Scielo RSS <![CDATA[Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-991120050002&lang=en vol. num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>A place for graphic design</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>A complexidade da saúde obriga à existência de uma arquitectura de sistemas e de profissionais altamente qualificados</b>: <b>O problema da saúde - inexistência de informação impossibilita a gestão</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Nova governação, nova cidadania? Os cidadãos e a política em Portugal</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en A relação entre os cidadãos e o sistema político tem sido pautada por uma forte degradação da confiança dos cidadãos nos seus agentes políticos - reflexo também dos sentimentos de ineficácia política por parte dos cidadãos no nosso país. Uma solução apontada para esta crescente desconfiança refere a necessidade de conseguir uma melhoria da classe política nacional. Contudo, tal diagnóstico ignora a escolha entre valores que a democracia implica. Este artigo sugere a ‘nova governação’ como podendo responder a este afastamento, na medida em que o conceito de governance reconhece a relação de dependência de poder que existe entre todos aqueles que intervêm na acção colectiva - incluindo os cidadãos, numa cidadania que tem não apenas direitos mas também responsabilidades (Stoker, 1998: 21-22). Tal parece ser particularmente relevante no contexto do crescente esvazimento do Estado e dos seus poderes que se assiste actualmente.<hr/>A pattern of declining trust of citizens in their political agents is perceptible in Portugal - a reflection also of the sentiments of political inefficacy of citizens. One of the solutions advanced for this recently is the need for a better political class. However, this ignores the choice in values that democracy implies. This article suggests the concept of governance as providing useful pointers to this pattern, to the extent that it recognises the dependency of power that exists between all those that intervene in collective action - including citizens, in a citizenship with both rights and responsibilities (Stoker, 1998: 21-22). This appears to be particularly relevant in the current context of a ‘hollowing-out’ of the State. <![CDATA[<b>Os gestores de carteiras têm capacidade de selecção de títulos e de previsão da evolução do mercado? Um estudo empírico para o mercado português</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objectivo deste artigo é investigar as capacidades de selectividade e timing dos gestores de carteiras portugueses. Neste sentido, são aplicados e comparados os modelos de Treynor e Mazuy (1966) e de Henriksson e Merton (1981) a uma amostra de fundos de investimento mobiliário portugueses, composta por fundos Nacionais, União Europeia e Internacionais. Os resultados obtidos com os modelos anteriores são similares e sugerem que os gestores de fundos não possuem capacidades de selectividade e timing, havendo mesmo alguma evidência de timing negativo, sendo este mais relevante para os fundos nacionais. É também observada uma acentuada correlação negativa entre estas duas componentes do desempenho, sendo esta mais notória para os fundos internacionais. Estes resultados são semelhantes aos obtidos por outros estudos já realizados e consistentes com a hipótese dos mercados eficientes..<hr/>The purpose of this paper is to investigate the timing and selectivity abilities of Portuguese mutual fund managers. To accomplish this task, we apply and compare the methodologies developed by Treynor and Mazuy (1966) and Henriksson and Merton (1981) to a sample composed of National, European Union and International funds. The results obtained by these models are similar and suggest that portfolio managers do not possess timing and selectivity skills. In fact, there is even some evidence of negative timing, which is stronger in relation to national funds. In addition, highly negative correlation between the two components of performance is observed, being stronger in the case of international funds. This type of evidence has also been found in other studies and is consistent with the efficient market hypothesis. <![CDATA[<b>Hipótese das expectativas e alteração na estrutura temporal das taxas de juro</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho analisamos a Hipótese das Expectativas da Estrutura Temporal das Taxas de Juro (ETTJ) utilizando uma base de dados semanais obtida a partir do rendimento de títulos da dívida pública portuguesa. Foi estudada a relação existente entre taxas de juro spot e a estrutura temporal das taxas de juro com base em testes derivados da hipótese de expectativas racionais. Os resultados obtidos sugerem que a ETTJ contêm determinada informação sobre a direcção dos movimentos futuros das taxas de juro spot tanto a curto como a longo prazo, contudo nos testes efectuados rejeita-se a hipótese das expectativas racionais para o período em análise. As estimações efectuadas, com o modelo GARCH, indiciam que este resultado está relacionado com a existência de variações nos prémios de risco associados às taxas de juro.<hr/>In this paper we examine the Expectations Hypothesis of the term structure of interest rates using a weekly data base constructed with data from the Portuguese Government public debt. We study the relation between spot rates and the term structure of interest rates based on Rational Expectations Hypothesis tests. The results indicate that the term structure contains information about the future movements of spot rates, but the tests reject the Expectation Hypothesis. Besides, the GARCH estimations suggest that this result is connected whit the existence of variations in the risk premium of interest rates. <![CDATA[<b>Verso controverso</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O recurso às cláusulas contratuais, gerais por parte de empresas assume hoje um relevo inegável. O Acórdão da Relação de Lisboa de 29 de Abril de 2004 considerou que "as cláusulas contratuais constantes do verso da página do contrato onde se encontram as assinaturas do contraentes, não serão de excluir, se dos autos não resultar que as mesmas tenham sido inseridas após aquelas assinaturas". Mas qual a interpretação correcta do advérbio depois?