Scielo RSS <![CDATA[Motricidade]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1646-107X20070003&lang=pt vol. 3 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <link>http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Intensidade do Negativismo e Autoconfiança em Jogadores de Futebol Profissionais Brasileiros</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo deste estudo foi comparar os jogadores de futebol Brasileiros de vários níveis competitivos e consoante a posição em que jogam, relativamente à intensidade do negativismo e da autoconfiança. Também, pretendemos verificar o grau de associação entre ambas as variáveis, a idade e o tempo de experiência. A amostra foi constituída por 529 jogadores de futebol profissional Brasileiros de vários níveis competitivos. Foi utilizada uma adaptação do Competitive State Anxiety Inventory - 2 (CSAI-2) 24, recorrendo apenas às escalas de negativismo e autoconfiança. Na comparação dos grupos usou-se o teste t para amostras independentes e a ANOVA (teste post-hoc Scheffé) e o coeficiente de correlação de Pearson para verificar o grau de associação entre as variáveis. Os resultados demonstraram que os jogadores de nível nacional apresentaram valores inferiores de negativismo e superiores de autoconfiança comparativamente aos de nível regional. Quando se analisou os diferentes níveis de rendimento, considerando também a divisão em que o atleta compete, verificou-se que os atletas da 2ª divisão regional apresentaram valores superiores de negativismo do que os da 2ª divisão nacional e valores inferiores de autoconfiança comparativamente aos jogadores de ambas as divisões de nível nacional. Os valores de negativismo e autoconfiança vivenciados pelos jogadores antes da competição são semelhantes, independentemente da posição que o atleta ocupa em jogo. A idade e a experiência desportiva dos atletas parecem também determinar os níveis de negativismo vivenciados antes da competição, verificando-se uma associação negativa entre estas variáveis. É sugerida a interpretação direccional dos sintomas do negativismo, para uma melhor compreensão deste estado no contexto desportivo.<hr/>The purpose of the present study was to analyse Brazilian soccer players’ levels of negativity and self-confidence regarding distinct competitive levels and game positions. We also pretended determine the magnitude and direction of the association between the dependent variables (negativity and self-confidence) and the athlete’s age and sport experience. A sample of 529 Brazilian professional soccer players completed the negativity and self-confidence subscale of a Portuguese version of the Competitive State Anxiety Inventory - 2 (CSAI-2) 24. While comparing groups we used independent samples t-test (for 2 subgroups) and ANOVA with the Scheffé post-hoc (for 3 or more subgroups). Pearson product-moment coefficients were calculated to determine the association between variables. Main results demonstrated that the national league players reported lower negativity and higher self-confidence than regional league players. When distinct performance levels were analysed also considering the athlete’s division, 2nd regional league soccer players presented higher negativity than those from the 2nd national league and lower self-confidence than those from both national divisions. Negativity and self-confidence pre-competitive levels didn’t differ according distinct game positions. Age and sport experience correlated negatively with negativity levels before competition. Overall, it’s suggested the need to interpret the negativity symptoms direction for a better acknowledgement of this emotion in the sport’s context. <![CDATA[<b>A influência das orientações motivacionais nas atitudes desportivas em aulas de Educação Física</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo pretendeu examinar os valores desportivos e orientações motivacionais expressos por alunos de Educação Física, perante diferentes situações desportivas e comparar os comportamentos desses mesmos, de acordo com as variáveis sexo, faixa etária e envolvimento desportivo. A amostra deste estudo foi constituída por 422 alunos (221 do sexo masculino e 201 do sexo feminino), com uma média de idades de 13.73 ± 2.46 anos, tendo idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos de idade. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Valores no Desporto 7 e o Questionário de Orientação Motivacional no Desporto 5. Numa análise generalista, os indivíduos demonstraram concordar em assumir atitudes perante situações desportivas, consoante os princípios básicos do desportivismo e fair-play. A variável que mais contribuiu para uma diferenciação significativa foi a faixa etária, evidenciando os alunos com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos, como menos concordantes com atitudes desportivas e revelando uma orientação para o ego. Como tal, propomos que os agentes de socialização presentes no contexto desportivo, devem a seu nível respectivo e em função das suas possibilidades de intervenção, zelar pelo respeito deste princípio 4.