Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20130002&lang=pt vol. 9 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Fazer ciência para quê … e para quem?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Desenvolvimento motor de crianças entre 0 e 18 meses de idade</b>: <b>Diferenças entre os sexos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os primeiros anos na vida da criança são fundamentais para a aquisição de habilidades motoras, cognitivas e sociais; desta forma as oportunidades ofertadas a crianças e as expectativas sociais podem interferir no desenvolvimento. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o desenvolvimento motor de meninos e meninas na primeira infância. Participaram deste estudo, 90 crianças de 0 a 18 meses (45 meninas e 45 meninos pareados por idade), residentes no sul do Brasil, provenientes de Escolas de Educação Infantil. A Alberta Infant Motor Scale (AIMS) foi utilizada para avaliar o desempenho motor. A maioria dos participantes (73.3%) apresentou desempenho motor normal; não foram observadas diferenças significativas no desenvolvimento motor entre os sexos nos escores da AIMS (p esc.total = .76; p percentil = .38, p empé = .97) e nas diferentes posturas (p prono = .71; p supino = .49; p sentado = .71; p empé = .97;, não foram observadas associações entre sexo e desempenho motor (Eta² = .008; Eta² = .108). Nos primeiros dois anos de vida, meninos e meninas demonstram desempenho motor amplo similar. Infere-se que as diferenças entre sexo que aparecem com o passar do tempo são influenciadas pelas oportunidades do contexto.<hr/>The first years of life are fundamental to the acquisition of motor, cognitive, and social skills; therefore the opportunities provide to the child as well as the social’ exceptive affect the development. The objective of this study was to assess and compare the motor development of boys and girls ages from 0 to 18 months. Ninety infants, ages from 0 to 18 (45 boys and 45 girls, stratified by age groups), that lived in the south of Brazil, attending to daycares participated in the present study. The Alberta Infant Motor Scale (AIMS) was used to evaluate motor development. The majority of the infants showed typical development (73.3%); no significant differences between the sexes was found for motor development for the AIMS total scores (p esc.total = .76; p percentil = .38) and postures (p prono = .71; p supino = .49; p sentado = .71; p empé = .97; p esc.total = .76; p percentil = .38); non-significant differences’ for association between motor development and sex were found (Eta² = .008; Eta² = .108). In the two first years of life, boys and girls demonstrated similar motor development performance. It is conjectured that the differences between sexes observed latter is affected by opportunities of the environment. <![CDATA[<b>Nível de concentração e precisão de árbitros de futebol ao longo de uma partida</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste estudo foi avaliar se o nível de atenção concentrada e de precisão das marcações do árbitro de futebol se altera durante a partida de futebol. Para tanto, a amostra foi composta por oito árbitros credenciados pela Federação Paulista de Futebol, do sexo masculino, que atuaram em oito partidas oficiais do Campeonato Paulista Sub-20, no ano 2003. Foi utilizado o teste de Atenção Concentrada - Toulouse Piéron, Fator P, que destina-se a medir a rapidez e exatidão ao executar tarefas simples de identificação de quadrados, de natureza perceptiva, sem recorrer às funções intelectuais. Foram feitas filmagens em tempo real durante as partidas, com uma câmera de vídeo digital HANDYCAMTM modelo DCR. O teste qui-quadrado apresentou diferença significante entre as decisões tomadas nos 30 minutos iniciais do segundo tempo do jogo quando comparadas com os quinze minutos finais (p = .003). O teste t-pareado demonstrou diferença significante para a rapidez de concentração antes e após o jogo (p = .005); para a qualidade de concentração não foi significante (p = .209). Observou-se que os árbitros demonstraram tendência a errar menos nos quinze minutos finais dos jogos e apresentaram maior rapidez no teste de concentração após o jogo, não acontecendo o mesmo para qualidade de concentração.<hr/>The aim of this study was to assess whether there are differences in the level attention focused and accuracy judges of soccer referee during the soccer match. For this purpose, the sample was composed of eight male referees accredited by the Paulista Football Federation, who officiate official matches of the U-20 Paulista championship in 2003. The test used was Concentrated Attention - Toulouse Piéron, which is designed to measure the speed and accuracy when performing simple tasks of identifying squares, perceptual in nature, without resorting to intellectual functions. The tests were recorded in real time during matches with a digital cam HANDYCAMTM model DCR. The chi-square test showed a significant difference between decisions taken in the first 30 minutes of the second half of the game when compared to the final fifteen minutes (p = 0.003). The test t-paired showed significant difference to the speed of concentration before and after the game (p = 0.005), was not significant for the concentration quality (p = 0.209). It was observed that the referees showed fewer tendencies to make mistake in the final fifteen minutes of the game and