Scielo RSS <![CDATA[Relações Internacionais (R:I)]]> http://scielo.pt/rss.php?pid=1645-919920180005&lang=pt vol. num. 60 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.pt/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.pt <![CDATA[<b>Nota introdutória</b>: <b>A ordem internacional pós-americana: respostas à constituição do mundo multipolar</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Os Estados Unidos e a Alemanha</b>: <b>Os limites da «partnership in leadership»</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A centralidade da relação entre os Estados Unidos e a Alemanha como a principal relação bilateral transatlântica emergente foi, há trinta anos atrás, o que motivou a proposta da «partnership in leadership» pelo presidente norte-americano, George Bush ao Chanceler da República Federal da Alemanha, Helmut Kohl. Contudo, esta redefinição das prioridades estratégicas destas duas potências nunca se materializou de forma coerente e coordenada. Numa altura de profundas mudanças, onde o revisionismo geopolítico da Rússia e o Brexit confirmariam esta centralidade bilateral, as posições dos Estados Unidos e da Alemanha demarcam-se mais pela ausência de liderança – individual e coletiva - do que por uma cooperação bilateral ou contestação pela mesma.<hr/>The centrality of the relationship between the United States and Germany as the emerging main transatlantic bilateral relationship was what motivated the proposal of "partnership in leadership" by US President George Bush to the Chancellor of the Federal Republic of Germany, Helmut Kohl. However, the redefinition of the strategic priorities of these two powers has never materialized in a coherent and coordinated way. At a time of profound change, where Russia's geopolitical revisionism and Brexit would confirm this bilateral centrality, the positions of the United States and Germany are more marked by the absence of leadership - individual and collective - than by bilateral cooperation or contestation of it. <![CDATA[<b>O papel da defesa no futuro da Europa</b>: <b>Da Estratégia Global da União Europeia à Cooperação Estruturada Permanente</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A União Europeia tem na sua origem as aspirações a um projeto de paz para o continente europeu, fraturado após a Segunda Guerra Mundial. Não é por isso despiciente que a defesa assuma um papel fundamental quer no início do projeto europeu, através da instituição da CECA ou do Plano Pléven, quer, posteriormente, no desenvolvimento da PCSD. Este artigo percorre as dinâmicas mais recentes no quadro da defesa europeia, nomeadamente a redefinição da narrativa estratégica europeia, através da Estratégia Global e a opção pelo mecanismo da Cooperação Estruturada Permanente expondo a dificuldade em ultrapassar o caráter intergovernamental no domínio da defesa.<hr/>At its origin the European Union has the aspirations for a peace project throughout the European Continent, fractured after World War II. It is therefore not misleading that the Defense plays a fundamental role either at the beginning of the European project, through the establishment of the ECSC or the Pléven Plan and later in the development of the CSDP. This article looks at the most recent dynamics in the European Defense framework, namely the redefinition of the European strategic narrative, through the Global Strategy and the option for the Permanent Structure Cooperation mechanism, exposing the difficulty in overcoming the intergovernmental character in defense domain. <![CDATA[<b>A Turquia e a luta pela relevância num mundo «pós-americano»</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Primavera Árabe arrasou com a retórica promovida por Ancara de que a Turquia seria um ator central no Médio Oriente – um modelo democrático, capaz de contribuir para a paz na região. Nos anos que se seguiram, a política externa do país caracterizou-se pela falta de uma linha orientadora e pela resposta de curto prazo aos desenvolvimentos no Médio Oriente. Atualmente, sob a presidência de Recep Tayyip Erdogan, a Turquia tenta restabelecer-se, abandonando o idealismo da política externa de Davutoglu. Nesse sentido, Ancara aposta na aliança estratégica com diversos atores, como a Rússia, mas não abandona as tradicionais alianças com os Estados Unidos ou com a União Europeia.