Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20140004&lang=pt vol. 10 num. 4 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Na Onda da Ciência</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora</b>: <b>Aproximações preliminares</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo propor uma aproximação dentro do campo teórico-metodológico entre a abordagem crítico-superadora e os elementos conceituais da Praxiologia Motriz no sentido de apresentar as primeiras orientações para a prática pedagógica do professor de Educação Física. Acredita-se que através da apropriação dessas duas temáticas poder-se-á obter uma ferramenta a mais para o ensino dos Jogos e Desportos, mediante o processo metodológico da abordagem crítico-superadora. Desse modo, chega-se a um mais claro entendimento acerca do funcionamento dos jogos e desportos, já que a Praxeologia Motriz possibilita esse aprofundamento na compreensão da lógica interna dessas práticas, contribuindo, portanto, para uma melhor compreensão da lógica dialética que sustenta os pressupostos da proposta crítico-superadora. Para ilustrar tais afirmações utilizou-se como exemplo o jogo de Voleibol. O exercício teórico desenvolvido neste estudo evidenciou que o conhecimento praxiológico poderá instrumentalizar professores e alunos possibilitando o entendimento das relações inerentes a cada modalidade desportiva no sentido de superar os modelos desportivizados.<hr/>The present study aims to propose an approach within the field theoretical and methodological between the approach and critical-surpassing and the conceptual elements of motor praxeology in order to present the preliminary guidelines for the pedagogical practice of teaching physical education teacher. The assumption of this study is that through the appropriation of these two themes, an extra tool for the teaching of Games and Sports will be obtained, based on the methodological process of the critical-surpassing approach. Therefore, a clearer understanding on the functioning of games and sports is reached, since Motor Praxeology enables a deeper and comprehensive understanding on the internal logic of these practices, thus contributing to a better discernment of the dialectical logic that underpins the assumptions of the critical-surpassing proposal. To showcase these claims the volleyball game is taken as an example. The theoretical exercise developed in this study showed that praxeological knowledge can help teachers and students allowing a better understanding of the inherent relationships in each sport to overcome sportified models. <![CDATA[<b>Prática de caminhada, atividade física moderada e vigorosa e fatores associados em estudantes do primeiro ano de uma instituição de ensino superior</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As mudanças ocorridas com o início da vida universitária podem interferir na prática de atividades físicas de universitários. Como tal, o presente estudo pretendeu investigar a associação entre a prática de caminhada e atividades físicas moderadas e vigorosas com os fatores sociodemográficos e status do peso em estudantes ingressantes no primeiro semestre do primeiro ano de uma universidade pública da região de Florianópolis/SC. Participaram no estudo 198 universitários (86 homens e 112 mulheres). A prática de atividades físicas foi coletada por meio do Questionário Internacional de Atividade Física - IPAQ, versão curta. Os estudantes das ciências humanas e da educação reportaram praticar maior quantidade de atividade física moderada quando comparados aos estudantes das áreas da saúde e exatas (p< 0.05). Ademais, verificou-se que os alunos do sexo masculino, de nível económico alto, da área da saúde e aqueles que não trabalham apresentaram tempo mais elevado de prática de atividade física vigorosa (p< 0.05). Verificou-se, por meio da análise de regressão linear, uma associação entre o turno de estudo e a caminhada, e entre as variáveis sexo e área de conhecimento e a atividade física vigorosa. Conclui-se que a associação das variáveis com a prática de atividade física em estudantes universitários do primeiro ano varia conforme o tipo e a intensidade de atividade física.