Scielo RSS <![CDATA[Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos]]> http://www.scielo.mec.pt/rss.php?pid=1645-991120100002&lang=pt vol. num. 14 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.mec.pt/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.mec.pt http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Ilha de Porto Belo / SC Um destino turístico de excelência</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho trata de um estudo realizado na Ilha de Porto Belo/SC e que estabelece o comparativo entre as temporadas de verão, (desde 1996), tendo como objetivo a análise e avaliação da sustentabilidade turística-recreativa do local, a partir dos aspectos ambientais e do monitoramento da sua visitação como uma estratégia administrativa. Com o estudo, pretende-se proporcionar condições que auxiliem a tomada de decisões adequadas ao incremento favorável do empreendimento. O método utilizado foi a observação direta, tendo como complemento o registro fotográfico e a medição da poluição sonora, bem como o auxílio da pesquisa de demanda. Os resultados dos estudos realizados, demonstram aspectos favoráveis e outros críticos para a administração sustentável do local, que dependem tanto de fatores internos como externos ao empreendimento. <![CDATA[<b>Productos y destinos turísticos emergentes en Galicia</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho trata de um estudo realizado na Ilha de Porto Belo/SC e que estabelece o comparativo entre as temporadas de verão, (desde 1996), tendo como objetivo a análise e avaliação da sustentabilidade turística-recreativa do local, a partir dos aspectos ambientais e do monitoramento da sua visitação como uma estratégia administrativa. Com o estudo, pretende-se proporcionar condições que auxiliem a tomada de decisões adequadas ao incremento favorável do empreendimento. O método utilizado foi a observação direta, tendo como complemento o registro fotográfico e a medição da poluição sonora, bem como o auxílio da pesquisa de demanda. Os resultados dos estudos realizados, demonstram aspectos favoráveis e outros críticos para a administração sustentável do local, que dependem tanto de fatores internos como externos ao empreendimento. <![CDATA[<b>Excellence in Destinations, the Application of the System of Measures for Excellence in destinations (SMED)</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho trata de um estudo realizado na Ilha de Porto Belo/SC e que estabelece o comparativo entre as temporadas de verão, (desde 1996), tendo como objetivo a análise e avaliação da sustentabilidade turística-recreativa do local, a partir dos aspectos ambientais e do monitoramento da sua visitação como uma estratégia administrativa. Com o estudo, pretende-se proporcionar condições que auxiliem a tomada de decisões adequadas ao incremento favorável do empreendimento. O método utilizado foi a observação direta, tendo como complemento o registro fotográfico e a medição da poluição sonora, bem como o auxílio da pesquisa de demanda. Os resultados dos estudos realizados, demonstram aspectos favoráveis e outros críticos para a administração sustentável do local, que dependem tanto de fatores internos como externos ao empreendimento. <![CDATA[<b>Nuevos productos turísticos</b>: <b>la apuesta por el turismo marinero en Galicia</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En Galicia el uso del litoral para la pesca y el marisquero está marcado por la sobrexplotación de los recursos marinos y el deterioro ambiental provocado por el exceso de capturas. Esta situación, si bien no es única de esta zona sino que es una preocupación a nivel europeo, lo que ha llevado a la administración europea a establecer diferentes sistemas de conservación, como las cuotas o la limitación de la actividad. Una de las apuestas es fomentar e incentivan la reorientación productiva de la pesca con fines turísticos, vinculando la conservación de las actividades y el uso sustentable de los recursos naturales. Dentro de esta apuesta a nivel gallego se han llevado a cabo acciones para fomentar el turismo marinero como un nuevo producto turístico.La ponencia presenta un análisis de las acciones desde la teoría de modelos de creación de productos turísticos, partiendo de una caracterización de las zonas de litoral en las que se ha llevado a cabo la iniciativa, prestando especial relevancia a la participación de los agentes dado el carácter de turismo de experiencia que se platea y los efectos estimados en el diseño de nuevos productos y su comercialización turística. <![CDATA[<b>O turismo de observação de aves</b>: <b>um estudo de caso do município de Ubatuba/SP-Brasil</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste início de século tem-se evidenciado o papel dos recursos endógenos na promoção do desenvolvimento local, com especial destaque para a biodiversidade vinculada ao turismo e constituindo-se assim, uma actividade económica dinâmica e com grande potencial em termos de sustentabilidade. Este trabalho pretende dar ênfase a um produto específico do ecoturismo - observação de aves (birdwatching) - enquanto um segmento alternativo no contexto do desenvolvimento económico e social de localidades com biodiversidade faunística endémica. Pretende-se abordar o fenómeno das espécies bandeira, como agregadoras de valor económico-ambiental quando utilizadas como símbolos e propaganda. O método adoptado é o de estudo de caso, no município de Ubatuba/SP-Brasil, utilizando como fonte de dados documentos institucionais, artigos impressos, informação on-line e entrevistas. O resultado esperado é identificar o nicho do birdwatching como alternativo à alta sazonalidade do turismo de sol e praia. <![CDATA[<b>From island mass tourism to rural tourism In Madeira</b>: <b>Is there a place for a re-definition of islands’ image?