<hr/>The purposes of the present study were twofold: (i) to examine the levels of sportsmanship and goal orientations in Physical Education students and (ii) to compare those same levels according to different sexes, ages and sport’s involvement. A sample of 422 students (221 male and 201 female) with a mean age of 13.73 ± 2.46 years (ages comprised between 9 and 21 years old), completed two questionnaires: a) the Questionnaire of Sport’s Values 7 and b) a Portuguese version of the Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire 5. In general, the students stated to display behaviors in sport’s settings, according to the basic principles of sportsmanship and fair play. The independent variable that most contributed to a significant demarcation in Physical Education was the student’s age, whilst those with ages between 13 and 15 years stating to not display sportsmanship behaviours and to posses high levels of ego orientation. Overall, we recommend that the sport’s socialization agents should endorse the sportsmanship’s principles deference, at their respective levels and in function of their intervention possibilities 4. <![CDATA[<b>Perfil psicológico e sua importância no rendimento em vela</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os principais estudos realizados no contexto da Vela ligeira têm-se centrado em parâmetros fisiológicos e no processo de tomada de decisão. O presente estudo tem como objectivos, identificar os principais factores psicológicos evidenciados pelos velejadores e determinar quais aqueles que permitem predizer o rendimento em Vela. Para tal, 43 jovens velejadores (32 rapazes e 11 raparigas) com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos de idade (M=12.86, SD=1.39) preencheram o Perfil Psicológico de Prestação. Os procedimentos estatísticos utilizados foram o teste t de Student, e a regressão linear múltipla. Os factores mais evidenciados pelos velejadores foram a motivação e a autoconfiança. Contudo, revela-se como essencial o controlo do negativismo, na medida em que foi a única variável que distinguiu os melhores velejadores (top-10) dos restantes e foi o factor com menor valor médio. As únicas variáveis psicológicas que permitiram definir o rendimento em Vela ligeira, foram a visualização e a motivação, evidenciando-se a importância destas variáveis na diminuição de erros, definição espacial do campo de regatas, controlo atencional e melhoria auto-referenciada.<hr/>Studies in competitive Sailing have centered their efforts in physiologic parameters and in the decision-making process. The purpose of the present study is to identify the main psychological factors evidenced by sailors and determine which of them better contribute to predict performance in Sailing. Forty three young sailors (32 boys and 11 girls) with ages between 10 and 15 years (M=12.86, SD=1.39) completed the Psychological Performance Inventory. The used statistical procedures were the Student’s t test and the multiple linear regression analysis. The psychological factors with the highest scores were motivation and self-confidence. The negativity control was defined as crucial. This variable was the only that distinguished the best sailors (top-10) from the remaining ones and the factor less valued by the sample. The only psychological variables that allowed predicting Sailing performance were visualization and motivation, evidencing the importance of these in the errors decrease, spatial definition of the regattas mark, attention control and self-referenced improvement. <![CDATA[<b>Perfil psicológico de prestação dos atletas paralímpicos Atenas 2007</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A compreensão e determinação das componentes psicológicas geradoras de diferenças de rendimento nos momentos de competição, revela-se fundamental para o desenvolvimento de intervenções adequadas ao nível do treino desportivo. O presente estudo centrou-se na determinação das características psicológicas que definem os atletas paralímpicos, com base nos parâmetros do Perfil Psicológico de Prestação. A amostra foi constituída por 28 atletas (21 homens e 7 mulheres) de quatro modalidades e três tipos de deficiência, com idades compreendidas entre os 19 e os 49 anos (M= 31.14, SD = 6.69), que representam a totalidade dos atletas seleccionados para os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004 sem afectação cognitiva. O questionário utilizado foi o do Perfil Psicológico de Prestação, que considera a avaliação de sete variáveis psicológicas: (i) autoconfiança, (ii) pensamentos negativos, (iii) pensamentos positivos, (iv) atenção, (v) visualização, (vi) motivação e (vii) atitude competitiva. Os procedimentos estatísticos consistiram em análise descritiva, análise correlativa e análise comparativa, para um nível de significância de 0.05. Os principais resultados indicaram níveis elevados de preparação psicológica, sistemática para as variáveis motivação (27.43+1.99), autoconfiança (27.18+2.57) e atitude competitiva (25.61+2.68), e não sistemática para o positivismo (24.86+2.53), visualização (23.29+4.02), atenção (23,07+3,36) e negativismo (21.11+3.19). Evidenciaram-se ainda diferenças significativas entre os atletas de acordo com o tipo de deficiência, modalidade e títulos conquistados.