<hr/>The changes that occur with the beginning of university life may interfere with the practice of physical activities by students. The aim was to investigate the association between the practice of walking, moderate and vigorous physical activities with sociodemographic factors and weight status in freshman students in the first semester of the first year of a public university in Florianopolis/SC. This study assessed198 students (86 men and 112 women). The practice of physical activities was collected with the International Physical Activity Questionnaire - IPAQ, short version. Students of human and educational sciences reported higher amounts of moderate physical activity when compared to health and exact science counterparts (p< 0.05). It was verified that male students, from higher economic status, from the health sciences, and full-time students showed higher time of practice of vigorous physical activity (p< 0.05). Significant associations were also observed between study period and walking, and between gender, scientific field and vigorous physical activity. It was concluded that the variables associated with the practice of physical activity differ according to the type and intensity of physical activity. <![CDATA[<b>A influência da ginástica laboral na coordenação motora global e no tempo de reação de condutores de autocarro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo verificou o efeito da Ginástica Laboral (GL) nas capacidades percetivo-motoras, tempo de reação e coordenação motora global, de condutores de autocarro. Participaram 60 condutores, todos do sexo masculino com média de idade de 37.06 ± 7.66 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos (G1 - experimental e G2 - controlo), sendo que o G1 foi submetido às sessões de GL duas a três vezes por semana, durante o período de um ano. A coordenação motora global foi avaliada pelo protocolo de BURPEE (Johnson & Nelson, 1979) e o tempo de reação através de um software com estímulo visual (Pereira, Dias, & Corazza, 2007). A normalidade dos dados foi analisada através do teste Shapiro-Wilk, o qual mostrou distribuição normal apenas para as variáveis tempo de reação simples (TRS) e tempo de reação de escolha (TRE) no G1. Sendo assim, utilizou-se o teste de Mann-Whitney para a comparação entre os grupos. Os resultados revelaram diferença estatisticamente significativa na coordenação motora global (z= -2.525, p= 0.012), evidenciando benefícios da ginástica laboral na melhoria dos elementos motores. Já para o TRS e TRE, e apesar de se observar melhores resultados após o programa, estes não foram estatisticamente significativos.<hr/>This study investigated the influence of labour gymnastics (LG) on bus drivers' basic skills such as reaction time and gross motor coordination. Sixty male bus drivers (37.06 ± 7.66 years old) from two bus lines in the city of Santa Maria (RS) took part of this study. The participants were split into two groups, experimental group (EG) and control group (CG). Subjects that were part of the EG took part in a LG intervention program, 2-3 times a week, over a year. Gross motor coordination was assessed by BURPEE Protocol (Johnson & Nelson, 1979), whereas reaction time by software providing a visual stimulus. Data normality was checked through Shapiro-Wilk test, which pointed to normal distribution only for the variables simple reaction time (SRT) and choice reaction time (CRT) in the EG. Therefore the non-parametric Mann-Whitney U test was selected to compare differences between groups. A statistically significant difference for gross motor coordination was found (z= -2.525, p= 0.012), suggesting the effectiveness of LG to improve motor skills. As regards SRT and CRT, no significant difference was found, in spite of better outcomes having been recorded after the LG program. <![CDATA[<b>Efeitos da quantidade e do regime de prática variada após a prática constante sobre o processo adaptativo de aprendizagem motora</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study investigated the effects of different amounts and schedules of varied practice, after constant practice, on the adaptive process of motor learning. Participants were one hundred and seven children with a mean age of 11.1 ± 0.9 years. Three experiments were carried out using a complex anticipatory timing task manipulating the following components in the varied practice: visual stimulus speed (experiment 1); sequential response pattern (experiment 2); and visual stimulus speed plus sequential response pattern (experiment 3). In all experiments the design involved three amounts (18, 36, and 63 trials), and two schedules (random and blocked) of varied practice. The experiments also involved two learning phases: stabilization and adaptation. The dependent variables were the absolute, variable, and constant errors related to the task goal, and the relative timing of the sequential response. Results showed that all groups worsened the performances in the adaptation phase, and no difference was observed between them. Altogether, the results of the three experiments allow the conclusion that the amounts of trials manipulated in the random and blocked practices did not promote the diversification of the skill since no adaptation was observed.