</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt It is now well acknowledged that the competitive edge of islands´ mature tourist destinations relies on the development of new niche markets such as the rural tourism sector. Further, alternative market segments such as the eco-tourism and the cultural tourism have been targeted by most Destinations Management Organisations on islands. Rural tourism is a very recent but growing market niche in peripheral areas offering mass tourism products. For that reason the aim of this paper is to provide a better understanding of the image of this emerging industry here in Madeira based on a sample of 150 visitors. Multivariate descriptive analysis is applied to ´built-up´ the image of the rural tourism according to socioeconomic, travel-related features, and cognitive and emotional factors as it is usual in the destination image literature. This paper fills a void in the literature concerning the rural tourism sector as the factors attracting tourists to the emerging rural tourism industry in Madeira and policy recommendations put forward.<hr/>Existe amplo consenso que a manutenção da capacidade competitiva de destinos turísticos maduros assenta no desenvolvimento de nichos de mercado alternativos como no caso do turismo rural Outros mercados alternativos, como o eco-turismo e o segmento do turismo rural também têm sido objecto de atenção por parte dos gestores destes destinos turísticos. O turismo rural é um nicho de mercado, recente mas em crescimento, com crescente importância em áreas periféricas com história no turismo de massa ou oferecendo produtos turísticos standard. Devido à relativa ´juventude´ do sector na Madeira, esta comunicação visa providenciar um melhor entendimento da imagem percepcionada do sector, baseado numa amostra de 150 turistas. Análise estatística multivariada é aplicada para construir a imagem do sector, com base na avaliação de uma série de itens como é usual neste tipo de estudos. Este estudo proporciona a oportunidade de preencher um vazio na literatura devido à identificação dos factores condicionantes da imagem, para além de incluir uma série de recomendações em termos de gestão do destino. <![CDATA[<b>Promotion of Destinations of Excellence</b>: <b>Reevaluation of a Medieval Tourist Route - Guidone’s Itinerary (1119 a.d.)</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt In 1119 Guidone, a monk, geographer, and cosmographer, described in “Geographica” a medieval route that crossed over parts of Apulia and Basilicata (Italy). He travelled along tracks and minor roads to visit major ecclesiastical centres, medieval rock churches, archaeological sites and rural sceneries such as: the Sassi of Matera, the Abbazia of Montescaglioso and the ruins of Grumentum. The revitalization of Guidone’s itinerary goes beyond the identification of a significant tourist route: the direct involvement of local communities makes it possible to enhance the territory’s identity, traditions, handicrafts and oenogastronomy. Enhancing a medieval itinerary is positive for a cultural, economic and social development, and at the same time offers and promotes quality tourism capable of revitalizing the territory’s heritage (historical centres, monuments, etc). This route has two points of excellence: - historical value of the itinerary; - rich valuable heritage: crypts and grottoes symbolize the presence of large archaic communities. <![CDATA[<b>O documentário etnográfico</b>: <b>da memória ao produto turístico</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Turismo está inevitavelmente associado ao pressuposto de uma actividade territorial, de deslocação espacial. Compreende-se por isso, que a paisagem ou o meio ambiente sejam de importância vital no sucesso/insucesso de um determinado destino. Mas não só. Cada vez mais, o público valoriza o aspecto cultural, a especificidade de uma região ou acontecimento. É neste contexto que o documentário etnográfico pode assumir um papel importante ao possibilitar a articulação entre o material e o imaterial, o produto e a memória cuja reconstituição permite resgatar usos, costumes, tradições. Este estudo constituiu-se de um Projecto de Investigação mais amplo, que culmina na produção de um documentário (relativo às festividades de São João d´Arga - Alto Minho). Associando a perspectiva antropológica à metodologia audiovisual, o estudo de campo, que conduz à produção do documentário, articula o uso da imagem com os testemunhos de alguns intervenientes, sujeitos comuns cujas memórias interessa conhecer. Neste contexto, o objectivo a que agora nos propomos é analisar o papel que o documentário etnográfico pode assumir na “construção” de produtos turísticos bem como na respectiva afirmação e valorização. Por outras palavras, o que se pretende é estimular a percepção do documentário não apenas como instrumento de lazer e entretenimento mas também como agente capaz de projectar intencionalmente uma imagem assumindo por isso um papel significativo na “construção” de produtos turísticos.