had higher test speed in concentration after the game, not going to the same concentration quality. <![CDATA[<b>Efeito da fisioterapia convencional e do <i>feedback</i> eletromiográfico associados ao treino de tarefas específicas na recuperação motora de membro superior após acidente vascular encefálico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da fisioterapia convencional e do feedback eletromiográfico (EMG) associados ao treino de tarefas específicas na recuperação da função motora do membro superior de pacientes com hemiparesia em consequência do acidente vascular encefálico. Doze pacientes foram avaliados e divididos de forma aleatória em dois grupos: Grupo 1 - Fisioterapia convencional, Grupo 2 -feedback EMG. Todos os pacientes receberam três sessões semanais de 50 minutos de duração, por oito semanas. Foram avaliados o comprometimento motor, funcionalidade e espasticidade, por meio do teste Fugl-Meyer (FMA), TEMPA e Escala Modificada de Ashworth, respectivamente. Os resultados mostraram que em ambos os grupos não houve alteração da espasticidade e que ocorreu melhora significativa nos valores de FMA, após os programas de reabilitação. Em relação aos escores do TEMPA, somente o grupo 2 apresentou ganhos significativos. A comparação dos ganhos obtidos na escala modificada de Ashworth e FMA não revelou diferenças entre os grupos. No entanto, o grupo 2 apresentou ganhos superiores ao grupo 1 em duas tarefas do teste TEMPA. Os resultados sugerem que o treino funcional utilizando o feedback EMG pode ter efeitos positivos na melhora da função motora do braço, no entanto, devido às pequenas diferenças encontradas entre os grupos, concluiu-se que o feedback EMG não foi superior à outra forma de tratamento.<hr/>The purpose of the present study was to evaluate the effects of conventional physical therapy and task specific training associated with electromyographic (EMG) feedback to recover upper limb motor function in patients with hemiparesis caused by stroke. Twelve patients were evaluated and then randomly assigned to either of two groups: Group 1 - Conventional physiotherapy; Group 2 - EMG feedback. Patients attended three weekly 50-min sessions, for eight weeks. The evaluated aspects were motor impairment, motor function, and spasticity, using the Fugl-Meyer Assessment (FMA) test, TEMPA, and the Modified Ashworth Scale (MAS), respectively. Results showed that, in both groups, there were no changes in spasticity in the groups, but there was a significant improvement in FMA values after the rehabilitation programs. Regarding TEMPA scores, only Group 2 presented significant gains. The comparison of the MAS and FMA gains showed no differences between groups. However, group 2 showed greater gains in the two tasks of TEMPA. The results suggest that functional training using EMG feedback can have positive results in improving arm function. However, due to small differences between groups, concluded that EMG/Biofeedback therapy was not superior to other form of treatment. <![CDATA[<b>Avaliação da função autonômica cardiovascular em portadores de lesão medular submetidos à variabilidade da frequência cardíaca</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo foi avaliar as repercussões cardiovasculares do sistema nervoso autônomo através da avaliação da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em indivíduos portadores de lesão medular completa em diferentes níveis. Participaram do estudo 32 indivíduos, divididos em 3grupos: 13 pacientes tetraplégicos (G1), 8 pacientes paraplégicos (G2) e 11 indivíduos saudáveis formando o grupo controle (GC). Todos foram submetidos a avaliação VFC, realizada a partir dos dados obtidos pelo registro de 15 minutos, gerados pelo monitor cardíaco, interligado a um computador portátil, que registrava em gravação on-line os intervalos RR. A FC de repouso em posição supina no G1 foi menor quando comparada ao G2 e GC. A VFC foi maior no G1 na posição supina. A VFC foi menor na posição ortostática no G1 em comparação ao G2 e GC, como consequência da maior queda da pressão arterial. A análise espectral mostrou no G1 e GC redução da potência de alta frequência (diminuição da atividade vagal) e aumento da relação B/A representando a intensa diminuição do tônus vagal no G1 e aumento da atividade adrenérgica no GC. Os resultados evidenciaram uma disfunção autonômica em tetraplégicos e resultados em paraplégicos equivalentes ao grupo controle.<hr/>The objective was to assess the effects of cardiovascular autonomic nervous system through the heart rate variability (HRV) in subject with complete spinal cord injury (SCI) at different levels. 