<hr/>Este estudo investigou os efeitos de diferentes quantidades estruturas de prática variada, após a prática constante, no processo adaptativo de aprendizagem motora. Os participantes foram 107 crianças com idade média de 11.1 ± 0.9 anos. Três experimentos foram realizados usando uma tarefa de timing antecipatório complexo manipulando os seguintes componentes na prática variada: velocidade visuais estímulo (experimento 1); padrão de resposta sequencial (experimento 2), e velocidade de estímulo visual mais padrão de resposta sequencial (experimento 3). Em todos os experimentos, o design envolveu três quantidades (18, 36 e 63 ensaios), e dois regimes (aleatória e por blocos) da prática variada. Os experimentos também envolveram duas fases de aprendizagem: estabilização e adaptação. As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável e constante relacionados ao objetivo da tarefa, e o timing relativo para avaliar o padrão de resposta. Os resultados mostraram que todos os grupos pioraram os desempenhos na fase de adaptação, e nenhuma diferença entre eles foi observada. No seu conjunto, os resultados dos três experimentos permitem concluir que as quantidades de tentativas manipuladas nas práticas aleatória e por blocos não promoveram a diversificação da habilidade desde que não foi observada nenhuma adaptação. <![CDATA[<b>Validade de diferentes equações de predição da carga máxima em atletas de artes marciais mistas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi verificar a validade de diferentes equações preditivas de uma repetição máxima (1-RM) no exercício supino horizontal (SH) com barra em atletas de artes marciais mistas (MMA). Participaram do estudo 19 homens atletas de MMA (27.68 ± 6.19 anos). A coleta de dados referentes às cargas de trabalho no SH foi realizada em dois momentos: 1) no teste de 1-RM; 2) no teste submáximo e seus respetivos números de repetições. Verificou-se por meio do teste t de Student para amostras pareadas que, dentre as seis equações comparadas com o teste de 1-RM, apenas as de Adams (p= 0.337) e O’Conner (p= 0.250) não apresentaram diferenças significativas; todavia, houve uma elevada correlação de Pearson e um elevado índice de correlação intraclasse (r= 0.924, ICC= 0.924; r= 0.944, ICC= 0.944), respetivamente. Entretanto, todas as equações apresentaram altas correlações que variaram entre 0.856 e 0.944. Conclui-se que para uma estimativa dos valores de 1-RM, as equações preditivas de Adams e O’Conner são válidas em atletas de MMA.<hr/>The purpose of this study was to investigate the validity of different prediction equations to the one maximum repetition (1-RM) test at the bench press exercise (BP) with bar in mixed martial arts (MMA) athletes. The sample was composed by 19 male MMA athletes (27.68 ± 6.19 years). The data collection was performed in two different moments: 1) in 1-RM test; 2) in submaximal test and their respective numbers of repetitions. The paired-sample t test was performed and was noted that, among the six equations compared with the 1-RM test, only the Adams (p= 0.337) and O’Conner’s (p= 0.250) equations showed no significant differences. However, there were high Pearson correlation and intraclass correlation coefficients (r= 0.924, ICC= 0.924; r= 0.944, ICC= 0.944), respectively. Nevertheless, all equations showed high correlations that ranged between 0.854 and 0.944. In conclusion, for estimation of 1-RM, the predictive equations based on Adams and O'Conner’s are valid in MMA athletes. <![CDATA[<b>O efeito do auto-estabelecimento de metas na aquisição de uma habilidade motora</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi investigar o efeito das metas auto-estabelecidas na aprendizagem de uma habilidade motora. Participaram do estudo 60 alunos de graduação sem experiência na tarefa de subir a escada de Bachman. As fases do experimento foram: aquisição (10 × 10 blocos de tentativas) e transferência (10 tentativas). Inicialmente, os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos (n= 30): metas auto-estabelecidas e espelho. Posteriormente, um terceiro grupo foi estratificado do grupo espelho envolvendo aqueles participantes que, mesmo com meta definida externamente, estabeleceram meta própria (n= 20). Na fase de aquisição foi aplicada o teste de Friedman para determinar as diferenças intragrupo. Para a fase de transferência, foi utilizado o teste Kruskal-Wallis para verificar diferenças intergrupos. Os resultados mostraram que para todos os grupos houve melhora de desempenho durante a fase de aquisição. No teste de transferência, os grupos de auto-estabelecimento de metas foram melhores do que o grupo de meta induzida (espelho). Concluiu-se que quando o aprendiz estabelece suas próprias metas, o processo de aprendizagem motora torna-se mais efetivo.