<hr/>The identification and comprehension of the psychological components which determine the differences between the high performance athletes at competition time, is absolutely necessary in order to choose the suitable interventions when coaching. The present study describes the identification of the psychological profiles that distinguish the athletes of different sport modalities and different disabilities, based on the Psychological Performance Profile. The sample concerns 28 athletes (21 men and 7 women) from four sport modalities and three different kinds of disability. The age of the athletes ranged from 19 and 49 years old (M=31.14, SD=6.69), which represent the total athletes selected for the Athens 2004 Paralympic Games, without any cognitive problems. The inventory used was that of the Psychological Performance Profile, who takes into consideration the evaluation of seven psychological variables: self-confidence, negativism, positivism, attention, visualization, motivation and attitude control. The statistical procedures were based on descriptive, correlative and comparative analysis, with a significance level of 0.05. The main results showed high level of psychological preparation, regular for the variables: motivation (27.43+1.99), self-confidence (27.18+2.57) and attitude control (25.61+2.68), and non-regular for positivism (24.86+2.53), visualization (23.29+4.02), attention (23,07+3,36) and negativism (21.11+3.19). This study also found statistically important differences between paralympic athletes according to the kind of handicap, sportive modality and ranks. <![CDATA[<b>Diferenças entre géneros nas habilidades</b>: <b>correr, saltar, lançar e pontapear</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fundamentação: o estudo tem como objectivo verificar diferenças entre géneros na prestação qualitativa e quantitativa nas habilidades locomotoras: correr, saltar e habilidades manipulativas: lançar, pontapear. Metodologia: O estudo integrou uma amostra de 141 crianças, 79 do sexo msculino e 62 do sexo feminino, de 7 e 8 anos de idade, do 1º ciclo do ensino básico do distrito de Vila Real. O produto foi avaliado através da média das distâncias obtidas nos diferentes ensaios nas habilidades saltar, lançar e pontapear e o tempo médio obtido nos cinco ensaios da corrida. O processo foi avaliado com base na checklist de Gallahue 10. Resultados: Quando comparamos a prestação entre rapazes e raparigas registamos diferenças estatisticamente significativas, quer relativas ao processo, quer ao produto de desempenho em todas as habilidades. Nas habilidades manipulativas as diferenças foram de maior magnitude, tendo o sexo masculino apresentado padrões de execução e resultados superiores aos do sexo feminino. Conclusões: Os desempenhos significativamente superiores apresentados pelos rapazes em todas as habilidades, nomeadamente no lançar e pontapear evidenciam a influência dos factores de ordem sociocultural no desenvolvimento e aprendizagem destas habilidades.<hr/>Back Ground: the purpose of the present study was to compare the differences between boys and girls in the basic motor skills: throwing and kicking (process and product). Methodology: the sample consisted of 141 children, 79 boys and 62 girls aged between 7 and 8 who attended the second year of first phase of first cycle basic school in the district of Vila Real. The motor product was assessed by the mean distance obtained in repeated throws, jumps and kicks trials and time in running. The process was assessed with a Gallahue’s 10 checklist. Results: when we compared male and female motor performance significant effects were observed both at the level of motor process and in the product. Males showed highest product and process performance in manipulative skills like throwing and kicking. Conclusions: the higher levels of performance from males in all the skills, mannely in throwing and kicking showed the influence of sociocultural factors in motor learning skills. <![CDATA[<b>A relação entre a percepção de competência física, índice de massa corporal e competência efectiva em