<hr/>Tourism inevitably presupposes territorial activity and spatial movement. Landscape and environment are hence of vital importance for the success/ failure of a particular destination. In addition, the public increasingly values the cultural aspect and the specificities of a certain region or event. In this context, the ethnographic documentary can play an important role in the articulation of material and immaterial, product and memory, whose reconstitution allows the retrieval of habits, customs and traditions. This study is based on a broader research project that culminates in the production of a documentary regarding the festivities of São João d´Arga - Alto Minho. The field study that leads to the production of the documentary associates the anthropological perspective to the audiovisual methodology and articulates the use of image with the testimonies of some participants: ordinary individuals whose memories are interesting to know. The aim of this paper is to analyse the role that the ethnographic documentary can play in the “construction” of touristic products as well as in their respective affirmation and valuation. In other words, we intend to stimulate the perception of the documentary not only as an entertainment and leisure instrument, but also as an agent capable of intentionally projecting an image, thus assuming a significant role in the “construction” of touristic products. <![CDATA[<b>Comportamento e perfil do consumidor de turismo de nichos</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Sendo o turismo um dos mais importantes e actuais motores de crescimento de uma economia, marcado pelo dinamismo, diversidade da oferta e crescimento constante, nele incide o objecto de estudo proposto. É nosso intuito estudar o comportamento e perfil do consumidor de turismo, numa perspectiva de marketing e, concretamente, na procura de nichos de turismo em contextos específicos. Numa perspectiva interdisciplinar este trabalho reúne inputs da área do marketing, da área do turismo e da área de desenvolvimento local. Será feita uma reflexão sobre o tema (work in progress), da qual resultará a explicitação de um modelo anteriormente testado e discutidas avenidas para estudos futuros.<hr/>Tourism is one of the most important and current drivers of growth in an economy characterized by dynamism, diversity of supply and steady growth. This study aims at researching the behavior and consumer profile in tourism from a marketing perspective. In particular we address the niche tourism in specific contexts. Under an interdisciplinary perspective this work brings together inputs from the areas of marketing, tourism and local development. There will be a reflection on the subject (work in progress) and discussed avenues for future studies. <![CDATA[<b>Perfil dos turistas espanhóis que visitaram Portugal entre 2005 e 2010</b>: <b>Identificação e caracterização</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A importância do turismo em Portugal é inegável, representando aproximadamente 13% do PIB e 12% da empregabilidade. Neste sentido, basear-se num enfoque de Marketing Turístico pressupõe conhecer profundamente as necessidades e preferências dos consumidores-turistas, reais e potenciais. Consequentemente, Espanha constitui-se como um dos mais representativos mercados emissores de turistas para Portugal, pelo que analisar as suas necessidades e preferências poderá desempenhar um papel-chave na gestão turística portuguesa. Porquanto, o principal objectivo deste trabalho é identificar e descrever o perfil socio-demográfico, motivacional e preferencial dos turistas espanhóis que visitaram Portugal nos últimos 5 anos, com vista a orientar a gestão turística. Os resultados obtidos permitem constatar que Lisboa foi a região de Portugal que mais turistas espanhóis acolheu, seguida do Algarve e Norte de Portugal. Genericamente, é possível constatar que os espanhóis valorizam positivamente a oferta turística portuguesa o que acaba por influenciar o seu comportamento de fidelidade no que concerne ao turismo português.