<hr/>The Arab Spring shattered Ankara’s discourse that presented Turkey as a key actor in the Middle East and a democratic model that would contribute for peace in the region. In the following years, Turkish foreign policy was defined by a lack of a clear guideline and for short term responses to the events in the Middle East. Currently, under the presidency of Recep Tayyip Erdogan, Turkey is trying to reestablish itself, leaving behind the idealism of Davutoglu’s foreign policy. Ankara focuses now on strengthening strategic alliances with several actors, namely with Russia, but Turkey doesn’t abandon the alliances with the United States or the European Union. <![CDATA[<b>Geopolítica da Rússia de Putin</b>: <b>Não é a União Soviética, mas gostava de ser…</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é perceber e analisar a geopolítica atual da Federação Russa, argumentando que não é a URSS mas, num certo sentido, gostava de ser por considerações de espaço e de poder. Incidindo sobre o discurso e a prática de Vladimir Putin, começamos por analisar a geografia, a demografia e as fronteiras da Rússia pós-soviética para, a seguir, aprofundarmos a visão de Vladimir Putin sobre a Rússia, o espaço pós-soviético e a ordem mundial. Avaliamos depois os principais fatores de poder da Rússia e o seu uso sob a liderança de Putin: por um lado, o relativo poder económico, a geoeconomia e a geopolítica da energia; por outro, o poder militar e a geoestratégia da Rússia de Putin.<hr/>The purpose of this article is to understand and analyse the current geopolitics of the Russian Federation, arguing that although it is not the USSR, in a sense it would like to be in terms of space and power. Focusing on the discourse and practice of Vladimir Putin, we begin by analysing the geography, demography, and borders of post-Soviet Russia and then deepen Putin’s view of Russia, post-Soviet space, and the world order. Subsequently, we assess the main factors of power in Russia and its use under Putin’s leadership: on the one hand, relative economic power, geoeconomics and the geopolitics of energy; on the other hand, military power and Putin’s Russia geostrategy. <![CDATA[<b>A «Política da China para África» e as ambições globais da China</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 2006, o Conselho de Estado chinês publicou o documento China’s Africa Policy, enquadrador da estratégia da China para África. Em 2011, num contexto de crescente globalização da política externa da China, foi publicado o documento China’s Foreign Aid, com a especificação das modalidades de ajuda e das prioridades da política de cooperação da China. Neste artigo pretendemos refletir sobre as evoluções mais recentes das tendências da política externa chinesa, tendo como ponto de partida a política da China para África, e como caso as relações bilaterais entre a China e Angola. Assim, num primeiro momento refletimos sobre as motivações que levaram o Governo chinês a multiplicar os laços económicos e políticos com países africanos, desde a entrada no novo milénio, partindo do caso específico dos financiamentos concedidos pelo Governo chinês a Angola desde 2003. Posteriormente, refletimos sobre as constantes e linhas de força da política externa chinesa, com uma incursão sobre as mais recentes discussões relativamente às aspirações internacionais/globais da China.<hr/>In 2016, the Chinese State Council (CSC) published the paper China’s Africa Policy, as a framework for the strategy of China in Africa. In 2011 the CSC published the whitepaper China’s Foreign Aid, including specifications on aid modalities, and the definition of sector for future cooperation between China and Africa. With this paper we intend to discuss the recent trends in Chinese foreign policy, the starting point being China’s Africa policy, and as a case the China-Angola bilateral relations. We start by discussing the strategy of China towards Africa, since 2003, building on the case study of Chinese credit lines provided to the Angolan Government. We proceed with a discussion on guiding principles in Chinese foreign policy, shedding a light on recent debates on China’s global aspirations. <![CDATA[<b>A dimensão da paradiplomacia entre regiões nas relações UE-China</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda a importância e a dinâmica da dimensão de paradiplomacia entre regiões nas relações UE-China e discute as implicações de integrar este nível na conceção e planeamento geral das políticas da UE. São analisados dados sobre o comércio para ilustrar o significado das relações económicas entre as regiões da UE e as províncias/cidades chinesas, considerando os casos das regiões mais ativas da Alemanha, a França e a Itália. O artigo defende que não se trata meramente de dinâmicas de mercado, mas também de laços institucionais subjacentes que foram construídos nas últimas três décadas, que sustentam as trocas e promovem as vantagens dos laços de paradiplomacia.