questão, o aterramento de um banhado por um empreendimento imobiliário no município de Garopaba, Santa Catarina. A estimativa de custos para a recuperação do passivo ambiental foi realizada considerando a remoção do aterro, sua disposição final, a adubação e plantio de mudas em uma área de 10 hectares, resultando no valor de US$ 1.101.057,02. Por meio das metodologias de valoração do Fator Ambiental, do DEPRN e do Cardoso, obteve-se, respectivamente, os valores US$ 2.202.114,04; US$ 17.616.912,36 e US$ 33.031.694,00. Entre as metodologias aplicadas, todas não fornecem um valor diário, sendo que a do Fator Ambiental demonstrou ser a mais simples, não abordando especificamente os danos ambientais; a do Cardoso, em relação ao dano, somente considera a duração do mesmo, não levando em conta a frequência ou extensão; e a do DEPRN, mostrou ser a mais detalhada, não deixando margens para ambiguidade. Tais metodologias agregadas a técnicas de avaliação de impactos ambientais são importantes para a gestão pública dos recursos naturais.<hr/>Environmental valuation is a technique used to measure the monetary value of a natural resource or an environmental damage, usually used for the purpose of environmental resource protection or in administrative or judicial lawsuits aiming a monetary compensation. Various methodologies are used, but Environment Factor, Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN - State Department of Natural Resources Protection) and Cardoso Methodologies are the objects of this work, as they have more affinity with the engineering field and are likely to valuate the environmental damage in question, the fill of a marsh by a real estate enterprise in the town of Garopaba, Santa Catarina State in Brazil. The cost estimation for the recovery of environmental liability was carried out considering fill removal, its final disposal, manuring and planting seedlings in 10 hectares, resulting in the value of US$1,101,057.02. According to valuation methodologies such as Environment Factor, DEPRN and Cardoso, it was obtained, respectively, the values of US$2,202,114.04, US$17,616,912.36, and US$33,031,694.00. Among the applied methodologies, the Environment Factor demonstrated to be the simplest, not specifically approaching environmental damages; Cardoso, in relation to the damage, only considers its duration, not taking into account its frequency or extent; and DEPRN showed to be the most suitable. These methodologies, along with the assessment of environmental impacts, are important tools for public management of natural resources. <![CDATA[<b>O contributo da investigação científica para a gestão costeira integrada</b>: <b>O estuário do Mondego como caso de estudo</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The present paper quantifies and summarizes the research performed in the Mondego estuary (Portugal) over the last decades. Online databases were used to quantitatively assess the international publications, the master dissertations and PhD theses focused in the research about that estuary, from 1989 to 2012. In general, there had been a notable growth trend in publication output. Estuarine, Coastal and Shelf Science was the most active journal publishing on Mondego estuary. Field studies were the predominant type of research and the population/community dynamics and functioning have been one of the main research topics. Towards the time, the estuary has been used as local for several studies and the existing database has been useful to test theoretical ecological hypotheses and to support some management decisions and ecosystem restoration schemes. The efforts intended to its preservations are justified by its high ecological value, presenting large diversity of habitats and biodiversity, and its socio-economic importance, providing goods and services to population. The published research results cover several aspects of the system including the hydrology, the nutrient cycling, the communities’ structure, diversity and dynamics. Moreover, research focused in existing environmental problems like eutrophication, extreme climatic events and contaminants, characterizing them and proposing solutions. The Mondego estuarine water quality status, was also intensely studied especially in order to implement the Water Framework Directive. The Mondego estuary has suffered intense anthropogenic pressure and hydromorphological modifications over the last decades that induced a progressive decline in its ecological condition. In order to reverse the tendency of the ecosystem degradation a restoration project was implemented in 1997/98, followed by a more intensive intervention in 2006. Parallels, the estuary suffered the effects of climate changes that seems to masked the response of water quality and biological communities to mitigation measures. Although we are only at an early stage in the projected trends of global warming, ecological responses to recent climate change are already clearly visible in this shallow water temperate estuarine system.