32 subjects participated in the study, divided into three groups: 13 tetraplegic patients (G1), 8 paraplegic patients (G2) and 11 healthy subjects formed the control group (CG). All underwent the assessment HRV, made from data obtained by record of 15 minutes, generated by the cardiac monitor, connected to a laptop, wich recorded on recording on-line RR intervals. The HR at rest in the supine position was lower in G1 compared to G2 and CG. HRV was highest in G1 in the supine position. HRV was lower in the standing position in the G1 compared to G2 and CG, as a consequence of the greater decrease in BP. Spectral analysis showed a reduction in G1 and GC of high-frequency power (decrease in vagal activity) and increased the ratio B / A represents the intensity decreased vagal tone in G1 and increased adrenergic activity in GC. The results showed an autonomic dysfunction in tetraplegics and paraplegics equivalent results in the control group. <![CDATA[<b>Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Além do processo evolutivo biológico, estudos têm demonstrado que fatores ambientais e sociais podem influenciar o desenvolvimento motor. O objetivo do estudo foi avaliar as habilidades motoras de escolares participantes dos projetos sociais educacionais, projetos esportivos e de não participantes em atividades estruturadas extraclasse na cidade de Florianópolis - SC - Brasil. Foram avaliadas 136 crianças de 8 a 9 anos, de ambos os sexos, de 40 escolas públicas. Foi utilizado para coleta dos dados a Escala de Desenvolvimento Motor e uma entrevista estruturada referente às atividades realizadas pela criança no período em que não estão na escola. Utilizou-se a estatística descritiva, ANOVA e o teste de Tukey como Post-hoc para análise dos dados, com nível de significância p < .05. Os resultados evidenciaram padrões de desenvolvimento motor mais elevados em crianças participantes de projetos com caráter esportivo e padrões expressivos de baixa coordenação nas crianças que não participam de projetos ou atividades estruturadas fora da escola.<hr/>Besides the biological evolutionary process, studies have shown that environmental and social factors can influence the motor development. The aim of this study was to evaluate the motor skills of students participating in social educational projects, sports projects and those not engaged in structured extracurricular activities in Florianópolis - SC - Brazil.Were evaluated 136 children 8 - 9 years old, both sexes, from 40 public schools. For data collection was used the Motor Development Scale and a structured interview regarding the activities undertaken by the child during the period that they are not in school. Descriptive statistics, ANOVA and the Post-hoc test of Tukey were used to data analysis, with significance level p < .05. The results showed higher patterns of motor development in children that participating in social projects with sport character and expressive low coordination patterns in children who do not participate in structured activities or projects outside of school. <![CDATA[<b>Efeito da distância sobre o arremesso no basquetebol desempenhado por crianças</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foi analisado o efeito do aumento na distância do arremesso tipo jump do basquetebol (ATJ) realizado por crianças. Quinze crianças (~12 anos e 1,3 anos de experiência) foram analisadas cinematicamente (2D, 100Hz, no plano sagital) enquanto realizavam o ATJ. Verificou-se que o aumento na distância do arremesso implicou na diminuição de sua precisão. A redução na altura, a diminuição no ângulo e o acréscimo na velocidade de lançamento da bola, modificados em função das alterações nos parâmetros de controle movimento, foram sugeridos como os principais fatores que reduziram a precisão do arremesso com o aumento na distância.<hr/>The effect of distance increased over the basketball jump shot performed by children was analyzed. Fifteen children (~12 years old and with 1,3 years of experience) were analyzed cinematically (2D, 100Hz, saggital plane) performing the basketball jump shot. As distance increased there was a decrease in shot accuracy. Low release height, small release angle, and great release velocity, modified in function of the changes in the movement control parameters, were suggested as the main factors that reduced shot accuracy as distance was increased. <![CDATA[<b>Restrições espaciais no controle motor de movimentos rápidos e precisos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foi analisado o efeito de restrições espaciais (distância e tamanho do alvo) sobre as estratégias de controle motor em movimentos rápidos e precisos. Vinte homens (20-26 anos) realizaram a tarefa de Fitts simulada em computador. O software Discrete Aiming Task (v.1.0) forneceu a análise cinemática do cursor do mouse e a manipulação de índices de dificuldade (1 até 5 bits). O acréscimo na distância aumentou o TM, fase de aceleração, fase de desaceleração e velocidade, mas sem alterar a precisão. A manutenção na precisão foi explicada pela estratégia da manutenção na proporção entre as fases de aceleração e desaceleração. A redução do alvo proporcionou maiores TM e fase de desaceleração e diminuição do maior valor de velocidade, que permitiram maior precisão mesmo com a manutenção na velocidade média. Diferentes estratégias de controle motor foram realizadas em função da restrição espacial manipulada pela distância e pelo tamanho do alvo.