jovens praticantes de Basquetebol</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem como objectivos: (i) explorar as relações entre o índice de massa corporal (IMC) e a percepção de competência física (PCF e/ou a Competência Efectiva em Basquetebol CEB; (ii) perceber a relação entre a PCF e a CEB, e (ii) determinar quais são as fontes de informação que os jovens utilizam para determinar a percepção de competência física. Para tal, foi aplicado a 156 jovens estudantes com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos (M=14.36; SD=1.76), a subescala de percepção de competência física (SPCF), a escala de informação de competência física (PCIS) e um protocolo para a competência efectiva em Basquetebol. Os principais resultados revelaram: (i) diferenças estatisticamente significativas entre sexos para o IMC, apresentando os rapazes valores médios mais elevados; (ii) média superior dos rapazes superior às raparigas, para a PCF e CEB; (iii) diferenças estatisticamente significativas entre sexos para os seguintes factores do PCIS: negativismo pré-competitivo e atracção pelo Desporto; e, (iv) diferenças estatisticamente significativas entre as diferentes faixas etárias para o factor avaliação dos pais.<hr/>The purposes of this study were: (i) explore the relationship between Body Mass Index (BMI) and Perceived Physical Competence (PPC), and/or Effective Basketball Competence (ECB); (ii) understand the relationship between PPC and ECB; and, (iii) establish the sources of information that the young use to define the PPC. A sample of 156 physical education students, with ages ranging from 12 to 18 years (M=14.36; SD=1.76), completed the perception of physical competence subscale (PPCS) and the physical competence source’s subscale (PCSS). They also realized a protocol to measure effective competence in Basketball. The main results revealed: (i) significant differences between boys and girls, while comparing BMI, with higher mean scores for boys; (ii) higher mean scores of PPC and BEC for boys; (iii) significant differences for the following constructs of the PCSS: pre-competition anxiety and sport attraction; and, (iv) significant differences between different groups of ages, for parent’s evaluation factor. <![CDATA[<b>Analise factorial confirmatória da versão portuguesa do CSAI-2</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2007000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objectivo deste estudo foi avaliar a estrutura factorial da versão portuguesa do CSAI-2, utilizando várias estruturas propostas em estudos anteriores, através da análise factorial confirmatória (AFC) em duas amostras distintas (uma de calibração e uma de validação). A amostra de calibração foi constituída por 287 alunos da licenciatura em Educação Física e Desporto e a amostra de validação foi constituída por 323 atletas de desportos individuais. Os resultados da AFC realizada à estrutura original demonstraram uma inadequabilidade do modelo. As outras estruturas propostas por outros autores também foram analisadas e apresentaram índices de adequabilidade superiores, embora ainda não aceitáveis. O novo modelo que propomos, sem a escala de activação, revelou um ajustamento adequado para a amostra de calibração, sendo validada a sua adequabilidade pela segunda amostra (X²/df= 2,645, CFI= 0,916, GFI= 0,871 e RMSEA= 0,074). É sugerida a utilização deste novo modelo, em vez do original, na avaliação da ocorrência de pensamentos negativos, composto por duas escalas correlacionadas (negativismo e autoconfiança), e a continuação da verificação das propriedades psicométricas em investigações futuras.<hr/>The aim of this study was to assess the factorial structure of the Portuguese version of CSAI-2, using several structures suggested in previous studies, through confirmatory factor analysis (CFA) in two different samples ( calibration and validation). The calibration sample consisted of 287 Physical Education and Sports students and the validation sample of 323 athletes of individual sports. The results of CFA according to the original structure showed some inadequacy of the model. Other structures, suggested by different authors were analysed, revealing acceptable values levels of goodness of fit indices, though still not adequate ones. The new model that we suggest, without the arousal scale, has shown adequate adjustment for the calibration sample and its capability has been validated by the second sample (X²/df= 2,645, CFI= 0,916, GFI= 0,871 e RMSEA= 0,074).. The use of the new model requires further validation, however, due to the obtained good of fitness scores its use in research is suggested. The new model consists of two negatively correlated scales (negativity and self-confidence). The subsequent confirmation of its psychometric properties is recommended for future studies.