<hr/>The aim of the study was to investigate the self-goal setting on the motor skill learning. Sixty undergraduates with no experience in the Bachman ladder task were recruited for this research. The phases of the design were: acquisition (10 blocks × 10 trials) and transfer (10 trials). Participants were randomly assigned into two groups (n= 30): self-goal setting and yoked. From the yoked group a third group was stratified, which involved those participant that, even with a goal externally set, self-set their own goal (n= 20). In the acquisition phase a Friedman’s test was run in each experimental group to determine intragroup differences. In the transfer phase a Kruskal-Wallis test was carried out to check differences between groups. The results showed that for all groups there was increase in performance during acquisition phase. In the transfer test both self-goal setting groups were better than yoked group. It was concluded that when the learner sets his own goals, the process of motor learning became more effective. <![CDATA[<b>Deteção de <i>T-patterns</i> em treinadores de futebol em competição</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo tem por objetivo detetar T-patterns de comportamento de instrução em treinadores de jovens na direção da equipa em competição, utilizando para o efeito o programa THEME 5.0. Para a realização da presente investigação recorreu-se à metodologia observacional. Foram filmados 8 jogos de futebol de 4 treinadores que dirigiam equipas de Juniores “B” e juniores “A” que competiam nos campeonatos nacionais de Portugal e codificados os seus comportamentos de instrução através do sistema de observação SAIC. Os resultados obtidos revelaram a existência de padrões temporais de comportamento de instrução, quer na análise feita aos treinadores individualmente, quer na análise feita no conjunto dos treinadores. Os T-patterns analisados demonstram que os treinadores procuram preferencialmente prescrever soluções táticas e psicológicas, direcionadas ao atleta, recorrendo à comunicação verbal, bem como avaliar positivamente a sua execução e comportamento. Durante as substituições os treinadores fornecem indicações com conteúdo tático e psicológico ao atleta que vai entrar, elogiam a prestação do jogador que saiu e emitem informação à equipa.<hr/>The present study aimed to detect T-patterns of instruction behavior in youth coaches in the direction of team in competition. The research took into account the observational methodology for the acquisition of the data, which was then analyzed using the program THEME 5.0. Eight football matches of 4 coaches who compete in the junior “A” and junior “B” levels teams competing in the Portuguese national championships were recorded and their instruction behaviors were coded through the observational system SAIC. The results revealed the existence of temporal patterns of instruction behavior, both in the overall and individual analysis of coaches. The detected T-patterns showed that the coaches tend to prescribe tactical and psychological solutions directed to the athlete, using the verbal communication, as well as positively evaluate their execution and behavior. During the substitutions coaches provide indications with tactical and psychological content to the substitute, praises the performance of the player who left the pitch and give information to the team. <![CDATA[<b>Diferenças na ativação muscular entre a realização de flexões com apoio fixo e com um sistema de suspensão unilateral em forma de V em diferentes alturas</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study was designed to analyze upper extremity and core muscle activation performing push-ups under different stability conditions and body positions. Trained university male students (n= 29) performed 3 push-ups each under stable conditions and using suspension device (AirFit Trainer ProTM) with their hands at 2 different heights (i.e., 10 and 65 cm). Push-up speed was controlled using a metronome and the testing order was randomized. The average amplitudes of the electromyographic root mean square of the Triceps Brachii, Upper Trapezius, Anterior Deltoid, Clavicular Pectoralis, Rectus Abdominis, Rectus Femoris, Lumbar Erector Spinae and Gluteus Maximus were recorded and normalized to the maximum voluntary isometric contraction. A repeated-measures analysis of variance with a Bonferroni post hoc test was used to analyze data. Suspended push-ups provided greater activity than the stable condition, except for the Anterior Deltoid and Clavicular Pectoralis. Therefore, suspended push-ups are especially advantageous if the goal of the exercise is targeting the TRICEP, TRAPS and/or core training. Overall, performing push-ups at 65 cm from the floor decreases exercise intensity and muscle activity in comparison with the 10 cm position.