<hr/>The importance of tourism in Portugal is undeniable, since it represents approximately 13% of GDP and 12% of employability. In this sense, following Tourism Marketing strategies requires a detailed knowledge of the needs and preferences of tourists. In this context, Spain is one of the most representative source markets of tourists to Portugal, so analyze the needs and preferences of Spanish tourists may play an important role in the Portuguese tourism management. Thus, the main objective of the present work is to identify and describe the profile of Spanish tourists who visited Portugal in the last 5 years, in order to help the management of the Portuguese tourism. The results reveal that Lisbon was the region of Portugal most visited by the Spanish tourists, followed by Algarve and Northern Portugal. And, generally, the Spanish tourists positively evaluate the attributes analyzed, which directly influences their loyalty. <![CDATA[<b>Benchmarking y su Aplicación en Turismo</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El turismo se ha convertido en un sector relevante capaz de mejorar la economía de los destinos, sustentar el desarrollo a largo plazo (González Reverté, Antón Clavé, 2007) e influenciar la planificación económico-territorial (Bencardino, Prezioso, 2007). Su creciente competitividad hace necesarias nuevas técnicas de gestión, por esta razón en la presente contribución se centra la atención en el benchmarking y su utilidad en el sector turístico. El valor añadido de esta técnica de gestión es destacar “Buenas Prácticas” de los demás destinos turísticos, poner en marcha estrategias innovadoras y favorecer un desarrollo turístico sostenible (Kozak, 2004). Se hace referencia al proyecto de investigación: “Benchmarking de los productos turísticos y su aplicación en Galicia” que el grupo ANTE (Análise Territorial) de la Universidad de Santiago de Compostela está llevando a cabo. Siendo el turismo uno de los sectores económicos relevantes para Galicia, se estudia como el ejercicio del benchmarking permite mejorar el posicionamiento de los productos turísticos gallegos considerados fundamentales: turismo urbano, turismo cultural, turismo rural y turismo lingüístico. <![CDATA[<b>Conhecimento tácito como vantagem competitiva nos relacionamentos com o cliente</b>: <b>proposta de modelo conceptual para o Turismo Rural</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Recentemente, tem-se verificado um interesse cada vez maior pelo Marketing Relacional (MR), pois tem-se apresentado como uma resposta estratégica às empresas na obtenção de vantagens competitivas através da criação de interdependência, de confiança e de compromisso entre a empresa e o cliente. Parece clara a importância do MR para as empresas em geral e para as empresas de serviços em particular, tais como as de turismo rural, onde o serviço é inerentemente mais relacional. As empresas de turismo rural, com a grande variedade de oferta de destinos e estabelecimentos, vêem dificultada a fidelização de clientes. O conhecimento tácito dos colaboradores, resultado das interacções estabelecidas com os clientes, pode permitir obter e manter a satisfação dos clientes em utilizações/visitas posteriores. Neste sentido, esta investigação visa estabelecer uma proposta de modelo relacional para o turismo rural, centrada no conhecimento tácito como vantagem e variável inovadora.<hr/>Recently an increasing interest in relationship marketing has been verified therefore it has been presented as a strategic response to firms in the attainment of competitive advantages through the creation of interdependence, trust, and commitment between the firm and the customer. The importance of Relational Marketing (RM) for companies in general and for services firms in particular seems clear as well as for rural tourism firms, where the service is inherently more relational. The rural tourism firms with a wide variety of destination offers and establishments feels difficulties in achieve customer loyalty. Tacit knowledge of collaborators as a result of interactions established with customers could allow to obtain and maintain the customer satisfaction in visits or/and subsequent uses. In this sense, this research aims to establish a relational model proposal for rural tourism firms, focused on tacit knowledge as competitive advantage and innovative variable. <![CDATA[<b>A contribuição das redes de cidades com excelência turística</b>: <b>o caso de Santiago de Compostela, Espanha</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo traz a ilustração de um município espanhol, Santiago de Compostela, na busca pela excelência turística a través de uma perspectiva do conceito de redes. Ver-se-á que o município teve a incorporação de algumas políticas turísticas que favoreceram a articulação do setor turístico e, consequentemente, a formação de redes. Atualmente o município está conectado a mais de uma rede o que contribui, de certa forma, pela busca incessante da excelência, uma vez que as redes geram informações estratégicas que auxiliam na readaptação dos destinos/produtos/serviços em função dos câmbios locais, regionais, nacionais e mundiais nessa fase pós-turística.<hr/>This article provides an illustration of a Spanish city, Santiago de Compostela, in pursuit of excellence through different tourist perspective the concept of networks. Will see that the council took the incorporation of some policies that favored tourist links in the tourism sector and hence the formation of networks. Currently the council is connected over a network which contributes to the relentless pursuit of excellence, since the networks generate strategic information to assist in the rehabilitation of destinations / products / services in terms of foreign exchange at local, regional, national and world that post-tourist. <![CDATA[<b>Turismo sustentável</b>: <b>utopia ou realidade?