<hr/>The use of standard contracts by major companies assumes an undeniable importance today. The Sentence of the Appeal Court of Lisbon of 29 April 2004 considered that "the contractual clauses on the verse of the page of the contract where the signatures appear will not be excluded, if it’s not proven that the same ones have been inserted after those signatures". But which is the right interpretation of the adverb later? <![CDATA[<b><i>e-Urbanismo</i></b><b> em Barcelos</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os cidadãos têm hoje exigências e expectativas acrescidas relativamente à Administração Pública, em grande medida decorrentes do potencial que a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita ao nível da qualidade dos serviços da Administração Pública. A iniciativa empreendida pela Câmara Municipal de Barcelos (CMB), designada e-Urbanismo (http://www.cm-barcelos.pt/e-urbanismo), representa uma forma inovadora de contribuir para a eficiência e eficácia dos serviços prestados e, fundamentalmente, de impor transparência nas decisões tomadas pelo departamento de Planeamento e Gestão Urbanística. O artigo introduz os conceitos de Governo Electrónico (e-Government) e Local e-Government e apresenta o projecto de e-Urbanismo da CMB, especificando detalhes da solução já implementada, algumas das funcionalidades oferecidas bem como alguns resultados alcançados até ao momento.<hr/>Citizens have, today, increased demands and expectancies concerning Public Administration, in part due to the widely known potential that information and communication technologies can represent in the quality of the Public Administration services. The initiative undertaken by the Municipality of Barcelos (Câmara Municipal de Barcelos - CMB) in the field of e-Urbanism (http://www.cm-barcelos.pt/e-urbanismo) represents an innovative way of contributing to the efficiency and effectiveness of the services offered and, mainly, a way of introducing transparency in the decisions taken by the Department of Planning and Urbanistic Management. The paper introduces the concepts of e-Government and Local e-Government and introduces the project of e-Urbanism of CMB, specifying details of the already implemented solution, some of the main functionalities offered and some results achieved up to the present. <![CDATA[<b>Knowledge society and public administration</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os cidadãos têm hoje exigências e expectativas acrescidas relativamente à Administração Pública, em grande medida decorrentes do potencial que a utilização das tecnologias de informação e comunicação possibilita ao nível da qualidade dos serviços da Administração Pública. A iniciativa empreendida pela Câmara Municipal de Barcelos (CMB), designada e-Urbanismo (http://www.cm-barcelos.pt/e-urbanismo), representa uma forma inovadora de contribuir para a eficiência e eficácia dos serviços prestados e, fundamentalmente, de impor transparência nas decisões tomadas pelo departamento de Planeamento e Gestão Urbanística. O artigo introduz os conceitos de Governo Electrónico (e-Government) e Local e-Government e apresenta o projecto de e-Urbanismo da CMB, especificando detalhes da solução já implementada, algumas das funcionalidades oferecidas bem como alguns resultados alcançados até ao momento.<hr/>Citizens have, today, increased demands and expectancies concerning Public Administration, in part due to the widely known potential that information and communication technologies can represent in the quality of the Public Administration services. The initiative undertaken by the Municipality of Barcelos (Câmara Municipal de Barcelos - CMB) in the field of e-Urbanism (http://www.cm-barcelos.pt/e-urbanismo) represents an innovative way of contributing to the efficiency and effectiveness of the services offered and, mainly, a way of introducing transparency in the decisions taken by the Department of Planning and Urbanistic Management. The paper introduces the concepts of e-Government and Local e-Government and introduces the project of e-Urbanism of CMB, specifying details of the already implemented solution, some of the main functionalities offered and some results achieved up to the present. <![CDATA[<b>Estudo analítico das variáveis da macro envolvente de um destino turístico</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta um estudo analítico das variáveis da macro envolvente de um destino turístico: (1) os fluxos turísticos, (2) as motivações dos turistas, (3) os impactos no turismo do destino, bem como (4) o planeamento em turismo e (5) o desenvolvimento sustentado do turismo. A sua investigação e conhecimento, bem como o reconhecimento das sua importância para a sobrevivência o destino, pelos actores locais e pelos governos, apresentam-se como aspectos determinantes da competitividade dos destinos turísticos.<hr/>This article presents an analytical study of the macro variables in a particular tourism destination: (1) tourism flows, (2) tourists´ motivation, (3) tourism impacts, (4) tourism planning and (5) sustainability. Recognize the importance of these factors is determinant for the tourism destination competitiveness. <![CDATA[<b>Uniform type structures</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112005000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en In a non-empty set a filter on consisting of reflexive relations, which satisfies: ∀ χ ε Χ ∀ Q, ∃ P ε Q such that P ° P [χ] ⊂ Q [χ] is called local quasi-uniformity. If we require the symmetry condition then we obtain a local uniformity. These concepts were introduced by Fletcher-Lindegren(1974) and Williams(1972) respectively. We will discuss the possibility of extending the known results about (quasi)-uniform spaces to local (quasi)-uniform spaces.