<hr/>O presente artigo resume a pesquisa realizada no estuário do Mondego (Portugal) ao longo das últimas décadas. Foi feita uma pesquisa em bases de dados de pesquisa online para avaliar quantitativamente as publicações internacionais, as dissertações de mestrado e teses de doutoramento sobre o referido estuário, entre 1989 a 2012. Em geral, houve uma tendência de crescimento notável na produção de publicações. A revista científica Estuarine, Coastal and Shelf Science foi a mais ativa a publicar estudos sobre o estuário do Mondego. Os trabalhos de campo foram o tipo predominante de pesquisa e a dinâmica e funcionamento das populações/comunidades tem sido um dos principais tópicos da investigação. Ao longo do tempo o estuário tem sido usado como um local para vários estudos e a base de dados existente tem sido útil para testar hipóteses ecológicas teóricas e para apoiar algumas decisões de gestão. Os esforços desenvolvidos para a sua preservação são justificados pelo seu elevado valor ecológico, pois apresenta grande diversidade de habitats e biodiversidade, e pela sua importância sócio-económica, facultando bens e serviços à população. Os resultados da investigação publicados abrangem vários aspectos do sistema, incluindo a hidrologia, o ciclo de nutrientes, a estrutura das comunidades, diversidade e dinâmica. Além disso, a pesquisa tem-se focado em problemas ambientais, como a eutrofização, os eventos climáticos extremos e os contaminantes, caracterizando-os e propondo soluções, bem como o estado de qualidade da água, especialmente na implementação da Directiva Quadro de Água. O estuário do Mondego tem sofrido intensa pressão antrópica e modificações hidromorfológicas nas últimas décadas que induziram um declínio progressivo na sua condição ecológica. A fim de reverter a tendência da degradação do ecossistema um projeto de recuperação foi implementado em 1997/98, seguido de uma intervenção mais intensa em 2006. Paralelamente, o estuário sofreu o efeito de alterações climáticas que parecem ter mascarado a resposta do ecossistema em termos de qualidade da água e das comunidades biológicas às medidas de mitigação. Apesar de estarmos apenas na fase inicial nas tendências projetadas do aquecimento global, as respostas ecológicas para mudanças climáticas recentes são já claramente visíveis neste sistema estuarino temperado. <![CDATA[<b>O uso de um sistema estuarino (Estuário do Mondego) como ferramenta didáctica na incorporação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos curricula escolares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-88722013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The present paper reviews and discusses the use of the Mondego estuary (Portugal) ecosystem as educational tool for science and environmental teachers/educators. The Mondego estuary is a coastal area of acknowledged high socioeconomic and environmental value (National Ecological Reserve, Important Bird Area and RAMSAR site) whose characteristics (e.g. two distinct subsystems with different physicochemical and ecological characteristics, strong environmental gradients, and anthropogenic pressures) have been used for educational purposes. However, besides the vast available scientific output focused in the Mondego estuary, few had the focal point in its pedagogical potentialities (were only published three MSc dissertations and two book chapters in books of Environmental Education incorporating teaching strategies to approach issues, behind different educational perspectives). The Mondego estuary is presented here as an ecosystem that can be used for educational purposes related to ecology, conservation biology, and sustainability in the coastal zone. In order to use the Mondego estuarine system under an educational framework, some examples of tools to address the pedagogical potentialities, like interpretative routes, analysis of scientific texts, and teachers training programs are presented.<hr/>O presente trabalho revê e discute o potencial do ecossistema estuário do Mondego (Portugal) como ferramenta educacional para professores/educadores em ciências e para a sustentabilidade. Este estuário é uma área costeira de reconhecido valor socioeconómico e ambiental (Reserva Ecológica Nacional, Área Importante para as Aves e sítio Ramsar), cujas características (por exemplo, dois subsistemas distintos, com diferentes características físico-químicas e ecológicas, fortes gradientes ambientais e pressão antrópica) apresentam elevado potencial educativo. Contudo, apesar da vasta produção científica disponível focada no estuário do Mondego, poucos trabalhos tiveram o enfoque nas suas potencialidades pedagógicas (apenas foram publicadas três dissertações de mestrado e dois capítulos em livros de Educação Ambiental, incorporando estratégias de ensino para abordar questões relacionadas com este ecossistema estuarino, sob diferentes perspectivas educacionais). O estuário do Mondego é apresentado aqui como um ecossistema que pode ser usado com objetivos educacionais relacionados com a ecologia, biologia da conservação e sustentabilidade na zona costeira. De modo a usar o estuário do Mondego sob um formato educational são apresentados alguns exemplos de ferramentas para desenvolver as suas potencialidades pedagógicas, tal como percursos interpretativos, análise de textos científicos e programas de formação de professores.