<hr/>Este estudo foi realizado com vista a analisar a ativação muscular do tronco e “core” na realização de flexões sob diferentes condições de estabilidade e posições corporais. Estudantes universitários do sexo masculino treinados (n= 29) realizaram três flexões de braços em condições estáveis e em suspensão (AirFit instrutor ProTM) com as mãos em duas alturas diferentes (10 e 65 cm). A velocidade de execução foi controlada usando um metrónomo sendo a ordem dos testes aleatória. A amplitude média da atividade eletromiográfica do Triceps Brachii, Upper Trapezius, Anterior Deltoid, Clavicular Pectoralis, Rectus Abdominis, Rectus Femoris, Lumbar Erector Spinae e Gluteus Maximus foram registados e normalizados tendo por base a contração isométrica máxima. Foi utilizada a análise de variância para medidas repetidas, com o teste de Bonferroni para análise dos dados. Flexões de braços suspensas proporcionam maior atividade muscular do que realizadas em condição de estabilidade, com exceção do Anterior Deltoid e Clavicular Pectoralis. Portanto, flexões de braços suspensas são especialmente vantajosas se o objetivo for o treino dos Triceps Brachii, Upper Trapezius e/ou dos músculos do “core”. A realização de flexões a 65 cm do chão diminui a intensidade do exercício e a atividade muscular comparativamente com a posição a 10 cm. <![CDATA[<b>Clima motivacional, regulação da motivação e perceção de esforço dos atletas no futebol</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi testar a integração de dois modelos teóricos motivacionais (teoria da autodeterminação e teoria dos objetivos de realização), com o intuito de analisar o impacto do clima motivacional na regulação da motivação e na perceção de esforço. Participaram neste estudo 460 atletas, todos jogadores de futebol do género masculino, do nível distrital e nacional, das categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores, com uma média de idades de 17.42 ± 4.37 anos. A qualidade do modelo de equações estruturais foi examinada através do valor de qui-quadrado, e de alguns índices complementares de ajustamento. Os resultados suportam a adequação do modelo (S-B?²= 288.84, df= 147, p< 0.001, S-B?²/df= 1.96, SRMR= 0.049, NNFI= 0.912, CFI= 0.924, RMSEA= 0.046, 90%IC RMSEA= 0.038-0.054), evidenciando que um clima motivacional orientado para a tarefa tem um efeito positivo significativo sobre a motivação autónoma, que por sua vez tem um efeito positivo significativo sobre a perceção do esforço dos atletas. Por outro lado, um clima motivacional orientado para o ego teve um efeito positivo sobre a motivação controlada, que por sua vez teve um efeito negativo sobre a perceção de esforço, embora não seja significativo.<hr/>The purpose of this study was to test the integration of two motivational theoretical models (self-determination theory and the achievement goal theory) to analyze the impact of motivational climate in the regulation of motivation and athletes´ effort perception. Participated in the study 460 athletes (male football players at both regional and national level, on the categories of beginners, youth, juniors and seniors, with 17.42 ± 4.37 years-old). The quality of the structural equation model was examined by the Chi-square value and some complementary model fit indices. The results support the model fit (S-B?²= 288.84, df= 147, p< 0.001, S-B?²/df= 1.96, SRMR= 0.049, NNFI= 0.912, CFI= 0.924, RMSEA= 0.046, 90%IC RMSEA= 0.038-0.054), suggesting that a motivational task-oriented climate has a significant positive effect on autonomous motivation, which in turn has a significant positive effect on athletes' effort perception. On the other hand, an ego-oriented environment had a positive effect on the controlled motivation, which in turn had a negative effect on athletes' effort perception, although not significant. <![CDATA[<b>Análise da composição corporal de atletas da elite do futebol brasileiro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt This study analyzed the body composition and bone mineral density of elite Brazilian soccer players and compared its differences according to the player position. Eighty-two