</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Muitas regiões têm apostado no turismo como factor de desenvolvimento. Contudo, a transversalidade do turismo envolvendo várias indústrias, bem como o dualismo dos seus efeitos, têm levado a uma consciencialização sobre a necessidade de minorar os seus efeitos negativos e maximizar os seus efeitos positivos, de forma a se garantir a sua sustentabilidade. Este artigo pretende contribuir para o debate acerca do papel do turismo como motor de progresso e de desenvolvimento sustentável no “Turismo da Serra da Estrela” (TSE). Dotado de recursos culturais, paisagísticos e naturais únicos, este território tem vindo a afirmar-se nacional e internacionalmente em áreas como o turismo de natureza, cultural e paisagístico. Tendo como objectivo, avaliar a percepção dos empresários das unidades de alojamento em relação aos impactos do turismo na sua região, bem como, perceber quais as medidas que deveriam ser implementas de forma a se atingir um turismo sustentável, utilizou-se um inquérito para recolher os dados junto dos hotéis da região e recorreu-se ao SPSS. Após a análise dos dados, podemos concluir que esta investigação vem confirmar o interesse do turismo para o desenvolvimento económico da região em estudo. No entanto, é manifesto que em termos políticos e empresariais ainda existe um longo caminho a percorrer até se abarcar por completo o verdadeiro conceito de desenvolvimento sustentável, isto é, o estímulo a um turismo sustentável na região parece estar ainda longe de todas as suas potencialidades.<hr/>Many regions choose tourism as a developing input. Nevertheless, the tourism complexity involving several industries, as the duality of its effects, increased the degree of conscience about the necessity of minimizing the negative effects and of maximizing the positive ones in order to guarantee its sustainability. This article/communication pretends to contribute to the international debate related to the tourism paper as engine for progress and for a sustainable tourism in the “Turismo da Serra da Estrela” (TSE). With many resources - cultural, landscape, and natural, and others, some of them unique - this territory is getting greater and greater importance either in national and international terms. The main objective of this paper is to evaluate the entrepreneurial perception of the tourism impacts on the region, as well as to understand which measures should be implemented in order to reach a sustainable tourism. To do this we asked the hotel managers to fill a written questionnaire that we treated later using the SPSS software. This research confirms the importance of tourism for sustainable development of this border region. We can also say that there are many things to do in politic and entrepreneurial terms in order to get a complete sustainable development. <![CDATA[<b>Caracterização do Sector Turístico em Portugal</b>]]> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-99112010000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Portugal centrou essencialmente a actividade turística num único produto desde a década de 60: o produto tradicional “Sol e Mar”, mais conhecido pelo turismo dos 3 “S” - Sun, Sea and Sand. A competitividade com outros países como a Espanha, a Turquia, a Grécia, a Tunísia, entre outros, que oferecem o mesmo tipo de produto, alertam-nos para a necessidade de diversificação da oferta. Para tal, tem-se procurado diversificar a oferta de produtos no sentido de, por um lado combater a extrema dependência do turismo “Sol e Mar”, e por outro harmonizar o aproveitamento do espaço territorial português. O “Plano Estratégico Nacional de Turismo” 2006-2015 (PENT), é disso exemplo. O principal objectivo deste artigo é a caracterização do turismo em Portugal no que se refere à sua importância económica, principais países emissores, procura turística de novos mercados, sazonalidade, produtos turísticos e perspectivas.<hr/>Portugal focused its tourism activity in a single product from the 60s: the traditional product, "Sun and Sea", better known for tourism of three "S" - Sun, Sea and Sand. The competitiveness with other countries such as Spain, Turkey, Greece, Tunisia, among others, that offer the same kind of products, alert us to the need for diversification of supply. To this end, the diversification of products as being made, first to combat the extreme dependence on tourism, "Sun and Sea," and by other side to harmonize the Portuguese territorial space. The "National Strategic Plan for Tourism 2006-2015 (PENT), is an example of that.The main purpose of this paper is the characterization of tourism in Portugal with regard to its economic importance, major inbound countries, tourism demand of new markets, seasonality, tourism products and perspectives.