<hr/>The paper addresses the significance and dynamics of the paradiplomacy region-to-region dimension of EU-China relations and discusses the implications of integrating this level in the overall EU policy design and planning. It analyses the data on trade to illustrate the significance of EU regions and Chinese Provinces/cities economic ties looking at the cases of the most active German, French and Italian regions and argues that this is not merely a result of market dynamics but also of the underlying institutional ties that have been built in the last three decades which sustain exchanges and foster the advantages of paradiplomacy ties. <![CDATA[<b>Uma relação assimétrica</b>: <b>A ata das conversações sobre a questão de Macau era uma exigência imperativa chinesa para a normalização das relações com Portugal em 1979</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 8 de fevereiro de 1979 assinaram-se dois acordos com a República Popular da China na Embaixada de Portugal em Paris, entre os embaixadores de Portugal e da China. O primeiro foi o comunicado conjunto sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Portugal, que é um hábito entre os estados-nação. O segundo foi a minuta das conversações sobre a questão de Macau, que por sua vez era uma consequência dos últimos vinte e nove anos de relações informais que Macau tinha tido com a República Popular da China, sempre marcados por uma relação assimétrica.<hr/>On 8 February 1979 two agreements were signed with the People’s Republic of China at the Portuguese Embassy in Paris, between the ambassadors of Portugal and China. The first was the joint communiqué on the establishment of diplomatic relations between China and Portugal which was common among nation-States. The second was on the draft of the talks on the question of Macao, which in turn was a consequence of the last twenty-nine years of informal relations that Macao had with the People’s Republic of China, always marked by an asymmetrical relationship. <![CDATA[<b>Institucionalização, democracia e diversidade</b>: <b>O que podemos aprender a partir do estudo dos sistemas partidários na África?</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 8 de fevereiro de 1979 assinaram-se dois acordos com a República Popular da China na Embaixada de Portugal em Paris, entre os embaixadores de Portugal e da China. O primeiro foi o comunicado conjunto sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Portugal, que é um hábito entre os estados-nação. O segundo foi a minuta das conversações sobre a questão de Macau, que por sua vez era uma consequência dos últimos vinte e nove anos de relações informais que Macau tinha tido com a República Popular da China, sempre marcados por uma relação assimétrica.<hr/>On 8 February 1979 two agreements were signed with the People’s Republic of China at the Portuguese Embassy in Paris, between the ambassadors of Portugal and China. The first was the joint communiqué on the establishment of diplomatic relations between China and Portugal which was common among nation-States. The second was on the draft of the talks on the question of Macao, which in turn was a consequence of the last twenty-nine years of informal relations that Macao had with the People’s Republic of China, always marked by an asymmetrical relationship. <![CDATA[<b>A paz, a guerra e as paixões de Raymond Aron</b>]]> http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-91992018000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 8 de fevereiro de 1979 assinaram-se dois acordos com a República Popular da China na Embaixada de Portugal em Paris, entre os embaixadores de Portugal e da China. O primeiro foi o comunicado conjunto sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Portugal, que é um hábito entre os estados-nação. O segundo foi a minuta das conversações sobre a questão de Macau, que por sua vez era uma consequência dos últimos vinte e nove anos de relações informais que Macau tinha tido com a República Popular da China, sempre marcados por uma relação assimétrica.<hr/>On 8 February 1979 two agreements were signed with the People’s Republic of China at the Portuguese Embassy in Paris, between the ambassadors of Portugal and China. The first was the joint communiqué on the establishment of diplomatic relations between China and Portugal which was common among nation-States. The second was on the draft of the talks on the question of Macao, which in turn was a consequence of the last twenty-nine years of informal relations that Macao had with the People’s Republic of China, always marked by an asymmetrical relationship.