soccer players competing at Brazilian first division were split according to their field positions: Goalkeepers (GK, n= 10), Back-fielders (BF, n= 10), Lateral-mid?elders (LM, n= 15), Central-mid?elders (CM, n= 25), Forwards (FW, n= 22), and a Control Group (CG, n= 72) of university students. To estimate fat free mass (FFM), fat mass (FM), percentage of body fat (%FM), fat free mass of legs (FFM-Legs) and bone mineral density (BMD), a DEXA was selected. The positions LM (10.5 ± 5.2), CM (9.7 ± 4.0) and FW (9.9 ± 4.4) had lower values of FM and %FM than the GK (17.3 ± 6.0) and the control group (15.0 ± 5.3). Compared to the other positions, FFM was higher in the GK (68.2 ± 10.9) and BF (64.6 ± 6.8) (p< 0.05). All the soccer players were different from the CG (p< 0.05). Soccer players have an FFM, FFM-Legs and BMD significantly higher and FM and %FM lower than the control group.<hr/>Este estudo analisou a composição corporal e densidade mineral óssea de atletas da elite do futebol brasileiro e comparar as diferenças entre as posições de jogo. Oitenta e dois jogadores de futebol da primeira divisão do Brasil foram divididos de acordo com a posição de jogo. Goleiros (GL, n= 10), Defensores (DF, n= 10), Laterais (LT, n= 15), Centrais (CT, n= 25), Atacantes (AT, n= 22) e um grupo controle (CG, n= 72). Para estimar a massa livre de gordura (MLG), massa gorda (MG), percentual de massa gorda (%MG), massa livre de gordura de pernas (MLG-Pernas) e densidade mineral óssea (DMO), foi usado o DEXA. A posição LT (10.5 ± 5.2), CT (9.7 ± 4.0) e AT (9.9 ± 4.4) apresentaram menores valores de MG e %MG que os GL (17.3 ± 6.0) e GC (15.0 ± 5.3). Comparado a outras posições, a MLG foi maior nos GL (68.2 ± 10.9) e DF (64.6 ± 6.8) (p< 0.05). Todos os jogadores apresentaram diferenças significativas em relação ao grupo controle (p< 0.05). Em suma, conclui-se que atletas da elite do futebol brasileiro apresentaram significativamente maior MLG, MLG-Pernas, DMO e menor MG e %MG que o grupo controle. <![CDATA[<b>Os efeitos da realidade virtual na reabilitação do acidente vascular encefálico</b>: <b>Uma revisão sistemática</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2014000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo propôs-se a realizar uma revisão sistemática da literatura a fim de verificar os efeitos da realidade virtual (RV) sobre a reabilitação de pacientes que sofreram acidente vascular encefálico (AVE). Foi realizada uma busca nas bases de dados eletrónicas Medline, Lilacs, Scielo e Pubmed, no período de 2004 a 2012. As palavras-chave utilizadas foram: realidade virtual, vídeo game, AVC, fisioterapia, reabilitação, virtual reality, stroke, rehabilitation e physiotherapy. Foram localizados 893 artigos e, ao final da seleção foram analisados nove estudos. Os resultados obtidos mostraram que o treino com RV pode contribuir para a reabilitação de pacientes que sofreram AVE. Os estudos selecionados utilizaram sete sistemas de RV para o treino das seguintes funções: marcha, equilíbrio, membro superior, cognição e perceção. Além disso, dependendo da função treinada, os autores utilizaram diferentes métodos de avaliação. Entretanto, mesmo os estudos que avaliaram funções similares utilizaram instrumentos de avaliação diferentes o que dificulta a comparação dos resultados. Conclui-se que a RV pode promover efeitos positivos na reabilitação de pacientes pós-AVE. Apesar dos resultados promissores, ainda são necessários novos estudos com maior número de sujeitos e melhor qualidade metodológica.<hr/>This study aimed to perform a systematic review to verify the effects of virtual reality (VR) on the rehabilitation of stroke patients. The search was conducted in the electronic databases Medline, Lilacs, Scielo and PubMed, from 2004 to 2012. The keywords selected for the search were: virtual reality, video game, stroke, physiotherapy, rehabilitation. It was found 893 articles, and at the end of selection, nine studies were included. The results showed that training with VR may contribute to the rehabilitation of stroke patients. The selected studies involved the use of seven different VR systems for training of functions: gait, balance, upper limb function, cognition and perception. Furthermore, depending on the function trained, the authors selected different assessment methods. However, even in the studies with similar functions assessed it was found different measurement techniques. The conclusion was that VR can promote positive effects on rehabilitation of post stroke patients. Despite promising results, further studies are needed with larger numbers of subjects and better methodological quality.