<hr/>The effect of spatial constraints (distance and target width) was analyzed over the motor control strategies of speed and accurate movements. Twenty men (20-26 years old) performed the Fitts’ task simulated in a computer. The Discrete Aiming Task (v.1.0) provided the kinematic analysis of the mouse cursor and the index of difficulties manipulation (1 to 5 bits). Distance increased provided great TM, acceleration phase, deceleration phase, and velocity, but without changing accuracy. Accuracy maintenance was explained by the maintenance of acceleration and deceleration phases’ strategy. Target width decrease provided greater TM and deceleration phase and reduction of the peak velocity, which allowed better accuracy even when average velocity was held constant. Different control strategies were performed in function of the spatial constraint manipulated by the distance and target width. <![CDATA[<b>Associação entre atividade física, aptidão física e desempenho cognitivo em idosos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do estudo foi analisar a associação entre nível de atividade física (nAF), aptidão física (ApF) e desempenho cognitivo (DC) de homens e mulheres idosos. Participaram da coleta de dados 43 homens com média de idade de 64.38 anos (DP = 3.35) e 40 mulheres com média de idade de 64.79 anos (DP = 3.22), todos moradores da cidade de Recife (PE), selecionados por conveniência. O nAF foi medido nos domínios: transporte, trabalho, atividades domésticas e lazer. Para avaliar a ApF foram testados: força muscular (membros superiores/inferiores), flexibilidade (lombar e de ombro) e resistência cardiorrespiratória. Para avaliar o DC foram testados: a memória de trabalho, episódica e semântica, atenção e função executiva/planejamento. Entre os homens, nAF no domínio do transporte associou-se com memória semântica (r = .333; p = .036); entre as mulheres, resistência cardiorrespiratória associou-se com memória episódica (r = .403; p = .007). Os resultados sugeriram que o nAF, ApF e DC de sujeitos idosos podem estar seletivamente associados.<hr/>The aim of the study was to analyze the association between physical activity level (PAL), physical fitness (PF) and cognitive performance (CP) of the elderly. Participated in data collection 43 men with a mean age of 64.38 years (SD = 3.35) and 40 women with a mean age of 64.79 years (SD = 3.22), all residents of the city of Recife (PE), which were selected by convenience. The PAL was evaluated on the transport, work, household activities and leisure domains. The PF was evaluated by the upper and lower member muscle strength, flexibility (low back and shoulder) and cardiorespiratory endurance tests. The tests of episodic, work and semantic memory, attention and executive function (planning), evaluate the DC. Among men, PAL in transport domain was associated with semantic memory (r = .333; p = .036); among women cardio respiratory endurance was associated with work memory (r = .403; p = .007). The results suggested that PAL, PF and CP of the elder subjects may be selectively associated. <![CDATA[<b>A importância do desporto de alto rendimento na inclusão social dos cegos</b>: <b>Um estudo centrado no Instituto Benjamin Constant - Brasil</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A população de pessoas deficientes vem crescendo a cada dia, gerando problemáticas sociais que interferem diretamente na qualidade de vida deste segmento. O objetivo dessa pesquisa foi investigar o esporte de alto rendimento como contribuição para inclusão social de atletas cegos do Instituto Benjamin Constant. Observou-se que os alunos egressos do Instituto, até duas décadas atrás, não davam prosseguimento aos seus estudos, embora gozassem de oportunidade igualitária e constitucional como cidadão brasileiro. Foram entrevistados dez atletas cegos egressos do Instituto, que estudaram entre 1994 e 1998, tendo na época da pesquisa a condição de atletas de alto rendimento e ao mesmo tempo cidadãos, que trabalham, estudam e são independentes. A pesquisa utilizou o método qualitativo, empregando como instrumento de investigação a entrevista semi-estruturada (Flick, 2005; Ruquoy, 2005). Para tratamento dos dados utilizou-se a técnica de “Análise de Conteúdo” (Minayo, Deslandes, Neto, & Gomes, 2002). Os resultados foram organizados em torno de três categorias: a importância do esporte, orientação e mobilidade, e a vida antes e depois de ser atleta. A pesquisa concluiu que o esporte de alto rendimento contribuiu para a inclusão social de todos os entrevistados. Seus depoimentos responsabilizam o esporte como fator primordial para realização de parte de seus ideais, sugerindo esta prática em todas as instituições de ensino especial.<hr/>The population of disabled people is growing each day, producing social problems that interfere straightly in the capacity of life of this segment. The objective of this inquiry was to investigate the high performance sport as a contribution for social inclusion of blind athletes of the Benjamin Constant Institute. It was observed that the previous students of the Institute, up to two decades before, did not proceed in their studies, although they had egalitarian and constitutional opportunity as a Brazilian citizen. Ten blind athletes, previous students of the Institute from 1994 to 1998, were interviewed. They had, at the time of the research, the high performance athletes’ condition and were at the same time citizens, who work, study and are independent. The inquiry used the qualitative method, employing the semi-structured interview as the instrument of investigation (Flick, 2005; Ruquoy, 2005). The “Content Analysis” technique was used to treat the data (Minayo et al., 2002). The results were organized around three categories: the importance of the sport, orientation and mobility, and life before and after being an athlete. The inquiry concluded that high performance sport contributed to the social inclusion of all the interviewed ones. His testimonies hold the sport responsible as a primordial factor for realization of part of his ideals, suggesting this practice in all the institutions of special teaching.